Utilizando o SIGN > Gestão de Envelope

Gestão de Envelope

Sumário

  1. Conceito
  2. Pré-Requisitos
  3. Menu de Acesso
  4. Funcionalidades
    4.1 Criação de Envelope
    4.1.1 Seleção de Signatários
    4.1.2 Seleção de Documentos
    4.1.3 Seleção de Notificação
    4.1.4 Resumo
    4.2 Fluxo de Assinaturas
    4.3 Editar Envelope
    4.4 Histórico de Assinatura
    4.5 Reenviar Assinatura
    4.6 Cancelar Envelope
    4.7 Gerar Link
    4.8 Alteração Data de Expiração de um Envelope
    4.9 Duplicar um Envelope
  5. Páginas Relacionadas

1. Conceito

O conceito de envelope dentro do Sign é semelhante ao físico, ou seja, inserimos dentro de um envelope um ou mais documentos para que o(s) signatário(s) realize(m) a assinatura.

Dessa forma, temos o módulo Gestão de Envelopes, que permite não apenas a criação, mas também a gestão dos envelopes digitais gerados para o processo de assinatura eletrônica e/ou digital.

Para mais informações referente aos processos de assinatura acesse a nossa documentação.

2. Pré-Requisitos

3. Menu de Acesso

4. Funcionalidades

Cada usuário terá acesso apenas aos seus próprios envelopes criados ou àqueles para os quais possui permissão de edição (para mais informações, acesse as permissões).

Os envelopes são exibidos de acordo com seu estado (status), conforme as opções apresentadas nas guias. Cada linha representa um envelope diferente e exibe informações relacionadas a ele, como número de signatários, quantidade de documentos, coleta de geolocalização e prazo para assinatura, entre outros.

4.1 Novo Envelope

O primeiro passo para a criação de um envelope, acessado por meio do botão Novo Envelope, é o preenchimento das configurações e permissões.

Caso exista um template padrão, ele será automaticamente carregado quando o usuário clicar em Novo Envelope.
Para adicionar templates de envelopes, acesse a documentação Templates de Envelopes

Para mais informações sobre a alteração da data de expiração do envelope, consulte o item 4.7 Alteração da data de expiração do envelope.

Combinação de informações dos campos Expiração do Envelope (dias) e Recorrência de Notificações (dias) determinam o envio de notificações automáticas aos signatários pendentes. Esses campos funcionam de forma integrada da seguinte maneira:

Exemplos práticos de funcionamento:

4.1.1 Seleção de Signatários

A seleção de signatários apresenta as abas Usuários internos, Usuários externos e Configuração.

Após a inclusão de contatos internos e externos no envelope, ainda é possível configurar a ação do signatário no processo, ou seja, definir como ele realizará a assinatura, além de escolher o tipo de assinatura: eletrônica ou digital, para mais informações acerca deste assunto, acesse ao manual.

Na seleção de assinantes está também o botão de Assinatura com Certificado Digital. Esse botão apresenta 3 opções, desabilitado, opcional e obrigatório.

Lembrando que para o uso devido do SIGN, cada signatário deverá ter um e-mail único, caso ele possua o mesmo e-mail de outro usuário, compromete a rastreabilidade e segurança do sistema.

4.1.2 Seleção de Documentos


A tela de seleção de documentos permite que um ou mais documentos sejam adicionados ao envelope para assinatura. O menu de seleção pode ser acessado através do ícone de adicionar, sendo possível selecionar mais de um documento por vez. Também é possível alterar o diretório de arquivos desejado.

É possível mostrar todos os arquivos da pasta e suas subpastas ao ativar a opção Incluir Subpasta. Esta opção não está disponível para a pasta raiz.

Observação

O limite padrão é de 25 documentos. Esse limite pode ser alterado para até 100 documentos mediante solicitação via chamado, informando o tenant do cliente para que a alteração seja aplicada corretamente.

O prazo máximo para assinar um envelope é de até 240 dias após sua criação.

4.1.3 Seleção de Notificação

Nesta etapa, o solicitante deverá escolher, qual é a forma que deseja enviar o link e mensagens para o(s) signatários(s) sobre o processo de assinatura, o que chamamos no sistema de Notificações.

