Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.86
24/03/2023
Texto alterado em:
- 06/04/2023 - Adicionamos a matéria Chave interna com.senior.g7.identityServerURL.version.
Tarefas liberadas: 61
Novo campo que permite escolher o módulo para enviar/gerar o leiaute S-2210
Criamos o campo Módulo Responsável S-2210 na tela Definições do eSocial (FR030DES), que permite ao usuário escolher qual módulo do sistema será responsável pela geração e envio do CAT-Comunicado de Acidente de Trabalho (evento S-2210). Os módulos disponíveis são SM, AP ou ambos.
Ajustamos as telas Consulta Pendências (FR350STA) e Gerar Não Periódicos (FRGERNPE) para que respeitem essa nova definição.
Locais:
- Empresas > Definições do eSocial (FR030DES)
- eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Possibilidade de geração de pendência de exclusão para o leiaute S-1070
Realizamos atualizações no sistema para permitir a exclusão de um processo judicial quando o leiaute S-1070 - Tabela de Processos Administrativos/Judiciais já tiver sido processado. Além disso, caso esse processo judicial já tenha sido enviado em outro leiaute do eSocial, haverá bloqueio para a exclusão.
Locais:
- Empresas > Processos Judiciais (FR030PRO)
- eSocial > Gerar Tabelas (FRGERTAB)
Contagem dos colaboradores no módulo Jurídico
Incluímos os registros de reclamatória trabalhista (leiautes eSocial S-2500 e S-2501), na contagem dos colaboradores da cópia para o módulo Jurídico, conforme documentação.
Por conta disso, criamos a validação do limite de cópia (definido na proprietária) para os leiautes S-2500 e S-2501, impedindo a geração caso o limite seja excedido.
Além disso, adicionamos validação na guia Indicação Módulo da tela de empregados (FR034FUN) para que não seja possível desmarcar o módulo Jurídico quando possuir algum registro na tela de processo trabalhista (R346CPT) ou na tela informações de tributos (R346TPT).
Também adicionamos um aviso Empregado 9999 - Nome do Colaborador assinalado para não fazer parte do Controle de Proprietária. Deseja incluir esse colaborador? ao selecionar um colaborador que ainda não está sendo contabilizado na contagem do Jurídico.
Locais:
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregado (FR034FUN)
- Diversos > Colaboradores Ativos (FRVALCOP)
- eSocial > Gerar envio S-2500 (FRGERTB)
- eSocial > Gerar envio S-2501 (FRGERTPT)
Administração de Pessoal
Adequação do sistema para envio do dissídio parcelado no eSocial
A fim de mantermos o sistema em concordância com o que dispõe a Instrução Normativa 2110/2022, Art. 80, implementamos o tratamento na geração dos leiautes S-1200, S-1202 e S-1207 para que o dissídio seja gerado na data de homologação, não mais considerando a data da DCTFWeb. Será gerado nos leiautes um ideDmDev para cada folha do tipo 14 - Pagamento de Dissídio, separando por ideDmDev com valor de RRA e sem valor de RRA.
Ajustamos também o tratamento referente ao valor de desconto de INSS quando existe RRA. A partir de agora, os eventos de desconto de INSS de RRA deverão gerar rubrica para que os valores sejam levados ao eSocial corretamente.
Os eventos com as características abaixo devem ser alterados para utilizar a Natureza eSocial igual a 9201 - Contribuição Previdenciária:
- 48D - INSS Cálculo RRA;
- 48O - INSS 13º Sal Cálculo RRA;
- 48R - INSS RRA Dissídio Coletivo Rescisão;
- 48S - INSS 13º Sal RRA Dissídio Coletivo Rescisão.
Em casos onde o colaborador for transferido, será considerada a empresa do colaborador na data de homologação do dissídio para geração dos valores nos leiautes S-1200,S-1202 ou S-1207.
Quanto ao leiaute S-1210, estamos aguardando uma definição do Governo. Atualmente, o entendimento é que o leiaute S-1210 deve ser enviado pelo mesmo declarante que enviou o evento de remuneração, ou seja, quando a transferência é realizada após a homologação e existam parcelas pendentes de pagamento nos meses seguintes, o S-1210 deverá ser enviado pelo declarante que enviou o S-1200 na data de homologação.
Local: eSocial > Envio Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Correção na geração da tag infoInterm do leiaute S-1200
Problema: ao gerar o leiaute S-1200 do cálculo de uma rescisão complementar de comissão pendente, o sistema gerava a tag infoInterm com a informação 0 (zero) indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-1200 para não levar a tag infoInterm, nessa situação.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Implementações baseadas nos itens 3.1, 3.2 e 3.3 da Nota Técnica S-1.1 nº 01/2023
A fim de mantermos o sistema em concordância com o que dispõem os itens 3.1, 3.2 e 3.3 da Nota Técnica S-1.1 nº 01/2023, referente à versão S-1.1 do eSocial, realizamos os seguintes ajustes e implementações:
Nota
Alterações já implantadas nos ambientes de produção restrita e produção.
S-1207 - Benefícios - Entes Públicos
Durante o processamento do leiaute S-1207 - Benefícios - Entes Públicos, se o benefício estiver encerrado, será retornada a mensagem O benefício %s encontra-se encerrado na data do processamento., informando que o benefício está encerrado. Porém, será possível enviar o leiaute mesmo assim.
S-2410 - Cadastro de Benefício - Entes Públicos - Início
Na tela de Manutenção de Benefícios (FR034BEN), agora é permitido informar o próprio CNPJ declarante como CNPJ de origem.
Tabela 24 - Agentes Nocivos e Atividades - Aposentadoria Especial
Alteramos a redação do campo DESANA, referente ao código 02.01.014) da tabela R082ANA, para Trabalhos com exposição ao calor nos termos da NR-15, da Portaria 3.214/1978.
Tabela 27 - Procedimentos Diagnósticos
Atualizamos os registros da tabela R108PRO.
- Códigos incluídos:
- 1433 - Arsênico sanguíneo;
- 1434 - Berílio sanguíneo;
- 1435 - Cálcio sanguíneo;
- 1436 - Cálcio urinário;
- 1437 - Citopatologia;
- 1438 - Ferro urinário;
- 1439 - Formaldeído sanguíneo;
- 1440 - Formaldeído urinário;
- 1441 - Glicose urinária;
- 1442 - Magnésio sanguíneo;
- 1443 - Magnésio urinário;
- 1444 - Mamografia;
- 1445 - Mapeamento de retina (oftalmoscopia indireta);
- 1446 - Níquel sanguíneo;
- 1447 - Procedimento diagnóstico em citopatologia cérvico-vaginal oncótica;
- 1448 - Radiografia de tórax em duas incidências; e
- 1449 - Videolaringoscopia.
- Códigos que tiveram suas descrições alteradas:
- 0095:
- De: Ácido delta aminolevulínico
- Para: Ácido delta aminolevulínico (ALA-U)
- 0613:
- De: Ferro sérico
- Para: Ferro sérico (sangue)
- 1393:
- De: Zinco
- Para: Zinco sanguíne
- 0095:
- Códigos que tiveram suas descrições alteradas para indicar que são válidos somente até 08/02/2023:
- 0353:
- De: Cálcio
- Para: [Válido até 08/02/2023] Cálcio
- 0628:
- De: Formaldeído
- Para: [Válido até 08/02/2023] Formaldeído
- 0829:
- De: Magnésio
- Para: [Válido até 08/02/2023] Magnésio
- 0353:
Outras implementações e ajustes
- Alteramos a compatibilidade da categoria do eSocial 202 - Trabalhador Avulso Não Portuário com a classificação tributária da filial empregadora. Agora, somente é possível selecionar essa categoria quando a classificação tributária for diferente de 21 - Pessoa Física, exceto segurado especial e 22 - Segurado especial, inclusive quando for empregador doméstico;
- Alteramos o comportamento do sistema para que, independentemente do período de referência, os grupos de RRA possam ser gerados nos seguintes leiautes:
- S-1200 - Remuneração de Trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previd. Social;
- S-1202 - Remuneração de Servidor vinculado ao Regime Próprio de Previd. Social;
- S-1207 - Benefícios - Entes Públicos;
- S-2299 - Desligamento; e
- S-2399 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Término.
Nota
Alterações já implantadas nos ambientes de produção restrita:
- Previsão de implantação no ambiente de produção: 01/04/2023.
Leiaute S-2500 - Processo Trabalhista
- Ajustamos o processamento do leiaute S-2500 para que os dependentes não sejam gerados, caso algum contrato possua o campo Possui Admissão eSocial definido como S;
- Adequamos o sistema para a atualização da data de início do FGTS Digital. Além disso, adicionamos tratamento para que não sejam enviados dados sobre as Bases das Guias de FGTS e Bases das Guias de FGTS 13º dos processos trabalhistas com período anterior à data entrada em produção do FGTS Digital;
- >O grupo mudCategAtiv agora é de envio opcional, caso os campos indCateg e/ou indNatAtiv estejam definidos como S. Nessas condições, o grupo mudCategAtiv será enviado caso tenha alguma informação;
- O grupo idePeriodo agora poderá existir mesmo quando o processo apresentar o campo Repercussão Processo definido como 2 - Decisão sem pagamento de verbas de natureza remuneratória.
Leiaute S-2501 - Informações dos Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista
- Adicionamos validação no cadastro e processamento das informações de tributos do leiaute S-2501 para validar se a competência de pagamento é igual ou posterior ao mês/ano da Sentença/Homologação do cadastro/envio do leiaute S-2500;
- Na guia Informações IRRF, da tela Informações de Tributos - eSocial S-2501, adicionamos tratamento para mostrar apenas as opções válidas do campo tpCR (grupo infoCRIRRF) na coluna Código Receita.
Nota
Alterações previstas para serem implantadas nas seguintes datas:
- Ambiente de produção restrita: 08/03/2023;
- Ambiente de produção: 26/04/2023.
Tabela 01 - Categorias de Trabalhadores
Ajustamos as descrições das seguintes categorias eSocial:
- 107:
- De: Empregado - Contrato de trabalho Verde e Amarelo - sem acordo para antecipação mensal da multa rescisória do FGTS
- Para: [Válida até 31/12/2022] Empregado - Contrato de trabalho Verde e Amarelo - sem acordo para antecipação mensal da multa rescisória do FGTS
- 108:
- De: Empregado - Contrato de trabalho Verde e Amarelo - com acordo para antecipação mensal da multa rescisória do FGTS
- Para: [Válida até 31/12/2022] Empregado - Contrato de trabalho Verde e Amarelo - com acordo para antecipação mensal da multa rescisória do FGTS
- 307:
- De: Militar
- Para: Militar dos Estados e Distrito Federal
- 308:
- De: Conscrito
- Para: [Válida até 25/04/2023] Conscrito
Tabela 03 - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento
Realizamos os seguintes ajustes relacionados à tabela de natureza das rubricas da folha de pagamento:
- Naturezas incluídas:
- 1016 - Férias;
- 1017 - Terço constitucional de férias;
- 1018 - Férias - Abono ou gratificação de férias superior a 20 dias;
- 1019 - Terço constitucional de férias - Abono ou gratificação de férias superior a 20 dias;
- Naturezas que tiveram suas descrições alteradas:
- 1004:
- De: Horas extraordinárias - Indenização de banco de horas
- Para: Horas extraordinárias - Banco de horas
- 1020:
- De: Férias
- Para: [Válida até 30/04/2023] Férias
- 1021:
- De: Férias - Abono ou gratificação de férias superior a 20 dias
- Para: [Válida até 30/04/2023] Férias - Abono ou gratificação de férias superior a 20 dias
- 1004:
Tabela 07 - Tipos de Dependente
Tipos que tiveram suas descrições alteradas:
- 04:
- De: Filho(a) ou enteado(a), universitário(a) ou cursando escola técnica de 2º grau
- Para: [Válida até 25/04/2023] Filho(a) ou enteado(a), universitário(a) ou cursando escola técnica de 2º grau
- 07:
- De: Irmão(ã), neto(a) ou bisneto(a) sem arrimo dos pais, universitário(a) ou cursando escola técnica de 2° grau, do(a) qual detenha a guarda judicial
- Para: [Válida até 25/04/2023] Irmão(ã), neto(a) ou bisneto(a) sem arrimo dos pais, universitário(a) ou cursando escola técnica de 2° grau, do(a) qual detenha a guarda judicial
Locais:
- Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
- Cálculos > Terceiros > Cadastro > Tipos de Outros Valores (FR010TOV)
- Colaboradores > Dependentes > Ficha Familiar (FR036DEP)
- Colaboradores > Entes Públicos > Manutenção de Benefícios (FR034BEN)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
- Colaboradores > Históricos > Categoria eSocial (FR038CAT)
- Colaboradores > Históricos > Categoria eSocial (K) (FR038CAT)
- Empresas > Definições do eSocial (FR030DES)
- Empresas > Filiais (FR030FIL)
- eSocial > Gerar envio S-2500 (FRGERPTB)
- eSocial > Gerar envio S-2501 (FRGERTPT)
- eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
- eSocial > Informações de Tributos (FR346TPT)
- eSocial > Processo Trabalhista (FR346CPT)
- eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
- Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro (FR008EVC)
Segurança do Trabalho
Processamento do leiaute S-2240 de um colaborador transferido
Problema: ao processar a pendência do leiaute S-2240 de um colaborador que foi transferido de empresa/filial, o processo não era concluído e no log era apresentada a mensagem NULL.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o leiaute seja processado normalmente.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Duplicação da Revisão do GHE
Problema: ao duplicar uma revisão GHE pendências do leiaute S-2240 são criadas, porém, as pendências dos laudos são criadas com data antiga, causando inconsistências na geração do leiaute.
Correção efetuada: ajustamos a duplicação da revisão GHE para gerar todas as pendências com a data correta que é a data da duplicação da revisão.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Leiaute S-2240 não é mais enviado desnecessariamente quando há troca de posto de trabalho
Fizemos ajustes no sistema para evitar um novo envio desnecessário do leiaute S-2240 ao colaborador que tenha trocado de posto de trabalho, sendo que o novo posto está associado ao(s) mesmo(s) GHE(s) do posto antigo e possui exatamente a(s) mesma(s) atividade(s).
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Sistema passa a gerar a retificação do leiaute S-2220 ao alterar o responsável pelo PCMSO da Filial
Realizamos ajustes no sistema para que, a partir desta versão, ao alterar o responsável do PCMSO da Filial, o sistema passa a gerar retificações de envios do evento S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador. Anteriormente, esta pendência era gerada apenas ao incluir, alterar ou excluir um ASO.
Locais:
- Empresas > Filiais > Filiais (R030FIL)
- eSocial > Gerar Não Periódicos > eSocial - Não Periódicos (FRGERNPE)
- eSocial > Consulta Pendências > Consulta Pendências (FR350STA)
Jurídico
Ajuste na geração do leiaute S-2500 em bases Oracle
Problema: ao realizar o cadastro de um processo trabalhista com a opção S -Sim no campo Possui Admissão eSocial, na guia Contrato da tela Processo Trabalhista - eSocial S-2500 (FR346CPT) e, tentar gerar o leiaute S-2500 era apresentada a mensagem Erro do Banco (1438): ORA-01438: value larger than specified precision allowed for this column. O problema apenas ocorria quando utilizado banco de dados Oracle.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para que seja possível gerar o leiaute S-2500 normalmente em bases Oracle.
