Dicas de pesquisa - Portal de Documentação
Entenda como funciona o recurso de pesquisa do Portal de Documentação e confira estas dicas para aproveitá-lo ao máximo!
Conteúdo desta página:
Pesquisa por palavra ou por expressão
- Coloque os termos entre aspas para pesquisar por uma expressão exata.
- Deixe sem aspas para pesquisar pelos termos isoladamente.
Pesquisa por palavras - sem aspas | Pesquisa por expressão exata - com aspas |
---|---|
Pesquisa: calcular folha Retorna: resultados que contém os termos "calcular" ou "folha", não importando se os termos aparecem juntos ou isolados. |
Pesquisa: "calcular folha" Retorna: somente resultados que contém a expressão exata "calcular folha". |
Ordenação dos resultados
Por relevância:
- Os resultados são apresentados por ordem de relevância. A relevância é determinada pelos seguintes critérios:
- Termos mais próximos aos que foram pesquisados
- Presença do termo pesquisado no título do tópico
- Quantidade de vezes que o termo pesquisado aparece no tópico
Por data:
- Além dos critérios de relevância, o conteúdo pode ser ordenado pela data de publicação, mostrando os mais recentes ou mais antigos primeiro. (Essa opção está disponível somente para o conteúdo de Notas da Versão e de notícias.)
Filtros de pesquisa
- A página de resultados conta com alguns filtros para ajudar a refinar a sua pesquisa. Estes são os filtros disponíveis:
- Tipo de conteúdo — considera somente alguns sites da documentação, como o Manual do Usuário ou o Notas da Versão.
- Assunto — pesquisa em páginas de documentação sobre temas específicos.
- Produto — filtrar pela documentação de produtos ou linhas de produto específicas da Senior.
- Versão — filtrar pela documentação de versões específicas dos sistemas.
Pesquisa contextual
O campo de pesquisa do Portal de Documentação é contextual. Isso significa que o comportamento da pesquisa muda dependendo de onde ela é feita.
O contexto da pesquisa pode ser global ou local:
- Pesquisa global: é a pesquisa feita na página principal do Portal de Documentação. Essa pesquisa busca os termos em todos os sites de documentação.
- Pesquisa local: é a pesquisa feita dentro de um site específico. Essa pesquisa aplica filtros para buscar os termos somente no conteúdo do site onde a pesquisa foi feita. Na tela de resultados, você pode remover os filtros aplicados para fazer uma pesquisa global.
Pesquisa global (realizada na página inicial do Portal de Documentação) | Pesquisa local (realizada dentro do Manual do Usuário do produto ERP) |
---|---|
Busca os termos em todos os sites de documentação. |
Busca os termos somente no site onde foram pesquisados — neste exemplo, o manual do ERP. |
Letras maiúsculas e minúsculas
- A pesquisa não diferencia letras minúsculas de maiúsculas.
Ao pesquisar pela palavra folha, a busca retorna as variações folha, Folha, FOLHA e assim por diante.
Resultados aproximados
- A pesquisa inclui resultados aproximados com base no sufixo do termo pesquisado.
Ao pesquisar pelo termo Apura, a pesquisa apresenta também resultados com os termos Apuração e Apurar.
Destaque dos termos pesquisados
- Na página de resultados, os termos pesquisados ficam com destaque na cor amarela na prévia do texto de cada página encontrada.
- Ao clicar em um dos resultados, a página clicada será aberta com um destaque em cada ocorrência dos termos pesquisados. Para remover os destaques da página, clique no botão Remover destaques () que se encontra no topo da página.
Localizar na página (CTRL + F)
- Ao abrir uma página dos resultados de pesquisa, use o recurso de Localizar na página (CTRL + F) do seu navegador para encontrar o conteúdo rapidamente em páginas extensas.
- Muitas páginas de documentação têm conteúdo recolhido dentro de um recurso de drop down. Por isso, recomenda-se clicar no botão de Expandir tudo () que se encontra no topo da página. Isso faz com que todos os drop downs da página sejam expandidos, permitindo usar a busca em todo o texto.
Confira, na prática, algumas dessas dicas de pesquisa: