Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.61
30/09/2022
Texto alterado em:
- 11/10/2022 - Atualizamos o importante da matéria Relatório de Publicação Recibo de Férias.
Tarefas liberadas: 46
Alteração no TBS
Essa versão sofreu alterações na estrutura da base de dados, confira o detalhamento no relatório de alterações em TBS.
Removemos bloqueio de exclusão de pendências do eSocial
Retiramos o bloqueio de exclusão de dados para competências com mais de 90 dias.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Exclusão de Pendências (FREXCPEN)
Administração de Pessoal
Geração de leiaute S-1200 de retificação
Problema: ao ter um recibo de férias coletivas com pagamento de dois períodos aquisitivos, onde na Ficha Financeira houve devolução de IR, ao inserir o evento de devolução de IRRF férias o sistema inseria a rubrica em duplicidade no leiaute S-1200 e apresentava a mensagem [ERRO CRÍTICO] br.com.senior.asas.rtaccess.EExAccess: Violação de chave.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-1200 para que ele seja processado corretamente.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Adequação na geração do leiaute S-1070
Incluímos o tratamento para quando informar uma data de encerramento no cadastro do processo, sejam feitas validações para garantir que nenhum outro cadastro esteja utilizando o processo em data/competência posterior à data de encerramento que está sendo informada.
Caso esteja sendo utilizado, será exibida uma mensagem de bloqueio e será necessário concluir o envio dos leiautes para o eSocial.
A seguir veja o comportamento:
- ao informar a data de encerramento no processo, caso existam rubricas vinculadas ao processo geradas pelo cálculo (folha, férias, rescisão), porém que não tiveram seu S-1010 gerado será exibida a mensagem Existem rubricas vinculadas a este processo não enviadas ao eSocial. É necessário concluir o envio do leiaute S-1010 para encerrar o processo;
- ao informar a data de encerramento no processo, caso existam rubricas vinculadas ao processo, são gerados leiautes S-1010 com data de encerramento, que devem ser enviados antes do leiaute S-1070, então será exibida a mensagem A data de encerramento desativa todas as Rubricas vinculadas a este Processo no eSocial. Será necessário concluir o envio das Rubricas (S-1010), para o correto envio do processo (S-1070);
- ao processar o leiaute S-1070 com data de encerramento, caso existam rubricas vinculadas ao processo com a data término que não foram processadas, é bloqueado o envio do leiaute S-1070 gerando a mensagem Existem rubricas enviadas ao eSocial vinculadas ao processo X. É necessário concluir o envio do leiaute S-1010 com a data de encerramento do processo e reenviar o S-1070.
Locais:
- Empresas > Empresas (FR030EMP)
- Empresas > Processo Judiciais (FR030PRO)
- eSocial > Gerar Tabelas (FRGERTAB)
- eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
Validação na retificação dos leiautes S-1200, S-1202 e S-1207
Adicionamos uma nova validação que não permite que o usuário prossiga caso haja uma pendência do leiaute S-1210 quando for gerada a retificação dos leiautes S-1200, S-1202 e S-1207.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Ajuste na tela de Gerar não periódicos para respeitar os filtros de datas ao enviar os leiautes
Ao consultar as pendências para envio na tela de Gerar Não Periódicos, por padrão, o sistema considerava o período informado como a data de geração da pendência. Por exemplo, ao consultar as pendências do leiaute S-2230, quando cadastrados no mesmo dia, eram exibidos todos os eventos pendentes de envio, mesmo que a data inicial ou final fosse posterior à data informada no filtro. Com isso, ajustamos a tela Gerar não periódicos para respeitar as datas informadas. Confira a mudança realizada no sistema:
Inserimos o campo Opção Período, para considerar o período de início e fim informado no filtro, independente da data de geração da pendência.
Cadastrar um afastamento para um colaborador em 01/05/2022 com fim em 15/05/2022.
Ao carregar as pendências de não periódicos, informar o período 01/07/2022 a 12/07/2022, por exemplo.
Nesta situação, a pendência de afastamento é exibida, porém, é solicitado para que ela seja exibida apenas se o afastamento estiver no período do filtro.
Nesse campo, são disponibilizadas as duas opções:
- Data de Geração da Pendência: as pendências serão filtradas de acordo com a data em que a pendência foi gerada.
- Data de Referência: as pendências serão filtradas de acordo com a data do evento, ou seja, a data do histórico.
Por padrão, o campo já vem preenchido com a opção Data de Geração da Pendência.
Para verificar as informações completas desse campo, acesse a documentação Gerar não periódicos.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Troca de empresa para bases descentralizadas
Realizamos a alteração da verificação da troca de empresa para bases descentralizadas. Agora, o sistema buscará as informações do leiaute S-1000 - Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público para comparar os CNPJs das empresas.
