Perguntas frequentes (FAQ)

Qual empresa disponibiliza o Cotei?

Trata-se da Mega Sistemas, uma empresa do grupo Senior.

Como definir a senha do fornecedor para acessar o Cotei?

O comprador não tem parte nesse processo. Ele envia a requisição e o próprio fornecedor define a senha e utiliza o portal.

Sou fornecedor. Como utilizo o Cotei?
Como envio uma cotação sem ela passar pelo Cotei?

Para isso, basta alterar o campo Enviar Proc. Cotação da tela F410PCT para a opção desejada. Por padrão, quando a integração está ativada o campo será preenchido com “Cotei”.

Como é feita a comunicação com o Cotei?

Ela ocorre através do envio e recebimento de JSONs. Cada pendência de envio gera um JSON, assim encaminhando a alteração/criação do processo de cotação no portal do Cotei. Depois, um novo JSON é recebido com a resposta da solicitação. O funcionamento é o mesmo para a consulta.

Onde consulto os logs com os erros de integração?

Na tela do processo agendado (F000AGE), botão Logs.

Como funciona o vínculo entre a empresa do ERP e o Cotei?

O vínculo do comprador com o Cotei se dá com base no CNPJ ou CPF da Proprietária. A cotação é enviada do CNPJ ou CPF do comprador para o e-mail do fornecedor. Lembrando que não há necessidade do comprador acessar o portal.

Ocorreu um erro durante o envio ao Cotei. O que fazer?

O erro pode ser visto na tela de consulta de processo de cotação (F410CPC). Após corrigi-lo, entre na tela F410PCT e processe a cotação novamente, assim gerando uma nova pendência.

Precisei alterar meu e-mail ou o do fornecedor durante uma cotação. O que fazer?

Nesse caso, é necessário cancelar o processo de cotação atual e abrir outro.

Precisei alterar o e-mail de um usuário comprador, e agora não consigo visualizar minhas cotações. O que fazer?

Quando ocorre a mudança cadastral no e-mail do usuário comprador no , no Cotei é criado um novo usuário vinculado a este e-mail. Nesta situação, caso ainda tenha algum processo em aberto com o e-mail antigo vinculado, é necessário cancelar e realizar o processo novamente para estar vinculado ao novo e-mail de usuário comprador.

É possível reenviar o e-mail da cotação para fornecedor?

Este processo pode ser feito alterando a data limite de resposta da cotação. Com isto, os fornecedores que já responderam, não serão notificados, e os que ainda não responderam, receberão um novo e-mail para acessar ao Cotei e responder a cotação. Esta é a única maneira de reenvio pois o Cotei não disponibiliza um serviço para isso.

O e-mail utilizado para o contato com o fornecedor é o único cadastrado para o fornecedor?

Não, temos o identificador de regra CPR-410PCTPR01 citado na documentação da tela F410PCT, que permite manipular quais os endereços de e-mails que receberão o acionamento do Cotei. Com isto, pode-se gerenciar qual contato do fornecedor receberá determinada cotação de determinado produto, por exemplo.

Se eu criar um processo de cotação com dez fornecedores e quiser encerrar quando três deles responderem, o que é preciso fazer para que o Cotei pare de tomar as demais cotações?

Quando o comprador opta por Liberar o processo de cotação na tela F410PCT, o ERP XT envia para o Cotei a indicação de que a cotação deve ser encerrada, impedindo assim que os demais fornecedores realizem o preenchimento da cotação.

É possível inserir um novo fornecedor em um processo já aberto mas não finalizado?

Sim, através do campo Novos Fornecedores nas grades de Produto e Serviço da tela F410PCT conforme está descrito na sua documentação.

Não estou conseguindo utilizar a integração com o Cotei devido a bloqueios de TLS. O que posso fazer?

O Cotei é compatível com todas as versões existentes de TLS. Se após validar suas configurações de rede o problema persistir, o parâmetro Habilitar protocolos TLS 1.2 e 1.3 em aplicativos WIN32(G5) pode ser avaliado. Este parâmetro é definido na Central de Configurações Senior em Conexões de rede > Acesso à internet > Requisições HTTP. É importante validar outras integrações após a alteração desse parâmetro, pois ele é único para todo o ERP.

Este artigo ajudou você?