Competence evaluation

The evaluation per competences is one of the Performance Management module tools which allows you to enumerate the knowledge, skills and attitudes necessary for the occupation of a certain job.

continuous competence evaluation;

O resultado é a identificação dos gaps de competências e a proficiência atingida pelo avaliado. Este resultado corresponde ao percentual obtido em cada uma das competências avaliadas.

Evaluated person - Evaluation per competences

  • Identificar se o perfil comportamental e técnico dos colaboradores de uma organização está alinhado ao perfil exigido pelos cargos nela existentes.
  • Mensurar o aproveitamento do potencial de cada colaborador dentro da organização.
  • Verificar quais competências precisam ser desenvolvidas e quais são os pontos fortes que o avaliado possui.

Date of completion of evaluation per competency

Responsibilities

Worker

The evaluated person, as well as the evaluator, is one of the main roles of the competence evaluation, as it participates actively in the evaluations and in the performance, helping define strong and weak points, as well as potential.

Manager

Acompanha o desempenho dos liderados, reune informações relevantes para a avaliação, efetua a avaliação final e consolida os resultados. Este papel pode ser desempenhado por alguém que não seja o gestor — neste caso será um avaliador que atua mais próximo das atividades do avaliado.

HR department

Responsável por mapear as competências, definir as regras do processo e gerar as avaliações para que sejam preenchidas pelos avaliadores. Durante o ciclo, acompanha as avaliações da empresa como um todo e efetua a manutenção delas quando necessário.

Process Flowchart

Evaluated person - Evaluation per competences

Responsibilities

Fluxo do processo

What you can do:

Cadastrar ou importar dados e verificar as configurações necessárias

Liberar os recursos de permissão necessários

Liberar os recursos de permissão necessários

Para executar o processo de avaliação por competências, é necessário que os recursos de permissão estejam corretamente configurados na tela Gestão de Papéis, da plataforma senior X.

A configuração de permissões normalmente é feita apenas uma vez, no momento da implantação do módulo. Mas o administrador de sistema pode alterá-la a qualquer momento, se necessário.

Para saber como configurar as permissões na plataforma e ver a relação dos recursos que pertencem ao Gestão de Desempenho, clique aqui.

Cadastrar dados essenciais para o processo

Cadastrar dados essenciais para o processo

Para executar os processos do Gestão de Desempenho é necessário fazer o cadastro inicial das informações que vão servir como subsídio para o sistema, tais como os tipos de competências, escalas de proficiência e grupos de requisitos.

Isto pode ser feito pelas telas de cadastro do módulo, ou via importação de dados.

Normalmente os cadastros e importações do processo são feitos pelo administrador de sistema ou pelo profissional de RH.

Importante

Quando houver integração com o módulo Cargos e Salários (on-premise), todos os cadastros poder ser feitos e mantidos pelo CS, se desejar. Mas as avaliações por competências precisam sempre ser geradas pelo módulo Gestão de Desempenho (senior X). Isso é necessário pois as avaliações geradas a partir do CS podem perder funcionalidades ao ser integradas para o Gestão de Desempenho, como, por exemplo, a possibilidade de fazer a manutenção das avaliações e dos focos pelo RH.

As evidências das avaliações de competências não são integradas do módulo Cargos e Salários (on-premise) para o Gestão de Desempenho (senior X Platform) via Integrador HCM, independente do status da avaliação de competências.

Do the maintenance of competence evaluations

Parameterize and maintain the evaluation cycle
Ação desempenhada pelo RH RH

Parametrizar e manter ciclo de avaliação (RH)

Ciclos de avaliação determinam os períodos em que as avaliações são definidas, implantadas e finalizadas. O RH pode definir o período que quiser, refletindo no tempo em que as avaliações serão consideradas vigentes e que podem ser alteradas pelos avaliadores e avaliados.

O ciclo de avaliação pode ser cadastrado e mantido pela tela de Manutenção dos ciclos de avaliação, no seguinte local:

Nesta tela é possível definir as principais regras para o processo de avaliação por competências de um determinado ciclo. Também pode duplicar um ciclo existente, facilitando o cadastro dos ciclos seguintes.

Nos campos da configuração de desempenho, selecione a escala de proficiência a ser usada para classificar os resultados. Se necessário, atribua pesos a cada tipo de avaliação. This information is used in the Evolution of the Performance Level chart.

Se você tem dúvidas sobre outros campos da parametrização do ciclo, consulte a documentação completa de parâmetros que podem ser configurados.

Excluir um ciclo de avaliação Criar ou editar um grupo de pessoas (público-alvo)
Ação desempenhada pelo RH RH

Criar ou editar um grupo de pessoas (público-alvo) (RH)

Gerar as avaliações por competências
Ação desempenhada pelo RH RH

Gerar as avaliações por competências (RH)

Depois de parametrizar o ciclo e definir os grupos de pessoas, é preciso gerar as avaliações por competências. Workers and Managers can only consult cycles which have any generated evaluations.

The competence evaluation generation screen is accessed in: Performance management > Generate evaluations.

  1. Em Definições, selecione "Avaliação por competências".
  2. Se nas parametrizações do ciclo foi definido o modelo de avaliação contínua, este será o modelo usado para estas avaliações.
    Caso não tenha definido o modelo de avaliação contínua, é necessário indicar para quais focos as avaliações serão geradas. If all focuses are selected, multiple evaluations (one for each focus) are generated distinctly for each evaluated person.

  3. In the Overlap evaluations of the selected audience field, select one of the following options:
    • Do not overlap, generate only for evaluators without an evaluation

      : evaluations are generated for workers who have no evaluation, for example: workers with an absence return, workers in the minimum experience time, workers on vacations, recently-hired workers, among others. Colaboradores com avaliações em situação Cancelada, Bloqueada, Liberada, Em andamento e Concluída não são considerados sem avaliação. Ou seja, esta opção não irá gerar avaliações para estes colaboradores.
    • Não sobrepor, gerar sempre uma nova avaliação: se não possuir uma avaliação por competências, será gerada uma nova. Caso já exista, não é feita nenhuma alteração.
    • Sobrepor avaliações existentes: exclui todas as avaliações por competências que não estão concluídas ou cancelas e gera uma nova. São sobrepostas todas as avaliações, independentemente da situação, com exceção das avaliações já concluídas.

    Importante

    Caso não sejam informados os colaboradores ou matrículas específicos (no filtro), as avaliações serão geradas para todos os colaboradores da empresa, que não possuem avaliação para o ciclo.

  4. In Evaluated audience, select one or more groups of people to indicate who will participate in the evaluations. If the desired group is not available in the list, click on Create new group of people to register a new one.

    Caso o grupo desejado não esteja disponível na lista, clique em Criar novo grupo de pessoas para cadastrar um novo.

    Você também pode selecionar pessoas avulsas, informando seus nomes ou matrículas individualmente no campo Gerar para uma ou mais pessoas.

    A data de referência irá servir de base para encontrar o Posto/Cargo do Avaliado e gerar a avaliação com as competências do grupo de requisitos que esse Posto/Cargo está inserido.

    Exemplo: o Colaborador estava no cargo de Coordenador até dia 31/11/2021. No dia 01/12/2021, passou para o cargo de Gerente. Caso a avaliação seja gerada com a data de referência do dia 31/11/2021 ou anterior, a avaliação irá puxar o cargo de Coordenador. Com data de referência a partir do dia 01/12/2021, a avaliação irá puxar o cargo de Gerente.

    Importante

    Ao selecionar o foco como sendo Superior, o sistema irá apresentar o item Gerar avaliadores do foco superior com as opções Cadastro de avaliadores e Liderados diretos pela hierarquia para gerar as avaliações de competência. Com isso, deve-se optar por uma das duas opções:

    • Cadastro de avaliadores: selecionando esta opção, o sistema irá gerar as avaliações de competência, conforme os avaliadores cadastrados em Avaliadores individuais, da tela de Lista de avaliadores/Mentoria. A opção de Cadastro de avaliadores considera a data da referência para realizar essa geração;
    • Liderados diretos pela hierarquia: selecionando esta opção, o sistema irá gerar as avaliações de competência para todos os liderados diretos. A opção de Liderados diretos pela hierarquia considera a data da vigência atual para realizar essa geração.

    Atenção: quando selecionado o foco Superior, torna-se obrigatório escolher a opção Cadastro de avaliadores ou a opção Liderados diretos pela hierarquia.

    Já ao selecionar o foco como sendo Pares, o item Gerar avaliadores do foco par será apresentado com as opções Cadastro de avaliadores (essa opção tem o mesmo comportamento já descrito acima) e Buscar pares pela hierarquia. Optando por Buscar pares pela hierarquia, o sistema irá gerar, automaticamente, as avaliações de competência para todos os pares do Colaborador, conforme hierarquia - não havendo a necessidade de cadastrar os avaliadores individuais desse foco.

    Ao utilizar o foco Pares, a rotina apresenta alguns cenários na listagem, sendo:

    Cenário 1 - Avaliado possui hierarquia duplicada:

    Exemplo: Ana é liderada de João e de Maria. Com isso, os pares de Ana são os liderados desses dois gestores (João e Maria), portanto, o sistema irá gerar avaliações com eles como sendo avaliadores.

    Cenário 2 - Avaliador não possui posto de trabalho nas movimentações de posto (tabela movimentation):

    Neste caso, o sistema não irá contabilizar na validação e não será gerado avaliação. Exemplo: Ana é liderada direta de Maria, então, sem posto de trabalho nas movimentações.

    Cenário 3 - Avaliador possui movimentação para o último posto de trabalho na mesma data:

    Neste caso, o sistema irá gerar somente uma avaliação com este avaliador.

    Atenção: quando selecionado o foco Pares, torna-se obrigatório escolher a opção Cadastro de avaliadores ou a opção Buscar pares pela hierarquia.

    Tanto para o foco Superior quanto para o foco Pares, o sistema pode gerar uma demora no processamento dos dados, fazendo gerar erro na tela. Devido a isso, recomendamos fazer a geração para públicos menores.

  5. Click Yes Upon clicking in
    Next, the system will validate the information of the selected people and group(s).

    The

    filters will be validated only at the end of the generation of evaluations and any inconsistencies found will be shown in the Log screen.

  6. During the Validation stage, review the information and adjust any inconsistencies found by the process.
  7. In this step, start generating the evaluations. If you chose to advance without adjusting the inconsistencies found in the previous step, the solution will only generate evaluations for the correct registers.

Ao iniciar a geração, você receberá uma notificação . The process progress is displayed, allowing you to execute multiple generations at the same time. You can simultaneously generate the evaluations of different cycles, for example.

After clicking in the notification you are directed to the Competence Evaluation Generation Log screen. If any errors occur or if the evaluations were not generated for any reason, it will be displayed in the log screen.

Situações que podem impedir que uma avaliação seja gerada
  • Nenhuma competência definida para o posto de trabalho e cargo do avaliado — ocorre para qualquer foco da avaliação.
  • Occurs for evaluations with the subordinate or consensus focuses.
  • This occurs if the evaluated person does not have any job position record in the reference date of the generation.
  • This occurs if the evaluated person does not have any job record in the reference date of the generation.
  • Colaboradores sem tempo mínimo de dias trabalhados — ocorre para qualquer foco de avaliação.
  • This refers to any failure during the processing that is different from the previous reasons. occurs for any evaluation focus.
  • Data limite de admissão— a avaliação não irá gerar para um colaborador, cuja data de admissão for maior que a data parametrizada no ciclo.

O vídeo abaixo ilustra a geração das avaliações por competência:

Do the maintenance of competence evaluations
Ação desempenhada pelo RH RH

Fazer a manutenção das avaliações por competências (RH ou Gestor)

A manutenção das avaliações por competências permite alterar algumas propriedades das avaliações depois que elas foram geradas. This screen allows you to change the IDPs situation individually or collectively.

Para fazer isso, acesse o menu Gestão de desempenho > Manutenção > Manutenção das avaliações por competências. Use os filtros da tela para encontrar os colaboradores dos quais deseja alterar as avaliações.

Nesta tela você pode:

  • encaminhar notificação para todos os avaliadores, como por exemplo mensagem de lembretes ou avisos. Não é possível enviar notificações para avaliações nas quais a situação da avaliação é "Em seleção" ou "Em revisão" e o foco é diferente de Autoavaliação, Subordinado e Consenso;
  • delegar avaliações para outro avaliador em situações onde o gestor ou avaliador original não pode efetuar a avaliação por competências que estão sob sua responsabilidade.
Data load details

Workers /Registration
This field finds all active and laid-off workers who are evaluated people or evaluators in the selected cycle.

Edit evaluation situations
The Edit situation action, which can be accessed by the Actions button, allows the HR to change the situation of evaluations that are In selection or In review to another situation, except Finished. When the situation of a competence evaluation is modified, the situations of the evaluation focuses will be modified as well.

Extend evaluation reviews
The Extend evaluation reviews action, located in the Actions button, allows the HR department to extend the deadlines of competence evaluations configured in the cycle register, in the In Review situation.

The extension may be applied for individual and collective evaluations which have expired or are unavailable, allowing the evaluator and evaluated person to access them again.

Through this selection field, available in the Actions button > Edit evaluator, the current Manager can be set as an evaluator in the subordinate, consensus and continuous evaluations, changing the evaluators registered in the
Individual evaluators maintenance screen. Através deste campo de seleção, disponível pelo botão Ações > Editar avaliador, é possível definir o Gestor atual como avaliador nas avaliações de subordinado, consenso e contínua, alterando os avaliadores que foram cadastrados pela tela de Manutenção dos avaliadores individuais. To filter evaluations where the Manager is not the current evaluator, the Evaluations where the current manager is not the evaluator option must be selected.

Situation per Focus
Este campo define para qual situação devem ser alterados os focos da avaliação.

O vídeo a seguir apresenta como realizar a manutenção das avaliações por competências:

Fazer a manutenção dos avaliadores

Definir quem serão os avaliadores da organização (RH)

Ação desempenhada pelo RH RH

Depois de cadastrar ou importar os avaliadores, o profissional de RH pode usar a manutenção de avaliadores para:

  • consultar a situação dos avaliadores associados a cada avaliado
  • cadastrar avaliadores para colaboradores que não possuem avaliadores definidos
  • alterar os avaliadores que foram informados

Isto é feito no menu: Gestão de desempenho > Cadastros > Avaliadores individuais da organização.

Notes

Definir quem serão os avaliadores do gestor (Gestor)

Ação desempenhada pelo gestor Gestor

Se a empresa habilitou esta opção nas parametrizações do ciclo, ao acessar a tela de manutenção de avaliadores com um papel de Gestor, o próprio gestor aparecerá na lista de avaliados (Gestão de desempenho > Cadastros > Avaliadores individuais da equipe).

Isso permite que ele defina quem serão seus próprios avaliadores em cada foco, facilitando a gestão quando é feita uma Avaliação 360°, por exemplo.

Após informar um avaliador para um colaborador que não possuía esta definição, o gestor deverá solicitar ao responsável pela geração de avaliações que gere a avaliação para este colaborador (normalmente esta atividade é atribuída ao usuário com papel de RH).

Acompanhe nesse vídeo o passo a passo para definição dos avaliadores:

Generate the competence evaluations

Select the competences that will be evaluated
Ação desempenhada pelo gestor Gestor
Ação desempenhada pelo colaborador Colaborador

Notes

Selecionar competências comportamentais e técnicas

As competências comportamentais e técnicas podem ser selecionadas tanto pelo gestor quanto pelo colaborador, e podem ser revisadas por ambos antes de iniciar a avaliação.

A seleção das competências é feita em:

Para isso é necessário que a empresa tenha definido pelo menos um grupo de requisitos, pois nestes grupos estão definidas quais competências serão avaliadas.

Only the original evaluator has permission to select the competences, that is, it cannot be done by a delegated evaluator.

Technical competences, if used, does not influence the overall results of the evaluation.

Justificar a escolha das competências

In this stage, the reasons that led to the choice of the selected competences must be described. Essa informação é opcional e será exibida posteriormente em forma de comentário geral na tela de consulta de avaliações. The comment will not be displayed for the HR role and in the evaluation forms.

Após o Gestor e o Colaborador concluírem a seleção das competências comportamentais e técnicas, ambos são notificados com a informação das competências selecionadas.

Note

Quando uma avaliação por competências estiver com o status de Em seleção, pode-se definir as competências e inserir uma justificativa. Porém, quando uma avaliação de competências voltar para o status de Em seleção na tela de manutenção, ao inserir uma nova justificativa, o sistema irá apresentar a mensagem Deseja sobrepor as justificativas existentes? Ao escolher a opção Sim, as justificativas anteriores serão excluídas e a nova será inserida. Já ao escolher a opção Não, tanto a nova justificativa quanto as anteriores ficarão salvas.

Reject selected proposals

Durante um determinado período no ciclo será necessário que o gestor ou avaliador e o colaborador revisem as competências selecionadas, com o intuito de identificar aquelas que eventualmente não fazem mais sentido.

Esta etapa é necessária somente se a empresa exigir que seja feita a revisão das competências das avaliações.

Neste caso, a revisão é feita em:

Notes

  • As competências que forem definidas como obrigatórias pela empresa não passam pelo processo de revisão.
  • Para o foco Autoavaliação, tanto o avaliador quanto o colaborador são notificados para que iniciem a revisão.
  • Para os focos Subordinado e Consenso, ao iniciar a revisão das competências, as avaliações terão sua situação alterada para "Em andamento".
  • As competências que forem desconsideradas na revisão e já possuem notas lançadas ficarão disponíveis apenas para consulta nos formulários de avaliação.
Avaliar as competências usando focos
Ação desempenhada pelo gestor Gestor
Ação desempenhada pelo colaborador Colaborador

Efetuar a avaliação por competências com focos (Gestor ou Colaborador)

Os focos de avaliação são selecionados previamente pelo RH, durante a fase da geração das avaliações. Então, ao iniciar o ciclo de avaliações na empresa, o avaliador e o avaliado deverão registrar suas análises para cada foco que foi selecionado.

Veja como avaliar os focos:

  1. Acesse o formulário de avaliação na tela de Avaliações pendentes:
    • Gestor ou avaliador — Gestão de desempenho > Avaliações pendentes
    • Colaborador — Gestão de desempenho > Minhas avaliações pendentes
  2. Na tela de avaliações pendentes, clique nas guias correspondentes a cada foco (exemplo: Subordinado).

    Se você for o colaborador avaliado, vai poder acessar as competências do foco selecionado para efetuar o acompanhamento da avaliação. Caso esteja sendo avaliado pelo foco Autoavaliação, você vai fazer uma autoanálise e inserir sua percepção sobre as competências avaliadas.

    Se você for um gestor ou avaliador, vai poder selecionar um colaborador para ver as competências que serão avaliadas. Os focos disponíveis nas guias da tela dependem de como o ciclo foi parametrizado.
  3. Registre o acompanhamento das competências, informe o conceito (nota) das evidências e deixe comentários para fundamentar o resultado escolhido.

    Caso existam, os itens abaixo serão exibidos para que o avaliador possa usá-los como parte das evidências durante a avaliação:
    • Feedbacks relacionados às competências
    • Anotações registradas somente pelo gestor, que não foram compartilhadas com o colaborador

    Note

    Só é possível preencher os campos de resultado e os comentários se esses recursos foram liberados pela empresa durante a parametrização do ciclo.

  4. Depois de inserir os acompanhamentos em cada competência, se a avaliação com o foco Consenso não estiver habilitada no ciclo, o processo estará encerrado e o colaborador avaliado receberá uma notificação para consultar os resultados.

    Mas, caso seja usado o Consenso, a guia referente a esse foco será habilitada depois de concluir todos os demais focos. O gestor (ou avaliador) e o colaborador avaliado receberão notificações e deverão, juntos, analisar os resultados atingidos. Depois que ambos registram seus pareceres, a avaliação segue para aprovação do gestor ou avaliador e conclusão do processo.

Important

Ao visualizar a avaliação de competências com focos - seja na tela de Minhas avaliações por competência ou na tela de Avaliações por competência da organização, em Detalhes - uma das situações a seguir sempre irá ocorrer:

  • Esta avaliação ainda não foi finalizada (quando nenhuma avaliação dentro desse foco foi realizada);
  • Avaliação finalizada (quando existir uma - ou mais - avaliações concluídas).

Na tela de detalhamento do foco (acessada a partir dos resultados apresentados), é possível obter os resultados individuais e/ou não avaliados.

Ressaltamos, ainda, que esse comportamento se reflete em todos os focos com mais de uma avaliação.

Desconsiderar competências do cálculo geral da avaliação

Durante a avaliação, a opção Não se aplica estará disponível para as competências que foram definidas como não obrigatórias pela empresa.

Quando esta opção é selecionada, a competência será desconsiderada do cálculo geral da avaliação.

Avaliar as competências coletivamente
Ação desempenhada pelo gestor Gestor

A avaliação de competência coletiva permite realizar avaliações do foco Subordinado de forma conjunta, ainda que de cargos diferentes - possibilitando a análise de uma pluralidade de pessoas e comparativos entre elas.

As avaliações podem ser acessadas em Gestão de desempenho > Minhas avaliações pendentes > botão Avaliar Coletivamente. Esse botão só estará disponível quando houverem dois ou mais colaboradores selecionados para a avaliação.

O botão Avaliar Coletivamente abrirá a tela de Avaliação Coletiva de Competência, onde é possível fazer as avaliações.

Important

  • Caso o ciclo esteja habilitado para exigir comentário na conclusão da avaliação de competência do foco subordinado, a avaliação poderá ser somente salva em rascunho, e não concluída;
  • Ressaltamos que a Obrigatoriedade do PDI e Obrigatoriedade do comentário presentes no cadastro dentro da escala de proficiência não são fatores de validação para concluir as avaliações de competência coletivas.

O vídeo abaixo exibe, na prática, como funciona a avaliação de competência coletiva:

Evaluate with comments (Continuous evaluation)
Ação desempenhada pelo gestor Gestor
Ação desempenhada pelo colaborador Colaborador

Realizar avaliação contínua (Gestor ou Colaborador)

A avaliação contínua das competências é efetuada por meio de comentários, que avaliam de forma descritiva o desempenho do colaborador em cada competência durante o ciclo.

As avaliações que estão em andamento são acessadas em:

  • Gestor ou avaliador — Gestão de desempenho > Avaliações pendentes
  • Colaborador — Gestão de desempenho > Minhas avaliações pendentes

Com o modelo de avaliações contínuas é possível:

  • registrar mais de um comentário em cada competência
  • registrar objetivos de desenvolvimento vinculados à competência
  • acessar todos os feedbacks do colaborador avaliado, independentemente de possuir alguma competência vinculada (a contabilização de feedbacks considera o período do ciclo)
  • You can also consult the comments registered in each competence, regardless of its author.

Registrar comentários como rascunho (Gestor ou Colaborador)

Comments may be published directly or saved as drafts. Enquanto rascunhos, eles podem ser visualizados somente pelo autor, além de poder ser editados ou excluídos.

Both the evaluator and the evaluated person can only view a comment after it is actually published.

Uma vez publicados, os comentários deixam de ser rascunhos e não podem ser alterados ou removidos.

Os comentários não podem ser realizados de forma anônima.

Important

Caso a avaliação seja concluída com comentários salvos em rascunho, os comentários serão vistos somente pelo Autor e não pelo Avaliado.

Avaliar as competências usando perguntas (questionário)
Ação desempenhada pelo gestor Gestor

Realizar avaliação com perguntas (Gestor)

In this model, the evaluated person's performance is analyzed through qualitative questions, where each question represents one competence.

As avaliações que estão em andamento são acessadas em: Gestão de desempenho > Avaliações pendentes.

In each question, you and the person you are evaluating may register periodic comments as evidence of that competence.

Depending on the HR definitions of the organization, publishing comments for certain competences (questions) may be required in order to conclude the evaluation form.

Registrar respostas como rascunho (Gestor)

Comments may be published directly or saved as drafts. Enquanto rascunhos, eles podem ser visualizados somente pelo autor, além de poder ser editados ou excluídos.

Both the evaluator and the evaluated person can only view a comment after it is actually published.

Uma vez publicados, os comentários deixam de ser rascunhos e não podem ser alterados ou removidos.

Delegar uma avaliação por competências
Ação desempenhada pelo Gestor Gestor

Delegar uma avaliação por competências (Gestor)

O botão Delegar avaliação estará disponível na tela de Avaliações pendentes, caso a empresa tenha habilitado essa opção.

O Gestor ou Avaliador poderá selecionar colaboradores e transferir a sua responsabilidade sobre as avaliações para outro avaliador.

O Avaliador original não perderá a rastreabilidade da avaliação, ou seja, continuará sendo o responsável por ela. Ele poderá acompanhar o andamento pela lista de avaliações delegadas, também disponível na tela de Avaliações pendentes.

Whenever an evaluation is delegated, the designated evaluator is notified.

Note

The evaluation cannot be delegated for the following focuses: peer, supplier, client and superior.

Também não é possível tornar como Avaliador Delegado na avaliação de competências o próprio avaliado. Para que um usuário possa se tornar Avaliador Delegado, ele precisa ser do RH, ser Avaliador ou delegado da avaliação, não sendo possível ser o próprio avaliado.

Caso o Gestor ou Avaliador original queiram assumir novamente uma avaliação que foi delegada, deve ser usada a opção Assumir avaliação, disponível em dois locais:

  • na lista de Avaliações delegadas, da tela de Avaliações pendentes;
  • na tela de Avaliação por competências, guia Subordinado.

O Avaliador Delegado pode visualizar as avaliações por competências, mesmo que elas estejam encerradas. Para isso, basta o Avaliador Delegado acessar a tela de Avaliações por competência da equipe, então, ele poderá ver as avaliações que foram designadas a ele. O Avaliador Delegado, por sua vez, consegue consultar as avaliações apenas quando ele é designado no foco Subordinado e/ou Consenso. Caso ele seja delegado de outros focos, ele não tem acesso à avaliação do Colaborador.

Caso o Gestor e/ou Avaliador queira fazer algum comentário na avaliação, isso faz com que o Avaliador Delegado seja removido, sendo necessário colocar determinado Colaborador como Avaliador Delegado novamente. O Avaliador Delegado, por sua vez, pode visualizar o comentário do Gestor e/ou Avaliador.

Atenção

  • Para os colaboradores que serão delegados, além da delegação, torna-se necessário que a empresa libere a permissão para o menu Gestor - Menu - Competências - Avaliações por competência da equipe (recurso: res://senior.com.br/hcm/performance_management/competencies/myTeamCompetenciesAppraisal). Para isso, pode-se acessar o sistema com o Administrador e criar um papel de Avaliadores delegados e, nas permissões, conceder acesso ao recurso do menu que será disponibilizado, informando manualmente os colaboradores delegados.
  • Nas avaliações por competências que têm os focos Subordinado e Consenso (ou seja, esses dois focos) e determinado Colaborador seja Avaliador Delegado de apenas um foco, esse Colaborador irá ter acesso à avaliação total do liderado, ou seja, ele sendo delegado de um dos focos, ele obtém o mesmo acesso que um Gestor/Avaliador sobre a avaliação.

O vídeo a seguir exemplifica como delegar avaliações:

Consultar e acompanhar as avaliações em andamento

Acompanhar as avaliações da equipe e da empresa

Consultar as avaliações dos liderados ou avaliados (Gestor)

Ação desempenhada pelo gestor Gestor

O gestor ou avaliador têm diversos locais onde podem consultar as avaliações por competências que estão em sua responsabilidade, pendentes em cada ciclo de avaliação.

São eles:

Cada local apresenta as informações de uma maneira diferente, fornecendo tipos diferentes de visualizações e dados gerenciais para o avaliador.

You can also access the Details of the Worker's Individual Competence Evaluations screen, which shows the proficiency level reached in each competence, its evidence and the results of the finished evaluation focuses.

Notes

  • Os resultados serão apresentados de forma parcial — à medida em que as avaliações são concluídas — ou somente no final do processo — depois que todas as avaliações e focos foram concluídos.

    Este comportamento depende de como a empresa parametrizou o ciclo de avaliações.
  • A tela de consulta de avaliações por competência da equipe apresenta somente os comentários feitos nas avaliações efetuadas pelo módulo de Gestão de Desempenho. Ou seja, os comentários e anotações registrados pelo módulo Cargos e Salários (on-premise) não são apresentados, mesmo que haja integração entre os módulos.
  • O histórico de competências e a escala de classificação sempre consideram a avaliação mais recente do colaborador.
  • As avaliações por competências cuja situação esteja como Seleção de Competência e/ou Cancelado não são listadas para o Gestor;
  • As evidências das avaliações de competências não são integradas do módulo Cargos e Salários (on-premise) para o Gestão de Desempenho (senior X Platform) via Integrador HCM, independente do status da avaliação de competências.
Data load details

Free search
In the field you can filter the following information: evaluated person's name, job, department and evaluation situation.

Evaluate collectively
This button opens the collective competence evaluations screen, which allows the evaluator to execute the competence evaluation collectively and comparatively in the subordinate focus.

Delegate evaluation
The evaluated people must be selected to make the Delegate evaluation button available. It allows the Manager/Evaluator to transfer competence evaluations under his/her responsibility to another person without losing the traceability, that is, the Manager/Evaluator is still the person responsible for the evaluation. É possível ainda Delegar também o PDI do colaborador junto com a avaliação de competências ao utilizar o assinalamento disponível na tela.

Upon delegating the evaluation, the Manager may view the progress in the list of delegated evaluations, in the Pending Evaluation screen. Whenever an evaluation is delegated, the designated evaluator is notified.

O botão Delegar avaliação e o assinalamento Delegar também o PDI estarão disponíveis somente quando a empresa liberar estas opções.

Note

The evaluation cannot be delegated for the following focuses: peer, supplier, client and superior.

Assume evaluation
This option allows the Manager to reassume the delegated evaluation. The Assume evaluation option is in the list of delegated evaluations, in the Pending Evaluations screen.

Gerar relatório
Esta opção possibilita ao usuário fazer a impressão dos dados da avaliação por competência em PDF. A opção Gerar relatório está disponível ao RH (menu Gestão de desempenho > Competências > Avaliações por competência da organização), Gestor (menu Gestão de desempenho > Competências > Avaliações por competência da equipe) e Colaborador (menu Gestão de desempenho > Competências > Minhas avaliações por competência).

Atenção

  • A impressão em PDF atende somente a avaliação por competência, pois esse é um recurso exclusivo da avaliação por competência. Sendo assim, o recurso de impressão em PDF não está disponível em outros tipos de avaliação;
  • Ao realizar a geração do PDF, as evidências não são listadas no relatório.

Consultar minha avaliação individual e histórico de competências (Colaborador)

Ação desempenhada pelo colaborador Colaborador
Individual Evaluation

O colaborador pode consultar suas próprias avaliações em: Gestão de desempenho > Competências > Minhas avaliações por competência.

Nesta tela, caso o colaborador possua mais de uma avaliação no mesmo ciclo (ocorrência possível devido a mudança de cargo em período paralelo a geração das avaliações), ele terá acesso ao filtro Cargo para selecionar quais das avaliações de competência ele quer ter acesso.

Também pode ver as avaliações que possuem pendências em: Gestão de desempenho > Minhas avaliações pendentes.

Estão disponíveis as avaliações por competências que estão pendentes em cada ciclo, sejam elas com focos — Autoavaliação e Subordinado — ou avaliações contínuas.

Record of Competencies

O colaborador avaliado pode consultar o histórico de competências pelo Painel de Gestão, em: Painel de Gestão > Perfil > Perfil profissional.

Neste local é possível ver também o nível de proficiência alcançado em cada competência avaliada no ciclo atual e também o mapa de competências.

O histórico de competências e sempre considera a avaliação mais recente do colaborador.

Consultar o andamento das avaliações da empresa (RH)

Ação desempenhada pelo RH RH
Visão geral da organização

Para acompanhar o andamento das avaliações por competência, o profissional de RH deve acessar o Analytics do Gestão de Desempenho.

A tela fica no seguinte menu:

Nessa tela é possível ter uma visão geral das avaliações por competência de toda a organização.

Os detalhes das avaliações podem ser consultados pelo gráfico Situação das avaliações por competências, botão Detalhar. Nesse local o profissional de RH também pode reabrir avaliações que foram concluídas.

Visão detalhada das avaliações da organização

O profissional de RH pode consultar os detalhes das avaliações por competências da organização.

Para isso, deve acessar:

  • Gestão de desempenho > Competências > Avaliações por competência da organização

A tela de consulta do RH é semelhante à tela de consulta do gestor, sendo estas algumas das principais diferenças:

  • Ao contrário do gestor, o RH não tem acesso ao Mapa de Carreira a partir deste local.
  • A tela de consulta do RH tem alguns filtros adicionais, que não existem na tela do gestor:
    • Ciclo (é possível selecionar somente os ciclos que incluem avaliações por competências)
    • Gestores (este filtro traz apenas os colaboradores que possuem liderados)
    • Liderados

Assim como na tela de consulta do gestor, o RH contém essa visão e pode acessar a tela de detalhes das avaliações por competências individuais dos colaboradores, onde é exibido o nível de proficiência alcançado em cada competência, as suas evidências e o resultado dos focos de avaliação concluídos.