Local: eSocial > Gerar envio S-2500 (FRGERPTB)
Ajuste no módulo Jurídico para validar a geração do leiaute S-2500
Problema: quando um colaborador possuía mais de um contrato na empresa, e em cada contrato tivesse um dependente com o mesmo CPF mas com a informação do campo Tipo eSocial da tela Processo Trabalhista - eSocial SS - 2500, diferente em cada contrato, por exemplo: o colaborador XX possuía 2 (dois) contratos na empresa, em um deles havia a dependente YY, com o Tipo eSocial preenchido com 1 - Cônjuge, e no outro contrato a dependente YY ter o Tipo eSocial com 2 - Companheiro(a) com a qual tenha filho ou viva há mais de 5 anos ou possua declaração de união estável, o sistema permitia realizar a geração do leiaute S-2500 - Processo Trabalhista e enviar para o Governo.
Correção efetuada: realizamos ajustes no sistema para que ele passe a validar a geração do leiaute S-2500. Quando houver dependente(s) com o mesmo CPF mas o Tipo eSocial diferente, o sistema passará a criticar essa tentativa de envio de informações, e irá exibir a mensagem: O tipo de dependente eSocial está diferente nos contratos. Verifique a guia Trabalhador. para que você revise as informações e faça o ajuste necessário para que elas possam ser enviadas ao Governo. Para dependentes que estão cadastrados com o mesmo CPF e o mesmo tipo do eSocial, o sistema irá ignorar um cadastro e fará o envio apenas do outro.
Além dos ajustes no sistema, fizemos a correção na mensagem: O campo Descrição Dependente deve ser informado caso o tipo de dependente eSocial seja 99. Verifique a guia Trabalhador., para que ela fique de acordo com a nomenclatura utilizada pelo eSocial.
Locais:
- eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
- eSocial > Gerar envio S-2500 (FRGERPTB)
- eSocial > Processo Trabalhista (FR346CPT)
Implementações de melhorias com base na versão S-1.1 do eSocial | Reclamatória Trabalhista
Na versão 6.10.1.72, liberada em 16 de dezembro, realizamos as primeiras implementações e ajustes relacionados à Reclamatória Trabalhista.
O governo estipulou a data 1 de abril de 2023 como início da obrigatoriedade para enviar os processos trabalhista. Desta forma, também criamos mecanismos para que o sistema considere essa data na geração dos processos trabalhistas para envio ao eSocial.
Nesta versão, trabalhamos em melhorias que facilitam o processo de geração e envio dos leiautes ao eSocial.
Tela Processos Judiciais (FR030PRO)
Disponibilizamos a Processos Judiciais (FR030PRO) também no módulo Jurídico. Além disso, criamos duas guias Proc. Trabalhista e Informações Tributos - Observações.
- Proc. Trabalhista: nela é possível registrar os dados referente à uma reclamatória trabalhista diretamente no cadastro do processo judicial.
- Informações Tributos - Observações: nela é possível preencha com a observação referente ao pagamento de parcela prevista no(a) acordo/sentença. A partir desta versão, o campo Observação da tela Informações de Tributos - eSocial S-2501 (FR346TPT) será apenas de leitura, pois a observação deve ser preenchida no campo Observação da nova guia Informações Tributos - Observações.
Lembrando, que ambas as guias, ficam habilitadas quando campo Tipo, da guia Geral, está com o valor 5 - Reclamatória Trabalhista.
Tela Processo Trabalhista - eSocial S-2500 (FR346CPT)
Nesta tela realizamos diversas melhorias para facilitar seu preenchimento:
- Caso a guia Proc. Trabalhista, da tela Processos Judiciais (FR030PRO), esteja preenchida, os campos Origem Processo/Demanda, Observações, Data Sentença/Homologação, Unidade Federação Vara, Município, Código Identificação Vara, Data Conciliação, Celebração do Acordo e CNPJ Sindicato serão preenchidos automaticamente, mas permitem edições necessárias.
- Adicionamos o botão AutoCompletar nas guias Trabalhador, Contrato, Inf. Complementares, Remuneração, Observação e Pagamento para sugerir informações já cadastradas e auxiliar na agilidade do preenchimento. Para saber mais informações da origem das informações buscadas, acesse o Manual do Usuário da tela.
Importante
Ao clicar no botão AutoCompletar, o sistema irá apresentar uma mensagem perguntando se deseja limpar os dados da guia selecionada e substituir pelos dados sugeridos registrados no sistema.
- No campo Grau Exposição, da guia Base Cálculo, adicionamos a validação de obrigatoriedade conforme manual do eSocial.
- Inserimos uma consistência para alertar, quando algum registro da guia Base Cálculo estiver fora do período informado na guia Pagamento, ao alterar a competência inicial ou final.
- Criamos o botão Meses Zerados na guia Base de Cálculo, para listar os períodos informados na guia de Pagamento (meses entre a competência inicial e final) com as informações zeradas.
- Criamos a consistência de impedir a exclusão do processo quando houver registro correspondente na tela Informações de Tributos - eSocial S-2501 (FR346TPT). Nesta situação, será apresentada a mensagem Não é possível excluir, pois há registro(s) de informações de tributos (S-2501), vinculado a este processo trabalhista. E quando o processo já foi enviado ao eSocial, adicionamos a mensagem de alerta Há envios deste colaborador/processo feitos ao eSocial, a exclusão implica na perda dos efeitos jurídicos relativos ao cumprimento da obrigação. Deseja excluir?.
Demais alterações
Disponibilizamos o botão Alterações na tela eSocial - Geração do evento S-2500 (FRGERPTB) para que seja possível analisar alterações que a pendência do leiaute teve. Este botão não é habilitado quando se trata da exclusão do processo trabalhista, pois neste caso é gerado o leiaute S-3500.
Adicionamos as informações pessoais presentes na tabela de processo trabalhista (R346CPT) dentro dos grupos Empregado, Terceiro e Parceiro no mapeamento do LGPD.
Na tela Consulta Pendências (FR350STA), disponibilizamos a opção de mouse Exibir colaboradores processados para o leiaute S-2501 que apresenta quais colaboradores possuem vínculo no leiaute enviado.
Para ficar por dentro das demais melhorias no processo da Reclamatória Trabalhista, acompanhe o Calendário de previsão das liberações do Gestão de Pessoas | HCM em nosso Portal de Exigências Legais.
Locais:
- eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
- eSocial > Gerar envio S-2500 (FRGERPTB)
- eSocial > Informações de Tributos (FR346TPT)
- eSocial > Processo Trabalhista (FR346CPT)
- Empresas > Processos Judiciais (FR030PRO)
Exclusão das informações do processo trabalhista no eSocial
Problema: quando o leiaute S-2500 era enviado e retornava com a situação 1 - Erro retornado pelo Governo na Consulta Pendências (FR350STA), ao excluir o cadastro das informações na tela de Processo Trabalhista (FR346CPT), o sistema não tratava a situação do leiaute S-2500 na tela de Consulta Pendências.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para alterar a situação do leiaute S-2500 para 11 - Erro tratado (Evento Excluído) na tela de Consulta Pendências, nesta situação.
Local: eSocial > Gerar envio S-2500 (FRGERPTB)
Mensagem de confirmação de exclusão na tela Informações de Tributos - eSocial S-2501
Problema: na tela de cadastro das Informações de Tributos do S-2501 (FR346TPT), não era retornada a mensagem de confirmação ao excluir linhas, através do comando Ctrl + Del, das seguintes sub-guias :
- Informações das contribuições sociais devidas à Previdência Social e Outras Entidades e Fundo por Código de Receita - CR (guia Informações Períodos); e
- Informações de Imposto de Renda Retido na Fonte por Código de Receita - CR (guia Informações IRRF).
Correção efetuada: ajustamos a tela Informações de Tributos do S-2501 (FR346TPT) para que a mensagem de confirmação de exclusão seja retornada normalmente no cenário descrito.
Local: eSocial > Jurídico (JR) > Informações de Tributos (JR)
Rescisões
Ajuste no sistema para exibir as informações para o cálculo da rescisão
Ajustamos o sistema de Gestão de Pessoas | HCM, para que, quando você for realizar uma duplicação da Causa Demissão, o sistema passe a exibir as mesmas informações para o cálculo da rescisão. Por exemplo: ao realizar a duplicação da causa do tipo 12 - Fim do Contrato de Trabalho, o sistema exiba o fim de contrato.
Para isso, realizamos ajustes no sistema para que isso seja possível. Confira, abaixo, as mudanças que ocorreram:
A tela de Calcular (FRCALRCS) e a tela Cadastrar (FRRCSPRG) passam a utilizar o código do Motivo eSocial em vez de validar o código da causa de demissão cadastrada. Nesse caso, será tratado o código 06- Rescisão por término do contrato a termo em vez da causa de demissão 12 - Fim do Contrato de Trabalho. Portanto, as rescisões com causa de demissão cujo Motivo eSocial seja 06- Rescisão por término do contrato a termo receberão o mesmo tratamento.
Atualizamos, também, as informações do parâmetro cauDem nas documentações dos web services:
- com.senior.g5.rh.fp.historicosColetivos;
- com.senior.g5.rh.fp.rescisaoColetiva;
- com.senior.g5.rh.fp.rescisao.
Atualize seu sistema e confira essas novidades!
Locais:
- Colaboradores > Rescisões > Calcular (FRCALRCS)
- Colaboradores > Rescisões > Programadas > Cadastro (FRRCSPRG)
- Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Administração de Pessoal > Com.senior.g5.rh.fp.historicosColetivos
- Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Administração de Pessoal > Com.senior.g5.rh.fp.rescisaoColetiva
- Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Administração de Pessoal > Com.senior.g5.rh.fp.rescisao
Relatórios
Correção no relatório TCE_4810 - Folha de Pagamento - Vol. V e VI - 2020
Problema: ao listar o relatório 032 - TCE_4810 - Folha de Pagamento - Vol. V e VI - 2020 (FPAF032.COL) com colaboradores aposentados do ano, o sistema estava gerando um valor inválido (X) na coluna 148 - Indicador de Incidência do RPPS (valores válidos: S ou N).
Por conta disso, ao importar o leiaute para TCE, era apresentada a mensagem Linha: 389909 - O campo "Indicador de Incidência do RPPS" deve ser, obrigatoriamente, preenchido com "S" ou "N" para o funcionário Nome do colaborador, quando informado "V = Vantagens" no campo "Identificação da Operação" e o regime previdenciário do servidor for identificado como "01 - RPPS (Regime Próprio)"..
Correção efetuada: ajustamos o relatório para exibir na coluna 148 - Indicador de Incidência do RPPS os valores válidos.
Local: Impostos > Arquivos Fiscalização > 032 - TCE_4810 - Folha de Pagamento - Vol. V e VI - 2020 (FPAF032.COL)
Valores incorretos no relatório de resumo de recibos
Problema: ao listar o relatório 064 - Resumo Recibos (FPRE064.COL) de um colaborador com recibo de férias bipartidas, o valor do segundo mês era apresentado incorretamente em relação a ficha financeira. Isso ocorria quando utilizadas as opções 2 - Desconto Adiantamento no mês ou 4 - Desconto no mês posterior no campo Desconto Adiantamento da tela de entrada do relatório.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para calcular corretamente o desconto quando há férias bipartidas.
Local: Colaboradores > Férias > Listar > Resumo Recibos > 064 - Resumo Recibos (FPRE064.COL)
Ajuste no relatório Comprovante de Rendimentos Legal
Problema: ao listar o modelo 001 - Comprovante de Rendimentos Legal (FPIN001.ANU), o sistema estava apresentando a natureza do rendimento como Proveniente de reclamatória trabalhista de forma incorreta. Isso ocorria quando havia, além do cálculo 14 - Pagamento de Dissídio, dois cálculos 15 - Complementar Rescisão na mesma competência.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para demonstrar a natureza Proveniente de acordo coletivo, nesta situação.
Local: Anuais > Informe/Dirf > Listar > Informe > 001 - Comprovante de Rendimentos Legal (FPIN001.ANU)
Correção no relatório FEBRABAN CNAB 240 - Pix quando a chave é do tipo telefone
Problema: ao listar o relatório 054 - Padrão FEBRABAN CNAB 240 - Pix (FPAR054.CRE), o sistema não apresentava o caracteres "+" no início da chave PIX do tipo telefone.
Correção efetuada: alteramos o relatório para que, ao listar a chave PIX de telefone, apresente a máscara correta +5511999999999 (“+” “55” DDD e o número do telefone).
Local: Cálculos > Relatórios > Operacionais > Bancários > Crédito Bancário > 054 - Padrão FEBRABAN CNAB 240 - Pix (FPAR054.CRE)
Atualização do relatório FPPE003.ESO com os leiautes do eSocial
Realizamos os seguintes ajustes no relatório 003 - Conferência colaboradores leiautes eSocial (FPPE003.ESO):
- Realocamos as colunas S-1200, S-1210 e S-2299 para que fosse possível a inclusão das colunas referentes aos relatórios S-1202, S-1207 e S-2399. Com isso, também realizamos uma divisão por empresa, para poder acomodar essas novas colunas no relatório.
- Ajustamos a descrição do relatório, com base na inclusão dos novos leiautes;
- Incluímos um item explicativo sobre a abrangência por empresa;
- Adicionamos o status 16 - Recibo retornado com advertência nas observações dos status exibidos; e
- Criamos uma linha que somente será impressa caso o colaborador tenha informações de transferência. Nesse caso, será exibida a data da transferência.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Listar > 003 - Conferência de Colaboradores x leiautes eSocial (FPPE003.ESO)
Relatório de exclusão de comprovante de rendimentos do banco de dados
Criamos o relatório 008 - Excluir Comprovante de Rendimentos Banco de Dados (FPIN008.ANU), cuja função é excluir os comprovantes disponibilizados para integração pelo relatório 007 - Gravar Comprovante de Rendimentos Banco de Dados (FPIN007.ANU).
Local: Anuais > Informe/Dirf > Listar > Informe > 008 - Excluir Comprovante de Rendimentos Banco de Dados (FPIN008.ANU)
Colaboradores
Implementação do filtro Lote na tela de abrangências
Adicionamos o filtro de Lote à tela de Abrangência (FRTELABR), no Fechamento de Demissão do eSocial. Esse filtro permite selecionar um determinado lote, processando os colaboradores que fazem parte do lote selecionado.
Locais:
- Colaboradores > Lote (FR034LOT)
- eSocial > Colaboradores > Fechamento de Demissão (FRFECDEM)
Impostos
Ajustes relacionados ao cadastro de acidentes de trabalho
Esta matéria apresenta implementações que foram realizadas em mais de um módulo. Os módulos são: Administração de Pessoal (AP) e Segurança e Medicina (SM).
Realizamos os seguintes ajustes no sistema em relação ao Cadastro de Acidentes de Trabalho (CAT):
- Corrigimos o cadastro de uma nova CAT dentro do mesmo acidente. Agora, quando o sistema perguntar se usuário deseja utilizar as informações da CAT anterior e a resposta for Sim, o sistema irá preencher todos os campos, exceto os do agrupamento de Afastamento;
- Ajustamos para que o campo Observações da CAT, das telas de cadastro de acidentes de trabalho, para que seja permitido inserir textos de até 999 caracteres. Com isso, adicionamos tratamento nos relatórios, modelos de importação/exportação e web services que utilizam o campo Observações da CAT.
Notas
Os web services que receberam tratamento foram:
- com.senior.g5.rh.sm.CATESOCIAL, porta CATESOCIAL; e
- com.senior.g5.rh.sm.CAT, porta CAT_4.
