Construção - Integração CERC
Integre empreendimentos, contratos e clientes da Carteira de Recebíveis com a plataforma da CERC, a partir das seguintes etapas de Configuração, Cadastros e Parametrizações e Integração com a CERC.
Importante
Funcionalidade disponível a partir das versões 5.00.00.73 e 5.02.01.3.
Confira como fazer cada uma dessas etapas:
Antes de iniciar a Integração, assegure que seu sistema esteja configurado corretamente.
Confira nesta documentação, a configuração em si e a dinâmica de apoio da nossa consultoria.
Importante
Certifique-se de ter acesso ao Portal da CERC e a todas as credenciais disponibilizadas pela Registradora para iniciar a configuração.
Configuração
A Registradora disponibiliza dois ambientes para Integração: Homologação (ambiente de teste para pré-validação das informações) e Produção (ambiente de envio oficial à Registradora).
Você pode optar por fazer os dois ou apenas o de Produção, conforme preferir.
Para configurar os dois ambientes deixando-os prontos para utilização, siga os passos abaixo:
1. Acesse Mega ERP / Construção / Carteira de recebíveis / Integrações / Registradora / Configurações / CERC;
- O Cliente Id e o Client Secret são fornecidos pela CERC.
Observação
Caso seu ambiente não seja da Mega Cloud, verifique com sua área de TI para liberação de acesso aos Certificados e aos endereços a seguir (Homologação: https://imobiliario-int.cerc.inf.br/ e Produção: https://imobiliario-prd.cerc.inf.br/), pois alguns ambientes podem ter restrições no firewall.
2. Preencha os dados nas Guias Homologação e Produção e clique no Botão Validar Conexão, uma vez para cada ambiente e clique em Confirmar.
Se algum erro for apresentado, analise o problema e faça os ajustes, sejam eles relacionados ao ambiente ou a validação das informações digitadas nas credenciais.
A Integração com a CERC somente poderá ser iniciada quando a mensagem de conexão estabelecida com sucesso for apresentada.
Apoio da nossa Consultoria
Necessário ter a conexão estabelecida com sucesso para realizar o agendamento de um consultor com nossa área de Serviços.
A consultoria não é responsável por fazer com que a comunicação ERP X CERC ocorra, ela irá apoiar nas demais configurações e análises de envio das informações.
É importante que os cadastros e parametrizações sejam feitos antes da Integração.
Local: Mega ERP / Construção / Global construção / Cadastros / Estruturas / Empreendimento / Editar / Guia Geral.
Preencha os campos CNPJ Empreend. e Matrícula Mãe.
Incluímos o item Padrão do Imóvel.
Importante
Campos obrigatórios desta tela que precisam ser preenchidos antes do envio:
- CNPJ Empreend.;
- Matrícula Mãe;
- Padrão do Imóvel.
Local: Mega ERP / Construção / Global construção / Cadastros / Estruturas / Empreendimento / Botão Recebíveis / Guia Envio Registradora.
No parâmetro Enviar empreendimento para registradora?, disponibilizamos a opção CERC.
Além disso, incluímos os itens Responsável Empreendimento, Evolução da Obra e Registro de Incorporação.
Observação
Recomendamos marcar o parâmetro Enviar empreendimento para registradora? só depois de finalizar o cadastro do empreendimento, para evitar que o envio à CERC aconteça de maneira incompleta, gerando inconsistência.
Importante
Campos obrigatórios desta tela que precisam ser preenchidos antes do envio:
- Código CNS;
- Responsável Empreendimento;
Observação: O responsável pelo empreendimento deve estar devidamente cadastrado no cadastro de agentes com os seguintes campos preenchidos (Nome, CPF, e-mail e Celular)
- Evolução da Obra;
- Registro de Incorporação;
Observação: Não é obrigatório para o cadastro, mas se torna obrigatório no momento de ativar o empreendimento.
- Domícilio Bancário.
Local: Mega ERP / Construção / Carteira de recebíveis / Contratos / Contratos / Editar / Guia Parâmetros / Registradora.
Marque o parâmetro Enviar contrato para registradora?
Locais:
- Mega ERP / Construção / Carteira de recebíveis / Configurações / Parâmetros / Guia Contabilidade/Venda / Subguia Fechamento Carteira.
- Mega ERP / Construção / Carteira de recebíveis / Cadastros / Fechamento de módulo.
Preencha a data que será considerada como Data Base da Integração no campo Movimentação.
Observação
- Funcionalidade disponível a partir das versões 5.00.00.82 e 5.02.01.12.
- É necessário definir esta data para que as informações comecem a ser integradas.
- Caso já tenha sido integrado com data maior ou igual a data de fechamento, não será possível retroagir a data para uma data anterior a última integração.
- Se já integrou alguma vez, não será permitido apagar a data.