Locais:
- Colaboradores > Históricos > Filial (FR038HFI)
- Cálculos > Definir Cálculo (FR044CAL)
- Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
- Colaboradores > Salários > Salários > Individual (FR038HSA)
- eSocial > Eventos Periódicos > Conferência INSS (FRGERINS)
S-5003 - Informações do FGTS por Trabalhador
Realizamos as seguintes implementações em relação ao arquivo de retorno 007 - S-5003 - Informações do FGTS por Trabalhador (FPAR007.ESO):
- adicionamos os dados referente ao colaborador: Nome e se este possui mais de um vínculo;
- adicionamos as opções de ordenação por: CPF, Número do Cadastro e Nome do Colaborador.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Arquivo de Retorno > 007 - S-5003 - Informações do FGTS por Trabalhador (FPAR007.ESO)
Ajuste no processamento do leiaute S-2300
Problema: ao gerar a tag dscLograd, ocorria o erro String or binary data would be truncated. Isso ocorria porque o campo Endereço da tela Ficha Complementar (FR034CPL) possuía 100 caracteres, enquanto a tabela do eSocial para a tag dscLograd possui apenas 80.
Correção efetuada: o tratamento realizado anteriormente permitia que no máximo 80 caracteres fossem considerados no campo Endereço durante o geração da tag dscLograd. Sendo assim, removemos esse tratamento previamente realizado e aumentamos a capacidade do campo Endereço de 80 para 100 caracteres.
Locais:
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Complementar (FR034CPL)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
- eSocial > Gerar Não Periódico (FRGERNPE)
Empresas
Ajuste na documentação do campo Natureza Estabelecimento
Realizamos as seguintes melhorias na documentação do campo Natureza Estabelecimento (guia Empregador eSocial) da tela de Cadastro de Filiais (FR030FIL):
- Atualizamos a lista de naturezas inválidas;
- Adicionamos informações referentes ao sócio ostensivo.
Nota
Segundo o Manual de Orientação do eSocial (MOS), "A pessoa jurídica que for sócia ostensiva de Sociedade em Conta de Participação (SCP) deverá declarar as informações referentes à SCP no seu CNPJ, todavia, separadamente das suas próprias informações.". Sendo assim, as informações dos colaboradores devem ser enviadas pela empresa do sócio ostensivo a qual os colaboradores estão vinculados, e a distribuição de lucros dos sócios deverá ser enviada pelo EFD-Reinf, que irá substituir a DIRF. Porém, até o momento, não há um leiaute definido.
Para mais informações, acesse a documentação da tela de Cadastro de Filiais (FR030FIL).
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Empresas > Filiais > Cadastro
Melhoria da documentação do cadastro de Processos Judiciais
Alteramos a documentação de Processos Judiciais, referente ao campo Data de Encerramento,
de:
- Informe a data de término da validade das informações, se houver.
para:
- Informe a data de encerramento do processo judicial, se houver.
Para verificar a documentação completa, acesse processos judiciais.
Local: Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Empresas > Processos Judiciais
Impostos
Implementação de log para a rotina de geração da SEFIP
Realizamos a implementação de log para a rotina de geração da SEFIP, nesse arquivo será gerado as informações de inicio e fim da rotina, assim, como o caminho que o arquivo foi gerado.
Local: Impostos > Fundo de Garantia > SEFIP > Gerar (FRLISFIP)
Relatórios
Correção do Relatório Custos Folha
Problema: ao gerar o relatório 005 - Custos Folha (FPES005.OPE) quando existe colaboradora com auxílio maternidade, o sistema processava como parte dos custos os encargos patronais, pois desconsiderava a isenção da maternidade.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o modelo seja gerado corretamente.
Local: Cálculos > Relatórios > Estatísticos > 005 - Custos Folha (FPES005.OPE)
Relatório de Publicação Recibo de Férias
Liberamos para o mercado o relatório 008 - Publicação Recibo de Férias (FPFE008.COL) para assinatura eletrônica no Painel de Gestão. Esse modelo deve ser executado para integração de dados do recibo de férias ao Painel de Gestão na rotina de assinatura eletrônica do recibo de férias.
Importante
A rotina de Assinatura Eletrônica do Recibo de Férias do Painel de Gestão ainda não está liberada para mercado. Estamos em fase de piloto da funcionalidade com clientes já definidos, comunicaremos através dos canais a liberação da rotina.
O modelo necessário para este processo foi disponibilizado nesta versão para que não haja a necessidade de atualização no momento em que a funcionalidade for liberada no módulo Painel de Gestão.
Local: Colaboradores > Férias > Listar > Doctos Férias > 008 - Publicação Recibo de Férias (FPFE008.COL)
Rescisões
Cálculo de rescisão para colaborador com projeção salarial
Problema: ao calcular rescisão para um colaborador com projeção salarial, o evento 0112 - Aviso Prévio Reavido era calculado incorretamente, pois o sistema considerava o salário futuro para calcular a proporcionalidade do salário.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de cálculo de salário para que o evento seja calculado corretamente.
Local: Colaboradores > Rescisões > Calcular (FRCALRCS)
Novo parâmetro para rescisões simuladas
Criamos o campo Afastamentos Rescisão Simulada na guia Assinalamentos da tela de Cadastro de Empresas (FR030EMP), com as opções:
- V - Verifica Afastamentos
- D - Desconsidera Afastamentos
O sistema irá verificar através desse campo se a rescisão simulada irá ou não considerar os afastamentos em aberto ou posteriores a data de demissão no cálculo da rescisão simulada (individual, coletiva e programada).
Quando o campo estiver informado com a opção D - Desconsidera Afastamentos em período válido na data de demissão informada, serão desconsiderados os afastamentos do colaborador que estiverem em aberto ou com data posterior à data de demissão.
Locais:
- Empresas > Empresas (FR030EMP)
- Colaboradores > Rescisões > Simuladas > Individual (FRRCSSIM)
- Colaboradores > Rescisões > Simuladas > Coletivas (FRLOTSIM)
- Colaboradores > Rescisões > Simuladas > Programada (FRPRGSIM)
Férias
Informações gravadas na tela de Férias Programadas (FRFERPRG)
Realizamos tratamento na tela Férias Programadas (FRFERPRG) para que as informações de alguns de seus campos sejam gravadas sempre que o cálculo de férias for efetuado. Com isso, as informações serão recuperadas automaticamente, mesmo que a tela seja fechada e aberta novamente pelo usuário. Os seguintes campos foram afetados por essa implementação:
- Sem Saldo;
- Gerar Adiantamento;
- Multa Dobro;
- Adiantamento 13º Salário;
- % Adiantamento Férias;
- %Provisão Desconto;
- % Reajuste Salário;
- Sobrepor Data Pgto.
Nota
As informações gravadas nos campos citados estão vinculadas a um usuário específico. Logo, caso mais de um usuário realize o cálculo de férias na tela Férias Programadas (FRFERPRG), as informações gravadas serão recuperadas apenas pelo usuário que realizou o cálculo.
Exemplo: caso um usuário A realize o cálculo de férias, feche a tela de Férias Programadas (FRFERPRG) e saia do sistema, as informações referentes ao cálculo serão gravadas para esse usuário A. Porém, caso um usuário B posteriormente realize o cálculo de férias na mesma tela, serão gravadas essas novas informações apenas para o usuário B.
Local: Colaboradores > Férias > Recibos > Programadas (FRFERPRG)
Colaboradores
Transferência entre empresas de base descentralizada
Para informar a data de entrada do colaborador na empresa ao realizar o cadastro, incluímos o novo campo Data Entrada Filial nos dados do Histórico de Filial. Esse campo será habilitado quando a base for descentralizada e o tipo de admissão for 3 - Transferência c/ ônus ou 4 - Transferência s/ ônus. Além disso, adicionamos o parâmetro DatEntHfi no web service com.senior.g5.rh.fp.fichaBasica porta Ficha Básica na versão 6.
Locais:
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Informações Admissionais (FR034ADM)
Cálculos
Correção do sistema para Pagamento de Dissídio
Problema: na guia Cálculo com o campo Tipo de Cálculo configurado com a opção 14 - Pagamento de Dissídio, caso os campos Pagto. Rescisão Compl. Dissídio, Considerar Histórico GPS/Sefip, Data Hom. Dissídio, Tipo de Acordo,Início Processo e Fim Processo da guia Informações não estivessem preenchidos, ao trocar de guia e pressionar Alterar, o sistema apresentava a mensagem Propriedade inválida: SetFocus: Cannot focus a disable or invisible window.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que ele retorne mensagem de alerta nos campos obrigatórios:
- Início Processoserá apresentada a mensagem É necessário informar Início Processo;
- Fim Processo será apresentada a mensagem É necessário informar Fim do Processo.
Local: Cálculos > Definir Cálculo (FR044CAL)
Vales individuais e coletivos
Aumento da quantidade de dígitos do campo Escala de Vale Transporte
Aumentamos a quantidade de dígitos do código da escala de vale transporte. Com isso, realizamos os seguintes ajustes nos módulos Administração de Pessoal (AP) e Benefícios e Tarefeiros (BS):
Web services
Administração de Pessoal
A máscara do campo Escala de Vale Transporte agora aceita até 5 dígitos. Web services impactados:
- com.senior.g5.rh.fp.fichaBasica, porta FichaBasica versão 6;
- com.senior.g5.rh.fp.historicos, porta ValeTransporte versão 2;
- fcom.senior.g5.rh.fp.historicosColetivos, porta ValeTransporte versão 2.
Relatórios
A máscara do campo Escala de Vale Transporte agora aceita até 5 dígitos. Relatórios impactados:
Administração de Pessoal
- 001 - Períodos Vale Transporte (FPVT001.COL);
- 002 - Assinatura Vale Transporte (FPVT002.COL);
- 003 - Recibo Vale Transporte (FPVT003.COL);
- 004 - Escala Vale Transporte (FPVT004.CAD);
- 012 - Relação Cadastral Ficha Básica (FPRE012.COL);
- 023 - Escala de Vale Transporte (FPHI023.COL);
Benefícios e Tarefeiros
- 001 - Períodos Vale Transporte (BSVT001.COL);
- 002 - Assinatura Vale Transporte (BSVT002.COL);
- 003 - Recibo Vale Transporte (BSVT003.COL);
- 004 - Escalas Vale Transporte (BSVT004.CAD);
Modelos de Importação
A máscara do campo Escala de Vale Transporte agora aceita até 5 dígitos. Modelos impactados:
- 00015 - Colaborador;
- 00018 - Históricos;
- 00034 - Vale Transporte.