Locais:
- Administração de Pessoal > Impostos > Previdência > Histórico > Acidente Trabalho > Cadastro (CATWEB) (FR086ACT)
- Administração de Pessoal > Impostos > Previdência > Histórico > Acidente Trabalho > Cadastro (eSocial) (FR086ACT)
- Recursos > Web services
- Segurança e Medicina > Segurança > Acidentes > Cadastro de Acidentes (CATWEB) (FR086ACT)
- Segurança e Medicina > Segurança > Acidentes > Cadastro de Acidentes (eSocial) (FR086ACT)
- Segurança e Medicina > Segurança > Acidentes > Listar > 001 - Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) (SMAC001.GER)
- Segurança e Medicina > Segurança > Acidentes > Listar > 011 - CAT - PORTARIA SEPRT/ME Nº 4.334 (SMAC011.GER)
Implementações relacionadas à versão 1.19 do e-Sfinge (TCE/SC)
Realizamos as seguintes implementações em relação à versão 1.19 do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge):
- Disponibilizamos a opção 9 - Não se aplica aos campos Tipo de Quadro;
- Adicionamos o botão Testar conexão na tela de Definições do eSfinge para facilitar a configuração dos dados de acesso;
- Ajustamos o sistema para que, quando for necessário enviar alterações do leiaute de um Agente Público Ativo/Inativo e Pensionista, não seja necessário enviar um cancelamento do registro anterior para só posteriormente realizar um novo envio desse leiaute.
Locais:
- Diversos > Definições eSfinge (A partir v1.07) > Definições eSfinge (FR304AUT)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Agente Público Ativo/Inativo e Pensionista (FR304AGE)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Alteração da Posse (FR304ALT)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Dados Funcionais do Agente Público Ativo (FR304DAD)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Especialidade (FR304COE)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Ingresso Emprego Público (FR304EMP)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Ingresso Estatutário (FR304EST)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Quadro de Vagas (FR304QUA)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Resultado do Concurso (FR304COR)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Planos de Cargos > Atualização do Cargo ou Função (FR304ACF)
Cálculos
Implementações com base na Lei 14.457 | Capítulos IV e V
A fim de mantermos o sistema em concordância com o que dispõe a Lei 14.457 no Capítulo IV, Seção I - Suspensão do Contrato de Trabalho para Qualificação Profissional e Capítulo V, Seção I - Da Suspensão do Contrato de Trabalho de Pais Empregados, realizamos as seguintes implementações:
- Criamos o tipo de afastamento 25 - Qualificação Profissional no cadastro de Situações (FR010SIT).
- Para o correto envio dessa situação ao eSocial é necessário realizar o cadastro de duas novas situações e, em cada umas delas, informar o código correspondente no campo Motivo eSocial, sendo para o Art. 15: 41 - Qualificação - Afastamento por suspensão do contrato de acordo com o art. 17 da MP 1.116/2022; ou para o Art. 17: 42 - Qualificação - Afastamento por suspensão do contrato de acordo com o art. 19 da MP 1.116/2022.
- Conforme a necessidade da empresa, devem ser criados eventos com as novas características disponibilizadas: 61G - Horas Afast. Qualificação Profissional, 62G - Horas Afast. Qualificação Profissional Noturnas e 63G - Dias Afast. Qualificação Profissional. Para o cálculo, o evento deve ser informado no lançamento variável ou ter alguma configuração de cálculo automático utilizando a regra 01 - Horas;
- Adicionamos o campo Pagar Multa Qualificação Profissional na tela de Causas de Demissão (FR042CAU), para informar se será pago o valor da multa;
- Incluímos o campo Dias Multa Qualif. Profissional nas telas de Cadastro de Rescisão (FRCALRCS) e Rescisão Programada (FRRCSPRG), que irá demonstrar a quantidade de dias da multa de qualificação profissional;
- Disponibilizamos a característica 29A - Indenização Bolsa Qualificação Profissional para criar o evento de pagamento de indenização no sistema. No Cálculo da Rescisão (FRCALRCS), criamos a tela Multa Qualificação Profissional que será apresentada quando for informado o evento com característica 29A - Indenização Bolsa Qualificação Profissional na tela de movimento.
Importante
Neste momento, o novo evento com característica 29A - Indenização Bolsa Qualificação Profissional deverá ser lançado manualmente na tela de movimento para que seja calculado na Rescisão
- Na tela de Geração de Aviso Prévio (FRGERAVI), incluímos o campo Verifica Multa Lei 14.457 para informar se a multa será verificada.
- Se na tela de entrada do modelo 007 - Aviso Prévio - Rescisões Calculadas ou Não (FPDR007.COL), o campo Verificar Multa Lei 14.457 for definido como S - Sim, a lista dos colaboradores com os dias de Multa por Qualificação Profissional será emitida ao final do relatório;
Nota
O sistema já possui o relatório 050 - Remessa Bolsa Qualificação Profissional (FPRE050.COL), que foi desenvolvido para enviar ao Governo os dados referentes à bolsa de qualificação profissional. No momento, será considerado esse modelo até que o Governo divulgue informações oficiais sobre sua utilização.
Em nosso Portal de Documentação temos mais informações detalhadas do processo, acesse Qualificação Profissional.
Para as demais alterações referente a Lei 14.457, orientamos acompanhar o Calendário de previsão das liberações do Gestão de Pessoas | HCM em nosso Portal de Exigências Legais.
