ERP senior X > Planejamento Tributário > Parametrização do ERP X para a Reforma Tributária

Parametrização do ERP X para a Reforma Tributária

Esta documentação tem como objetivo orientar a configuração do ERP X para atender às novas regras fiscais, detalhando os passos necessários para a correta parametrização dos tributos, com foco na operacionalização das alterações dentro do sistema.

Cadastros

Por produto, serviço e pessoa (cliente e fornecedor)

Os cadastros a seguir são necessários quando houver parametrização de cálculo do imposto por produto, serviço ou pessoa (cliente e fornecedor):

Parametrizações para CBS, IBS e IS

Quer entender como a CBS e o IBS e o Imposto Seletivo impactam a Reforma Tributária? Confira as matérias que preparamos:

Configuração no ERP X

A CBS, o IBS e o Imposto Seletivo têm como objetivo simplificar o sistema tributário brasileiro, reduzindo a burocracia e aumentando a eficiência na arrecadação. Além de tornar o processo mais ágil e menos oneroso, buscam garantir um sistema mais justo e transparente, beneficiando empresas e cidadãos. Confira a seguir como configurar cada um deles no ERP X:

CBS

IBS

IS

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) na Reforma Tributária

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência exclusivamente digital, gerado e armazenado eletronicamente pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para registrar as operações de prestação de serviços.

As regras e orientações específicas da Reforma Tributária para a NFS-e estão disponíveis na página Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) na Reforma Tributária.

Operações com Ente Governamental

Algumas operações fiscais exigem tratamento diferenciado, como é o caso das Compras Governamentais, que seguem regras próprias de cálculo do IBS/CBS. Para apoiar a configuração correta desses cenários, disponibilizamos uma página dedicada a esse processo.

Veja aqui a documentação detalhada de Compra Governamental.

Eventos Fiscais

Os eventos fazem parte das obrigações acessórias da Reforma Tributária e são essenciais para garantir o correto cumprimento das regras do IBS e da CBS, incluindo a dispensa dos tributos em 2026.

Para facilitar a compreensão e apoiar na configuração dos processos, acesse aqui todas as orientações sobre os eventos.

Recebimento Eletrônico da NF-e e CT-e com Reforma Tributária

O recebimento eletrônico realiza a leitura das tags do grupo IBSCBS, tais como base de cálculo, alíquotas e valores dos tributos CBS, IBS Estadual e IBS Municipal, efetuando a escrituração fiel dessas mesmas informações no documento dentro do sistema.

Além dos campos tradicionais de cálculo, também serão recebidos e escriturados os seguintes valores:

Não será realizado qualquer recálculo dos valores, tampouco haverá busca de parametrizações no perfil tributário para atribuição de valores ou de outras informações do sistema.

Quando a base de cálculo informada no XML for diferente da base de cálculo definida nas regras fiscais do sistema, não será realizado qualquer recálculo da base, sendo mantido o valor recebido por meio do XML.

Dessa forma, garante-se que as informações constantes no documento fiscal de origem sejam integralmente mantidas na escrituração do documento fiscal.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA!