Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

Exclusão de Leiautes SST

Atenção

Esta documentação possui informações que se aplicam somente ao módulo Segurança e Medicina.

A partir desta tela, o usuário pode excluir (gerar o leiaute S-3000 - Exclusão de Eventos) os leiautes S-2210, S-2220 e S-2240.

Esta tela apenas estará disponível para o usuário se, na tela Definições eSocial (FR030DES), o campo Gerar Eventos estiver definido como:

Importante

Para alterar ou excluir informações que já foram enviadas ao eSocial, o processo deve ser feito diretamente na origem das informações. Dessa forma, o sistema estará preparado para monitorar e gerar as tratativas de forma automática, enviando os leiautes de alteração e exclusão. Ao realizar essas operações manualmente no banco de dados, o sistema não irá gerar as devidas pendências para o eSocial, o que causa inconsistências irreversíveis entre a base de dados do sistema e a do Governo.

Leiautes SST

Os leiautes tratados nesta tela são:

Funcionamento da tela

Para a geração dos leiautes:

  1. Marque a caixa de seleção dos leiautes que deseja excluir;
  2. Informe o código da Empresa;
  3. Informe:
    • o número do Lote; ou
    • o Tipo Colaborador e o Cadastro do colaborador.
  4. Clique no botão Processar para iniciar.

Após a realização desses passos, ocorrerá o processamento somente do último envio/chaveIdentificação individual do registro, de acordo com o leiaute..

Nota

Não será possível iniciar o processamento caso:

Os envios que não puderem ser excluídos por algum impedimento serão registrados no log, onde será informado o motivo. Os demais terão a geração de um envio do leiaute S-3000 correspondente.

Logs

A tela de logs apresenta todo o histórico da geração dos leiautes. Após a sua geração, acesse esta tela para verificar o status dos leiautes gerados. Caso possua alguma mensagem de erro, ele deverá ser corrigido nas telas de origem antes da próxima geração.

É possível efetuar um tratamento para os erros. Consulte a documentação Tratamento de erros: consulta de pendências e arquivos XML, disponível no Manual do eSocial, para saber como executar o procedimento.

Importante

As mensagens de aviso também devem ser verificadas.

Botões

Log

Este botão estará habilitado após o término do processamento e permite a consulta dos detalhes.

Interação com a tela Exclusão de Colaborador (FREXCADM)

Esta tela não tem interação, em termos de integração ou execução conjunta, com a tela Exclusão de Colaborador (FREXCADM). Logo, ambas funcionam separadamente. Porém, esta tela e a tela Exclusão de Colaborador (FREXCADM) podem ser utilizadas em conjunto quando houver necessidade de excluir um colaborador do eSocial. Para isso, o usuário pode:

  1. Executar esta rotina de exclusão de leiautes do SST;
  2. Utilizar a tela Exclusão de Colaborador (FREXCADM).

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