Notes

  • Os resultados serão apresentados de forma parcial — à medida em que as avaliações são concluídas — ou somente no final do processo — depois que todas as avaliações e focos foram concluídos. Este comportamento depende de como a empresa parametrizou o ciclo de avaliações.
  • A tela de consulta de avaliações por competência da organização apresenta somente os comentários feitos nas avaliações efetuadas pelo módulo de Gestão de Desempenho. Ou seja, os comentários e anotações registrados pelo módulo Cargos e Salários (on-premise) não são apresentados, mesmo que haja integração entre os módulos.
  • O histórico de competências e a escala de classificação sempre consideram a avaliação mais recente do colaborador.
  • A tela de consulta de avaliações por competência da organização não lista colaboradores demitidos.
Veja o vídeo sobre Avaliações por competência da organização
Enviar notificações para os avaliadores
Ação desempenhada pelo RH RH

Enviar notificações para os avaliadores (RH)

É possível enviar uma notificação para um ou mais avaliadores, como, por exemplo, uma mensagem de lembrete, aviso ou agradecimento. Esta mensagem é apresentada aos avaliadores selecionados através da notificação via sistema e por e-mail.

The windows is available in:

  • Gestão de desempenho > Analytics gestão de desempenho > Situação das avaliações por competências > Detalhar > Avaliações
  • Gestão de desempenho > Manutenção das avaliações por competências, botão Enviar notificação

A notificação é enviada somente para os avaliadores originais da avaliação. Ela não é enviada para avaliadores que foram delegados ou desligados da empresa, e nem para avaliações que estão nas situações Bloqueada ou Cancelada.

Nota

Nas telas de consulta das avaliações, os valores de atingimento são mostrados com duas casas decimais, enquanto o sistema usa quatro casas internamente para os cálculos. Por isso, se o cálculo do valor final for feito manualmente, podem ocorrer variações em relação ao atingimento apresentado em tela.

Concluir ou reabrir avaliações

Generate the competence evaluations
Ação desempenhada pelo gestor Gestor
Ação desempenhada pelo colaborador Colaborador

Concluir avaliação por competências com focos (Gestor ou Colaborador)

The evaluation can only be finished when all focuses have the Finished or Canceled status. If any focus is blocked, the evaluation will remain in progress.

Isso inclui as avaliações com foco Consenso — que exigem que o colaborador avaliado também conclua sua parte na avaliação.

Para que o Consenso fique disponível para o colaborador e o avaliador, pode ser necessário que todos os demais focos estejam concluídos. Além disso, até que o Consenso seja concluído, o colaborador não poderá ver o parecer do avaliador, somente sua autoavaliação.

Quando um colaborador é demitido, os focos da avaliação dele são cancelados e a avaliação fica com a situação Concluída.

Concluir avaliação contínua ou com perguntas (Gestor ou Colaborador)

Tanto a avaliação contínua quando a avaliação com perguntas são finalizadas no fechamento do ciclo. Quando o ciclo for fechado, o formulário fica disponível apenas para consulta.

If the worker has gone through movement in the company during the cycle, such as changing the job or job position, the comments of the evaluations made in the previously-occupied positions can be consulted in the form screen.

However, only the current evaluation will be active and able to receive new comments, the others are only available for consultation. This guarantees access to the worker's history and the monitoring of his or her evolution.

Reabrir uma avaliação que foi concluída
Ação desempenhada pelo gestor Gestor
Ação desempenhada pelo RH RH

Reabrir uma avaliação que foi concluída (Gestor ou RH)

Após concluir uma avaliação por competências é possível reabri-la, desde que a empresa tenha disponibilizado esta opção na parametrização do ciclo.

Isso é feito nos seguintes locais:

Ao reabrir uma avaliação, ela tem sua situação alterada para "Em definição".

Uma avaliação pode ser reaberta se todos estes critérios forem atendidos:

  • when the evaluation is finished;
  • The changed date must be within the period of the cycle defined.
  • o usuário que irá reabrir a avaliação é o avaliador original ou o avaliador que foi delegado
  • a avaliação não possui nenhuma avaliação de Consenso concluída (neste caso, a avaliação de Consenso precisa ser reaberta primeiro)

How is the final grade of an evaluation calculated?

Para chegar na nota final apresentada em cada avaliação, o sistema realiza um cálculo baseado em médias, e é também influenciado pelo uso do foco Consenso no processo de avaliação.

Veja o Anexo I ao final desta apostila para entender como funcionam as formas de cálculo no Gestão de Desempenho.