Devido à descontinuação da versão 6.10.3, que ocorrerá em 30/09/2025, informamos que este manual não receberá atualizações a partir desta data. Para mais informações sobre a evolução do Gestão de Pessoas | HCM, acesse a documentação sobre a PCVV - Política do Ciclo de Vida das Versões.

Ação

Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.

Esta tela permite o completo cadastro de uma ação, desde advogados, custos da ação, causas, testemunhas, resumo de sentenças entre outras características relacionadas à ação.

Nota

Uma ação trabalhista é uma causa movida pela parte contrária em relação aos valores considerados, por ela, de direito, não quitados até sua rescisão.

Correspondência de informações de processos enviadas para o módulo Administração de Pessoal

Quando ocorre alguma inclusão ou alteração de processos nesta tela, o módulo Administração de Pessoal é alimentado com essas informações na tela de Processos Judiciais (FR030PRO). A tabela abaixo relaciona todas as correspondências de campos entre os módulos:

Campo cadastrado no Jurídico Campo alimentado no Administração de Pessoal (FR030PRO)
Número (Jurídico > Ações, guia Cadastro) Nº Processo (guia Geral)
Início Ação (Jurídico > Ações, guia Cadastro) quando for inclusão. Na alteração, assume a data em que ocorreu a ação de alteração. Data Alteração (guia Hist. Detalhes)
Término Ação (Jurídico > Ações, guia Cadastro) Data de Encerramento (guia Hist. Detalhes)
Suspensão da Exigibilidade (Jurídico > Ações, guia eSocial) Suspensão da Exigibilidade (guia Hist. Detalhes, grade Suspensão da Exigibilidade de Tributos e FGTS)
Data Decisão (Jurídico > Ações, guia eSocial) Data Decisão (guia Hist. Detalhes, grade Suspensão da Exigibilidade de Tributos e FGTS)
Depósito do Montante Integral (Jurídico > Ações, guia eSocial) Depósito Montante Integral (guia Hist. Detalhes, grade Suspensão da Exigibilidade de Tributos e FGTS)
Matéria (Jurídico > Ações, guia eSocial) Matéria (guia Hist. Detalhes)
Autoria (Jurídico > Ações, guia eSocial) Autoria (guia Hist. Detalhes)
Tipo eSocial (Tabelas > Jurídico > Tipo de Ação) Tipo (guia Geral)
Identificação Vara (Tabelas > Jurídico > Varas) Identificação Vara (guia Hist. Detalhes)
Estado (Tabelas > Jurídico > Varas) UF Vara (guia Hist. Detalhes)
Cidade (Tabelas > Jurídico > Varas) Cidade (guia Hist. Detalhes)

Campos-chave

Nota

Quando o campo Tipo eSocial estiver definido como "5 - Reclamatória Trabalhista", em Tabelas > Jurídico > Tipo de Ação (FR104TIP), os campos Processo Trabalhista e Repercussão Processo serão habilitados, e os campos Vara e Número serão desabilitados.

Ação
Informe um código para cada processo, o qual será usado no cadastro das audiências e consultas relativas aos mesmos.

Guia Cadastro

Nesta guia são cadastradas as informações básicas da ação.

Filial
Informe a filial respectiva à ação que será cadastrada. Este campo não é obrigatório, ou seja, pode ser informado o valor "0000".

Assunto
Informe o assunto da ação.

Nota

  • Os assuntos da ação são cadastrados em Tabelas > Jurídico > Assunto (FR104ASS).
  • Para efetuar alteração de assunto não trabalhista para assunto caracterizado como trabalhista (definição do campo Área de Direito igual a "1 - Trabalhista" no cadastro de assuntos), acesse o menu Jurídico > Converter em Ação Trabalhista (FRCNVRTR).

Tipo
Informe um tipo para o assunto da ação, cadastrado em Tabelas > Jurídico > Tipo de Ação (FR104TIP).

Nota

Se a opção selecionada tiver o campo Tipo eSocial definido como "1 - Administrativo", o sistema enviará ao eSocial o número do benefício como sendo o número do processo.

