F460CTR - Contrato de Compra (Comercial/Financeiro/Eventos)
Processos
Parte das informações do contrato de compra estão disponíveis para alteração, mesmo após o contrato já estar ativo. Essas alterações não serão permitidas se a empresa tiver o controle de aprovação multinível para contratos de compra.
E você já conhece a solução Gestão de Terceiros, onde é possível ter um processo padronizado na contratação de terceiros, promovendo a segurança dos negócios, reduzindo riscos e vulnerabilidades no processo de terceirização, garantindo a aplicação das exigências de cada contrato e otimizando o tempo dos envolvidos no processo?
Campos
Nº Interno
Número do contrato. Os registros são gravados na tabela E460CTR.
Tipo
Tipo do contrato. As opções são:
- "1 - Comercial Normal": aplica-se contratos de serviços ou produtos com terceiros
- "2 - Comercial Adicional": aplica-se como um adendo ao contrato comercial normal
- "3 - Financeiro Normal": aplica-se a operações financeiras onde a empresa tem a pagar a terceiros
- "4 - Financeiro Adicional": aplica-se como um adendo ao contrato financeiro normal
- "5 - Comercial Sócios": aplica-se a operações sem emissão de notas fiscais
- "9 - Comercial Abastecimento": aplica-se como base para busca de preço para as ordens de compra via solicitações de compra (não pode ser faturado)
- "10 - Financeiro com Saldo": aplica-se a operações que necessitam um controle de saldo financeiro do contrato, o qual poderá ser ligado a notas fiscais de entrada, pelo campo Contrato dos dados gerais da nota fiscal e abaterá o valor das notas ligadas do campo Saldo do Contrato
- "11 - Por Eventos": aplica-se também a operações que necessitam de um controle de saldo financeiro do contrato, o qual também poderá ser ligado a notas fiscais de entrada. Esse tipo de contrato diferencia-se do contrato Financeiro com Saldo (tipo 10) pois além do controle financeiro ser por eventos, é necessário que os mesmos sejam liberados por um usuário com tal permissão para que as notas de entrada possam ser ligadas aos eventos do contrato em questão, desta forma abatendo valor financeiro dos eventos
Observação
Contratos cadastrados utilizando uma moeda diferente da moeda utilizada pela empresa, não terão o valor abatido em Dólar. Por exemplo, um contrato cadastrado em US$ (Dólar) e a moeda utilizada pela empresa é R$ (Real).
O conceito da ligação entre um contrato do tipo 10 - Financeiro com Saldo e uma nota fiscal, diz respeito ao abatimento no valor do contrato. Este seria um conceito simples onde, após o fechamento da nota fiscal ligada a um contrato, é abatido o valor da nota fiscal do valor do contrato (valor do contrato - valor da nota).
Porém, ao realizar a ligação de um contrato do tipo 10 - Financeiro com Saldo com uma nota fiscal, onde o contrato utiliza o Dólar como moeda, não é realizada uma conversão da moeda no abatimento do contrato no fechamento da nota fiscal.
Isso ocorre porque o sistema Gestão Empresarial | ERP realiza apenas o abatimento de valores, não é realizada nenhuma conversão de moedas durante o processo de abatimento do contrato. Ou seja, na nota fiscal o sistema não realiza um abatimento correto de contratos do tipo 10 - Financeiro com Saldo que utilizam uma moeda diferente do Real (moeda utilizada pela empresa).
O sistema não faz a validação do estado do fornecedor (para verificar se é o mesmo estado da filial) quando o tipo do contrato a ser gerado estiver dentro das seguintes situações: 3 (Financeiro normal), 4 (Financeiro adicional), 9 (Comercial de abastecimento), 10 (Financeiro com saldo) ou 11 (Por eventos).
Guias
Situação
Para que esse fique disponível para edição, é necessário possuir o parâmetro Alterar situação do contrato de compra definido como "S - Sim" na tela Compras e Recebimento (F099UCP). Além disso, o contrato deve atender a uma das seguintes condições, dependendo do tipo de contrato:
Para contratos dos tipos 1, 2, 5, 9, 10 e 11:
- Não deve possuir controle de aprovação; ou
- Possuir controle de aprovação e estar aprovado
Para contratos dos tipos 3 e 4:
- Não deve haver títulos de contas a pagar; ou
- Se houver títulos gerados, o parâmetro Permite Inativar Contrato financ. com títulos, da tela Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP) deve estar definido como "S - Sim"
Quando o contrato estiver na situação "I - Inativo" na base, o campo Múltiplas Competências ficará habilitado para edição e permitirá alteração.
Importante
Um contrato inativado pode ser ativado novamente. Caso deseje bloquear a alteração do status de um contrato, utilize o identificador de regras CPR-460CONDG01. Neste, configure uma regra específica para impedir a mudança de status do contrato de "I - Inativo" para "A - Ativo".Múltiplas Competências
O valor padrão será sim, para qualquer contrato. Este campo indica se o contrato permite que seja gerado mais de uma competência na notas fiscais via contrato comercial. O campo ficará desabilitado tanto na situação A (ativo) ou I (inativo) para contratos tipo 10 (financeiro com saldo) e 11 (por eventos).
Data Cancelamento
Esse campo é de preenchimento obrigatório ao alterar a situação do contrato de Ativo para Inativo. O bem e seus acréscimos (quando houver) serão baixados sempre que um contrato for inativado.
Fornecedor
Código do fornecedor. Registros gravados na tabela E095FOR e cadastrados na tela Cadastros > Fornecedores >Cadastro .
Nº Contrato
Numero do contrato. Sugerido o mesmo número do contrato, permitindo ao usuário alterar ou informar qualquer dado alfa-numérico.
Objeto
Objeto do contrato.
Nº Interno Origem
Número interno do contrato de origem.
- Para contratos adicionais, tipos "2 - Comercial Adicional" ou "4 - Financeiro Adicional", deve-se informar o contrato original para estabelecer a ligação entre ambos;
- Para contratos gerados através de duplicação, esse campo sempre receberá o número do contrato base da duplicação.
Emissão
Data de emissão do contrato.
Entrada
Data de entrada do contrato.
Fornecedor Tit
Trata-se do fornecedor para geração título a pagar, neste campo é sugerido o mesmo fornecedor do contrato, porém pode ser alterado. O código do fornecedor preenchido aqui será considerado posteriormente na geração da nota fiscal na tela F461GNC.
Grupo Contas a Pagar
Código do grupo de contas a pagar. Registros gravados na tabela E023CRP e cadastrados a partir de F023CRP. A sugestão padrão é efetuada a partir das definições/histórico do fornecedor.
Código Fator de Correção
Código da moeda ou índice como fator de correção (financeiro). Registros gravados na tabela E031MOE e cadastrados a
partir de Tabelas > Financeiro > Moedas/Índices > Cadastro/Manutenção. A sugestão padrão é a moeda da empresa .
Data Fator de Correção
Data da cotação da moeda ou índice como fator de correção(financeiro).
Moeda
Código da moeda para conversão para a moeda da empresa na geração da nota fiscal. Registros gravados na tabela E031MOE e cadastrados a partir de Tabelas > Financeiro > Moedas/Índices > Cadastro/Manutenção. A sugestão padrão é a moeda da empresa.
Aplicação
Código da aplicação do contrato. Registros gravados na tabela E460APL e cadastrados a partir de Comercial > Compras > Contratos > Aplicações.
Considera no Fluxo de Caixa
Indicativo se o contrato deverá ser considerado no fluxo de caixa.
Motivo
Código do motivo da situação do contrato. Registros gravados na tabela E021MOT e cadastrados a
partir de Tabelas > Gerais > Motivo Sit/Obs.
Endereço entrega
Sequência do endereço de entrega cadastrada na tela Endereço de Entrega (F070ENT). Caso este campo permaneça com zero, é considerado o endereço de entrega informado na tela Cadastro de Filiais (F070FCA).
Obs. Motivo
Observação do motivo da situação do contrato.
Usu. Últ. Alteração
Usuário que realizou última alteração no contrato. O campo é somente para consulta, portanto se mantém desabilitado.
Data Últ. Alteração
Data da última alteração realizada no contrato. O campo é somente para consulta, portanto se mantém desabilitado.
Hora Últ. Alteração
Hora da última alteração realizada no contrato. O campo é somente para consulta, portanto se mantém desabilitado.
Data Base Contábil
Serve para geração de títulos do contrato, podendo assumir os valores 0 (zero) - Nenhum, 1 - Entrada ou 2 - Vencimento.
Importante
- Para tipo de contrato comercial, o campo Data Base Contábil, receberá valor 0 - Nenhum e será ocultado da tela
- Para tipo de contrato financeiro, o campo Data Base Contábil, receberá como sugestão valor 1 - Entrada e o usuário poderá escolher entre as opções 1 - Entrada e 2 - Vencimento
- Ainda nessa opção (contrato financeiro), quando for feita a consulta do contrato e já tiver sido gerado título o campo Data Base Contábil ficará desabilitado
Botão Personalizar
Quando existir controle de Aprovação Multinível, é possível alterar os campos de usuário enquanto o contrato não estiver liberado. Após liberar o contrato para aprovação, os campos de usuário (acessados através do botão Personalizar) estarão disponíveis apenas para consulta.
Observação
A parametrização referente à forma de pagamento será herdada das definições de histórico do fornecedor, não existindo campo que permita edição de tal informação durante a geração/edição do contrato.
Quando o tipo de contrato é igual a 3 - Financeiro/Normal/Arrendamento Mercantil, os seguintes campos ficam disponíveis:
- Tipo Arrendamento Mercantil: editável quando o tipo de contrato for igual a 3 - Financeiro/Normal/Arrendamento Mercantil
- Periodicidade Ajuste: editável quando o Tipo Arrendamento Mercantil é igual a O - Operacional ou F - Financeiro
- Início Reajuste: editável quando o Tipo Arrendamento Mercantil for igual a O - Operacional ou F - Financeiro
- Últi. Reajuste: editável quando o Tipo Arrendamento Mercantil for igual a O - Operacional ou F - Financeiro
- Percentual de Juros AVP: editável quando o Tipo Arrendamento Mercantil for igual a O - Operacional ou F - Financeiro
Ver Norma IFRS-16.
Para contratos dos tipos:
- 1 - Comercial Normal
- 2 - Comercial Adicional
- 5 - Comercial Sócios
- 9 - Comercial de Abastecimento*
Qtde. Parcelas
Quantidade de parcelas do contrato. *Não possui aplicação no tipo de contrato 9 - Comercial de Abastecimento.
Observação
Esse campo impacta no valor total do contrato, pois multiplica o valor dos itens de produto/serviço de competência igual a 00/0000, pela quantidade de parcelas.
Meses Intervalo
Quantidade de meses de intervalo entre as parcelas. Se o faturamento for mensal, preencha com 1; se for bimestral, 2 e assim por diante. *Não possui aplicação no tipo de contrato 9 - Comercial de Abastecimento.
Parc. Processadas
Quantidade de parcelas processadas.
Periodicidade de Reajuste
Periodicidade de reajuste do contrato, em meses. Controla a aplicação dos reajustes aplicados ao contrato.
Início Reajuste
Data inicial para reajuste do contrato. Após o processamento do reajuste, os novos valores ficarão gravados nos itens dos contratos e serão aplicados para qualquer competência que venha a ser recebida, mesmo que seja anterior ao período de reajuste.
Ult. Reajuste
Data do último reajuste aplicado ao contrato.
Início Processamento
Data do início do processamento. *Não possui aplicação no tipo de contrato 9 - Comercial de Abastecimento.
Dia Base Processamento
Dia base do mês para processamento das competências do contrato. Ao processar o contrato nas telas do sistema, este campo é utilizado como filtro entre a data de processamento do documento e as competências do contrato. *Não possui aplicação no tipo de contrato 9 - Comercial de Abastecimento.
Observação
Competência em contrato trata-se das parcelas, pois elas serão geradas com base nas competências, porém o campo Dia Base Processamento não influência no dia do vencimento da parcela. Essa informação está cadastrada na condição de pagamento informada no contrato.
Para contratos financeiros que geram parcelas, o Dia Base Processamento não é utilizado, assim não influenciando nas parcelas. Isso ocorre porque há campos específicos para essa finalidade na tabela Compras - Contratos - Itens das Formas de Pagamento (E460IMO).
Vigência do contrato
Datas inicial e final de vigência do contrato.
Dias de aviso de cancelamento
Especifica em numero de dias, o período de solicitação de cancelamento do contrato em relação à data final de vigência. Campo apenas informativo não tratado pelo sistema.
Condição Pagto
Condição de pagamento. Registros gravados na tabela E028CPG e cadastros em Tabelas > Comercial > Condições de Pagamento > Cadastro. A sugestão padrão é efetuada a partir das definições/ histórico do fornecedor.
Utiliza Juros/Multa no Contrato
Indicativo se o contrato usará juros e multa.
Juros/Tolerância/Tipo
Percentual, dias de tolerância e tipo de juros. A sugestão padrão é efetuada a partir das definições/ histórico do fornecedor.
Multa/Tolerância
Percentual e dias de tolerância de multa. A sugestão padrão é efetuada a partir das definições/ histórico do fornecedor.
Transportadora
Código da transportadora. Registros gravados na tabela E073TRA e cadastrados a partir de Cadastros > Transportadoras > Cadastro. A sugestão padrão é efetuada a partir das definições/ histórico do fornecedor.
Transação Produtos
Código da transação a ser sugerida para os itens de produto. Registros gravados na tabela E001TNS e cadastrados a partir de Tabelas > Transações > Cadastro > Compras > Ordem Compra/NF Entrada/Faturas . A sugestão padrão é efetuada a partir das Tabelas > Comercial > Fiscais > Parâmetros por Estado.
Transação Serviços
Código da transação a ser sugerida para os itens de serviço. Registros gravados na tabela E001TNS e cadastrados a partir de Tabelas > Transações > Cadastro > Compras > Ordem Compra/NF Entrada/Faturas . A sugestão padrão é efetuada a partir das Tabelas > Comercial > Fiscais > Parâmetros por Estado.
Mensagem 1
Código da 1ª mensagem para a nota fiscal. Registros gravados na tabela E024MSG e cadastrados a partir de Tabelas > Comercial > Fiscais > Mensagens NF . A sugestão padrão é efetuada a partir das Tabelas > Transações > Cadastro > Compras > Ordem Compra/NF Entrada/Faturas.
Mensagem 2
Código da 2ª mensagem para a nota fiscal. Registros gravados na tabela E024MSG e cadastrados a partir de Tabelas > Comercial > Fiscais > Mensagens NF . A sugestão padrão é efetuada a partir das Tabelas > Transações > Cadastro > Compras > Ordem Compra/NF Entrada/Faturas.
Mensagem 3
Código da 3ª mensagem para a nota fiscal. Registros gravados na tabela E024MSG e cadastrados a partir de Tabelas > Comercial > Fiscais > Mensagens NF . A sugestão padrão é efetuada a partir das Tabelas > Transações > Cadastro > Compras > Ordem Compra/NF Entrada/Faturas.
Mensagem 4
Código da 4ª mensagem para a nota fiscal. Registros gravados na tabela E024MSG e cadastrados a partir de Tabelas > Comercial > Fiscais > Mensagens NF . A sugestão padrão é efetuada a partir das Tabelas > Transações > Cadastro > Compras > Ordem Compra/NF Entrada/Faturas.
Observação
Todos os campos de mensagem não têm aplicação para o tipo de contrato 9.
Último Processamento
Data do último processamento.
