Processos

Confira abaixo os processos realizados na integração entre o ERP XT e o Cotei.

Cotação

O processo de cotação é feito através da tela F410PCT:

  1. No campo Processo Cotação, insira o número do processo ou seu sequencial. Depois, clique no botão Mostrar e, na guia Produtos/Serviços, analise os itens com solicitação de compra (para esse processo, a solicitação de compra precisa ter sido aprovada) e selecione quais deles devem gerar uma cotação.

    Não é possível criar processos de cotação se o usuário comprador estiver sem um e-mail cadastrado na tela F099UCE;
  2. Ainda na guia Produtos/Serviços, informe os fornecedores que irão participar da cotação no campo Fornecedor. No cadastro dos fornecedores (F095CAD), o campo E-mail deve estar preenchido, pois é através desse e-mail que o fornecedor preenche a cotação.

    A opção Sugerir fornecedores ligados ao Produto/Serviço pode ser utilizada para sugestão dos fornecedores, conforme parametrizado nas telas F403FPR, F403FSE, F403LFP e F403LFS;
  3. Preencha a Dt. Limite Resposta Fornecedor na guia Processo de Cotação e clique em Processar;
  4. Em seguida é gerada uma pendência de integração com o Cotei. Após essa integração, o Cotei envia o e-mail aos fornecedores;
  5. Para forçar esse envio, clique no botão Enviar(W). Caso queria enviar uma cotação sem que ela passe pelo Cotei, basta alterar o campo Enviar Proc. Cotação para a opção desejada;
  6. Na guia Processo de cotação, através do campo Status Integ. Cotei, visualize o status do processo de cotação.

Observação

  • As opções de agrupamento das solicitações ficarão desabilitadas para que o endereço de entrega seja enviado ao Cotei. Quando o endereço de entrega não for informado no cadastro da filial o sistema traz o endereço da própria filial;

  • Serão integradas apenas as condições com aplicação C - Compras ou A - Ambos;

  • É possível informar novos fornecedores para um processo de cotação já em andamento;

  • Apenas as cotações que estiverem com a situação Em Processo de Cotação serão atualizadas, ou seja, apenas as cotações com situação igual a “1” receberão os dados do Cotei;

  • O tamanho máximo de anexos permitido pelo cotei é de 7MB por cotação. Se o somatório dos anexos das solicitações de compra for maior que 7MB, eles não serão enviados.

  • Caso um arquivo esteja inválido no momento do envio, o processo continuará e não enviará um arquivo.

Vídeo do processo de cotação
Vídeo do processo de integração do usuário comprador no Cotei
Renegociar processos de cotação

Para renegociar um processo de cotação utilize o botão Renegociar, presente nas telas F410PCT e F410NQC. Para que seja possível criar uma nova rodada de negociação de preços é necessário que ao menos um fornecedor presente na rodada anterior tenha respondido a cotação e que nenhuma cotação do processo de cotação tenha sido aprovada para compra.

Após a criação de uma nova rodada de negociação, o processo de cotação fica com o status Fila de Envio de Nova Rodada. Após o envio da cotação para o COTEI, seguirá o fluxo padrão para o envio de uma nova cotação.

Reabrir processos de cotação

Para reabrir processos de cotação já finalizados no Cotei, utilize o botão Reabrir. Para que o botão fique visível, o processo de cotação deve ter sido enviado pelo Cotei e estar com o status de envio como Finalizado. Após a reabertura, ele fica com o status Enviado Ag. Fornecedor e, depois que todas as cotações forem respondidas, o processo vai para a Fila de Finalização. Antes de reabrir o processo de cotação é possível alterar a data limite de resposta do Cotei, permitindo a reabertura de cotações já vencidas.

Os processos de cotação reabertos serão finalizados automaticamente apenas quando excederem a data limite de resposta informada. Para finalizá-los manualmente, utilize a opção Liberar.

