Reforma Tributária
O Brasil está passando por uma das maiores transformações em seu sistema de impostos sobre o consumo com a Reforma Tributária, que visa simplificar as regras, reduzir a burocracia e criar um ambiente de negócios mais competitivo. Com isso, cinco tributos atuais — PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS — serão substituídos por dois novos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
A transição será gradual, iniciando em 2026 e finalizando até 2033, permitindo a adaptação das empresas e governos. A tributação passará a ocorrer no destino, onde o bem ou serviço é consumido, trazendo mais transparência e previsibilidade.
No contexto da Reforma Tributária, o Gestão de Armazenagem | WMS Senior realiza exclusivamente operações não onerosas, o que significa que todas as emissões de NF-e serão classificadas como 'Não Tributadas', garantindo total conformidade com a nova legislação. Além disso, o sistema já está preparado para integrar e exportar dados para sistemas terceiros, assegurando aderência às novas regras fiscais e proporcionando uma transição eficiente para as mudanças.
Particularidades
- Integração das novas informações referentes à Reforma Tributária nos modelos de integração existentes do sistema.
- Manutenção do Cadastro de Classificações Tributárias sempre atualizado, garantindo conformidade com a legislação vigente.
O Gestão de Armazenagem | WMS Senior não realizará cálculos na geração de Notas Fiscais, pois todas as operações são classificadas como não onerosas. Dessa forma, o sistema gerará, em todas as notas fiscais emitidas pelo armazém, o CST IBS/CBS 410 e a Classif. Trib. IBS/CBS 410999.
Nesta primeira entrega, o sistema não disponibilizará a visualização dos valores de IBS/CBS no Livros de Registro e nem na Escrituração Fiscal Digital (EFD). Esses valores poderão ser consultados apenas em telas específicas do Gestão de Armazenagem | WMS Senior, conforme detalhado na seção Acompanhamentos.- Devido à quantidade de novos campos liberados pela Reforma Tributária, nem todos serão exibidos em tela. A partir do início da vigência da regra em produção (prevista para 2026), será avaliada a necessidade de incluir campos adicionais nas visualizações.
- A funcionalidade Alterar Dados Fiscais, no módulo Controle Nota Fiscal, não permitirá a alteração do CST IBS/CBS e da Classif. Trib. IBS/CBS em Notas Fiscais geradas pelo sistema, uma vez que o Gestão de Armazenagem | WMS Senior transmite apenas documentos não tributados.
Com o Gestão de Armazenagem | WMS Senior.
| Funcionalidade | Versão | Referência |
|---|---|---|
| Integração, Exportação e Geração de NF-e com Tags IBS e CBS | 8.12.8.1 | WMS-19380 / WMS-20909 |
Parametrizações
O Gestão de Armazenagem | WMS Senior disponibiliza um pré-cadastro das classificações já liberadas pela SEFAZ até a data desta publicação, referentes à emissão de NF-e.
A alteração será permitida somente para os campos Descrição e Descrição Reduzida.
É fundamental acompanhar novas liberações e atualizações para manter este cadastro em dia, evitando falhas e bloqueios durante integrações fiscais.Acesse Cadastro > Fiscal > Classificações Reforma Tributária > botão Cadastrar
- CST IBS/CBS: código de Situação Tributária (CST) aplicado na tributação do consumo, conforme legislação vigente.
- Descrição: detalhamento textual do CST. Utilizado apenas como informação auxiliar, não utilizado pelo sistema.
Acesse Cadastro > Fiscal > Classificações Reforma Tributária > grupo Detalhes > botão Classificações > botão Cadastrar
- CST IBS/CBS: código da Situação Tributária que define a forma de tributação do item conforme regras de IBS e CBS. Apenas Informativo.
- Classif. Trib. IBS/CBS: código que identifica o tipo de tributação aplicável ao item (ex.: tributado, isento, não incidência).
- Descrição Reduzida: descrição simplificada da Classificação Tributária vinculada ao NCM. Informativo, não utilizado pelo sistema.
Acesse Configuração > Configuração Geral > botão Alterar > guia Reforma Tributária
- Cadastro automático da Classificação Tributária: quando marcado, e caso o CST ou a Classificação Tributária não existam no sistema no momento da integração, eles serão automaticamente cadastrados com os valores do arquivo recebido. A configuração vem ativada por padrão, garantindo que o processo de integração não seja interrompido por ausência de cadastro prévio.
Acesse Nota Fiscal > Controle Nota Fiscal > botão Cadastrar > guia Impostos Reforma Tributária > grupo Valor total impostos
- Valor IBS Estado (UF): corresponde ao imposto devido ao estado de destino. Calculado a partir da Base de Cálculo IBS/CBS multiplicada pela Alíquota IBS Estado (UF).