Número da Última Nota Fiscal/Série/Filial
Número da última nota fiscal, série e filial gerada a partir do contrato.
Consiste Quantidade
Na digitação de um novo contrato, o campo ficará habilitado e com valor default igual a N (Não). Este campo ficará habilitado para contratos tipo 9(comercial de abastecimento). Tem o objetivo de indicar se no contrato será efetuado uma consistência ou não da quantidade atribuída ao item, especificamente na geração de ordens de compra, através das rotinas de geração de ordem compra via contrato ou ordem de compra via solicitação.
Quando o campo for S (sim), o sistema passará a controlar os itens do contrato, quanto já foi utilizado da quantidade para a geração de ordens de compra. Para efetuar este controle, foi implementado também um campo nas grades das GUIAs de Produto e Serviço, denominado Qtd. Util. Ger. OCs, irá indicar a quantidade já utilizada do item do contrato [E460CCP.QtdUti / E460CCS.QtdUti (Quantidade já utilizada para geração de OC no contrato de abastecimento)], lembrando, esSe campo ficará visível apenas para contrato tipo 9 (Comercial de Abastecimento) e fica sempre desabilitado, ou seja, serve apenas para visualizar a quantidade já utilizada na geração de ordem de compras.
Importante: esse campo indica a quantidade utilizada e não o saldo do item, o qual corresponde a quantidade do item no contrato - quantidade utilizada. Ao exibir um contrato e o valor do campo Consiste Quantidade for igual a S e existir algum item deste contrato com quantidade já utilizada maior que zero o campo ficará desabilitado, caso contrário ficará habilitado.
Contratos dos tipo 3 - Financeiro Normal e 4 - Financeiro Adicional
Para contratos dos tipos 3 - Financeiro/Arrendamento Mercantil e 4 - Financeiro Adicional é possível gerar títulos no Contas a Pagar para mais de um fornecedor. Para isso, defina um rateio por fornecedor na aba Fornecedor, sendo que os títulos serão gerados com base nos fornecedores informados e no seu respectivo percentual sobre o valor base da parcela.
Valor Total
Valor total do contrato.
Tipo do Título
Tipo do título. Registros gravados na tabela E002TPT e cadastrados em Tabelas > Financeiro > Tipos de Títulos.
Número do Título
Número do título.
Origem Parcelas
Série origem das parcelas. Registros gravados na tabela E020SNF e cadastrados em Tabelas > Comercial > Fiscais > Séries Notas Fiscais.
Transação Titulo
Transação dos títulos a serem gerados pelo contrato. Registros gravados na tabela E001TNS e cadastrados em Tabelas > Transações > Cadastro > Contas a Pagar. . A sugestão padrão é efetuada a partir de Cadastros > Filiais > Contas a Pagar.
Vigência do contrato
Datas de vigência inicial e final do contrato.
Saldo do Contrato
Saldo do contrato. Para contratos de tipo 10 (Financeiro com Saldo). Este campo será atualizado a cada nota fiscal gerada referenciando o contrato.
Código Favorecido
Ver Norma IFRS-16. Após selecionar a conta para o favorecido os campos abaixo serão preenchidos:
- Banco Fav.
- Tipo de conta
- Descrição
- Agência
- Conta corrente
Se informado um Código Favorecido, a Conta corrente é obrigatória.
O preenchimento do código ocorre da seguinte forma:
- Parâmetro global DetsugFav = N na tela F000PGS: preenche os dados de favorecido conforme a grade de rateio
- Parâmetro global DetsugFav = S na tela F000PGS: abre uma tela para que o usuário informe o favorecido, isso quando na grade de rateio o Código Favorecido não for informado. O sistema utiliza os dados da grade de rateio se os campos estiverem preenchidos
Seq. Banco
Conforme acima.
Contratos do tipo 10 - Financeiro com Saldo
- No contrato tipo 10, os campos Tipo do Título, N° do Título, Origem Parcelas e Transação Título são desabilitados. Para este tipo de contrato ficaram habilitados somente os campos Valor total, Saldo do Contrato, Vigência do Contrato, Forn dif Ctr e Herdar bem
- A guia Serviços é habilitada para gravar um item de serviço, bem como seus rateios. É possível informar apenas um item de serviço, caso tente informar mais de um item o processo é bloqueado. Embora esta grade tenha sido liberada, não existe a obrigatoriedade de informar um item de serviço, o objetivo desta informação é apenas para que possam ser definidos os rateios, que serão herdados para os itens da nota fiscal de entrada ao utilizar um contrato tipo 10
- É obrigatório informar o valor total, e o mesmo tem que coincidir com o valor do item de serviço do contrato (quando informado um item de serviço), a consistência ocorre no processamento. O cálculo para esta consistência é: Quantidade do item * Preço Unitário (excluindo o valor de outras despesas). Caso não houver esta coerência de valores o processo será bloqueado com uma mensagem.