Locais:
- Benefícios > Vale Transporte > Cadastro > Listar > 004 - Escalas Vale Transporte (BSVT004.CAD)
- Benefícios > Vale Transporte > Listar > 001 - Períodos Vale Transporte (BSVT001.COL)
- Benefícios > Vale Transporte > Listar > 002 - Assinatura Vale Transporte (BSVT002.COL)
- Benefícios > Vale Transporte > Listar > 003 - Recibo Vale Transporte (BSVT003.COL)
- Colaboradores > Históricos > Listar > 023 - Escala de Vale Transporte (FPHI023.COL)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Relação de Cadastro > 012 - Relação Cadastral Ficha Básica (FPRE012.COL)
- Colaboradores > Históricos > Coletivos (FRTRFCOL)
- Colaboradores > Históricos > Escala Vale Transporte (FR038EVT)
- Colaboradores > Vale Transporte > Cadastro > Listar > 004 - Escala Vale Transporte (FPVT004.CAD)
- Colaboradores > Vale Transporte > Listar > 001 - Períodos Vale Transporte (FPVT001.COL)
- Colaboradores > Vale Transporte > Listar > 002 - Assinatura Vale Transporte (FPVT002.COL)
- Colaboradores > Vale Transporte > Listar > 003 - Recibo Vale Transporte (FPVT003.COL)
- Recursos > Implementações > Gerador Importação/Exportação (FRIMPEXP)
Cadastros
Cadastro de dependente com benefício diferente do colaborador
Implementamos no cadastro da empresa o novo campo Permite assinalamento de plano distinto para dependente que determinará se é permitido ou não a inclusão de plano de saúde para dependente, diferente dos planos do colaborador. O preenchimento terá como padrão a opção S-Sim, permitindo o cadastramento de planos diferentes para o dependente. Quando a empresa estiver parametrizada com N - Não para não permitir, ao incluir ou alterar planos do dependente, o sistema irá consistir e aceitar somente planos já existentes para o colaborador.
Locais:
- Empresas > Empresas (FR030EMP)
- Benefícios > Assistência > Individual (FR164ASS)
Relatórios
Descrição de Cargos no relatório Descrição de Cargos por competências
Problema: ao gerar o modelo 018 - Descrição de Cargos por competências (CSCA018.CAR), o campo Descrição do Cargo era listado mesmo quando na tela Estrutura de Cargos (FR024EST), guia Itens, as descrições não haviam sido selecionadas.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o modelo seja gerado corretamente.
Local: Cargos > Listar > 018 - Descrição de Cargos por competências (CSCA018.CAR)
Integrações
Alteração na integração do Controle de Ponto e Refeitório e Gestão do Ponto com o Marcação de Ponto 2.0 | HCM
Para adequar os produtos de Ponto da Senior à Portaria 671, realizamos alterações na integração do Controle de Ponto e Refeitório e Gestão do Ponto com o Marcação de Ponto 2.0 | HCM. Anteriormente, os produtos não faziam a leitura do CPF dos Colaboradores e, a partir de agora, no processo automático da integração, serão enviadas as informações de CPF.
- Confira a documentação Dados de entrada e saída para verificar os dados que são importados e os que são exportados pelo aplicativo;
- Para verificar a alteração que ocorreu no Marcação de Ponto 2.0 | HCM, acesse a matéria Aplicativo Marcação de Ponto 2.0 | HCM passa a tratar o CPF dos colaboradores.
Locais:
- Controle de Ponto e Refeitório
- Gestão do Ponto
Portaria 671
Disponibilização de Matrícula do eSocial no Controle de Ponto e Refeitório
Com a finalidade de adequar o Controle de Ponto e Refeitório às exigências da Portaria 671, realizamos alguns ajustes no sistema. Confira, abaixo, as informações:
Tela Matrículas eSocial (FR034MAT)
Para geração de arquivos ficais de jornada é requerido a Matrícula eSocial do colaborador. Para quem possui os módulos Administração de Pessoal e/ou Segurança e Medicina, essa informação é gerada e vinculada automaticamente, no entanto, caso o cadastro de colaborador seja integrado por Web service ou cadastrado previamente no Controle de Ponto e Refeitório sem a matrícula eSocial, se faz necessário a manutenção dos cadastros para inclusão deste dado.
Para isso, disponibilizamos a tela de Matrículas eSocial, que tem por finalidade, informar as matrículas dos colaboradores no eSocial somente quando o módulo de Controle de Ponto e Refeitório é utilizado e o restante da solução de gestão de pessoas, responsável pela geração da matrícula, é de um terceiro.
