F606APE - Atualização Cálculo do Contrato de Financiamento
Esta tela tem a finalidade de gerar as prestações dos contratos de empréstimos. Todas as prestações serão realizadas a partir das parametrizações do cálculo do contrato. Nela tela é permitido realizar "Ajustes" nos vencimentos e nos valores calculados pelo sistema antes do fechamento do contrato e realizar a edição da numeração sugerida para os títulos enquanto o contrato estiver em aberto.
Contratos que não tenham moeda diferente da empresa ou em seu cálculo não tiver item definido como "índice", no fechamento do contrato somente será possível verificar os valores e não será mais possível realizar as alterações dos valores ou vencimentos. Ao fechar o contrato, além dos movimentos padrões serão gerados os títulos de ISS, o movimento na conta e seus devidos rateios.
- Contrato aberto: o sistema atribui os valores para o campo Juros
- Contrato fechado: somente haverá atualização dos títulos com os valores de juros, se o título não tiver "baixas". Neste caso os valores de "correções" serão atribuídos para os campos "Vlr. Outros Neg" ou "Vlr. Dsc. Neg" se houver alguma diferença entre o cálculo original com o atual. Caso os juros aumentem, será atribuída a diferença para o campo Vlr. Outros Neg, caso a diferença for menor, será atribuída a diferença para "Vlr. Dsc. Neg"
Se houver alguma diferença de juros, será lançado um movimento na conta "empréstimo" utilizando as transações de "Transação Correção Juros Crédito/Débito" definidos na F070FCX.
Nessa modalidade, serão mostradas as colunas: Amortização Moeda Original, Juros Moeda Original, Prestação Moeda Original e Correção Monetária. A cotação de emissão para o cálculo das correções monetárias será a "Cotação Inicial Negociada". Caso não tenha nada informado, será a cotação do dia conforme a data base de juros que aparece no campo Valor Cotação Data Base, ambos na guia Captação, da tela F606CCR.
Para realizar as correções, será necessário informar a Data Base. Com essa data informada, ao clicar no botão Atualizar, automaticamente irá efetuar os cálculos para verificar se no dia do pagamento da prestação será pago a mais ou a menos referente a essa correção monetária. Esse cálculo é um pouco diferente do cálculo das telas de baixas do sistema.
Nesse sistema, o cálculo considera os valores de Juros, Outros Negociados e também Outros Descontos que estão definidos nas prestações. Caso a coluna apareça com o sinal "-", haverá um desconto no momento da baixa do título. Caso apareça sem o sinal, haverá um acréscimo no valor líquido da baixa.
Ao realizar o processamento, serão gerados movimentos referentes às correções realizadas, utilizando as transações de Transação Correção Monetária Crédito/Débito e Transação Estorno Correção Monetária Crédito/Débito, todas definidas na tela F070FCX. Todos os movimentos das correções são gerados sempre na data de vencimento do título e nunca na data da correção monetária.
Antes de qualquer baixa de títulos de contratos que tiverem moeda diferente da empresa, é necessário realizar a atualização dos títulos com a data de pagamento. Caso houver uma baixa parcial do título de empréstimo, na atualização da correção, será considerada a correção do dia da baixa e a data da correção da próxima baixa, claro considerando os valores já pagos anteriormente. Depois do fechamento do contrato, as atualizações ocorrerão com base ao cálculo de juros original.
Os valores do cálculo cadastrado no contrato poderá ser alterado , porém essas alterações não surtirão efeito em contratos já fechados, somente para novos.
Em determinadas situações, os juros dos contratos podem ser realizados considerando 366 dias úteis quando o ano for bissexto ou 252 dias desconsiderando fins de semana e feriados. No caso dessa última opção, o campo Cálculo Dias Úteis deve estar como "S - Sim" na tela Cálculo do Contrato da Aplicação e Financiamento (F606CAC).