- Valor IBS Municipal: corresponde ao imposto devido ao município de destino. Calculado a partir da Base de Cálculo IBS/CBS multiplicada pela Alíquota IBS Municipal.
- Valor CBS: corresponde à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Calculado a partir da Base de Cálculo IBS/CBS multiplicada pela Alíquota CBS.
Acesse Nota Fiscal > Controle Nota Fiscal > botão Cadastrar > guia Itens > botão Adicionar > guia Reforma Tributária > grupo Sobre Mercadorias
- CST IBS/CBS: código de Situação Tributária (CST) aplicado na tributação do consumo, conforme legislação vigente. A informação é buscada do cadastro de Classificações Tributárias.
- Classif. Trib. IBS/CBS: código que identifica o tipo de tributação aplicável ao item (ex.: tributado, isento, não incidência). A informação é buscada do cadastro de Classificações Tributárias.
- Ao selecionar o código 410 (Imunidade ou Não Incidência de Tributos), os campos de tributação serão automaticamente desabilitados. Para as demais classificações, os campos de tributação serão considerados obrigatórios.
- Base Cálculo IBS/CBS: valor sobre o qual são aplicadas as alíquotas de IBS e CBS, utilizado para o cálculo do Valor total impostos.
- Alíquota IBS Estado (UF): percentual destinado ao estado de destino, utilizado no cálculo do Valor total impostos.
- Alíquota IBS Municipal: percentual destinado ao município de destino, utilizado no cálculo do Valor total impostos.
- Alíquota CBS: percentual aplicado para cálculo da CBS, utilizado no cálculo do Valor total impostos.
Acesse Nota Fiscal > Controle Nota Fiscal > botão Cadastrar > guia Impostos Reforma Tributária > grupo Sobre Mercadorias
- Base Cálculo IBS/CBS: somatório da base de cálculo de IBS e CBS para toda a NF.
- Valor IBS Estado (UF): valor consolidado do IBS destinado ao estado.
- Valor IBS Municipal: valor consolidado do IBS destinado ao município.
- Valor CBS: valor total da CBS incidente sobre a NF.
Integrações
Integrações Banco a Banco
Integrações TXT
- I-05 Importar Pedido / Nota Fiscal [ int_pedido ] + [ int_pedidodet ]
- I-06 Importar Faturamento [ int_faturamento ] + [ int_faturamentodet ]
- I-23 Importar Cobertura Fiscal [ int_coberturafiscal ]
Integrações REST
Integrações TXT
- E-10 Retorno Movimento Entrada [ vi_int_envioretarmmoventrada ] + [ vi_int_envretarmmoventdet ]
- E-11 Retorno Movimento Saída [ vi_int_envioretarmmovsaida ] + [ vi_int_envretarmmovsaidet ]
- E-13 Retorno Armazenagem Saída Mod2 [ vi_int_envio_nf_armazcompleto ] + [ vi_int_envio_nf_armazenagemdet ]
- E-27 Exportar NF Remessa de Armazenagem [ vi_int_envio_nf_armazenagem ] + [ vi_int_envio_nf_armazenagemdet ]
Integrações REST
- Operador Logístico: [WMS > ERP] Exportação de Nota Fiscal (Regime Armazém Geral)
- [WMS > ERP] Exportação Documento de saída
- [WMS > TMS] Nota Fiscal de Armazenagem
- [WMS > ERP] Nota Fiscal de Remessa e Retorno de Armazenagem
- [WMS > ERP] Nota Fiscal de Retorno de Armazenagem Completo
- [WMS > ERP] Nota Fiscal de Retorno de Armazenagem Modelo 2
- [WMS > ERP] Nota Fiscal Retorno Movimentação de Saída Modelo 2
- [WMS > ERP] Retorno de Movimentação de Saída
Fluxos
Os fluxos fiscais já existentes no Gestão de Armazenagem | WMS Senior permanecem inalterados. Por isso, não serão detalhados neste documento. Caso necessário, todos os fluxos podem ser consultados nos links disponibilizado ao final desta documentação.
Com a Reforma Tributária, foram adicionados novos campos fiscais em todas as integrações do WMS Senior. Esses campos são gravados pelo sistema, mas seu uso ocorre apenas nas exportações realizadas para sistemas terceiros, garantindo que as informações exigidas pela legislação sejam repassadas corretamente.
Na geração de Nota Fiscal, processo nativo do Gestão de Armazenagem | WMS Senior, também foram incluídos os campos obrigatórios definidos pela Reforma Tributária. Importante destacar que o sistema não realiza cálculos, pois todas as operações são não onerosas. Assim, as NF-e geradas pelo armazém sempre trarão os valores padrão: CST IBS/CBS 410 e Classif. Trib. IBS/CBS 410999.
