Comunicado sobre a NT 2018.005 v1.50 (NF-e/NFC-e)
Conforme noticiado no Portal de Exigências Legais da Senior, a SEFAZ do Paraná está passando a exigir o envio das informações de CSRT (Código de Segurança do Responsável Técnico) no XML para as emissões de NF-e/NFC-e, conforme cronograma abaixo:
Homologação: 03/02/2025 (já em vigor)
Produção: 15/09/2025
O CSRT corresponde a um código de segurança alfanumérico (16 a 36 bytes) gerado pela SEFAZ para identificação do software responsável por realizar a mensageria dos documentos fiscais (como o e-Docs). Essa iniciativa tem por objetivo criar um controle maior por parte da SEFAZ sobre esses softwares.
O que preciso fazer?
- Garantir que o e-Docs esteja atualizado para a versão 5.8.15.38 ou superior. A partir dessa versão, as informações de CSRT passarão a ser enviadas de forma automática pelo e-Docs no XML da NF-e/NFC-e para o estado do Paraná;
- Garantir que o cadastro do seu CNPJ emissor no sistema UPD da SEFAZ/PR esteja devidamente vinculado à Senior Sistemas como Responsável Técnico. Caso esse cadastro não esteja regularizado e o e-Docs passe a enviar as informações de CSRT, os documentos serão rejeitados pelo motivo: “976 - Identificador do CSRT não cadastrado na SEFAZ”. Se isso ocorrer, siga os passos descritos aqui.