A informação da matrícula pode ser inserida manualmente nessa tela, com o preenchimento de todos os campos desta tela, ou ainda integrada, pelo Web service RH - Matrícula eSocial ou pelo modelo de importação HRIM00092.SCF.
Modelo de Importação 00092 - Colaboradores - Matrículas eSocial (HRIM00092.SCF)
Para viabilizar a automatização do processo de inclusão dos dados que venham de sistemas de terceiros, disponibilizamos o modelo de importação Colaboradores - Matrículas eSocial. Esse modelo pode ser encontrado em Controle de Ponto e Refeitório > Recursos > Implementações > Gerador Importação/Exportação > Definir > Importação e Exportação de Dados (Definição).
Web service com.senior.g5.rh.hr.matriculaESocial
Para que seja possível cadastrar, alterar e excluir as matrículas dos Colaboradores no eSocial, disponibilizamos o Web service Matrícula eSocial.
Locais:
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Matrículas eSocial (fr034mat)
- Recursos > Implementações > Gerador Importação/Exportação > Definir > Importação e Exportação de Dados (Definição)
Acerto do Ponto
Ajuste na tela de Acertos da minha equipe para permitir mover as marcações de espera para o dia anterior
Problema: o sistema não permitia mover marcações de espera (uso 21) para o dia anterior.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para permitir mover as marcações.
Local: Gestão do Ponto > Acertos da minha equipe
Apurações dos colaboradores não eram carregadas na tela de Acertos da minha equipe
Problema: ao acessar um período de apuração no Gestão do Ponto, as informações não eram carregadas se o histórico de apuração do colaborador iniciasse na mesma data de início do período e não houvesse um histórico de apuração anterior.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para carregar essas informações corretamente.
Local: Gestão do Ponto > Acertos da minha equipe
Adequação do Gestão de Ponto para possibilitar configurar o usuário que terá acesso ao anexo e download de atestados de afastamentos
Realizamos ajustes no Gestão do Ponto, referente à visualização do CID e SUBGRUPO em afastamentos. Anteriormente, havia uma permissão de cálculo no Controle de Ponto, onde era possível configurar para que fosse permitida ou não a visualização da informação CID ou Subgrupo CID dentro do Gestão do Ponto no afastamento. No entanto, servia apenas para a exibição dos campos na guia principal Dados Básicos. Agora, além do campo de configuração ser utilizado para permitir a exibição dos campos, será possível desabilitar a visualização e download dos anexos nos próprios registros de afastamentos (acesso ao atestado). Como funciona: ao utlizar o assinalamento Permite visualizar CID/SUBGRUPO em afastamentos, nas permissões de cálculo dentro do Controle de Ponto, o comportamento também será estendido para a visualização e download dos anexos e registros de afastamentos respeitando, desta forma, a exibição ou não dos campos CID e SUBGRUPO. Portanto, somente terão acesso aos documentos de afastamentos, os próprios usuários que fizeram a inclusão desses documentos e usuários que tiverem a permissão concedida (geralmente pessoas da área de Recursos Humanos), respeitanto, dessa forma, a privacidade do colaborador, prevista na LGPD.
Observação
Esse comportamento de aplica a partir da versão 6.10.1.61. Aos registros já pré-existentes no sistema, não será aplicado.
Além disso, na tela de Histórico de Afastamento, realizamos ajustes no nome da guia Download de Anexos, ficando da seguinte maneira:
- de: Download de Anexos;
- para: Documentos.
Para verificar as informações completas, acesse as documentações:
Locais:
- Controle de Ponto e Refeitório > Diversos > Usuários > Controle de Usuários por Período de Cálculo (FRRESCCA) > Usuários > Detalhes > Permissões para Código de Cálculo (FRPERCCA)
- Gestão do Ponto > Históricos > Afastamento > Histórico Afastamento
- Gestão do Ponto > Históricos > Afastamento > Editar Histórico Afastamento > Documentos
Cálculos
Ajuste na tela Recalcular do Gestão do Ponto
Problema: ao efetuar o recálculo da apuração ocorria o erro Remove is unsupported [DataSet: DsEstouroBH], se houvesse uma regra que abrisse um Cursor da entidade IEstouroBH.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que não ocorra o erro ao efetuar o recálculo da apuração.
Local: Nova interface > Apuração > Recalcular
Ajuste no sistema para que seja feita a leitura do novo leiaute gerado pelo aplicativo Marcação de Ponto 2.0 | HCM
Problema: o sistema não conseguia ler o arquivo de marcação gerado pela tela de Exportação de Marcação do Marcação de Ponto 2.0, devido a linha da marcação estar com o CPF.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que ele leia o novo leiaute de marcação.
Locais:
- Nova interface > Apuração > Calcular
- Nova interface > Leitura de Marcação
Ajuste no método getHorSit() para carregar em memória somente as situações apuradas do dia
Problema: o método getHorSit() do contexto da apuração carregava muitos objetos em memória, causando alto consumo de memória do domínio e, em decorrência disso, era apresentado o erro java.lang.OutOfMemoryError: Java heap space.