Acompanhamentos
Acesso Nota Fiscal > Armazém Geral > Consulta de Notas Fiscais de Cobertura > botão Itens
- Para atender à Reforma Tributária, foram adicionados os seguintes campos na visualização dos itens da Nota Fiscal. Nessa tela é possível acompanhar quais Notas de Remessa de Armazenagem (GMB) foram emitidas com a nova classificação da Reforma Tributária e quais não foram classificadas transmitidas com a classificação do CST IBS/CBS 410 e Classif. Trib. IBS/CBS 410999.
- Base Cálc. IBS/CBS
- CST IBS/CBS
- Classif. Trib. IBS/CBS
- Alíq. CBS
- Alíq. IBS Mun
- Alíq. IBS UF
- Valor CBS
- Valor IBS Mun
- Valor IBS UF
Acesse Nota Fiscal > Nota Fiscal Importada > visualização em grid
- Para atender à Reforma Tributária, foram adicionados os seguintes campos na visualização da Nota Fiscal:
- Base Cálc. IBS/CBS
- Valor IBS UF
- Valor IBS Mun.
- Valor CBS
- Valor Total NF IBS/CBS
Acesse Nota Fiscal > Nota Fiscal Importada > Itens > visualização em grid
- Para atender à Reforma Tributária, foram adicionados os seguintes campos na visualização dos Itens da Nota Fiscal:
- CST IBS/CBS
- Classif. Trib. IBS/CBS
- Base Cálc. IBS/CBS
- Alíq. CBS
- Alíq. IBS Mun
- Alíq. IBS UF
- Valor CBS
- Valor IBS Mun.
- Valor IBS UF
Acesse Nota Fiscal > Controle Nota Fiscal > grupo Informações Adicionais > visualização em grid
- Para atender à Reforma Tributária, foram adicionados os seguintes campos na visualização do Cabeçalho da Nota Fiscal.
Reforma Tributária- Base Cálculo IBS/CBS
- Valor IBS Estado (UF)
- Valor IBS Municipal
- Valor CBS
Acesse Nota Fiscal > Controle Nota Fiscal > grupo Informações Adicionais > botão Itens da Nota Fiscal > visualização em grid
- Para atender à Reforma Tributária, foram adicionados os seguintes campos na visualização dos Itens da Nota Fiscal
Valor total Impostos- Valor IBS Estado (UF)
- Valor IBS Municipal
- Valor CBS
Reforma tributária- CST IBS/CBS
- Classif. Trib. IBS/CBS
- Base Cálculo IBS/CBS
- Alíquota IBS Estado (UF)
- Alíquota IBS Municipal
- Alíquota CBS
Acesse Movimentação > Saída > Liberar Nota Fiscal para Expedição
- Para atender à Reforma Tributária, foi adicionado o campo:
- Valor Total c/ IBS/CBS
Acesse Nota Fiscal > NF-e > Impressão NF-e
- Para atender à Reforma Tributária, foram adicionados novos campos de visualização na DANFE. Esses campos serão exibidos sempre com valor zerado, tendo como finalidade garantir transparência e evidenciar que a NF-e não possui tributações relacionadas a Reforma Tributária.

Acesse Integração > Log de Integração
- Esta tela também monitora o status da integração de Pedidos/Notas importados ou exportados pelo sistema. Com a implementação da Reforma Tributária, o sistema agora valida a compatibilidade entre o CST IBS/CBS e a Classificação Tributária IBS/CBS, realizando a comparação com os cadastros existentes. A seguir, são apresentados alguns exemplos de mensagens:
- CST inválido ou incompleto
Produto.Código: "XPTO123" não foi importado | Reforma Tributária: CST informado inválido ou menor que 3 caracteres numéricos válidos. - Classificação informada sem CST
Produto.Código: "XPTO123" não foi importado | Reforma Tributária: Código CST está vazio, porém a Classificação "123456" foi informada. - Incompatibilidade entre Classificação e CST
Produto.Código: "XPTO123" não foi importado | Reforma Tributária: Classificação "123456" não é compatível com o CST "CST999" informado. - CST Regular não encontrado
Produto.Código: "XPTO123" não foi importado | Reforma Tributária: CST Regular "CSTREG123" não encontrado.
Essas mensagens ajudam a identificar rapidamente inconsistências de cadastro para que possam ser corrigidas antes de uma nova integração.
- CST inválido ou incompleto
- Verificar se o cadastro de Classificações da Reforma Tributária está configurado.
- Integrar a Nota Fiscal com as novas tags de IBS/CBS.
- Realizar o fluxo de retorno ou outra operação fiscal aplicável.
- Transmitir a Nota Fiscal gerada pelo fluxo escolhido.
- Imprimir o DANFE correspondente.
- Validar as exportações realizadas.
![]() | Veja também: |
English
Español

English
Español