Autor
Indique se a empresa é a autora da ação ou não. Considere que, caso:

Processo Trabalhista
Informe o número do processo do tipo "5 - Reclamatória Trabalhista". Esse número deve ser previamente cadastrado em Empresas > Processos Judiciais (FR030PRO).

Repercussão Processo
Indicativo de repercussão do processo trabalhista ou de demanda submetida à CCP ou ao NINTER. Sendo:

Número
Informe o número do processo que será cadastrado.

Nota

Somente caracteres numéricos serão integrados com o campo Nº Processo do módulo Administração de Pessoal.

Sindicato Parte Contrária
Informe se a parte contrária é um sindicato. Caso seja, informe o código do sindicato, do contrário, o valor deve ser mantido como "0000".

Nota

As opções de sindicato disponíveis são baseadas no cadastro de sindicatos do módulo Administração de Pessoal.

Emp. Advogado Parte Contrária
Informe a empresa do advogado que defenderá o autor da ação.

Tipo Advogado Parte Contrária
Informe o tipo do advogado que defenderá o autor da ação.

Quando o tipo do colaborador for igual a "2 - Terceiro", apenas serão apresentados na pesquisa (F3) os terceiros com tipo de uso igual a "6 - Advogado Contrários", em Colaboradores > Ficha Cadastral > Terceiros (FR034TER), guia Usos.

Nota

O cadastro de um advogado como:

  • "Terceiro", é realizado em Colaboradores > Ficha Cadastral > Terceiros (FR034TER).

Advogado Parte Contrária
Informe o advogado que defenderá o autor da ação.

Empresa Nosso Advogado
Informe a empresa do advogado que defenderá o empregador.

Tipo Nosso Advogado
Informe o tipo do advogado que defenderá o empregador.

Nosso Advogado
Informe o advogado que defenderá o empregador.

Quando o tipo do colaborador for igual a "2 - Terceiro", apenas serão apresentados na pesquisa (F3) os terceiros com tipo de uso igual a "5 - Nossos Advogados", em Colaboradores > Ficha Cadastral > Terceiros (FR034TER), guia Usos.

Rito Sumaríssimo
Informe se a ação se trata de um rito sumaríssimo.

Vara
Informe a vara em que está será julgada a ação, cadastrada em Tabelas > Jurídico > Varas (FR104JUJ).

Conciliação Prévia
Informe se a ação foi submetida a uma conciliação prévia.

Início Ação
Indique a data em que foi dada a entrada da ação no tribunal.

Término Ação
Caso haja, indique a data em que a ação foi finalizada.

Motivo Encerramento
Indique o motivo de encerramento da ação, cadastrado em Tabelas > Jurídico > Motivos Encerramento (FR104MEN).

Nota

Este campo apenas estará habilitado caso seja informada a data de término da ação.

Valor Ação
Informe o valor da ação.

% Chance
Percentual de êxito da ação, estabelecido pelo advogado.

Arquivo
Informe um caminho para um arquivo, que poderá ser aberto ao clicar no botão Abrir Arquivo. Preferencialmente, o arquivo deve conter informações exclusivamente pertinentes à ação.

Escritório Advocacia
Informe o escritório responsável pela ação.

Nota

  • Somente ficam disponíveis os registros de escritórios (considerando inclusive suas abrangências) que estão cadastrados com tipo de uso "7 - Escritórios Advocacia" em Empresas > Outras Empresas > Cadastro (FR032OEM), guia Tipos de Uso.
  • Por se tratar de um campo opcional, registros definidos com o valor "0" neste campo também serão considerados.

Informações Recurso
Informe se o sistema irá preencher os campos Dt. correção e Vlr. corrigido da guia Recursos automaticamente ou se deseja preencher manualmente.

Ao escolher a opção “1 – Manualmente”, o botão Atualizar ficará desabilitado na guia Recursos.

Resumo Sentença
Forneça um breve resumo sobre a sentença proferida pelo juiz, caso haja.

Providências
Forneça as providências a serem controladas e tomadas pelo advogado da ação.

Observações
Forneça quaisquer informações (pertinentes à ação) que não foram contempladas nos campos anteriores.

