Configurações do ERP XT para o Cotei
Quer saber mais sobre as Melhorias na jornada de compras do ERP XT? Então confira esta Talk de Produto onde nossos especialistas compartilham mais detalhes sobre as novidades que estão sendo implementadas no sistema para que você tenha a melhor experiência!
Como funciona a integração entre ERP XT e Cotei
O comprador faz a cotação no ERP, que é integrada com a solução Cotei. O Cotei, então, envia um e-mail para os fornecedores sinalizados na cotação. Caso seja um fornecedor novo, ele deverá efetuar um cadastro para acessar a plataforma. Esse cadastro não possui custo e não requer nenhum tipo de instalação. Assim, o fornecedor acessa o portal do Cotei e informa seu preço, % de impostos e demais informações. Após isso, o ERP busca essas informações no Cotei, integrando com o Back Office.
Disponível para todos os clientes do Gestão Empresarial, o Cotei automatiza as cotações e integra as respostas dos fornecedores, e com até 10 cotações mensais de forma gratuita. Além disso, todas as parametrizações necessárias para controle e integração das informações com o Cotei estão automatizadas, ou seja, no momento da atualização da versão, clientes que geram solicitações de compra estarão automaticamente parametrizados para enviar o processo de cotação.
Para a utilização, é preciso selecionar o modo de envio do processo de cotação Cotei na tela Processo de Cotação (F410PCT).
Pré-requisitos
Para utilizar a funcionalidade, é necessário:
- Estar na versão 5.10.1.27 ou superior do Gestão Empresarial;
- Possuir a implantação do Gestão de Compras > Cotação de Preço (menu Processo de Cotação);
- Possuir a solução Cotei. Para isso, acesse a Store ou entre em contato com o executivo responsável por sua conta. O contrato no Cotei deve ter o mesmo CNPJ da Proprietária do ERP;
- Possuir a URL liberada no servidor para utilização do Cotei:https://us-central1-mega-coletapreco.cloudfunctions.net/
- Quando o acesso for via nuvem, a liberação da URL deve seguir com o apoio do Suporte IT Services. Demais situações, a área de TI de cada cliente será responsável pela liberação. O responsável pela infraestrutura do cliente precisa liberar essa URL em todo o ambiente de onde o ERP é executado. Se o sistema for executado em alguma estação e irá trabalhar com integração Cotei, também será necessário liberar, pois pela tela do ERP pode ser feita a chamada direta a integração do Cotei (botão Enviar), e pelo processo agendado, vai chamar a URL do Cotei no Servidor do Middleware).
- Possuir a URL liberada nas estações para utilização do Cotei: https://gateway-cotei-api-v2-r4xjq73.uc.gateway.dev/
- A utilização da URL nas estações é essencial para o funcionamento correto da tela F410PCO - Portal Cotei.
- Para ter acesso a Área do Comprador do Cotei, é necessário estar na versão 5.10.3.50 ou superior do Gestão Empresarial XT .
Parametrizações
- Acesse Cadastros > Empresas > Parâmetros de Integração (F191CPT) e ative a integração com o Cotei;
- Selecione o Grupo Cotei e preencha o campo Ativar Integração com Cotei com o valor “S - Sim”.
Quando o Cotei for desativado e o processo agendado (rotina 137 - Integração ERP x Cotei) estiver ativo, será exibida uma mensagem perguntando ao usuário se ele quer desativá-lo. A mesma situação ocorre ao ativar o Cotei: se o processo agendado não existir, o usuário é direcionado para a tela de cadastro; se ele estiver desativado, o sistema dá a opção de ativá-lo.
Observação
O campo Ativar Logs de Integração com Cotei permite a geração de logs relacionados à integração (consulta/envio via processo agendado e envio via tela F410PCT).
- Em seguida, acesse Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE) e cadastre um processo agendado na tela para a rotina 137 - Integração ERP x Cotei;
- Clique em Inserir e selecione a periodicidade Minuto. É recomendável agendar o processo para ser executado a cada 30 minutos.
- Esse processo agendado serve para envio e busca das cotações. Porém, caso queira, é possível utilizar dois processos, um para cada função;
- Não é preciso cadastrar um processo automático por filial, já que esse parâmetro não é considerado;
- O processo vale para toda a base de dados, porém é possível executá-lo por empresa. Para isso, utilize o parâmetro CODIGO_EMPRESA=X (número da empresa) no campo Parâmetros Rotina. Por exemplo, CODIGO_EMPRESA=10. Quando não informado, o processo considera todas as empresas.
Observação
O Cotei é configurado automaticamente quando:
- O Atualizador detectar a existência de registro de cotação manual no período dos últimos 30 dias na base do ERP; ou
- O campo Enviar Proc. Cotação for definido igual a “Cotei” na tela F410PCT.
Esse processo será executado uma única vez para as empresas cadastradas no momento. Para futuros cadastros, a ativação deverá ocorrer de forma manual.
- Através da tela F099UCE, cadastre o e-mail do usuário comprador (o que efetivamente faz os processos de cotação) no ERP para que ele seja alertado quando o fornecedor responder a cotação no Cotei. O parâmetro global GerPdcCot é utilizado como indicativo se deve ou não gerar pendência de cadastro de usuário comprador para o Cotei. O valor padrão do parâmetro é “S - Sim”, e com ele ativo, o sistema terá o seguinte comportamento: ao alterar uma informação cadastral no ERP XT, de um usuário que é comprador no Cotei, é enviada na integração a atualização deste cadastro;
- Por fim, na tela F095CAD, cadastre o e-mail do fornecedor, que deve ser o mesmo e-mail que o fornecedor irá utilizar para acessar o Cotei.
Processo de parametrizar integração:
Na ativação automática para clientes que geram solicitações de compra, por padrão, é parametrizado o número de dias a ser sugerido no campo de data limite de resposta do fornecedor com valor 10. Se desejar, faça a alteração na tela Parâmetros de Integração (F191CPT).
Observação
Para os usuários do ERP XT, a partir da versão 5.10.3.63 é possível utilizar o Cotei por dentro do ERP XT, através da tela Portal Cotei (F410PCO).
English
Español


English
Español

