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Integração com e-Procurement (Mercado Eletrônico)

Durante muito tempo, as compras B2B eram realizadas de forma manual, com uso de muitas planilhas, materiais impressos, pouca transparência e baixo nível de controle. A função principal da área de compras era dar suporte a outros departamentos e o comprador tinha que atender aos pedidos, mesmo com custos altos.

Para acompanhar as evoluções do mercado e conquistar mais competitividade, o departamento foi ganhando protagonismo e com isto as empresas buscam tecnologias que promovam automação de atividades operacionais, controle e gestão em um único ambiente. O principal objetivo da solução de e-Procurement é facilitar a rotina dos compradores e promover uma gestão de compras mais inteligente e eficiente. Ao automatizar os processos operacionais de compras, a solução de e-Procurement libera os compradores para atuar com foco no que é estratégico. A seguir, confira como o e-Procurement pode impactar o setor de compras e quais são os principais benefícios do uso dessa ferramenta.

Benefícios do e-Procurement para a área de Compras

Economia

Com o e-Procurement, é possível ter melhor visibilidade e controle dos gastos da área de compras, além de ter acesso a dados e insights que contribuem para o planejamento financeiro. O aumento na produtividade dos compradores, que se dedicam mais às estratégias do setor, também pode ser considerado fator importante para gerar mais lucros aos negócios. Outro benefício em relação à economia é a possibilidade de negociar com mais inteligência e conquistar mais savings, com comparação automatizada das propostas dos seus fornecedores, análise de histórico de compras, fechamento de novos contratos, cotações com novas fontes de fornecimento, entre outros.

Otimização dos processos

A solução de e-Procurement permite agilizar todos os processos internos e externos relacionados às compras, de forma eficiente e segura. Por meio da digitalização, o ciclo de aquisições é automatizado, o que reduz o lead time em compras (tempo total) e diminui as chances de erros, atrasos e retrabalho. A ferramenta se encarrega de automatizar todo o ciclo de compras, da requisições ao pedido, permitindo o controle e acompanhamento em tempo real de 100% dos processos.

Comunicação segura

No dia a dia de compras, há uma constante troca de informações entre compradores e fornecedores, por exemplo, na hora da negociação e do fechamento de um pedido. Para agilizar esse processo, o e-Procurement centraliza a comunicação e registra todas as interações com fornecedores, aumentando a transparência e o compliance em compras. O uso dessa tecnologia não só facilita a comunicação, como também torna as transações com parceiros muito mais segura, permitindo que os processos sejam rastreáveis e auditáveis.

Maior eficiência

Cotações enviadas por e-mail são menos eficientes que as cotações realizadas em uma solução de e-Procurement, principalmente porque envolvem diversas etapas e aprovadores até a conclusão da compra. Há ainda situações em que as ordens de compras não são efetuadas dentro do prazo, e as datas de envio e de entrega atrasam, impactando, inclusive, o consumidor final. Em casos assim, a solução de e-Procurement pode ser essencial para garantir o desenvolvimento satisfatório dos processos logísticos da empresa e, consequentemente, refletir na satisfação de seus clientes.

Melhores preços

Com o e-Procurement, as empresas aumentam as chances de conquistar preços mais competitivos, já que a plataforma permite negociar com vários fornecedores ao mesmo tempo. Além disso, é possível incluir nos processos de cotação fornecedores que fazem parte de Marketplaces, como o do Mercado Eletrônico, que possui mais de 1 milhão de empresas. Todas as propostas são entregues em um único ambiente e podem ser visualizadas em um mapa comparativo, que compara de forma automática todas as cotações recebidas e já sugere a melhor oferta, facilitando a tomada de decisão.

Decisões mais estratégicas

Para a área de compras gerar resultados reais às empresas, é necessário trabalhar com KPIs bem definidos, como nível de entrega, lead time, evolução de preço, savings, entre outros. Por meio do e-Procurement, os profissionais de compras acompanham as métricas e podem, por exemplo, avaliar o desempenho dos fornecedores, a produtividade da equipe, os savings conquistados, dentre outros.

Pré-requisitos

Cadastros iniciais

Fluxo da integração

Parametrização

A parametrização inicial da integração pode ser realizada na tela de Parâmetros de integração (F191CPT), onde é necessário preencher algumas informações obrigatórias para que a integração funcione corretamente.

  1. Acesse a tela F191CPT e defina os campos abaixo:
  2. Após definir os campos e Processar, será exibida a mensagem: "Deseja que a ativação da integração ERP x Mercado Eletrônico seja executada na empresa x?";
  3. Ao optar pela ativação automática, não é necessário realizar a parametrização indicada a partir desse ponto, somente se ocorrer algum problema em algum processo da integração. Os passos a seguir serão realizados de forma automática pela rotina de ativação da integração;
  4. Na tela F000SIS, faça a criação do sistema integrado do tipo "10 – Mercado Eletrônico";
  5. Na tela F000SXT faça a seguinte parametrização:
    • Fornecedor: deve estar ativo em somente uma das empresas que integrará, somente para a filial padrão de integração;
    • Solicitação de compra e Condição de pagamento: deve estar ativo em todas as empresas que integrarão, somente para a filial padrão;
    • Demais informações: devem estar ativas em todas as empresas, para todas as filiais.
  6. Na tela F000AGE, crie um processo automático utilizando a rotina "150 - Integração ERP x Mercado Eletrônico". A partir desta etapa a parametrização automática não é executada. Caso seja necessário, devem ser realizados os passos 7 e 8 descritos abaixo;
  7. Para que os anexos sejam enviados e recebidos pela integração, é necessário que o usuário responsável pela execução do Middleware tenha permissões de acesso e escrita na pasta selecionada na tela F191CPT e nas pastas de origem dos arquivos anexados nas solicitações de compra;
  8. Assim que essa etapa de configuração estiver concluída, é indicado ativar os logs de integração e aguardar a execução da integração, ou verificar na tela F998IME, para verificar se a comunicação está ocorrendo da forma esperada, sem erros.

Nota

As etapas 7 e 8 são opcionais e não são feitas automaticamente após as etapas anteriores.

Carga inicial

A integração mantém os dados de Condição de Pagamento e Fornecedores sincronizados entre Gestão Empresarial e Mercado Eletrônico. Então para o primeiro envio é necessário criar a pendência de todos os dados para que eles sejam exportados para o Mercado Eletrônico. Para isto, siga os passos abaixo:

  1. Acesse a tela F000CIV, selecione a Filial padrão de consumo de pendências cadastrada na tela F191CPT e o Sistema criado na tela F000SIS;
  2. Selecione os tipos de dados Condição de pagamento e Fornecedor e clique em Processar.

Importante

A carga inicial de fornecedor deve ser feita somente uma vez, para a primeira empresa parametrizada. Já a de condições de pagamento deve ser feita sempre que uma nova empresa for parametrizada.

Para informações mais detalhadas sobre a integração de condição de pagamento e fornecedores, verifique as etapas de cada integração.

 

Processos

Cadastro de fornecedor

Envio condição de pagamento

Envio status de pré-pedido

Envio e recebimento de anexos

Envio de solicitação de compra

Cancelamento de solicitação de compra

Pré-pedido (Ordem de compra não fechada)

Pedido (Ordem de compra fechada)

Envio de recebimento de mercadoria

Recebimento de lista de pendências

Recebimento do status de integração

FAQ

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