Acessibilidade

Na Konviva, compreendemos acessibilidade como um processo contínuo de descoberta e aprimoramento, visando levar o aprendizado aos mais diversos públicos.

Considerando a complexidade do tema, a diversidade dos tipos de deficiência e os vários requisitos, estamos em constante evolução na implementação das diretrizes de acessibilidade.

Abaixo você encontra os recursos que já estão disponíveis na plataforma.

Recursos de acessibilidade para deficiência auditiva
VLibras

O VLibras é uma suíte de ferramentas do Governo Federal Brasileiro, destinada a tradução de conteúdos digitais em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Todas as informações referentes à funcionalidade da ferramenta podem ser encontradas diretamente na página específica do Governo Federal.

Dentro da Konviva, o administrador da plataforma pode escolher se deseja habilitar ou não o recurso. Uma vez habilitado, o próprio aluno pode decidir se deseja utilizá-lo.

Importante!
A ferramenta VLibras faz a tradução do HTML da página. Dessa forma, conteúdos como vídeos, SCORM, áudios, dentre outros, não são interpretados, sendo responsabilidade do administrador da plataforma a implementação de recursos acessíveis em seus materiais publicados.

Compatibilidade e Pré-Requisitos

O VLibras, dentro da plataforma Konviva, foi testado homologado nos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge e Mozila Firefox, funcionando tanto em computadores e notebooks, quanto em dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Atenção!
No caso de dispositivos móveis, o VLibras funciona para o acesso através de navegadores responsivos citados acima. A ferramenta não está incorporada no aplicativo Konviva.

Habilitação do VLibras pelo administrador

Para habilitar o recurso, primeiramente, você deve solicitar ao suporte através de um chamado para que seja habilitado o módulo “Acessibilidade”, após a confirmação do suporte, você poderá acessar, através do perfil de Administrador, o menu Configurações > Configurador Geral > Acessibilidade:

Na opção Habilitar a ferramenta VLibras no sistema, clique sobre o toggle (botão interruptor) para ativá-lo ou inativá-lo. Em seguida, clique em salvar. Para verificar se a ativação/inativação ocorreu com sucesso, é necessário atualizar a página web.

Ao habilitar o recurso e atualizar a página web, um ícone do VLibras será exibido na página. Ao clicar sobre ele, será possível fazer uso do recurso.

Ícone VLibras

Ao clicar pela primeira vez, a ferramenta oferece um tutorial de utilização.

Utilização do VLibras pelo aluno

Para que o Aluno utilize a ferramenta VLibras, ela deve estar habilitada nas configurações administrativas de seu ambiente de aprendizagem. Para saber se o recurso está habilitado, basta identificar se há o ícone do VLibras sendo exibido na página do ambiente.

Ícone VLibras

Ao clicar sobre o ícone, o aluno habilita o uso da ferramenta. Durante a primeira utilização, o VLibras oferece um tutorial de utilização de seus recursos. Destacamos aqui os principais:

  • Dicionário de Regionalismos
  • Configurações de opacidade e posição do widget em tela
  • Alteração do Avatar
  • Tradução de textos
  • Velocidade da interpretação
  • Habilitar legendas

Com o recurso habilitado, o aluno consegue selecionar a área do site que deseja traduzir. Sempre que o cursor do aluno estiver sobre uma área em que o VLibras consegue atuar, o ícone do cursor é alterado para o ícone do VLibras. Clicando na área, a ferramenta faz a interpretação, respeitando as configurações definidas pelo aluno.

Além disso, caso o item em tela exerça algum tipo de interação, como um link ou menu, por exemplo, um botão de interação é exibido, para que o aluno consiga executar tal ação.

Para desabilitar o uso da ferramenta, basta clicar no “x” do canto superior direito do widget do VLibras.

Recursos de acessibilidade para deficiência visual
NVDA

O NonVisual Desktop Access (NVDA) é um leitor de tela utilizado para auxiliar pessoas com deficiência visual a navegar e interagir com computadores com sistema operacional Windows. É um sistema gratuito e de código aberto, desenvolvido pela organização sem fins lucrativos NV Access. O NVDA utiliza síntese de voz e suporte a Braille para transformar elementos visuais da interface em informações audíveis ou táteis. Ele é amplamente utilizado por sua acessibilidade, versatilidade e custo zero, oferecendo suporte a diversos idiomas, aplicativos e funcionalidades como navegação na web, edição de documentos e uso de softwares profissionais. Você pode saber mais sobre o software em seu site oficial ou em sua página na Wikipédia.

Para adequar a plataforma a quem utiliza o software, implementamos internamente recursos que auxiliam na navegação utilizando o NVDA. Dentro da plataforma, a pessoa com deficiência consegue navegar entre os conteúdos utilizando a tecla Tab, as setas e outros atalhos comuns. Além disso, a plataforma conta com a possibilidade de indicar rótulos em imagens, fornecer descrições padrão para as imagens e aplicar semântica dentro do HTML do sistema.