Correção efetuada: ajustamos o método getHorSit() para que ele carregue apenas em memória as situações apuradas do dia.
Locais:
- Nova interface > Apuração > Calcular
- Nova interface > Apuração > Recalcular
Integrações
Alteração na integração do Controle de Ponto e Refeitório e Gestão do Ponto com o Marcação de Ponto 2.0 | HCM
Para adequar os produtos de Ponto da Senior à Portaria 671, realizamos alterações na integração do Controle de Ponto e Refeitório e Gestão do Ponto com o Marcação de Ponto 2.0 | HCM. Anteriormente, os produtos não faziam a leitura do CPF dos Colaboradores e, a partir de agora, no processo automático da integração, serão enviadas as informações de CPF.
- Confira a documentação Dados de entrada e saída para verificar os dados que são importados e os que são exportados pelo aplicativo;
- Para verificar a alteração que ocorreu no Marcação de Ponto 2.0 | HCM, acesse a matéria Aplicativo Marcação de Ponto 2.0 | HCM passa a tratar o CPF dos colaboradores.
Locais:
- Controle de Ponto e Refeitório
- Gestão do Ponto
Relatórios
Ajuste do relatório Consulta Dados Ficha Médica
Problema: quando aplicada regra de abrangência customizada por meio da função CarregaAbrUsuTabela, o relatório 003 - Consulta Dados Ficha Médica (SMFI003.GER) não efetuava a filtragem corretamente.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para que a filtragem seja realizada corretamente.
Local: Medicina> Ficha Médica> Listar > 003 - Consulta Dados Ficha Médica (SMFI003.GER)
Atendimentos
Implementações baseadas na 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11)
A fim de mantermos o sistema em concordância com o que dispõe a 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), realizamos as seguintes implementações e ajustes:
Nova tela
Criamos a tela Classificação Internacional de Doenças - CID 11 (FRTABCID) para realizar o cadastro/importação e pesquisa de códigos referentes ao CID-11, a partir das telas onde há o campo CID-11 para o usuário selecionar uma doença.
Nota
Essa nova tela está disponível apenas nos seguintes módulos:
- Administração de Pessoal (AP);
- Segurança e Medicina (SM);
- Controle de Ponto e Refeitório (CP).
Novos campos, colunas, grades e guias referentes ao CID-11
Importante
O campo CID-11 de todas as telas aqui mencionadas não será automaticamente definido com base na informação que tenha sido previamente informada no campo CID-10. Logo, caso o usuário deseje, deverá informar manualmente no campo CID-11 um código de doença relacionado à 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11).
Adicionamos o campo CID-11 às telas:
- Acidentes (FR086ACT), na guia CAT;
- Acompanhamento de Afastamentos (FR110AAF);
- Administração de Medicamentos (FR110MED);
- Afastamento retroativo eSocial (FR039AFA);
- Atestado Externo (FR110MAM);
- Histórico de Afastamento (FR038AFA);
- Histórico de Afastamento (FRHISAFA);
- Históricos Coletivos (FRTFRCOL);
- Pós-Atendimento (FRPOSATE);
- Pré-Atendimento (FR110MAT), nas guias Anotações e Cadastro;
- Prontuário Clínico (FRFICMED), no grupo Atendimentos;
- Tipos de Ocorrência (FR108TOC);
- Subnormalidades (R110SUN).
Adicionamos a coluna CID-11 às telas:
- Atestados (FRHISATE);
- Consulta de Atendimentos (FRCONMAT);
- Consulta de Medicamentos (FRCONMED).
Além disso, adicionamos a grade CID-11 à guia CID da tela da Atendimentos (FR110MAT), para que o usuário possa relacionar mais de um código de doença da tabela CID-11 ao atendimento.
Nota
Nas telas em que o usuário deve informar primeiro uma ocorrência, o sistema irá definir automaticamente o campo CID-11 com o código previamente informado no campo Ocorrência, da tela Tipos de Ocorrência (FR108TOC).
Modelos de Importação/Exportação
Alteramos o arquivo dos seguintes modelos de Importação/Exportação:
- 010 - Históricos Colaborador (FPIM00010.SCF), para conter o registro do campo CID-11 no Registro 4 (Módulo Administração de Pessoal);
- 010 - Históricos Colaborador (FPIM00010.SCF), para conter o registro do campo CID-11 no Registro 1 (Módulo Segurança e Medicina);
- 032 - Atendimento Médico (SMIM00032.SCF), para conter o registro do campo CID-11 no final do Registro 1. Além disso, criamos o Registro 8, com informações da tabela R110C11;
- 034 - Atestado/ASO (SMIM00034.SCF), para conter o registro do campo CID-11 no final do Registro 1;
- 045 - Acidente de trabalho (SMIM00045.SCF), para conter o registro do campo CID-11 no Registro 7.
Web Services
Adicionamos o campo CodCid11 (referente ao CID-11) aos seguintes web services:
- com.senior.g5.rh.sm.CAT;
- com.senior.g5.rh.sm.CATESOCIAL.
Além disso, adicionamos tratamento para incluir possibilidade de importação do campo CID-11 na porta Afastamentos do web service com.senior.g5.rh.fp.persistencia.
LGPD
Adicionamos as informações de CID-11 no mapeamento padrão da LGPD dos módulos do Gestão de Pessoas | HCM.
Outras implementações e ajustes
- Alteramos as descrições de todos os campos CID:
- De CID para CID-10;
- De Descrição CID para Descrição CID-10;
- De Descrição Subgrupo CID para Descrição Subgrupo CID-10.
- De Subgrupo CID para Subgrupo CID-10;
- Nas telas Atestados Médicos (FR110MAM) e Histórico de Afastamento (FR038AFA), alteramos o controle de alterações para que, ao alterar o campo de CID-11, o sistema também gere dados para conferência. Além disso, incluímos o controle dos campos de CID-11 e CID-10 para essas telas;
- Alteramos a validação de afastamento com a mesma doença dentro dos últimos 60 dias. Anteriormente, em todos os locais em que são gerados Afastamentos (Atestado, Atendimento e a própria tela de Afastamento), era considerado apenas o campo de CID-10. Agora, a rotina irá verificar se há afastamentos nos últimos 60 dias com o mesmo código da CID-10 ou com o mesmo código da CID-11.
Locais:
- Colaboradores > Históricos > Afastamentos (FR038AFA)
- Colaboradores > Históricos > Afastamentos Retroativos eSocial (FR039AFA)
- Colaboradores > Históricos > Coletivos (FRTFRCOL)
- Medicina > Audiometria > Resultados (FR108RES_3)
- Medicina > Atendimentos > Acompanhamento de Afastamentos (FR110AAF)
- Medicina > Atendimentos > Administração de Medicamentos (FR110MED)
- Medicina > Atendimentos > Atestado Externo (FR110MAM)
- Medicina > Atendimentos > Pós-Atendimento (FRPOSATE)
- Medicina > Atendimentos > Pré-Atendimento (FR110MAT)
- Medicina > Consultas > Atendimentos > Históricos (FRCONMAT)
- Medicina > Consultas > Atestados (FRHISATE)
- Medicina > Consultas > Medicamento (FRCONMED)
- Medicina > Definições (FR110DEF)
- Medicina > Ficha Médica> Prontuário Clínico (FRFICMED)
- Medicina > PCMSO > Resultados (FR108RES)
- Recursos > Histórico de Alteração > Configuração (FRAUDITLOGCONFIG)
- Recursos > Histórico de Alteração > Consulta (FRAUDITLOGPESQ)
- Recursos > Gerador Importação/Exportação > Executar > 010 - Históricos Colaborador (FPIM00010.SCF)
- Recursos > Gerador Importação/Exportação > Executar > 032 - Atendimento Médico (SMIM00032.SCF)
- Recursos > Gerador Importação/Exportação > Executar > 034 - Atestado/ASO (SMIM00034.SCF)
- Recursos > Gerador Importação/Exportação > Executar > 045 - Acidente de trabalho (SMIM00045.SCF)
- Segurança > Acidentes > Cadastro de Acidentes (eSocial) (FR086ACT)
- Tabelas > Gerais > CID 11 (FRTABCID)
- Tabelas > Gerais > Tipos de Ocorrência (FR108TOC)
- Tabelas > Medicina > Cadastro de Textos (FR110TXT)
- Tabelas > Medicina > Subnormalidades (FR110SUN)
- Tabelas > Valores > Previdência > Definições (FR026DEF)
Aumento na quantidade de caracteres do cadastro de textos
Alteramos o tamanho de caracteres suportados pelo campo de descrição na tela de Cadastro de Textos (FR110TXT) e implementamos validação para caracteres conforme tipo de uso. A quantidade de caracteres passou de 300 para 4000.
Adicionamos validação para bloquear a seleção de um texto com mais caracteres do que o permitido. Os campos afetados foram:
Tela | Guia | Sub-guia(s) | Campo(s) | Número máximo de caracteres |
Resultados PCMSO (FR108RES) | Anotações | - | Anotações | 800 |
Resultados Audiometria (FR108RES) | Itens de Resultado | Otoscopia/Meatoscopia | Otoscopia OD Otoscopia OE |
300 |
Resultado | Parecer Audiológico | Parecer Audiológico | 500 | |
Pré-Atendimento (FR110MAT) | Anotações | - | Pré-Atendimento | 700 |
Locais:
- Medicina > Atendimentos > Pré-Atendimento (FR110MAT)
- Medicina > PCMSO > Resultados (FR108RES)
- Tabelas > Medicina > Cadastro de Textos (FR110TXT)
Relatórios
Geração do relatório Conferência do Quadro por Posto
Problema: ao tentar listar o relatório 007 - Conferência do Quadro por Posto (QLCE007.CEN) em cenário que não utilizava os assinalamentos de Movimentações Coletivas e informava abrangência de Filial, o sistema retornava a mensagem Registro com o valor X para o campo Cenário não existe na base ou está indisponível para este usuário.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o relatório seja listado corretamente.