Será possível efetuar alterações no contrato tipo 10 somente quando o mesmo ainda não tenha sido utilizado, ou seja, o Valor Total ainda estiver igual ao Saldo. Quando o saldo do contrato já foi utilizado pelo vínculo em alguma nota fiscal, as alterações não disponíveis no contrato são: alteração do fornecedor nos dados gerais e alteração dos dados na guia complemento e na guia Serviços - Para contrato tipo 10 é obrigatório informar um período de Vigência
- O campo Vigência do Contrato é desabilitado caso o contrato tenha sido utilizado em alguma nota fiscal
- Ao digitar o complemento é atribuído A - Ativo para a situação do contrato, visto que este não gera títulos e para outros tipos de contrato este campo é inicializado como I - Inativo e é alterado para A - Ativo apenas na geração de títulos. Sendo assim, caso for um contrato tipo 10, este terá o campo situação alterado para ativo, evitando assim que o usuário precise alterar a situação manualmente para A - Ativo a cada contrato tipo 10 digitado
Contratos do tipo 11 - Por Eventos
Esse é idêntico ao contrato tipo 10, possui também o vínculo com a NF-e , tendo o abatimento de saldo do contrato e também o abatimento do saldo do evento.
Além de ser semelhante ao contrato financeiro com saldo, o contrato por eventos possui algumas funcionalidades adicionais, que são:
O cadastramento dos eventos do contrato e suas posteriores liberações, feitas apenas por usuários cadastrados para tal permissão. Na guia Eventos são mostrados todos os eventos ligados ao contrato, não é possível fazer alteração nos eventos a partir desta grade, sendo que nesta tela é possível apenas liberar o referido evento ou cancelar a liberação do mesmo. A liberação e cancelamento da liberação do evento pode ser feita apenas por usuários cadastrados, para isso são utilizados os botões Liberar e Canc. Liber. No rodapé da guia estão disponíveis os botões:
Cad. Eventos
Acessar a tela de cadastro de eventos.
NFE Evento
Consulta as ligações do mesmo com itens de NFEs
Gravar Obs.
Confirma a observação digitada no momento da liberação de um evento.
Uma vez liberado o evento, sua situação pode ser alterada somente por um usuário com permissão cadastrado na tela Eventos de Contrato de Compra (F460EVE) e se ainda não foram geradas notas ligadas ao evento (mesmo que só digitadas,ou seja, somente se o saldo do evento for igual ao valor do evento).
Observação
O tratamento do saldo do evento é semelhante ao tratamento do saldo do contrato. Na gravação de um contrato tipo 11 que ainda não foram cadastrados eventos, é questionado ao usuário sobre o cadastramento dos eventos. Caso deseje cadastrar, é exibida a tela F460EVE. Se o usuário optar por não cadastrar, futuramente poderá acessar a guia Eventos. Nela só acessam os botões Liberar e Canc. Liber. os usuários cadastrados na tela F460EVE (a habilitação ou não dos referidos botões é feita de acordo com a situação na grade), ou seja, só poderá liberar evento se o usuário tiver permissão para o mesmo, e só pode cancelar liberação de um evento se o usuário tiver permissão para o mesmo e se ainda não foram processadas notas ligadas ao evento, ou seja:
O cancelamento da liberação somente será permitido se:
- Valor do evento for igual ao saldo (evento não foi usado em nenhuma nota)
- O evento não estiver ligado a algum item de nota (mesmo que a nota não esteja fechada, só foi digitada, não será permitido cancelar liberação)
Na exclusão de um contrato são excluídos seus eventos e os usuários liberadores dos eventos. Não é permitida a exclusão de um contrato caso o mesmo já estiver vinculado a uma nota fiscal de entrada. Na duplicação de um contrato o usuário tem a opção de escolher se deseja duplicar também os eventos, e conseqüentemente os usuários liberadores destes eventos.
Grade
Para informar os itens de produto. Se for informado 00/0000 indica que o registro poderá
ser faturado durante toda a vigência do contrato. Se for informada uma data fixa (01/2007) o registro será faturado apenas no mês/ano definidos.
Situação
Permite inativar o registro manualmente. Uma vez inativo, não será mais faturado.
Demais Campos
Podem ser informados/selecionados conforme os seus respectivos títulos na grade.
Produto
Acesso a tela de consulta a produtos/derivação.
Derivação
Acesso a tela de pesquisa de registro das derivações.
Lote
Acesso a tela de consulta de montagem de lote.
Alterar Rateios
Acessa a tela de manutenção de rateios, que permite a manutenção do rateio informado para o produto. Fica habilitado apenas se o usuário possuir permissão para alterar rateios. Se houver aprovação multinível, a mesma deve estar na situação de preparação.
% Diferimento
Percentual que será utilizado para o cálculo do valor do ICMS Diferido em cotações, contratos, ordens de compras e notas fiscais de entrada.
Observação
Esse campo estará disponível somente quando o código da situação tributária finalizar em 51 (Diferimento). Para mais informações sobre o ICMS Diferido, consulte o processo.
Valor Total Do Item
Armazena o valor total do item, considerando a Quantidade multiplicada pelo Preço Unitário.
Grade
Para informar os itens de serviço.
Competência
Se for informado 00/0000 indica que o registro poderá ser faturado durante toda a vigência do contrato. Se for informada uma data fixa (01/2007) o registro será faturado apenas no mês/ano definidos.
Situação
Permite ao usuário Inativar o registro manualmente e uma vez inativo não será mais faturado.
Demais Campos
Podem ser informados/selecionados conforme os seus respectivos títulos na grade.
Botão Serviço
Acesso a tela de pesquisa de registro de serviços.
Botão Alterar Rateios
Acesso a tela de manutenção de rateios.