Botões

Novo Cadastro
Ao clicar neste botão, a tela será colocada em estado de criação de registro, sugerindo o código da próxima ação. Além disso, todas as informações estarão zeradas e prontas para preenchimento.

Guia eSocial

As informações desta guia são utilizadas para a geração do leiaute S-1070 - Tabela de Processos Administrativos/Judiciais do eSocial, que é utilizado para inclusão, alteração e exclusão de registros na tabela de processos (administrativos e judiciais) do empregador. As informações consolidadas dessa tabela são utilizadas para validação de outros eventos do eSocial.

Importante

  • Esta guia estará habilitada somente se, em Tabelas > Jurídico > Tipo de Ação (FR104TIP), o campo Tipo eSocial estiver definido como "1 - Administrativo" ou "2 - Judicial".
  • O preenchimento dos campos Matéria e Autoria é obrigatório quando o campo Tipo eSocial, em Tabelas > Jurídico > Tipo de Ação (FR104TIP), estiver definido como "2 - Judicial". Para qualquer outro tipo de ação, estes campos permanecem desabilitados.

Matéria
Selecione, entre as opções disponíveis, os indicativos da matéria da ação.

Autoria
Selecione, entre as opções disponíveis, os indicativos da autoria da ação.

Suspensão da Exigibilidade
Informe o código indicativo de suspensão de exigibilidade de tributos e FGTS em virtude da ação.

Depósito Montante Integral
Informe se deseja indicar a existência de depósito do montante integral. É importante considerar que:

Data Decisão
Informe a data da decisão, sentença ou despacho administrativo.

Guia Autor

Nesta guia o usuário pode cadastrar quais os autores responsáveis pela origem da ação, incluindo também informações como a empresa do autor e o tipo de contrato.

Guia Réu

Nesta guia o usuário pode cadastrar quais os réus da ação.

Botões de Sequência

Os botões de Sequência permitem a ordenação da seqüência dos réus de acordo com a necessidade do usuário, tanto para a grade de Pessoas Jurídicas quanto Pessoas Físicas.

Guia Pedidos

Nesta guia são identificados os motivos que originaram a ação.

Data Cenário
Defina uma data para o pedido.

Sequência Cenário
Defina uma sequência para o pedido.

Tipo

Defina o tipo do pedido.

Tabela Incidência
Informe a tabela de incidência de cálculo a ser aplicada no pedido. A tabela é cadastrada em Tabelas > Jurídico > Definições de Cálculo (FR104INC).

Vara
Informe a vara, cadastrada em Tabelas > Jurídico > Varas (FR104JUJ).

Provisão
Informe se o cenário será provisionado para a folha de pagamento.

Botões

Duplicar
Ao clicar neste botão, será aberta a tela Duplicação de Cenários - Reclamatória Trabalhista (FRDUPCEN).

Detalhar
Ao clicar neste botão, será aberta a tela Detalhamento do Pedido (FR104PDC).

Configuração alternativa da guia Pedidos

Nota

A guia Pedidos será apresentada desta forma quando, em Tabelas > Jurídico > Assunto (FR104ASS), o campo Área de Direito for diferente de "1 - Trabalhista".

Pedido
Informe o pedido, cadastrado em Tabelas > Jurídico > Pedidos (FR104MTJ).

Descrição (Motivo)
Essa informação é preenchida automaticamente após a coluna Pedido ser definida.

Valor Reclamado
Informe o valor requerido pela parte contrária da ação.

Data Pedido
Informe a data de início do não pagamento do pedido.

Data Final Pedido
Informe a data final do não pagamento do pedido.

Nota

Em relação aos campos Data Pedido e Data Final Pedido, caso o pedido se trate de horas extras, por exemplo, é possível identificar a que período corresponde o não pagamento.

Procedente
Informe se o juiz aceitou a ação ou pedido apresentado pelo autor do processo.

Descrição Procedente
Essa informação é preenchida automaticamente após a coluna Procedente ser definida.

Guia Testemunhas

Nesta grade são cadastradas as testemunhas da ação.

Nota

As colunas Endereço, Número, Complemento, Cidade, Nome (Cidade), Bairro, Nome (Bairro), CEP, Código DDI, Código DDD e Telefone são preenchidos automaticamente pelo sistema após a coluna Colaborador ser definida.