Nos casos em que os juros dos contratos são calculados em duas partes: pelos juros fixos do sistema Price e atualização diária pelo CDI (Certificado de Depósito Bancário), o campo Calcular Juros Sobre Valor em Aberto do Contrato, da tela Cálculo do Contrato da Aplicação e Financiamento (F606CAC), deve ser preenchido com "S - Sim" quando o cálculo dos juros mensais deve ser sobre o valor base (em aberto) do contrato. Neste caso, é necessário que o tipo do contrato seja "D - Índice". Desta maneira, ao salvar o contrato de captação, o sistema gera o valor do movimento na tabela Tesouraria – Movimento – Movimentações das Contas (E600MCC), possibilitando contabilizar separadamente o valor dos juros.
Para o tipo de cálculo por percentual, é possível configurar algumas variações de períodos e quantidades de dias considerados em um ano. Todas essas variações, seus cálculos e valores estão disponíveis na planilha de empréstimos DC360_DU252_PM365.
Em certos contratos de empréstimos, existem diferentes formas de calcular as prestações. Todas essas variações, seus cálculos e valores estão disponíveis na planilha de empréstimos PMT.
Observação
Ao comparar os valores da planilha com o ERP, a coluna Correção não terá os valores exatamente iguais. Isso ocorre pelo fato de como os percentuais do CDI são usados na planilha. No ERP é utilizada outra metodologia para cadastrar o índice do CDI.
Nos contratos de empréstimos e aplicações, há casos em que não devem ser cobradas parcelas/juros em determinados meses, pois são meses de carência e devem ser configurados da seguinte forma:
Meses de carência antes da 1ª prestação: este campo, presente na guia Captação da tela Cadastro Contrato da Aplicação e Financiamento (F606CCR), deve estar preenchido com um ou mais meses do ano em que haverá carência de prestação/juros antes da primeira prestação. Após preenchê-lo, o valor informado é sugerido para o campo Meses de carência após 1ª prestação.
Neste caso, o cálculo dos juros das prestações:
- Não considera os juros dos meses de carência após a primeira prestação, quando o campo Intercalar com prestações de juros, da guia Captação (F606CCR), estiver preenchido igual a "S - Sim"
- O cálculo das prestações não gera prestações de juros nos meses de carência após a primeira prestação, mantendo o mesmo comportamento das prestações normais (sem gerar cobrança nos meses de carência)
- O cálculo das prestações irá considerar o campo Meses de carência antes da 1ª prestação, quando houver prestações de carência antes da primeira prestação, sendo que:
- Para as prestações de carência antes da primeira prestação não serão geradas cobranças, caso o mês da prestação de carência esteja informado no campo Meses de carência antes da 1ª prestação
- Os juros desse(es) mês(es) em que não há cobrança serão rateados nas prestações de carência e prestações normais posteriores aos meses de carência informados. O valor de cada período de carência (intervalo sem cobrança) será rateado nas prestações posteriores, sendo que se houver mais de um período de carência, as prestações de carência posteriores receberão o rateio de todos os períodos de carência existentes antes dela
- A atualização (botão Atualizar) das prestações de contratos fechados em moeda estrangeira irá considerar os meses de carência antes da primeira prestação no recálculo dos juros
Meses de carência após a 1ª prestação: este campo, presente na guia Captação da tela Cadastro Contrato da Aplicação e Financiamento (F606CCR), deve estar informado com a quantidade de meses desejados para carência após a primeira prestação.