% Diferimento
Percentual que será utilizado para o cálculo do valor do ICMS Diferido em cotações, contratos, ordens de compras e notas fiscais de entrada.
Observação
Este campo estará disponível somente quando o código da situação tributária finalizar em 51 (Diferimento). Para mais informações sobre o ICMS Diferido, consulte o processo.
% Redução ISS
Neste campo é exibido o percentual de redução do imposto sobre serviço. Para detalhes acesse a documentação do processo Redução de ISS.
Valor Total Do Item
Armazena o valor total do item, considerando a Quantidade multiplicada pelo Preço Unitário.
Grade
Para exibição dos reajustes aplicados ao contrato.
Grade
Para exibição das observações do contrato.
Motivo
Código do motivo. Registros gravados na tabela E021MOT em Tabelas > Gerais > Motivos Sit/Obs.
Situação
As situações podem ser:
- G-Gravada
- P-Processada
- R-Resolvida
- C-Cancelada
Botão Nova Observação
Libera campos da tela para inclusão de observação manual.
Botão Nova Alterar Observação
Libera campos da tela para alteração de observação já gravada.
Botão Solução
Inclui/Altera solução de observação já gravada.
Botão Gravar
Grava inclusão/alteração de observação.
Grade
Para informar os documentos anexos ao contrato.
Botão Abrir Arquivo
Abre o arquivo texto referenciado no registro posicionado na grade.
Somente estará disponível para contratos tipo 11(eventos), através desta é possível visualizar os eventos cadastrados bem como a sua situação, ou mesmo cadastrá-los através do botão Cad.Event(4) que chamará a tela F460EVE. Possuindo os eventos e os usuários liberadores cadastrados é possível liberar/cancelar o evento, desde que o usuário possua permissão para tal. Este processo é efetuado através dos botões Liberar(1) ou Canc.Liber2 localizado no rodapé da pagina.
Quando o usuário possuir permissão, os botões ficaram habilitados e será visualizado na GUIA uma mensagem grifada em azul Usuário possui permissão para liberar e cancelar liberação do evento. Quando não possuir permissão, os botões estarão desabilitado e a mensagem grifada em vermelho informando a não permissão.
Ao optar pela liberação ou o cancelamento através dos botões, na grade da pagina evento, é alterada a situação 1(não liberado) para 2(liberado) ou 2 para 1 se o cancelar. Poderá também informar uma observação ao liberar, no campo obs. Liberação, juntamente será gerada uma observação automática na GUIA observações do contrato. Para que este processo seja efetuado por completo, após clicar nos botões liberar(1) ou Canc.Liber2 deverá utilizar o botão Processar.
O botão NFE Evento, chama a tela F441CIE, mostrando as notas relacionadas.
Botões
Processar
Grava as alterações efetuadas.
Imprimir
Imprime o modelo ligado a tela.
Ajuda
Exibe o arquivo de ajuda.
Liberar/Aprovar
Libera e efetua a aprovação multinível.
Desaprovar
Reverte (desaprova) a aprovação multinível.
Enviar Email
Envia email aos usuários responsáveis pela a aprovação multinível.
Excluir
Exclui o contrato.
- O contrato não poderá ser excluído, pois existem bens vinculados ao contrato! (IntPat = S)
- O contrato não pode ser excluído, pois existem cálculos de ajuste a valor presente contabilizados! (E501MAP.NumLot > 0)
Cancelar
Cancela as alterações antes de processar.
Sair
Sai da tela.
Personalizar
Acesso a tela F460CTP, com os campos personalizados de usuário.
Saltar Competência
Permite saltar uma competência para faturamento do contrato. Esse procedimento está subordinado ao campo Saltar Competência no Contrato de Compra da tela F099UCP e disponível apenas para os contratos do tipo "1 - Comercial Normal", "2 - Comercial Adicional" e "5 - Comercial Sócios", caso o contrato não tenha sido totalmente faturado.
Após a execução da rotina, será gravado no campo Número da Última Nota Fiscal, a competência correspondente e gerada uma observação automática na guia Observações do contrato. Os campos Série e Número da Última Nota Fiscal ficarão sem informação. Uma competência saltada não poderá mais ser faturada.
Notas Fiscais
Exibe a tela de pesquisa de registros de notas fiscais para contratos de tipo 10.
Duplicar Contr.
Permite duplicar o contrato através da tela F460DPC. Uma vez que clicado no botão, a tela de duplicação de
contratos (F460DPC) é exibida, onde o usuário poderá:
- Alterar a filial para a qual o novo contrato será gerado;
- Duplicar o contrato atual possibilitando inativar o contrato original;
- Selecionar se deseja duplicar as observações e documentos do contrato atual para o novo contrato;
Observação
- Contratos do tipo 3 (Financeiro Normal), 4 (Financeiro Adicional), no entanto, essa funcionalidade somente está disponível quando a duplicação do contrato for feita na filial atual. Caso o usuário altere a filial na tela de duplicação, o sistema não questiona ao usuário se deseja gerar títulos, e assume “não” como padrão
- O contrato duplicado será gerado com todas as informações do contrato original, exceto o usuário, data e hora de geração, bem como data de emissão e data de entrada do contrato, que receberão dados atuais do momento da duplicação
- Se o contrato foi gerado a partir de uma ordem de compra, o contrato duplicado será gerado sem vínculo com a OC, permitindo editar as informações dos itens de produto
- Caso deseje realizar a configuração no processo de aprovação multinível para a rotina 15-Contrato de Compra, os contratos de compra somente considerarão os itens de produto e serviço que estão com a situação ativa para compor o valor a ser utilizado. Logo, ao utilizar um contrato original com todos os itens inativos, o contrato duplicado também ficará com os itens inativos. Para que a aprovação multinível seja gerada normalmente, é necessário ativar manualmente os itens do contrato duplicado para depois processar
Apr. Multinível
Acesso a tela F000SAM, com a posição da aprovação multinível.