Local: Orçamento > Cenário > Listar > 007 - Conferência do Quadro por Posto (QLCE007.CEN)
Relatórios
Melhoria na descrição do modelo Inventário de Riscos Ocupacionais
O relatório 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER) listava informações indevidas, que não competiam à atividade de risco, na seção 5.1.2 - Características da força de trabalho.
Melhoramos a descrição do modelo, informando que:
- somente serão listadas as descrições assinaladas na guia Estrutura de Cargos, seguindo a definição de Atividades de Risco na configuração da Segurança de Trabalho.
Local: Segurança > Inventário de Riscos > Listar > 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER)
Central de Configurações
Autenticação de e-mail por OAuth2 da Microsoft
Implementamos a autenticação de e-mail por OAuth2 da Microsoft. Complementamos a documentação no manual da tecnologia com o passo a passo para a configuração da autenticação de e-mail por OAuth2 utilizando Google ou Microsoft.
Local: Central de Configuração > Conexões de rede > Envio de e-mail
Rotinas de Banco de Dados
Pesquisa, no banco de dados, utilizando letras minúsculas
Problema: ao realizar uma pesquisa utilizando letras minúsculas no banco de dados, o registro não localizava a informação buscada.
Correção efetuada: ajustamos a pesquisa para que se posicione no registro e retorne a busca independentemente se a pesquisa foi realizada com letras minúsculas ou maiúsculas.
Processo de busca em pesquisa com procura incremental habilitada
Problema: quando utilizava a pesquisa com procura incremental habilitada, à cada caractere pressionado o sistema realizava novas buscas nos registros e redesenhava as linhas e a barra de rolagem da grade.
Correção efetuada: aprimoramos o processo de busca para que seja executado apenas após meio segundo do último caractere digitado.
Processo de busca em pesquisa com procura incremental habilitada
Problema: quando utilizava a pesquisa com procura incremental habilitada, à cada caractere pressionado o sistema realizava novas buscas nos registros e redesenhava as linhas e a barra de rolagem da grade.
Correção efetuada: aprimoramos o processo de busca para que seja executado apenas após meio segundo do último caractere digitado.
Sequência de abertura de telas
Problema: em alguns casos ao abrir duas telas em sequência, apresentava o seguinte erro Não é permitido mudar o State de CON_R110FIC (TRtNewTable) se KeepInSetKey for verdadeiro.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para funcionar corretamente.
Web services
Formatação de valor de cabeçalho conforme padrão dos envelopes SOAP
Problema: quando era realizada uma requisição de web service para a Bridge e, no header da requisição, a configuração de cabeçalho possuísse o valor text/xml;utf-8, ocorriam erros ao montar o envelope SOAP.
Correção efetuada: ajustamos a rotina que faz a conversão da requisição SOAP utilizando as definições do cabeçalho para formatar o valor do cabeçalho de acordo com o padrão exigido dos envelopes SOAP.
Formas de Acesso
Tempo de sessão de usuário ao utilizar aplicação via WindowAccess
Problema: ao utilizar a aplicação via WindowsAccess, o sistema encerrava a aplicação inesperadamente após um tempo de ociosidade.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a sessão do usuário considere o tempo parametrizado na Central de Configurações Senior.
Local: WindowsAccess
Relatórios
Melhoria no consumo de memória durante abertura da execução de regras
Problema: uso excessivo da memória, durante a abertura da execução de regras, ao gerar relatórios.
Correção efetuada: desabilitamos o uso de algumas funções nativas que causavam a sobrecarga no uso da memória.
Local: Gerador de Relatórios
Melhoria no consumo de memória durante abertura da execução de regras
Problema: uso excessivo da memória, durante a abertura da execução de regras, ao gerar relatórios.
Correção efetuada: desabilitamos o uso de algumas funções nativas que causavam a sobrecarga no uso da memória.
Local: Gerador de Relatórios
Regras e Funções
Implementação da função HttpSetAttachment
Implementamos a função HttpSetAttachment, que permite envio de arquivo no corpo da requisição HTTP em regra LSP, disponível nos métodos POST, PUT e PATCH.
Local: Função HttpSetAttachment
Melhorias de usabilidade na versão XT
A partir dessa versão, estarão disponíveis algumas melhorias na usabilidade do Gestão de Pessoas| HXM na versão XT.
Disponibilizamos o menu Recentes, ele apresentará as últimas telas que foram abertas na seção Formulários e os últimos relatórios que foram gerados também. Além disso, será possível selecionar quantos itens serão apresentados (5, 10, 15, 20, 25 ou 30 documentos).
Agora o sistema XT está aderente a navegação por teclas de atalho e do teclado. Também adicionamos a barra de informações (usuário ativo, empresa ativa, cálculo selecionado, entre outros).
Além disso, adicionamos o recurso de copiar o caminho da tela através de um clique com botão esquerdo do mouse.