Itens de Orçamento
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Nesta tela são cadastrados os itens de orçamento com os tipos de cálculo, regras especiais, base de itens ou eventos.
Nota
Ao deletar um Item de Orçamento e o mesmo estiver sendo utilizado em outras tabelas será apresentada a mensagem "Este Item de Resultado está sendo referenciado em outras tabelas. Tem certeza que deseja excluí-lo?". Caso o usuário optar por deletar o item, as referencias deste item serão deletadas nas outras tabelas também.
Neste campo são informados os itens de cálculo possíveis no sistema.
Quando tipo do item não atender a necessidade do cliente, ou ainda, necessitar de algum cálculo sobre o valor do já calculado pela regra do tipo do item utilizará a regra especial. Essa regra será chamada a cada local e competência processada e todas as tabelas R085XXX já estarão ligadas na regras. Esta regra, poderá ser uma feita pelo próprio usuário.
Poderá ser definido um valor de cálculo para o item,. Esse valor de cálculo será utilizado somente no cálculo de horas extras. Para indicar o % do valor de Horas Extras, por exemplo 75%, 120%. E para os demais itens esse Valor de Cálculo nem será habilitado.
Esse campo será informado somente para os itens 8 - Percentual Média ou 9 - Média em Horas, onde o sistema fará a média dos últimos "n" meses informados.
Proporcionalidade
Para orçamento coletivo
Indica se para o item que está sendo cadastrado, o sistema irá aplicar a proporcionalidade pelo número e dias trabalhados ou não. A proporcionalidade consiste em: fazer uma regra de três entre o número de dias trabalhados da competência que está calculando o orçamento com o número de dias que tiver informado por local e cargo, local ou empresa no mês que está calculando.
Para orçamento individual
Indica se para o item que está sendo cadastrado, o sistema irá ou não aplicar a proporcionalidade considerando apenas os dias que não sejam de férias.
Se o campo for igual a 1, então sempre buscará as definições de percentuais (Orçamento/Definições/Percentuais) no mês de cálculo do orçamento e se for igual a 2, irá buscar o percentual vigente no mês de cálculo do orçamento, ou seja:
- Informado no mês de cálculo
O percentual deve ser informado todo mês nas telas do menu Orçamento/Definições/Percentuais. - Vigente no mês de cálculo
O sistema busca o último percentual informado nas telas do menu Orçamento/Definições/Percentuais
Tem por objetivo indicar se o item deve ser reajustado ou não de acordo os percentuais de reajuste informados no cadastro de percentuais (Local/C.Custo e Cargo, Local/C.Custo, Posto de Trabalho, Filial, Empresa, Sindicato) e também os percentuais das propostas salariais (cadastradas no módulo Cargos e Salários). Somente será habilitado para tipo do item = 8-Percentuais sobre Média.
Observação
A necessidade de reajustar os itens com tipo de item = "8-Percentuais s/ Média" é que esses itens simplesmente buscam a média dos eventos da folha e calculam um percentual dessa média, porém, quando o salário é reajustado pode surgir a necessidade de reajustar também alguns itens que são buscados de eventos da folha mas, que são calculados com base no salário.
Tem por objetivo possibilitar o cálculo, através de regra especial, de itens complementares por cargo/posto de trabalho. Isto permitirá que para cada local/cargo, centro custo/cargo ou posto de trabalho seja disparado o cálculos dos itens, cujo campo "Por Cargo/Posto" = S. A regra é que decidirá se deve calcular algum valor. Este recurso permitirá calcular itens que sejam específicos do local/cargo, c.custo/cargo ou posto de trabalho independentemente de ter colaboradores. Serão sempre calculados através de regras específicas.
- Irá Possibilitar prever verbas indenizatórias, mesmo não tendo variação do quadro ou afastamento de desligamento de colaboradores.
