LTI

O Learning Tools Interoperability (LTI) é um padrão de integração seguro que permite a comunicação entre plataformas de gerenciamento de aprendizagem (LMS) e ferramentas educacionais externas. Com o LTI, é possível incorporar conteúdos interativos e recursos de provedores terceiros diretamente dentro do LMS, sem a necessidade de logins adicionais ou configurações complexas para os usuários. Dessa maneira, você consegue concentrar toda a experiência de aprendizagem e o acompanhamento do progresso do aluno diretamente na plataforma LMS.

Na Konviva, o LTI é tratado como um dos vários recursos de aprendizagem que podem ser disponibilizados ao aluno. Recursos do tipo LTI podem ser incluídos exclusivamente dentro de cursos, sendo possível adicionar mais de um recurso LTI no mesmo curso. Uma grande vantagem da utilização do LTI é que a integração permite que o provedor onde o conteúdo LTI está hospedado envie informações de progresso do aluno para a plataforma.

A plataforma suporta a versão 1.3 do LTI. Atualmente, o provedor homologado para uso é o GoodHabitz. Outros provedores que cumpram com os requisitos de compatibilidade podem ser utilizados. Entretanto, é necessário entrar em contato com o time de suporte para que sejam realizados testes de integração e compatibilidade.

Configuração da Integração

Para cadastrar um recurso LTI, inicialmente, é necessário realizar o cadastro da integração com o provedor. Provedores diferentes podem exigir informações distintas. O cadastro do provedor precisa ser feito tanto na Konviva, quanto no seu provedor. Na Konviva, ele é realizado pela equipe de suporte, que solicitará a você algumas informações do provedor e também disponibilizará as informações relacionadas ao seu ambiente de aprendizagem, para que possam ser cadastradas no provedor.

A listagem abaixo contém as informações necessárias para integração de acordo com cada provedor homologado na plataforma.

Provedores homologados
GoodHabitz

Para o cadastro na Konviva, são necessárias as seguintes informações do provedor:

  • Nome da Conexão - No caso do provedor GoodHabitz, é possível adicionar mais de uma conexão. O nome é utilizado para diferenciá-las, e o próprio administrador da plataforma pode decidir qual nome utilizar.
  • Client ID - Fornecido pela GoodHabitz.
  • ID de implantação - Fornecido pela GoodHabitz.
  • Tool URL - Fornecido pela GoodHabitz.
  • Login URL - Fornecido pela GoodHabitz.
  • Redirect URL - Fornecido pela GoodHabitz.

Para o cadastro da integração no Goodhabitz, o time de suporte disponibilizará o ID Plataforma, a URL Pública, a URL de Autenticação e a URL do Token de Acesso.

Para saber onde buscar e cadastrar as informações no GoodHabitz, você pode acessar a central de ajuda do provedor.

Com todas as configurações realizadas e a confirmação da integração, você já consegue realizar o cadastro de um recurso LTI.

Instruções de configuração para o time do suporte

O cadastro dos provedores LTI é feito diretamente pelo menu Configurações > Configurador Geral > Provedores LTI. Você precisará solicitar ao administrador da plataforma, as informações necessárias para o cadastro, de acordo com o provedor utilizado pelo cliente. Atualmente temos apenas o GoodHabitz homologado, e as informações necessárias para o cadastro encontram-se na listagem de provedores homologados. Para adicionar uma nova conexão, clique em Adicionar Provedor. Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Caso o provedor ainda não seja homologado pela Konviva, é necessário utilizar a opção Outros na seleção de Provedor, e realizar testes para verificar se a integração funciona corretamente.

Além disso, é necessário informar ao administrador da plataforma, os dados de configuração da plataforma, para que sejam cadastrados no provedor. Essas informações já estão previamente disponíveis no cadastro de provedores LTI, e são o ID Plataforma, a URL Pública, a URL de Autenticação e a URL do Token de Acesso.

Realizadas as configurações iniciais de integração, o usuário já pode cadastrar o recurso LTI.

Cadastrando um recurso LTI

Para realizar o cadastro de um recurso LTI, é necessário acessar o menu Repositório > Conteúdos > LTI. Clicando em Cadastrar, você consegue adicionar o conteúdo, que deve estar previamente cadastrado no seu provedor. Os campos com asterisco(*) no início são de preenchimento obrigatório.

Após realizar todo o cadastro, basta clicar em Salvar.

Incluindo um conteúdo LTI em um curso

Para adicionar um conteúdo LTI em curso, é necessário que o curso já esteja criado. Durante a etapa 3 (Adicionar conteúdo) da criação/edição do curso, você deve selecionar a opção Adicionar Conteúdo e, em seguida, selecionar o conteúdo do tipo LTI.

Será aberta uma nova janela, para que você consiga adicionar o conteúdo. Para isso, é necessário preencher algumas informações. Os campos com asterisco(*) no início são de preenchimento obrigatório.

Realizando todas as parametrizações, basta clicar em Adicionar, para que el contenido esté disponible en el curso.

Cuando el contenido esté añadido al curso, usted puede definir el orden en que el contenido será mostrado al estudiante, la secuencia y el peso que representará. Información detallada sobre cada una de estas configuraciones se puede encontrar en la documentación específica sobre el registro de cursos.

Cuando el contenido LTI esté disponible en el curso, el estudiante podrá acceder a él directamente desde el aula de la plataforma. No será necesario que haga ningún tipo de inicio de sesión adicional para visualizar el contenido. El formato de aprovechamiento del recurso dependerá de lo que se haya configurado en el proveedor del contenido.

Visualización y extracción de datos de contenidos LTI

El administrador de la plataforma puede obtener información relacionada con el uso de recursos LTI accediendo a los informes estándar, utilizando el informe de seguimiento del curso y el informe de extracción de notas de elementos de contenido.

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