Implantação do Gestão de Terceiros
O módulo Gestão de Terceiros fornece ferramentas para padronizar os processos de contratação de terceiros, trazendo diversas funcionalidades baseadas nos vários papéis que fazem parte destas rotinas. A implantação deste módulo no sistema Ronda senior X deve ser efetuada adequadamente para que seja utilizado de maneira apropriada, com todas as configurações e cadastros necessários.
Notas:
Os passos listados neste processo são para implantar o Gestão de Terceiros quando o Ronda senior X não está integrado com o Ronda Senior. Nos ambientes em que esta integração existe, deve-se seguir as orientações da configuração do integrador.
Para informações sobre variáveis do Gestão de Terceiros que podem ser utilizadas na implantação e no formulário do BPM, veja a página de variáveis de integração.
Para informações sobre abrangências cadastradas nos papéis da Senior X, veja a página Abrangências.
Para utilizar campos customizados em diversas telas do Gestão de Terceiros, veja a documentação de criação de campos customizados.
O que você pode fazer:
Importante:
Estes passos devem ser executados por um usuário administrador do sistema.
- Na tela Gestão de terceiros > Documentos, cadastre os documentos que serão necessários;
- Na tela Tecnologia > Administração > Gestão dos Usuários, crie os usuários para o Administrador por Contratos e para o Revisor de Dados de Contrato, caso ainda não existam;
- Na tela Tecnologia > Administração > Gestão dos Papéis, crie o papel para o Administrador por Contrato;
- Atribua os recursos de administrador por contrato, baseados nas permissões. Para isso, ainda na tela de Papéis, selecione o papel criado anteriormente e clique em Editar;
- Na seção Configurações, na guia Permissões, clique em Atividade e localize a atividade "Ronda - Administrador por contrato";
- Clique na seta que antecede o nome do recurso e marque as opções que são mostradas, para liberar a permissão. Para entender melhor como as funções de cada papel são diferenciadas pelas suas permissões, veja a seção Diferenciação das permissões entre papéis mais abaixo;
- Clique em Salvar;
- Inclua os usuários Administradores por Contrato no papel criado para eles;
- Crie o papel para o Revisor de Dados de Contrato;
- Atribua os recursos da atividade "Ronda - Revisor de dados de contrato", de forma similar à mostrada nos passos 4 a 7 acima;
- Inclua os usuários Revisores de Dados de Contratos no papel criado para eles;
- Na tela Tecnologia > Administração > Gestão dos Grupos, configure os grupos de usuários para Revisores e adicione os usuários Revisores;
- Na tela Senior X > BPM > Processos, crie o fluxo utilizando o modelo padrão "Gestão de Terceiros (Ronda XT)", consulte a página Criação de fluxos de aprovação para mais detalhes;
- Na tela Gestão de Riscos e Segurança > Gestão de Terceiros > Configuração Padrão dos Contratos, defina os valores de campos e documentos que serão considerados por padrão para cada contrato emitido. Para melhor entendimento, recomendamos seguir o processo da documentação desta tela;
- Na tela Tecnologia > Customização > Agendamentos, confira a criação do agendamento das actions listadas a seguir. Todas são criadas automaticamente no domínio sam e serviço third, ao cadastrar a primeira empresa no sistema, e configurados para executarem diariamente:
- sendExpiredDocumentsEmail ação que envia e-mail quando um contrato possui documentos pendentes ou vencidos;
- sendDocumentsToExpireEmail ação que envia e-mail quando um contrato possui documentos vencendo em até 15 dias;
- blockThird: ação que bloqueia terceiros de vínculos vigentes que possuem documentos vencidos.
Observação:
Para garantir a correta exibição do e-mail, recomenda-se utilizar sempre a versão mais recente da ferramenta de e-mail (ex.: Outlook). Versões desatualizadas podem comprometer a visualização do conteúdo ou a aplicação do layout.
Quando uma entidade (empresa, contrato ou vínculo) é enviada para aprovação, ela fica pendente no BPM e com status "Aguardando aprovação" no sistema. No entanto, se ela perder a referência entre o cadastro do sistema e o BPM devido a problemas no envio, a sua aprovação pode não ser finalizada e ficar indefinidamente com status pendente.
O recurso de reenvio para aprovação permite redefinir esse status, para que a entidade possa ser então enviada novamente para ser analisada e aprovada. É possível cadastrar ou editar a entidade antes do reenvio, se necessário.
Para utilizar essa funcionalidade, configure-a seguindo estes passos:
- Na Senior X, acesse o menu Tecnologia > Customização > Agendamentos;
- Pesquisei pelo domínio sam e, dentro dele, localize o serviço third;
- Clique no botão Criar agendamento;
- No campo Nome do agendamento, preencha um nome para identificá-lo. Sugestão: "Reenvio de entidades para aprovação";
- No item Situação, deixe a opção "Ativo" selecionada;
- No campo Funcionalidade, selecione o item "resetStatusLockedInBPM";
- Para o campo Parâmetro de entrada, selecione a opção "JSON";
- Preencha o campo Entrada apenas com chaves vazias: "{}" (sem as aspas);
- Na seção Execução, defina a data e horário de início, a frequência em que os e-mails serão enviados e quando esse processo deixa de executar. Sugestão: executar uma vez por dia;
- Clique no botão Salvar. Não há necessidade de preencher nenhum outro campo.
Com esse agendamento configurado, o sistema busca entidades com referência ao BPM perdida e redefine essa situação para "Cadastro em andamento", para que possam ser reutilIzadas. Em seguida, um e-mail relatando essa operação é enviado para a pessoa responsável. O e-mail irá listar as pendências encontradas para cada empresa, contrato e vínculo, agrupadas por empresa.
Além disso, um agendamento pode ser configurado para avisar o responsável quando uma solicitação estiver com a Etapa de aprovação em "Aguardando aprovação" por mais de cinco dias. Para configurá-la, siga o processo listado acima, informando um nome diferente no passo 4 (sugestão: "Verificação de entidades em aprovação superior a 5 dias") e selecionando o item "sendMailAndResetWaitingForApprovalIfNecessary" no passo 6. Com isso, um e-mail será enviado ao responsável listando as pendências que possuem mais de cinco dias de duração.
Um registro (log) das alterações efetuadas por esse recurso pode ser visualizado utilizando a visão dinâmica "sam_gt_log_atualizacao_manual_status".
Diferenciação das permissões entre papéis
O Gestão de Terceiros identifica os papéis "Administrador por contrato" e "Responsável por contrato" baseando-se na permissão de inclusão de empresas terceiras. O papel considerado administrador pode inserir novas empresas, enquanto o responsável pelo contrato pode apenas visualizá-las. Isso define se um papel é administrador e quais funções e acessos ele possui no sistema.
A visibilidade dos colaboradores segue essa mesma lógica, dependendo de se o usuário é parte da empresa contratante (Administrador do contrato) ou da empresa terceira (Responsável pelo contrato). Usuários da empresa contratante podem visualizar todos os colaboradores, desde que possuam a permissão de inclusão de empresas terceiras, enquanto os da contratada verão somente os dos contratos pelos quais é responsável.
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