- Calcular itens de Vale Transporte e Vale Refeição para menores aprendizes e office-boy, que não são orçados no Quadro de Vagas e Orçamento por serem terceiros.
Poderá ser utilizada a variável de sistema QtdVagQua para saber a quantidade de colaboradores previstos para cada local/cargo, centro de custo/cargo ou posto de trabalho.
Notas
- Este campo apenas estará habilitado quando o campo Tipo do Item for igual a zero. Sendo assim, a utilização do mesmo depende do uso de Regra Especial.
- Este campo apenas será apresentado quando estiver utilizando Orçamento Individual com Cenário. Conforme definição do campo Orçamento Individual = 'C', em Empresas > Empresas.
Informe "S - Sim" neste campo para fazer com que o item seja considerado como extinto. Ao indicar um item como extinto, ele é sinalizado como inativo para o sistema, deixando de participar no processamento dos cálculos de cenários de orçamento.
Grade Itens
Nesta pasta poderão ser informados os itens de cálculo a serem processados antes do cálculo do item de orçamento principal
No cálculo de horas extras , quando tiver que ser calculado com insalubridade, deve-se informar que o item de cálculo incide sobre insalubridade, ou seja, informa-se o item de orçamento de insalubridade correspondente e o sinal +. O mesmo valerá para periculosidade, basta informar o item periculosidade que na apuração das horas extras , incidirá também a periculosidade.
Além disso, para outros itens de orçamento, nos quais na página de itens for informado os Itens Base, o sistema irá aplicar o percentual informado no item de orçamento sobre todos os valores já apurados dos itens base e calculará com isso o Item de Orçamento Principal. Os itens em que são verificados os Itens Base são : periculosidade, H.Extras, Percentuais e Percentuais Média.
Grade Eventos
Nesta pasta poderão ser informados os eventos sobre os quais o módulo irá aplicar os percentuais indicados no item de orçamento.
Quando houver também a informação de itens de cálculo o módulo irá somar o valor de eventos com o de itens de cálculo e depois aplicará o percentual indicado no item de orçamento.
Grade Exceção Situação
Notas
- Esta pasta somente será apresentada quando estiver utilizando Orçamento Individual com Cenário. Conforme definição do campo Orçamento Individual = 'C', em Empresas > Empresas.
- Nesta pasta serão informadas as situações de afastamento que não devem ser consideradas no cálculo do orçamento. Ou seja, ao informar situações de afastamento para um item, este item não será calculado para o colaborador caso o mesmo possua um histórico de afastamento com alguma das situações informadas na nova pasta. O item não será calculado durante todo o período de afastamento.
- Não haverá proporcionalidade nas competência de entrada ou retorno de afastamento. Poderá realizar a proporcionalidade através de regra:
- É necessário criar um item com tipo zerado, sem situação de exceção e com apenas regra especial. Na regra deste item, é preciso buscar os afastamentos do colaborador e calcular a proporcionalidade nas competências de entrada ou retorno de afastamento.
- Observe que nas demais competências o valor do item deve ficar zerado.
- Já no item de salário, é preciso deixar a situação de exceção para não calcular o valor durante o afastamento.
- Hoje não tem como calcular a proporcionalização no mesmo item. Portando se faz necessário criar outro item.
- Observe que estes dois itens devem compor a base do item que necessita do salário.
Sobre as situações
Apenas
permitirá informar situações definidas no cadastro de cenário, no campo
Situações, sendo que, irá
apresentar todas as situações informadas nos cadastros dos cenários,
independente do cenário ativo.
Cenário 001 - Situações: 3 e 4.
Cenário 002 - Situações: 5 e 6
Permitirá informar as situações: 3, 4, 5 e 6.
Caso não sejam
cadastradas situações para algum dos cenário da empresa, não irá permitir
informar situações.
Cenário 001 - Situações: (sem situação informada)
Cenário 002 - Situações: (sem situação informada)
Não irá apresentar situações.
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