Importante

É possível configurar as mensagens enviadas aos signatários para cada processo de assinatura, incluindo logomarca, texto e outros detalhes. Para saber mais sobre templates de notificação, consulte o manual clicando aqui.

4.1.4 Resumo

Na tela final, será apresentado um resumo com todas as informações do envelope, incluindo a lista de documentos e os signatários selecionados.

Observação

Após salvo como rascunho, será possível realizar edições no envelope ou enviar para assinatura.

4.2 Fluxo de Assinaturas

Ao clicar no botão Ações, será apresentada uma lista de opções, incluindo Acompanhar Assinaturas, que permite acompanhar o processo de assinatura, verificar quem já assinou e quem ainda precisa assinar.

Para mais informações acerca deste assunto, acesse Fluxo de Assinatura.

4.3 Editar Envelope

É possível editar somente envelopes em processo. As ações disponíveis para edição incluem a adição de novos documentos, exclusão de documentos não assinados, adição de assinantes e remoção de assinantes, através do botão Ações > Editar.

As condições padrão do envelope permanecem inalteradas, sendo necessário pelo menos 1 assinante e 1 documento. Ao adicionar um novo assinante, o processo de assinatura será iniciado normalmente.

Importante

4.4 Histórico de Assinatura

O Histórico de Assinaturas fornece uma visão cronológica dos registros de ocorrências do processo de assinatura. Esses eventos podem ser encontrados nas guias Em Processo ou Finalizado dos envelopes e estão acessíveis por meio do botão Ações, na opção Histórico. O histórico é exibido em ordem cronológica, do evento mais antigo ao mais recente.

Eventos exibidos no histórico

4.5 Reenviar Assinatura

Ao clicar no botão Ações, será exibida uma lista de opções, incluindo Reenviar Assinatura. Essa opção permite reenviar o link de assinatura caso algum signatário não o tenha recebido ou tenha ocorrido uma falha no envio. Além disso, pode ser utilizada quando a recorrência de assinatura não foi configurada no processo e deseja lembrar o signatário da assinatura pendente. Vale ressaltar que só é possível reenviar links de assinaturas que ainda estão pendentes.

4.6 Cancelar Envelope

Função que possibilita cancelar o processo de assinatura via envelope, disponível através do botão Ações > Cancelar envelope. Será necessário informar um motivo para o cancelamento e, após inserir as informações, o processo será concluído e enviada notificação de cancelamento para todos signatários.

4.7 Gerar Link

Para envelopes em processo de assinatura, é possível gerar facilmente um link. O manual Gerar Link orienta detalhadamente o passo a passo para auxiliar o usuário a criar e compartilhar o link.

4.8 Alteração Data de Expiração de um Envelope

Dentro do botão Ações, há a opção Alterar data de expiração para envelopes expirados. Ao modificar a data, o envelope volta ao status Em processo. Além disso, na edição do envelope, o campo Expiração do envelope (dias) fica disponível para alteração, aplicando-se ao mesmo processo, mas para envelopes ainda em andamento.

Os dias até a expiração são contados a partir da data de criação do envelope, independentemente de alterações feitas após a expiração. Ou seja, a referência para a expiração será sempre a data de criação. O prazo máximo permitido para a expiração de um envelope é de 240 dias.

Exemplo:

Um usuário criou um envelope em 07/02/2024 com um prazo de expiração de 120 dias, resultando em uma data de expiração calculada para 06/06/2024. Se o usuário tentar editar a data de expiração no dia 10/06/2024, a nova quantidade de dias deve ser superior a 124 dias. Caso contrário, a alteração será considerada inválida.

4.9 Duplicar um Envelope

A opção de Duplicar envelope, está disponível para envelope com situações de Expirados ou Cancelados e podem ser acessados através do botão Ações > Duplicar envelope.

Ao duplicar, um novo envelope será criado com as mesmas configurações na aba Rascunho.

5. Páginas Relacionadas

Gestão de Assinaturas

Caixa de Entrada

Envelope em Lote

Este artigo ajudou você?