Neste caso, o cálculo dos juros das prestações:
- Realiza apenas a cobrança de juros nos meses de carência informados no campo Meses de carência após 1ª prestação, quando o campo Considera Capitalização Juros Carência, da mesma tela, estiver preenchido igual a "N - Não"
- Não calcula o vencimento de parcelas nos meses de carência informados no campo Meses de carência após 1ª prestação, caso o campo Considera Capitalização Juros Carência estiver preenchido igual a "S - Sim"
Observações
- Se o campo Intercalar com Prestações de Juros (F606CCR) estiver preenchido com "S - Sim", os juros desses meses de carência são rateados e somados aos juros das prestações de juros, senão, o rateio é feito e somado aos juros das prestações normais
- O valor rateado somado aos juros de cada prestação fica evidente nova coluna Juros meses carência
- A coluna Juros meses carência apenas fica visível quando houver valor de carência a ser rateado entre as parcelas
- Não serão geradas prestações para pagamento dos valores de juros dos meses de carência após a 1ª amortização do contrato (definidos pelo campo Meses de carência após primeira prestação). Assim, o parâmetro Considera Capitalização Juros Carência irá afetar somente as prestações de carência antes da 1ª amortização, não tendo nenhum efeito sobre os meses de carência após a 1ª amortização
- Os meses de carência serão exibidos com sequência e valor de prestação zerados, apresentando somente os juros calculados (valores que serão rateados nos juros das prestações posteriores)
- O rateio do valor dos juros dos meses de carência após a 1ª amortização é feito somente nas prestações posteriores ao meses de carência calculados
As parcelas intercaladas de juros são geradas quando o campo Intercalar com Prestações de Juros existente na tela F606CCR, está preenchido igual a "S - Sim". Os parâmetros abaixo são utilizados na geração dessas prestações intercaladas de juros e encontram-se disponíveis para definição na guia Captação também na tela F606CCR:
- Data 1ª Prestações Juros
- Periodicidade Juros
- Quantidade Prestações Juros
Observação
- Quando houver prestações intercaladas de juros, os juros dos meses de carência (onde não pode haver cobrança), serão rateados e somados as prestações de juros existentes
- O sistema não irá gerar duas prestações de cobrança em uma mesma competência. Assim quando uma prestação de juros cair na mesma competência de uma prestação de amortização, será mantida apenas a prestação de amortização, de forma que a prestação de juros será ignorada
Importante ressaltar, que apesar de não gerar uma prestação específica de juros nessa situação, o sistema irá considerar a prestação de amortização como uma prestação de juros no controle de quantas prestações de juros já foram geradas
Caso ocorra problema ao carregar o arquivo .CSV, certifique-se de que ele está utilizando a codificação UTF8.
Para converter um arquivo que esteja em um tipo de codificação diferente será necessário:
- Abrir o arquivo .CSV utilizando o Notepad++
- Na barra de navegação no topo da tela, localizar a aba Encoding e selecionar a opção UTF8
- Salvar o arquivo. Para realizar essa ação é possível utilizar as teclas CTRL + S
Campos do cabeçalho
Filial
Define-se a filial do contrato.
Captação
Define-se o número do contrato de Captação (Empréstimos) de recursos.
Data Base
Define-se a data base para correção monetária conforme a moeda.
Este campo será mostrado somente quando o contrato tiver a moeda diferente da moeda empresa e também quando o parâmetro global DatAtuCon estiver marcado para S-Sim.
Quando o parâmetro DatAtuCon estiver marcado como S-Sim a data informada neste campo será a mesma data das movimentações na conta interna da tesouraria, quando houver atualização das prestações dos contratos de captação de recursos.
Grade Geração e atualização de prestações
Tipo Cálc.
Mostra o tipo de cálculo do contrato onde:
- C (cálculo)
- U (último dia do mês)
- P (prestação)
Descrição Tipo Cálc.
Descrição do tipo de cálculo informado na coluna Tipo Cálc.
Carência
Mostra a carência do contrato.
Juros
Mostra se a prestação é de juros ou não. Essa parametrização é feita no campo Intercalar com Prestações de Juros da tela F606CCR.
Vencimento
Mostra a data de vencimento da prestação.
Prestação
Mostra o número da prestação.
Amortização Original
Mostra o valor da amortização original.
Observação
Quando o contrato usa a tabela SAC como modelo de amortização e se o usuário alterar o valor, será exibida uma mensagem de confirmação, solicitando o recálculo das prestações posteriores. Se confirmado, o sistema irá recalcular as prestações posteriores à prestação alterada, considerando o novo valor de amortização.