As informações serão Integradas para o ambiente de Homologação ou Produção com base na data de fechamento do Carteira, definida nas parametrizações do módulo.
É possível fazer a Integração Manual, conforme indicado abaixo.
Integração Manual
Após a correta configuração, para realizar a Integração, siga os passos:
1. Selecione o(s) Empreendimento(s) e clique em Integrar Empreendimento/ Integrar Empreendimento, para enviar à Registradora;
Importante
Integre primeiramente o(s) Empreendimento(s) e em seguida, o(s) Contrato(s) na Guia Contratos.
Caso o status de envio fique como Erro, verifique o motivo informado pelo sistema, faça os ajustes necessários e refaça a Integração.
- Cadastrado: Enviado à CERC.
- Erro: É preciso realizar o cadastro no Mega de algum campo necessário para envio à registradora.
- Erro ao Finalizar: É preciso realizar o cadastro no Mega de algum campo necessário para finalização junto à registradora.
- Finalizado: Já foi feita a operação de finalização por algum usuário.
- Não enviado: Ainda não foi feita uma tentativa de envio à registradora, apenas houve a parametrização do empreendimento.
O envio do empreendimento acontece de acordo com a Data Base.
- Unidades
Uma determinada unidade estava disponível no dia 31/01/2024, data definida como fechamento do Carteira, com venda desta unidade ocorrida em 15/02/2024, desta forma, a unidade será enviada como disponível, devido a venda ter acontecido depois da data de fechamento.
2. Com a Integração do(s) Empreendimento(s) Ok, clique na Guia Contratos / Selecione o(s) Contrato(s) / Clique em Integrar Contrato, para enviar à Registradora;
Observação
Os valores atualizados das parcelas somente serão enviados se o DW Parcelas estiver rodando corretamente, senão serão enviados os valores originais.
O envio dos contratos, parcelas e suas operações também acontecem de acordo com a data base, que é a Data de Fechamento do módulo Carteira de Recebíveis.
- Contratos
Serão enviados todos os contratos com data de cadastro menor que a data de fechamento, contratos com data superior ao fechamento não serão integrados, nem listados na tela de integração e as unidades vinculadas a estes contratos serão integradas como disponíveis.
- Baixa de Parcelas
Se a data de pagamento de determinada parcela for 08/03/2024 e a data de fechamento do módulo for 29/02/2024, esta parcela será enviada como aberta, ou seja, serão integrados apenas os pagamentos que ocorreram até a data de fechamento.
- Processos
Os processos de baixa parcial, renegociação e aplicação de amortizações TP e SAC, que inativam parcelas, levarão em conta a data de fechamento.
Ao baixar uma parcela parcialmente no dia 05/05/2024, criando duas novas parcelas, as novas serão enviadas somente quando a data de fechamento for maior ou igual a data da baixa. O mesmo vale para os demais processos.
- Cessão de Direitos
Quando houver uma cessão de direitos ou troca de proprietário via botão, as alterações serão enviadas, considerando a data de fechamento.
Para garantir o correto envio de todas as operações realizadas nos contratos com cessão de direitos, serão enviadas primeiramente as informações atualizadas do contrato considerando a data da cessão, em seguinda será informada a cessão de direitos, para então enviar as operações realizadas a partir da data da cessão.
Cessão de direitos no dia 10/05/2024, integração realizada com data de fechamento 31/05/2024: serão enviadas as operações realizadas neste contrato até 09/05/2024 para fechar o ciclo do antigo proprietário, então será informada a cessão de direitos e, em seguida, serão enviadas as operações realizadas a partir do dia 10/05/2024 até a data de fechamento.
Caso tenham várias cessões entre uma integração e outra, será considerada apenas a última cessão de direitos.
- Distratos
Quando houver um distrato aprovado de determinado contrato já integrado com a CERC, serão enviadas todas as operações realizadas neste contrato até a data de distrato e depois o contrato será inativado.
Finalização do Empreendimento
Importante
Funcionalidade disponível a partir das versões 5.00.00.81 e 5.02.01.11.
Em atendimento à necessidade da Registradora, adicionamos um novo passo ao processo de Integração CERC, denominado Finalizar Empreendimento, que oficializa o envio.
Será possível finalizar somente se:
- O empreendimento estiver cadastrado ou se já houve uma tentativa de finalização, mas foi apresentada a mensagem de erro ao finalizar.
- Todos os contratos do empreendimento estão cadastrados (sem erro).
Para isto, realize o passo abaixo:
3. Na guia Empreendimentos, clique em Integrar Empreendimento / Finalizar Empreendimento.
Atenção
É crucial garantir que os dados do empreendimento estejam corretos antes da finalização.
Após os status serem todos mostrados sem erro, a Integração estará finalizada!