Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Recebimento de produtos > Pré-requisitos

Pré-requisitos

Para que seja possível efetuar a entrada de produtos na tela de Recebimento (F435CCC) é preciso verificar as seguintes parametrizações:

  1. No cadastro de Produtos (F075PRO e F075GFP), preencha a 3ª Unidade de Medida;
  2. No recebimento, é possível definir se o documento a emitir será um ticket ou uma nota fiscal.

    Para que seja possível gerar o ticket no Recebimento é necessário que o campo Pós-saída na pesagem, esteja preenchido com "Não", na tela de Parâmetros da Filial para Compras > Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP).

    Além disso, é possível definir se o usuário poderá escolher entre ticket ou nota fiscal ou se sempre deverá ser gerado o ticket por padrão:

    • Para que sempre seja gerado o ticket: preencha o campo Doc. Emitir Rec. com "Ticket de Pesagem", na tela de Parâmetros de Usuário para Compras e Recebimento, em Cadastros > Usuários > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F099UCP).
    • Para que o usuário possa escolher entre ticket ou nota fiscal: preencha o campo Doc. Emitir Rec. com "Escolhe entre Ticket ou Nota", na tela de Parâmetros de Usuário para Compras e Recebimento, em Cadastros > Usuários > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F099UCP).
  3. Verifique os parâmetros da Filial na tela de Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP):
    • O campo Pré-entrada da Pesagem pode ser preenchido com "Sim" ou "Não":
      Este campo permite que o operador realize o cadastramento dos dados iniciais, que são os campos do cabeçalho da tela e o pré cadastramento é processado sem o peso inicial do veículo, sendo que outras entradas podem ser efetuadas, e quando necessário, essa entrada pode ser reaberta para receber novas informações, como o peso inicial do veículo.
    • O campo Permite múltiplas entradas na Pesagem é habilitado para preenchimento se o campo Pós-saída na Pesagem estiver com "Sim". Ele permite realizar várias entradas com a mesma placa de veículo.
    • Há parâmetros para configurar se é aceita diferença entre a quantidade da pesagem a nota fiscal do fornecedor:
      • O campo Quantidade máxima de tolerância define a quantidade (Kg) de diferença de peso permitida entre a nota fiscal do fornecedor pessoa jurídica e o peso apurado na pesagem da balança, no momento de realizar o recebimento de produtos.
      • O campo Percentual de tolerância define o percentual de diferença de peso permitido entre a nota fiscal do fornecedor pessoa jurídica e o peso apurado na pesagem da balança, no momento de realizar o recebimento de produtos.
      • O identificador de regras CPR-435DTCRN01 determina a tolerância para a transferência de produtos entre filiais de forma específica. Quando este identificador está ativo, a tolerância cadastrada nele prevalecerá na verificação das quantidades entre a pesagem e a nota fiscal de entrada realizada no processo de recebimento de produtos.

      • No campo Gerar Ordem de compra deve ser definido se o recebimento será gerado com base na pesagem da balança ou com base na quantidade descrita na nota fiscal do fornecedor pessoa jurídica. Essa situação ocorre quando o recebimento realizado tem uma diferença de peso que está dentro da tolerância permitida.

        Veja detalhes na documentação de Recebimento de Produtos > Ajustes no estoque no recebimento de produtos.
    • Há também o campo Limite % Variação Peso indica o limite para o percentual de variação de peso informado nas telas de controle de entradas e saídas do módulo de compras.
    • Para saber mais sobre o parâmetro Pes. deve ser realizada na U.M estoque do produto, acesse a documentação da tela Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP).
  4. Verifique os parâmetros de usuários na tela Parâmetros de Usuário para Compras e Recebimento (F099UCP), guia Compras:
    • O campo Permite liberar pós-saída indica se o usuário terá permissão para fechar o processo de pesagem pós saída através da tela de Recebimento (F435CCC);
    • O campo Alterar Peso/Quantidade Informada Controle indica se o usuário terá permissão para alterar a pesagem captada via balança, ao gerar o recebimento.
  5. A transação do recebimento, cadastrada na tela de Transações de Compras (F001TCP) precisa atender aos requisitos descritos em Transação no Recebimento.
  6. É possível capturar imagens do veículo ao realizar a pesagem da balança, através de câmeras de monitoramento da balança. Veja como ocorre a configuração.
  7. Para habilitar a validação da Origem de Mercadoria utilize o identificador de regras CPR-435ORMER01. Este identificador valida se a Origem de mercadoria do contrato é a mesma que a da entrada.
  8. Caso seja utilizado o conceito de preço pauta e seja necessário gerar uma fixação com preço menor ou igual ao preço do recebimento, é necessário que a transação do recebimento esteja parametrizada, na tela de Transações de Compras (F001TCP), campo Receb. preço pauta com Sim.
  9. Verifique o cadastro das Taxas, é possível configurá-las como:

    Desconto financeiro na entrada de produtos de compra imediata;

    Desconto através de título;

    Desconto através de nota fiscal de serviço.

  10. Verifique as configurações de preços para entradas de mercadoria com e sem Contrato. Os preços de produtos que podem ser buscados: do Preço Mínimo da Cotação de moeda (sem contrato), da Moeda do contrato ou Preço via Classificação.
  11. Verifique o cadastro dos Itens de Classificação, na tela de Ligação entre Produto X Item de classificação X Percentual (F113PIP)
  12. Verifique se a configuração do Senar e Funrural está correta para os produtores que devem ter a cobrança destes impostos.
  13. Verifique se o produto incide cobrança de Royalties, se sim, verifique se a configuração está correta para os produtos que devem ter esta cobrança.
  14. Se desejar fazer a leitura do código de barras da NF de Produtor, cadastre o identificador de regras CPR-435LEIBA01;
  15. Se desejar habilitar o preenchimento das informações de produtor (produção própria, tipo de pessoa jurídica ou física) e sugerir a nota fiscal de entrada eletrônica, cadastre o identificador de regras COM-439FIXPP01.
  16. Verifique os checkboxes Transportadora e Balança da tela de Suprimentos > Gestão de Recebimento > Seleção de Campos (F435SEL):
    • Desmarcado: ao realizar a entrada de produtos na tela F435CCC, a informação do campo deve ser preenchida, no campo do cabeçalho da tela.
    • Marcado: o campo é excluído da tela F435CCC e não pode ser informado.
  17. Se desejar configurar a integração com a balança, realize os cadastros na tela de Recursos > Configurações > Leitura da Balança (FCFGBAL);

    O ERP integra com balanças de pesagem que efetuam a leitura de pesos para uso de diversas rotinas do sistema, e uma delas é com a rotina de Recebimento. Estas integrações são efetuadas através de bibliotecas disponibilizadas pelos fabricantes, ou podem ser construídas através de proprietária.
  18. Se desejar que as observações na entrada sejam exibidas automaticamente na tela de Recebimento (F435CCC), cadastre o auto texto na tela Cadastros > Comum > Autotextos (F000ATX);
  19. Se desejar definir a ordenação em que os contratos serão exibidos na tela de Recebimento (F435CCC), utilize o identificador de regras CPR - 435DOCTR01;
  20. Para não obrigar a marcação de contratos prioritários na guia Contratos, preencha o campo Altera Contratos, da tela F099UCP, guia Recebimento, com Sim.
  21. Verifique os parâmetros globais SalInfTel e SugRatAgr (sugere projeto, fase, conta financeira, conta contábil e centro de custo do contrato para o item da ordem de compra).

Este artigo ajudou você?