Amortização Moeda Original
Mostra o valor da amortização moeda original. Esse campo ficará habilitado somente quando a moeda do contrato for diferente da moeda da empresa.
Juros Original
Mostra o valor dos juros original. O valor é mostrado no campo Valor Juros Negociados da tela F501TCP e no campo Juros da tela F501LOT.
Juros Moeda Original
Mostra o valor dos juros da moeda original. Esse campo ficará habilitado somente quando a moeda do contrato for diferente da moeda da empresa.
Prestação Original
Mostra o valor da prestação original.
Prestação Moeda Original
Mostra o valor da prestação da moeda original. Esse campo ficará habilitado somente quando a moeda do contrato for diferente da moeda da empresa.
Correção Monetária
Mostra o valor da correção monetária da moeda. Esse campo pode ser alterado quando a moeda do contrato for diferente da moeda da empresa, ou seja, quando o contrato de empréstimos possuir moeda estrangeira informada.
Vlr.Outros Neg.
Mostra o valor de outros negociados.
Vlr.Dsc.Neg.
Mostra o valor de descontos negociados.
Valor ISS
Visível apenas quando o contrato possui calculo de ISS. É apresentado o valor calculado do ISS para a prestação, utilizando o índice que não possui faixa de valor cadastrado, para aquela prestação do contrato.
Prestação c/ ISS
É preenchido com o Valor da Prestação + ISS.
Observação
Se o contrato estiver fechado, as colunas referentes ao ISS serão apenas para leitura. Com o contrato aberto, é possível alterar o valor da grade manualmente.
Botão Aplicar Vencimentos
Habilitado apenas quando o vencimento de alguma das parcelas da grade for alterado. Os valores das prestações serão atualizados considerando os novos vencimentos das prestações. Após o recálculo das prestações com as datas alteradas, o botão será desabilitado e voltará a ficar habilitado, caso algum vencimento seja alterado.
Grade Títulos
Prestação
Mostra o número da prestação que o título se refere.
Título
Mostra o número do título.
Tipo
Mostra o tipo de título.
Forn.
Mostra o fornecedor do título.
Trans.
Mostra a transação do título (somente quando o contrato estiver fechado).
Sit.
Mostra a situação do título (somente quando o contrato estiver fechado).
Data Ent.
Mostra da data de entrada do título (somente quando o contrato estiver fechado).
Emissão
Mostra a data de emissão do título (somente quando o contrato estiver fechado).
Venc.Orig.
Mostra a data de vencimento original do título (somente quando o contrato estiver fechado).
Vlr.Orig.
Mostra o valor original do título (somente quando o contrato estiver fechado).
Vlr.Jrs.Neg.
Mostra o valor de juros negociados (somente quando o contrato estiver fechado). O valor é mostrado no campo Valor Juros Negociados da tela F501TCP e no campo Juros da tela F501LOT.
Vls.Outros Neg.
Mostra o valor de outros negociados (somente quando o contrato estiver fechado).
Vlr.Dsc.Neg.
Mostra o valor de descontos negociados (somente quando o contrato estiver fechado).
Forma Pgto.
Mostra a forma de pagamento do título (somente quando o contrato estiver fechado).
Grade Geração e atualização do residual
Tipo Cálc.
Mostra o tipo de
cálculo do contrato onde:
- C (cálculo)
- U (último dia do mês)
- P (prestação)
Descrição Tipo Cálc.
Descrição do tipo de cálculo informado na coluna Tipo Cálc.
Carência
Mostra a carência do contrato.
Vencimento
Mostra a data de vencimento da prestação.
Prestação
Mostra o número da prestação.
Amortização Original
Mostra o valor da amortização original.
Observação
Quando o contrato usa a tabela SAC como modelo de amortização e se o usuário alterar o valor, será exibida uma mensagem de confirmação, solicitando o recálculo das prestações posteriores. Se confirmado, o sistema irá recalcular as prestações posteriores à prestação alterada, considerando o novo valor de amortização.
Amortização Moeda Original
Mostra o valor da amortização moeda original. Este campo ficará habilitado somente quando a moeda do contrato for
diferente da moeda da empresa.
Juros Original
Mostra o valor dos juros original. O valor é mostrado no campo Valor Juros Negociados da tela F501TCP e no campo Juros da tela F501LOT.
Juros Moeda Original
Mostra o valor dos juros da moeda original. Este campo ficará habilitado somente quando a moeda do contrato for
diferente da moeda da empresa.
Prestação Original
Mostra o valor da prestação original.
Prestação Moeda Original
Mostra o valor da prestação da moeda original. Este campo ficará habilitado somente quando a moeda do contrato for
diferente da moeda da empresa.
Correção Monetária
Mostra o valor da correção monetária da moeda. Este campo ficará habilitado somente quando a moeda do contrato for
diferente da moeda da empresa.
Valor ISS
Visível apenas quando o contrato possui calculo de ISS. É apresentado o valor calculado do ISS para a prestação, utilizando o índice que não possui faixa de valor cadastrado, para aquela prestação do contrato.
Prestação c/ ISS
É preenchido com o Valor da Prestação + ISS.
Observação
Se o contrato estiver fechado, as colunas referente a ISS serão apenas de leitura. Com o contrato aberto é possível alterar o valor manualmente na grade.
Botão Aplicar Vencimentos
Habilitado apenas quando o vencimento de alguma das parcelas da grade for alterado. Os valores das prestações serão atualizados considerando os novos vencimentos das prestações. Após o recálculo das prestações com as datas alteradas, o botão será desabilitado e voltará a ficar habilitado, caso algum vencimento seja alterado.
Grade Títulos
Prestação
Mostra o
número da prestação que o título se refere.
Título
Mostra o número do título.
Tipo
Mostra o tipo de título.
Forn.
Mostra o fornecedor do título.
Trans.
Mostra a transação do título (somente quando o contrato estiver fechado).
Sit.
Mostra a situação do título (somente quando o contrato estiver fechado).
Data Ent.
Mostra da data de entrada do título (somente quando o contrato estiver fechado).
Emissão
Mostra a data de emissão do título (somente quando o contrato estiver fechado).
Venc.Orig.
Mostra a data de vencimento original do título (somente quando o contrato estiver fechado).
Vlr.Orig.
Mostra o valor original do título (somente quando o contrato estiver fechado).
Vlr.Jrs.Neg.
Mostra o valor de juros negociados (somente quando o contrato estiver fechado). O valor é mostrado no campo Valor Juros Negociados da tela
F501TCP e no campo Juros da tela
F501LOT.
Vls.Outros Neg.
Mostra o valor de outros negociados (somente quando o contrato estiver fechado).
Vlr.Dsc.Neg.
Mostra o valor de descontos negociados (somente quando o contrato estiver fechado).
Forma Pgto.
Mostra a forma de pagamento do título (somente quando o contrato estiver fechado).
Campos de rodapé
Mostrar cálculos diários
Marcar se deseja que seja mostrado cálculos diários das prestações na grade Geração e Atualização de Prestações.
Observações
- Quando o campo Quantidade Dias na tela F606CAC estiver preenchido com algum valor, os juros serão calculados e acumulados pela quantidade de dias definido. Caso informado 25 dias, o sistema irá calcular e acumular os juros até o dia 25 do mês. Dessa forma, a partir do dia 26 o sistema não terá valores diários calculados.
Quando selecionada a opção Mostrar cálculos diários, o sistema irá apresentar a quantidade de juros calculados em 25 dias distribuído proporcionalmente em 31 dias, evitando que diante do dia 26 seja apresentado o valor zero. - Se o cálculo do contrato utiliza alguma das modalidades PMT ou CEF, ao marcar o campo, só serão apresentados o cálculo da "P - Prestação efetiva" e do "U - Último dia mês".
Total Amortização
Mostra o valor total da amortização.
Total Juros
Mostra o valor total dos juros.
Total Prestações
Mostra o valor total das prestações.
Total Amortização Res.