Na reabertura, se as cotações já haviam sido respondidas e não for adicionado um novo fornecedor à cotação ou se um fornecedor que havia respondido a reabrir, essa cotação irá para a Fila de Finalização e será fechada novamente.

Retornar e liberar para aprovação

A finalização do processo de cotação pode acontecer de duas formas:

  1. Após todos os fornecedores responderem ou optarem por não participar (ação no portal Cotei, não depende do usuário);
  2. Após o vencimento da Data Limite Resposta Fornecedor.

Liberar e aprovar

Verifique os itens pendentes de liberação para aprovar e, na tela F410PCT, clique no botão Liberar para que seja possível fazer a aprovação das cotações por meio da tela F410QCP.

Para a configuração do processo de liberação automática da cotação para o quadro comparativo, consulte as documentações do parâmetro global LibCotAut e do identificador de regras INT-410LIBCOT1.

Ao liberar um processo de cotação sem que todos os fornecedores tenham-na respondido, será apresentada uma mensagem indicando que, após a liberação, o ERP não irá mais atualizar os valores caso um fornecedor preencha a cotação.

Na guia Cotações de Produto/Serviço são apresentados todos os produtos/serviços do processo de cotação selecionado, quantos foram aprovados, descontos, impostos, fretes, entre outros.

Vídeo do processo de retorno e liberação para aprovação
Customizar processo de cotação

É possível utilizar os identificadores de regra abaixo para customizar o processo de cotação:

  • CPR-410CDPCO01: permitir a inclusão de um filtro adicional ao SQL de busca das formas de pagamento que serão integradas ao Cotei. Quando desativado, somente as condições de pagamento com a aplicação configurada como Compras ou Ambos serão integradas;
  • CPR-410DGCOT01: permitir a alteração da Descrição da cotação e do nome da empresa no envio ao Cotei;
  • CPR-410AICOT01: permitir alterar a descrição e especificação de itens da cotação no envio ao Cotei.Pode ser utilizado também para customizar a informação especificando o item que deseja que tenha a marca como obrigatória. Para isso, é possível configurar uma regra retornando o campo CprAMarObr com “S - Sim” ou “N - Não”, conforme a obrigatoriedade para cada item.

    Além disso, na tela F191CPT, os parâmetros abaixo devem ser avaliados:
    • Número de Dias Padrão para Sugestão de Data Limite de Resposta do Fornecedor: Número de dias a ser sugerido no campo Dlt. Limite Resp. Forn. da tela F410PCT;
    • Considera Apenas Dias Úteis ao Sugerir Data Limite de Resposta do Fornecedor: Define se considera apenas dias úteis ao somar o parâmetro acima Número de Dias Padrão para Sugestão de Data Limite de Resposta do Fornecedor”;
    • Ativar Logs de Integração com Cotei: Define se ativa a geração de logs da integração ERP x Cotei. Este é recomendado habilitar apenas na necessidade de investigação de algum problema;
    • Obrigar a Informação de Marca pelo Fornecedor nos Itens da Cotação: Define a obrigatoriedade do campo Marca no portal do Cotei para cada item da cotação. Se selecionado igual a “S - Sim”, irá obrigar ao fornecedor o preenchimento da marca pra todos os itens cotados.
Consulta de processos de cotação

Para consultar o andamento das cotações, utilize a tela F410CPC. Os campos específicos da integração ERP x Cotei são Cotei - Status e Cotei - Observação. Na grade da tela há os campos Data de finalização e Forma de Envio para consulta das informações. No rodapé há a informação de quantos cotações foram enviadas com sucesso pelo Cotei.

A partir da versão 5.10.3.63 é possível utilizar o Aplicativo Cotei por dentro do ERP XT, através da tela Portal Cotei (F410PCO).

A partir da versão 5.10.3.63 é possível utilizar o Aplicativo Cotei por dentro do ERP XT, através da tela Portal Cotei (F410PCO).

Possui alguma dúvida sobre os detalhes técnicos da integração ERP x Cotei? Confira o detalhamento técnico com as principais informações!

Este artigo ajudou você?