Pré-requisitos para uma melhor experiência de uso:

  • Tema 3.0 habilitado
  • Portal externo: Login Clássico 2.0
  • Página do curso: Nova landing page (modelo 3.0)
  • Sala de aula: Sem ferramentas de colaboração, apenas com uso dos objetos de aprendizagem
  • Trilha 3.0 no modelo padrão (não contempla trilha do tipo jornada)

Estas adequações na plataforma estão sendo desenvolvidas e aplicadas em diversas áreas do sistema. Hoje, as áreas que já estão adequadas para navegação são:

  • Portal Externo: Login Clássico 2.0
  • Sala de aula
  • Eventos em sala de aula
  • Avaliações

Na Konviva, compreendemos acessibilidade como um processo contínuo de descoberta e aprimoramento, visando levar o aprendizado aos mais diversos públicos.

Considerando a complexidade do tema, a diversidade dos tipos de deficiência e os vários requisitos, estamos em constante evolução na implementação das diretrizes de acessibilidade.

Nossos esforços estão voltados para o desenvolvimento de telas e funcionalidades que sejam compatíveis com tecnologias assistivas, tornando a usabilidade da plataforma mais acessível para usuários surdos/deficients auditivos e cegos/portadores de baixa visão.

Aqui, consideramos uma tela/rotina acessível quando ela está estruturada de forma a permitir a correta navegação através do teclado (utilizando as setas direcionais, tab e enter) e possui rótulos e atributos ARIA capazes de fornecer informações contextualizadas para a interpretação de tecnologias assistivas. Além destes, a página acessível conta com a estruturação da hierarquia das informações e melhorias em breadcrumbs, oferecendo uma navegação mais clara e acessível, bem como melhorias de contraste, seguindo as diretrizes da WCAG, garantindo melhor legibilidade.

Importante!
Os recursos de acessibilidade estão disponíveis apenas para o layout 3.0. Sendo assim, para utlizá-los é necessário que o ambiente esteja configurado no tema 3.0.

Para identificar quais áreas da plataforma já contam com desenvolvimento de recursos acessíveis, você pode consultar a listagem abaixo.

Listagem de recursos
Acesso do Aluno

Aqui você consegue consultar quais áreas da plataforma estão ou não compatíveis com tecnologias assistidas, na visão do aluno.

Login e Acesso
Página Inicial
Repositório
Conteúdos

SCORM

Tipo

Detalhamento

Acessível

Conteúdo

O aluno consegue acessar e visualizar o conteúdo.

Sim

Comentários

O aluno consegue fazer um comentário no conteúdo.

Sim

HTML

Tipo

Detalhamento

Acessível

Conteúdo

O aluno consegue acessar e visualizar o conteúdo.

Sim

Comentários

O aluno consegue fazer um comentário no conteúdo.

Sim

Vídeo-Upload

Tipo

Detalhamento

Acessível

Conteúdo

O aluno consegue acessar e visualizar o conteúdo.

Sim

Comentários

O aluno consegue fazer um comentário no conteúdo.

Sim

Tipo

Detalhamento

Acessível

Conteúdo

O aluno consegue acessar e visualizar o conteúdo.

Sim

Comentários

O aluno consegue fazer um comentário no conteúdo.

Sim

Avaliações

Avaliação de aprendizagem

Tipo

Detalhamento

Acessível

Objetiva

O aluno consegue acessar, visualizar, responder e finalizar a avaliação.

Sim

Múltipla escolha

O aluno consegue acessar, visualizar, responder e finalizar a avaliação.

Sim

Verdadeiro/Falso

O aluno consegue acessar, visualizar, responder e finalizar a avaliação.

Sim

Discursiva

O aluno consegue acessar, visualizar, responder e finalizar a avaliação.

Sim

Escalonal

O aluno consegue acessar, visualizar, responder e finalizar a avaliação.

Sim

Lacuna

O aluno consegue acessar, visualizar, responder e finalizar a avaliação.

Não

Associativa

O aluno consegue acessar, visualizar, responder e finalizar a avaliação.

Não

Acesso do Administrador

Atenção!
Inicialmente, as implementações de acessibilidade estão sendo desenvolvidas para o acesso do aluno. Atualmente a visão do administrador ainda não conta com estas implementações.

Tecnologias Assistivas

Abaixo você encontra as tecnologias assitivas que já estão homologadas para uso na Konviva.

Recursos de acessibilidade para deficiência auditiva
VLibras

O VLibras é uma suíte de ferramentas do Governo Federal Brasileiro, destinada a tradução de conteúdos digitais em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Todas as informações referentes à funcionalidade da ferramenta podem ser encontradas diretamente na página específica do Governo Federal.

Dentro da Konviva, o administrador da plataforma pode escolher se deseja habilitar ou não o recurso. Uma vez habilitado, o próprio aluno pode decidir se deseja utilizá-lo.