Mostra o valor total de amortização residual.
Total Juros Res.
Mostra o valor total de juros residual.
Total Prestações res.
Mostra o valor total de prestações residual.
Botões
Atualizar
Atualiza os cálculos nas grades.
Ao fechar um contrato de empréstimo com o campo Cálculo Dias Úteis da tela F606CAC parametrizado igual a "N - Não", será exibida a mensagem O contrato possui prestações fixas e não será possível atualizar o valor das prestações após o fechamento do contrato. Deseja continuar? Com isso, a data de vencimento das parcelas/carências do contrato de empréstimo será no dia fixado, conforme informado no contrato.
Para contratos agrupadores, esse campo fica habilitado apenas quando um contrato vinculado (filho) a um agrupador tiver o campo Agrupar Prestações dos Contratos Filhos definido com "N - Não".
Ao fazer a primeira atualização, serão gerados movimentos com os novos valores na Tesouraria. Em uma segunda atualização, desde que haja alteração de valores, o valor da primeira atualização será estornado e será gerado um movimento com o valor da segunda atualização. E assim sucessivamente. Esses valores serão atualizados nos títulos.
Observação
O botão será habilitado somente após clicar no botão Mostrar e ficará habilitado somente nos seguintes contratos:
- Em digitação com prestações ainda não processadas
- Em moeda estrangeira
- Que possuem um item de cálculo do tipo "D - Índice", parametrizado na tela F606CAC
- Que possuem um item de cálculo com o campo Correção Prestação informado na tela F606CAC
- Que utilizam cálculo de prestações via regra
- Filhos que não estejam agrupados em um contrato agrupador que agrupa os títulos dos contratos filhos
Remontar
Remonta os cálculos das prestações.
Este botão somente ficará habilitado quando o contrato estiver aberto.
Após clicar neste botão, é necessário clicar em Processar e depois voltar para a tela F606CCR para realizar o fechamento do contrato. "Remontar" significa ignorar todas as alterações feitas pelo usuário e deixar o sistema "recomeçar" a montagem das prestações, sendo necessário "Processar" esta remontagem. Este botão fica desabilitado para contratos agrupadores.
Observação
A mensagem Não é possível fechar o contrato, pois não existem registros com cálculos diários. Será necessário remontar/atualizar as prestações do contrato ocorre ao alterar qualquer parâmetro que influencie diretamente nas prestações do contrato.
Ao processar as alterações, as prestações são excluídas, pois elas precisam ser remontadas (botão Remontar) a partir das novas parametrizações. Para fechar o contrato, é necessário haver as prestações persistidas na base de dados, caso contrário é retornada a mensagem indicada acima.
A mensagem O contrato possui prestações fixas e não será possível atualizar o valor das prestações após o fechamento do contrato. Deseja continuar? será mostrada quando o campo Cálculo Dias Úteis da tela F606CAC estiver parametrizado como N-Não. Com isso, a data de vencimento das parcelas/carências do contrato de empréstimo será no dia fixado, conforme informado no contrato.
Mostrar
Ao clicar neste botão para um contrato agrupador, as prestações são geradas somando as prestações dos contratos filhos, em que a data de vencimento é a mesma. As prestações normais e residuais são somadas separadamente. Caso haja uma prestação de carência com vencimento no mesmo dia de uma prestação que não é de carência, a prestação é gerada no contrato agrupador sem carência. O mesmo ocorre no caso de prestações de juros e não juros com o mesmo vencimento.
Processar
Processa os cálculos das prestações geradas.
Anexos
Acessa a tela Controle de Anexos (F000ANX) com permissões para consultar os anexos referentes ao contrato.
Parâmetros globais
Nome | Descrição |
---|---|
ForTptlss | Indicativo se gera título de ISS para o mesmo fornecedor do contrato e mesmo tipo de título das prestações |
Identificadores de regras
Módulo | Código |
---|---|
FIN | 606APETP01 |
TES | 606CCRDM01 |
TES | 606APEPM01 |
Veja também: |