Testemunha
Informe um código da testemunha.

Empresa Testemunha
Informe o código da empresa na qual a testemunha é contratada.

Nome (Empresa Testemunha)
Essa informação é preenchida automaticamente após a coluna Empresa Testemunha ser definida.

Tipo Colaborador
Informe tipo do colaborador considerado como testemunha da ação.

Colaborador
Informe o colaborador considerado como testemunha da ação.

Nome (Colaborador)
Essa informação é preenchida automaticamente após a coluna Colaborador ser definida.

Tipo Testemunha
Informe o tipo da testemunha, ou seja, se ela é uma testemunha da empresa ou da parte contrária.

Observações
Forneça informações referentes à(s) testemunha(s) da ação.

Guia Andamentos

Nesta guia podem ser cadastradas todas as audiências referentes à ação.

Nota

  • À medida que esta guia for preenchida, as informações referentes ao andamento serão automaticamente preenchidas na guia Cadastro.
  • As colunas Nome (Empresa Preposto), Tipo Preposto, Preposto e Nome (Preposto) são preenchidos automaticamente pelo sistema após a coluna Empresa Preposto ser definida.

Data Audiência
Informe a data da audiência.

Hora Audiência
Informe a hora da audiência.

Andamento
Informe o código do andamento, cadastrado em Tabelas > Jurídico > Andamentos (FR104AND).

Descrição (Andamento)
Essa informação é preenchida automaticamente após a coluna Andamento ser definida.

Sigla (Andamento)
Essa informação é preenchida automaticamente após a coluna Andamento ser definida.

Data Limite
Defina uma data limite para a audiência.

Empresa Preposto
Informe o preposto do andamento da ação.

Nota

Nesse caso, o preposto é o responsável designado para representar a empresa na audiência.

Arquivo
Defina o caminho do arquivo anexado ao registro do ato processual.

Providências
Forneça informações pertinentes às providências a serem tomadas para a próxima audiência.

Observações da Ação
Forneça outras anotações que não foram contempladas nos campos anteriores.

Botões

Abrir Arquivo
Ao clicar neste botão, é possível abrir o arquivo anexo nesta guia.

Arquivo
Ao clicar neste botão, será possível anexar um arquivo com informações pertinentes ao andamento da ação.

Guia Pagamentos

Nesta guia o usuário tem a possibilidade de cadastrar os pagamentos efetuados durante o processo e, se desejar, pode debitá-los do valor do total .

Empresa Pagadora
Informe o código da empresa pagadora.

Nome (Empresa Pagadora)
Essa informação é preenchida automaticamente após a coluna Empresa Pagadora ser definida.

Código Valor
Informe o código do valor.

Descrição Valor (Código do Valor)
Essa informação é preenchida automaticamente após a coluna Código Valor ser definida.

Data Pagamento
Informe a data em que deve ser efetuado o pagamento. Considere que:

Valor
Informe o valor do pagamento.

Ao efetuar alteração no valor, será apresentada mensagem solicitando se deseja atualizar o valor da ação de acordo com o novo valor informado. Esta mensagem poderá ser desabilitada através do campo Mensagens Valores Ações, em Jurídico > Definições Jurídico (FR104DEF).

Guia Recursos

Nesta guia é possível cadastrar os recursos envolvidos na ação trabalhista.

Para recorrer a uma sentença da ação, é necessário efetuar um depósito (uma parte do valor da ação), e caso a parte que entrou com o recurso vença na instância cadastrada, essa terá um valor de retorno.

Nota

Os campos Dt. Correção e Vlr. Corrigido serão preenchidos automaticamente quando o campo Informações Recurso estiver definido como "0 - Atualizar automaticamente", caso contrário, através da opção “1 – Manualmente”, é possível defini-los normalmente. Com a opção manual, o botão Atualizar ficará desabilitado.

Recurso Dirigido
Informe para quem o recurso foi dirigido.

Descrição (Recurso Dirigido)
Essa informação é preenchida automaticamente após a coluna Recurso Dirigido ser definida.

Data Depósito
Informe quando foi realizado o depósito.

Valor Depósito
Defina o valor depositado.