¡Importante!
La herramienta VLibras realiza la traducción del HTML de la página. De esta manera, contenidos como videos, SCORM, audios, entre otros, no son interpretados, siendo responsabilidad del administrador de la plataforma la implementación de recursos accesibles en sus materiales publicados.

Compatibilidad y Requisitos Previos

VLibras, dentro de la plataforma Konviva, ha sido probado y homologado en los navegadores Google Chrome, Microsoft Edge y Mozilla Firefox, funcionando tanto en computadores y portátiles, como en dispositivos móviles como tabletas y teléfonos inteligentes.

¡Atención!
En el caso de dispositivos móviles, VLibras funciona para el acceso a través de los navegadores responsivos mencionados anteriormente. La herramienta no está incorporada en la aplicación Konviva.

Habilitación de VLibras por el administrador

Para habilitar el recurso, primero debe solicitar al soporte a través de un ticket que se habilite el módulo “Accesibilidad”, después de la confirmación del soporte, usted podrá acceder, a través del perfil de Administrador, al menú Configuraciones > Configurador General > Accesibilidad:

En la opción Habilitar la herramienta VLibras en el sistema, haga clic sobre el toggle (botón interruptor) para activarlo o desactivarlo. Luego, haga clic en guardar. Para verificar si la activación/desactivación ocurrió con éxito, es necesario actualizar la página web.

Al habilitar el recurso y actualizar la página web, se mostrará un ícono de VLibras en la página. Al hacer clic sobre él, será posible hacer uso del recurso.

Ícone VLibras

Al hacer clic por primera vez, la herramienta ofrece un tutorial de uso.

Utilización de VLibras por el estudiante

Para que el Estudiante utilice la herramienta VLibras, esta debe estar habilitada en las configuraciones administrativas de su entorno de aprendizaje. Para saber si el recurso está habilitado, basta con identificar si se muestra el ícono de VLibras en la página del entorno.

Ícone VLibras

Al hacer clic sobre el ícono, el estudiante habilita el uso de la herramienta. Durante la primera utilización, VLibras ofrece un tutorial de uso de sus recursos. Destacamos aquí los principales:

  • Diccionario de Regionalismos
  • Configuraciones de opacidad y posición del widget en pantalla
  • Cambio del Avatar
  • Traducción de textos
  • Velocidad de la interpretación
  • Habilitar subtítulos

Con el recurso habilitado, el estudiante puede seleccionar el área del sitio que desea traducir. Siempre que el cursor del estudiante esté sobre un área en la que VLibras puede actuar, el ícono del cursor se cambia por el ícono de VLibras. Al hacer clic en el área, la herramienta realiza la interpretación, respetando las configuraciones definidas por el estudiante.

Además, si el elemento en pantalla ejerce algún tipo de interacción, como un enlace o menú, por ejemplo, se muestra un botón de interacción, para que el estudiante pueda ejecutar dicha acción.

Para deshabilitar el uso de la herramienta, basta con hacer clic en la “x” de la esquina superior derecha del widget de VLibras.

Recursos de accesibilidad para discapacidad visual
NVDA

El NonVisual Desktop Access (NVDA) es un lector de pantalla utilizado para ayudar a personas con discapacidad visual a navegar e interactuar con computadores con sistema operativo Windows. Es un sistema gratuito y de código abierto, desarrollado por la organización sin fines de lucro NV Access. El NVDA utiliza síntesis de voz y soporte de Braille para transformar elementos visuales de la interfaz en información audible o táctil. Es ampliamente utilizado por su accesibilidad, versatilidad y costo cero, ofreciendo soporte a diversos idiomas, aplicaciones y funcionalidades como navegación web, edición de documentos y uso de software profesional. Puede saber más sobre el software en su sitio oficial o en su página en Wikipedia.

Para adecuar la plataforma a quienes utilizan el software, implementamos internamente recursos que ayudan en la navegación utilizando el NVDA. Dentro de la plataforma, la persona con discapacidad puede navegar entre los contenidos utilizando la tecla Tab, las flechas y otros atajos comunes. Además, la plataforma cuenta con la posibilidad de indicar etiquetas en imágenes, proporcionar descripciones estándar para las imágenes y aplicar semántica dentro del HTML del sistema.

Requisitos previos para una mejor experiencia de uso:

  • Tema 3.0 habilitado
  • Portal externo: Login Clásico 2.0
  • Página del curso: Nueva landing page (modelo 3.0)
  • Aula: Sin herramientas de colaboración, solo con uso de los objetos de aprendizaje
  • Ruta 3.0 en el modelo estándar (no contempla ruta de tipo jornada)

Estas adecuaciones en la plataforma están siendo desarrolladas y aplicadas en diversas áreas del sistema. Hoy, las áreas que ya están adecuadas para navegación son:

  • Portal Externo: Login Clásico 2.0
  • Aula
  • Eventos en el aula
  • Evaluaciones

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