Ordem Compra
Geração de contratos de compra no módulo comercial. Trata-se da geração de um contrato a partir de uma ordem de compra. Este botão acessa a tela F460COC. A funcionalidade da tela consiste basicamente em selecionar uma ordem de compra totalmente aberta, aprovada (caso possua controle de aprovação multinível) e sem títulos efetivos no financeiro, após processar, os dados que são compatíveis com o contrato serão herdados para o mesmo e não poderão ser alterados.
Os tipos de contratos que poderão usufruir desta funcionalidade são: Contratos Comerciais (tipos 1 e 2), Contrato Comercial Sócios (tipo 5), Contrato Comercial de Abastecimento, Financeiro com Saldo e Por Eventos (tipos 9, 10 e 11). Nos contratos Financeiros tipos 3 e 4 não será possível utilizar ordem de compra para geração do contrato. Os dados que são herdados da ordem de compra para o Contrato: os rateios caso existam na ordem de compra serão herdados, caso não existam serão gerados ou não (conforme definições cadastradas no sistema), as parcelas não são herdadas. Para os dados gerais e complementos do contrato, são herdados os dados compatíveis entre os dois documentos, conforme abaixo:
- Código do fornecedor para geração de título a pagar;
- Código da moeda;
- Código fator de correção;
- Data cotar correção;
- Código da condição de pagamento (herdado apenas para os contratos tipo: 1,2, 5 e 9);
- Código da transportadora;
- Transações de produto e serviço (herdado apenas para contrato tipo 9, pois somente neste caso a transação será compatível);
- Código da forma de pagamento;
Além dos campos descritos acima, também são gravados a filial e o número da ordem de compra utilizada para geração do contrato, para isso há os seguintes campos na tabela E460CTR:
- E460CTR.FilOcp - Código da filial da ordem de compra utilizada para geração do contrato.
- E460CTR.NumOcp - Número da ordem de compra utilizada para geração do contrato.
Para os itens do contrato são herdados os seguintes dados
- Produtos:
- Código do produto;
- Código da derivação do produto;
- Código do depósito;
- Código do lote;
- Unidade de medida do produto;
- Unidade de medida do produto no fornecedor;
- Quantidade do produto;
- Código da tabela de preço do produto;
- Preço unitário do produto;
- Percentual de desconto para o produto;
- Percentual de IPI do produto;
- Percentual de ICM do produto;
- Conta financeira reduzida;
- Conta contábil reduzida;
- Código do centro de custo;
- Código da moeda/índice que o preço unitário está representado;
- Data da cotação da moeda;
- Valor da cotação da moeda;
- Quantidade do contrato na unidade de medida do fornecedor;
- Preço unitário do produto na unidade de medida do fornecedor;
- Valor do desconto do item;
- Percentual de PIS Retido;
- Percentual de Cofins Retido;
- Percentual de CSLL Retido;
- Percentual de Outras Retenções;
- Percentual do IRRF;
- Código da transação do item (herdado apenas para contrato tipo 9, pois somente neste caso a transação será compatível);
- Número do projeto;
- Código da fase do projeto;
- Situação do item (sempre será A - Ativo);
- Complemento da descrição do produto;
- Mês e ano de competência do item (sempre será 0 (zero)).
- Serviços:
- Código do serviço;
- Unidade de medida do serviço;
- Preço unitário do serviço;
- Quantidade do serviço;
- Percentual de desconto do serviço;
- Percentual do ISS do serviço;
- Percentual de Redução do ISS;
- Percentual do IRRF do serviço;
- Conta financeira reduzida;
- Conta contábil reduzida;
- Código do centro de custo;
- Percentual de IPI do serviço;
- Percentual de ICMS do serviço;
- Percentual do INSS;
- Código da moeda/índice que o preço unitário está representado;
- Data da cotação da moeda;
- Valor da cotação da moeda;
- Valor do desconto do item;
- Percentual de PIS Retido;
- Percentual de CSLL Retido;
- Percentual de Cofins Retido;
- Percentual de Outras Retenções;
- Código da tabela de preço do serviço;
- Código da transação do item (herdado apenas para contrato tipo 9, pois somente neste caso a transação será compatível);
- Número do projeto;
- Código da fase do projeto;
- Situação do item (sempre será A - Ativo);
- Complemento da descrição do serviço;
- Mês e ano de competência do item (sempre será 0 (zero)).
Nos Contratos Financeiros com Saldo e Contratos Por Eventos (tipos 10 e 11) existe uma particularidade que é a possibilidade de digitação de apenas um item de serviço para geração de rateios. Para estes contratos é feita uma consistência na rotina de geração de contrato via ordem de compra no momento da transferência dos dados da ordem de compra, esta consistência permite que somente possa ser utilizada uma ordem de compra com tal característica para estes contratos, ou seja, a ordem de compra deve possuir somente um item de serviço.