De acordo com o recurso dirigido e a data do depósito informados na grade de depósitos recursais, o sistema fará uma busca em tabela de Tabelas > Valores > Valores Depósitos Recursais (FR104VDR), verificando se existe um valor pré-definido para o recurso dirigido e data informados.

Data Retorno Depósito
Informe a data de retorno do depósito.

Valor Retorno Depósito
Informe o valor retornado.

Dr. Correção
Informe a data para a correção do valor do depósito.

Vlr. Corrigido
Informe o valor corrigido.

Botões

Atualizar
Ao clicar neste botão, será possível corrigir o(s) valor(es) de depósito(s) recursal(is). Será exibida a tela Atualização do Valor de Depósito Recursal (FRATUREC), onde será solicitada uma data para a correção.

Guia Integração

Nesta guia são cadastradas as informações para o SEFIP e sobre o parcelamento da ação. Além disso, esta guia somente:

Verifique a documentação sobre reclamatória trabalhista para mais informações.

Importante

Antes da entrada do FGTS Digital, o recolhimento do FGTS era feito através do SEFIP. Porém, hoje o sistema principal é o eSocial, sendo que o recolhimento é feito via FGTS Digital.

Data Cenário
Informe a data do cenário referente à ação trabalhista.

Sequência
Informe a sequência do cenário.

Processo
Informe o número da ação. Utilizado pelo SEFIP (registro tipo "12"; campo 10).

Ano Processo
Informe o ano da ação. Utilizado pelo SEFIP (registro tipo "12"; campo 11).

Início Direito
Informe a competência de início do pleito da reclamatória trabalhista. Utilizado pelo SEFIP (registro tipo "12"; campo 13).

Fim Direito
Informe a competência de fim do pleito da reclamatória trabalhista. Utilizado pelo SEFIP (registro tipo "12"; campo 14).

Qtde Parcelas
Informe a quantidade de parcelas da sentença, determinada pelo juiz.

Tipo Periodicidade
Informe a periodicidade das parcelas.

Periodicidade
Indique o intervalo entre as parcelas.

Nota

Quando o campo Tipo Periodicidade for igual a "1 - Dias", somente será permitido informar uma periodicidade inferior a 30 dias.

Parcelamento INSS
Defina o tipo de parcelamento do pagamento de INSS. Conforme o número de parcelas, a distribuição dos pagamentos de INSS obedecerá o número de parcelas conforme padrão., sendo:

Guia Execução

Nesta guia são cadastrados os dados dos autores da ação, a sentença definida para cada autor, as parcelas de pagamento de cada sentença e os valores de INSS referentes a cada competência reclamada. Além disso, esta guia somente:

Importante

Para realizar a integração, os pedidos informados no cenário de execução da ação devem ter um evento informado em Tabelas > Jurídico > Pedidos (FR104MTJ), guia Eventos.

Botões

Parcelas
Por meio deste botão é possível:

Nota

  • Este botão alimenta a grade de parcelas, considerando apenas os dados gravados na grade Autores da Ação.
  • Mensagens são retornadas quando não for possível gerar parcelas para determinado colaborador ou quando houver eventos já integrados.
  • Após a apuração das parcelas, os dados deverão ser gravados pelo botão Alterar.

Apurar INSS
Por meio deste botão é possível apurar os valores de INSS.

Nota

  • Este botão alimenta a grade INSS, utilizando como dados de entrada as informações gravadas da grade Parcelas.
  • Os dados são apresentados por autor.
  • Após apurar o INSS, os dados deverão ser gravados pelo botão Alterar.

Integrar Folha
Ao clicar neste botão, será aberta a tela Integração dos Eventos de Ações Trabalhistas (FRINTRTR). Passa como parâmetro a primeira e última competência de pagamento e o número da ação.

Guia Imagens

Nesta guia é possível adicionar imagens para uma ação.

Sequência
Informe um número para a sequência.

Descrição
Forneça uma breve descrição para a sequência.

Botões

Foto
Este botão permite anexar arquivos de imagens para uma ação.

Ampliar Fotos
Este botão é permite ampliar a imagem para melhor visualização do painel lateral.

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