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Configurações iniciais do ERP senior X

Ao acessar o sistema pela primeira vez, é necessário executar algumas configurações iniciais a fim de ativá-lo com as informações da sua empresa e construir a base para seu funcionamento.

Para isso, são necessários 4 passos:

  1. Cadastrar e configurar os usuários do sistema;
  2. Cadastrar as informações da sua empresa;
  3. Configurar o perfil tributário;
  4. Configurar o plano de contas.

Para lhe auxiliar neste processo, criamos um fluxo demonstrando as configurações necessárias em cada passo. Além disso, para cada etapa desta ativação, disponibilizamos um link para o conteúdo correspondente em nosso manual.

Fluxo para ativação do ERP senior X:

Passo

Gestão de usuários

O primeiro passo é configurar as informações para o primeiro acesso ao sistema, bem como a configuração dos usuários e suas permissões.

1  Cadastre as informações dos novos usuários do sistema.

 

2  Determine as permissões dos usuários por meio da atribuição de papéis.

 

3  Defina restrições quanto às atividades dos módulos Financeiro, Comercial e de Suprimentos de acordo com cada empresa.

 

Passo

Cadastros iniciais

Posteriormente, são configuradas as informações internas e de clientes que sua empresa possui e que devem ser cadastradas, servindo de base na execução dos processos do sistema.

1  Cadastre Fornecedor, Cliente, Representante, Transportadora e Favorecido.

 

2 Após cadastrar uma pessoa é preciso fazer algumas definições para asempresas e filiais onde ela será utilizada.

 

3 Ative as transações que serão efetivamente utilizadas pela empresa às suas filiais. Esta ligação é necessária para as transações de compras (Notas de entrada) e venda (Nota de saída).

 

4 Por padrão, algumas séries já estão previamente cadastradas para a emissão de NF-e, NFS-e e CT-e, sendo necessário apenas preencher alguns campos particulares de cada necessidade.

 

5  O Cadastro de máscara é importante para facilitar a identificação de classificações e naturezas nas consultas e relatórios do ERP.

 

6 A Família é o cadastro de um código que agrupará vários produtos/serviços que possuem características semelhantes.

 

7 Agora, você deve cadastrar os produtos, como por exemplo: Materiais de consumo, materiais de manutenção, material auxiliar, matérias-primas, produtos manufaturados ou comprados para revenda.

 

8 Após isso, cadastre os serviços prestados e adquiridos pela empresa.

 

9 Em seguida, acesso o cadastro de unidade de medida , que serve para quantificar os produtos e serviços.

 

10 Agora, cadastre o depósito, que representa o agrupamento físico e a localização dos produtos.

 

11 Por último, é preciso relacionar o produto com o depósito, para que o controle do estoque seja feito.

 

Passo

Perfil tributário

Após efetuar os cadastros iniciais, é necessário parametrizar o processo tributário da empresa, no que diz respeito ao cálculo dos impostos dos documentos fiscais.

1 Configure a fórmula para composição da base de cálculo do imposto.

 

2 Após isso, parametrize os impostos que serão calculados nos documentos de entradas e saídas.

 

3  Agora, faça o relacionamento do perfil tributário com a empresa e filial.

 

4  E por último, importe a tabela IBPT para o cálculo aproximado dos impostos nos documentos fiscais.

 

Passo

Plano de contas

Por fim, é necessário configurar o plano de contas, onde as contas da organização serão categorizadas. Os planos tratados são : Contábil, Centro de custos, Auxiliar, Financeiro e referencial SPED.

1 Categorize as contas da organização.

 

 

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