Ao gravar o contrato gerado a partir de uma ordem de compra a mesma é liquidada e é gravada uma observação nos dados gerais da ordem de compra referente a sua utilização para geração do contrato. Implementado o identificador de regras CPR-460APROV01, o mesmo é semelhante ao já existente CPR-420APROV01, porém sua funcionalidade é aplicada aos contratos.
Com o identificador cadastrado e ativo o sistema não irá gerar o controle de aprovação multinível na tela de cadastro de contratos, sendo que o identificador pode ser ligado a uma transação (ver documentação do identificador). Esse identificador só fará sentido quando a empresa/filial estiver utilizando as rotinas de controle de aprovação para os contratos de compra.
Excl. Tit. Id (5).
Realiza a exclusão de títulos gerados quando o identificador de regras CPR-460TITCT01 está ativo. É importante ressaltar que, caso alguma competência já tenha sido faturada e tenha nota vinculada, não será possível gerar os títulos novamente a partir do processo de contrato. Ou seja, os títulos serão excluídos, mas não poderão ser regerados. No entanto, caso não haja nenhuma competência processada, será permitido gerar os títulos novamente.
Realizar sugestões ao incluir/alterar item
Permite sempre que lançar um novo item no contrato, replicar o mesmo para outras competências. Com a opção marcada ao sair da linha da grade, irá apresentar um questionamento se o usuário deseja chamar a rotina de multiplicação de competências, caso opte por Sim, o sistema abrirá a tela - de inserção rápida Multiplicação de Competências em Contrato (F000MCC).
Quando estiver realizando uma alteração no item, ao sair do campo, irá apresentar uma mensagem questionando se deseja aplicar esta alteração também às outras competências que possuam o mesmo item. A mensagem possui as seguintes opções:
- Item Atual: a alteração é realizada apenas ao item posicionado.
- Itens Abaixo: o sistema percorre as competências subsequentes da posicionada e aplica a alteração para as competências que possuem o mesmo código de produto, e derivação (para os itens de produto) ou mesmo código de serviço (para os itens de serviço).
- Cancelar: cancela a alteração realizada, voltando ao valor anterior.
- Desativar: desativa a funcionalidade da opção "Realizar sugestões ao incluir/alterar item" para que não apresente mais o questionamento após incluir ou alterar um item.
Campos | Grade de Produtos | Grade de Serviços |
---|---|---|
Transação | X | X |
Depósito | X | |
Classificação Fiscal | X | X |
Ori. fiscal merc. | X | X |
Sit. Tributária | X | X |
Quantidade | X | X |
Tabela de Preço | X | X |
Preço Unitário | X | X |
UM Fornecedor | X | |
Qtde UM Fornecedor | X | |
Preço UM Fornecedor | X | |
% Desconto | X | X |
Valor Desconto | X | X |
% IPI | X | X |
% ICMS | X | X |
% ISS | X | |
% Redução ISS | X | |
% IRRF | X | X |
% INSS | X | |
% PIS | X | X |
% COFINS | X | X |
% CSLL | X | X |
% OUT.RET | X | X |
Situação | X | X |
Moeda/Ind.Preço | X | X |
Valor Cotação | X | X |
Data Cotação | X | X |
Projeto | X | X |
Fase Proj. | X | X |
Conta Financeira | X | X |
Conta Contábil | X | X |
Centro Custo | X | X |
Cód. Bem Principal | X | X |
Complemento | X | X |
Motivo | X | X |
Observação Motivo | X | X |
% ICMS Importação | X | X |
Seq end entrega | X | X |
Observações
- Quando a competência for zerada (00/0000), a tela de Multiplicação de Competências em Contrato (F000MCC) não será acionada.
- A opção Realizar sugestões ao incluir/alterar item é definida a nível de usuário.
Identificadores de regra
Módulo | Código |
---|---|
CPA | 501CTTIT01 |
CPR | 460CONCT01 |
CPR | 460CONIT01 |
CPR | 460CONIT02 |
CPR | 460CTRNU01 |
CPR | 460MSGDT01 |
CPR | 460PERAL01 |
GER | 000APREM02 |
GER | 000PRRAT01 |
GER | 000HFOAU01 |
Observação
Se o identificador de regras GER-000HFOAU01 estiver ativo e a variável GerARetorno definida como "S - Sim", a geração das definições/histórico do fornecedor será feita de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário. Caso não esteja parametrizado dessa forma, o cadastro continua sendo feito de forma manual.
Identificadores de modelo
Parâmetros globais
Nome | Descrição |
---|---|
DetSugFav | Indicativo para determinar se existirá na tela F460CTR (Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Comercial/Financeiro/Eventos), sugestão de favorecido na página Financeiro (grade de Títulos) baseado nas definições do fornecedor. |
UtiMtnCtr | Indicativo se deve chamar a rotina de aprovação multinível para contratos de compras do tipo "10 - Financeiro com Saldo" e "11 - Por Eventos". |
VlrTotCtr | Indicativo se o valor total dos contratos de compra tipo 1, 2, 5 e 9 deve ser composto somente pelo valor bruto dos itens sem levar em conta as parcelas. |
Veja também: |