Locais:
- Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Relação de Cadastro > 050 - Remessa Bolsa Qualificação Profissional (FPRE050.COL)
- Colaboradores > Históricos > Afastamentos (FR038AFA)
- Colaboradores > Rescisões > Aviso Prévio > Gerar (FRGERAVI)
- Colaboradores > Rescisões > Calcular (FRCALRCS)
- Colaboradores > Rescisões > Coletivas (FRRCSLOT)
- Colaboradores > Rescisões > Listar > Doctos Rescisão > 007 - Aviso Prévio - Rescisões Calculadas ou Não (FPDR007.COL)
- Colaboradores > Rescisões > Programadas > Cadastro (FRRCSPRG)
- Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro (FR008EVC)
- Tabelas > Gerais > Situações (FR010SIT)
- Tabelas > Motivos > Causas Demissão (FR042CAU)
Empresas
Ajuste na documentação de Filiais
Na documentação de Filiais, nas informações do campo Fuso Horário, adicionamos uma informação que explica que se você possuir o módulo de Administração de Pessoal e o Controle de Ponto instalados, a criação de uma nova filial somente é possível pelo Administração de Pessoal, mas que, no entanto, o campo Fuso Horário está disponível somente no Controle de Ponto e, por isso, após cadastrar a filial no módulo AP, será necessário acessar a tela de Filiais pelo Controle de Ponto e definir o fuso horário.
Acesse Filiais, para verificar a documentação atualizada!
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Empresas > Filiais > Cadastro
Web services
Versionamento da porta ColaboradoresAdmitidos
Disponibilizamos a versão 2 da porta ColaboradoresAdmitidos no web service com.senior.g5.rh.fp.colaboradoresAdmitidos. Nessa versão da porta, adicionamos os parâmetros de requisição tipBus (Tipo Busca), codTap (Tipo Atuação), codThp (Hierarquia) e datRefHie (Data Referência) para possibilitar a listagem das informações do chefe imediato dos colaboradores através dos parâmetros de retorno numEmpChe (Empresa do Chefe), tipColChe (Tipo de Cadastro do Chefe) e numCadChe (Número do Cad. do Chefe). Além disso, adicionamos uma abrangência de colaboradores (abrNumCad) nos parâmetros de requisição.
Local: Recursos > Web Service
Recursos
Módulo de Benefícios passa a possibilitar a navegação nas datas das escalas
O módulo de Benefícios e Tarefeiros não possibilitava a navegação entre as datas de uma escala. Para que seja possível realizar essa ação, realizamos ajustes no sistema, portanto, agora é possível navegar entre as datas de uma escala.
Local: Tabelas > Horários > Escalas > Escalas (FR006ESC)
Vales individuais e coletivos
Melhorias de integração com a Wiipo
Alteramos o nome do campo Tipo de Vales para Bolso Wiipo na tela Tipos de Vales (FR044TVL).
Além disso, na mesma tela, adicionamos a opção 10 - Wiipo no campo Fornecedora. Por isso, quando essa opção estiver selecionada, o campo Bolso Wiipo se torna obrigatório.
Adequamos o relatório 026 - Resumo Compra - Fornecedor Wiipo com essas modificações.
Locais:
- Benefícios > Vales > Listar > 026 - Resumo Compra – Fornecedor Wiipo (B00026.VAL)
- Cálculos > Lançamentos > Vales > Tipos (FR044TVL).
Avaliação de desempenho e resultados
Manutenção de Avaliações por competência validava colaboradores demitidos incorretamente
Problema: ao bloquear múltiplas avaliações por competência, se algum dos colaboradores estivesse demitido antes da data de referência, era gerado um erro para os demais colaboradores que não estavam demitidos. Nessa situação, a mensagem apresentada era: Não foi possível Bloquear a seguinte avaliação por competência: Ciclo: X, Identificador: X, Sequência: X, Empresa: X, Tipo Colaborador: X, Colaborador: X - XXXXXX. Colaborador demitido antes da data de referência..
Correção efetuada: corrigimos a rotina permitir bloquear as avaliações dos colaboradores que não estejam demitidos.
Local: Avaliações > Consulta e Manutenção (FRCONAVF)
Relatórios
Ajuste no relatório Ocorrências na apuração para listar as datas da ocorrência corretamente
Problema: na geração do relatório de auditoria Ocorrências na apuração, as datas não eram listadas com menos de uma hora de refeição quando o horário do dia do colaborador fosse do tipo Flexível e as batidas previstas no dia começassem em uma data e terminassem na outra.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para listar as datas corretamente.
Local: Cálculos > Apuração > Listar > Auditoria Apuração > 004 - Ocorrências na apuração (HRAU004.GER)
Acerto do Ponto
Sistema não gravava as marcações digitadas
Problema: na digitação de marcações para o colaborar na tela Digitar Marcações ou Digitar Marcações em Pares, o sistema não gravava a marcação digitada.
Correção efetuada: realizamos ajustes no sistema para que ele grave a marcação digitada.
Locais:
- Cálculos > Apuração > Digitar Marcações > Digitar Marcações (FRDIGMAR)
- Cálculos > Apuração > Digitar Marcações em Pares > Digitar Marcações em Pares (FRDigMarPar)
- Recursos > Web services
Empresas
Ajuste na documentação de Filiais
Na documentação de Filiais, nas informações do campo Fuso Horário, adicionamos uma informação que explica que se você possuir o módulo de Administração de Pessoal e o Controle de Ponto instalados, a criação de uma nova filial somente é possível pelo Administração de Pessoal, mas que, no entanto, o campo Fuso Horário está disponível somente no Controle de Ponto e, por isso, após cadastrar a filial no módulo AP, será necessário acessar a tela de Filiais pelo Controle de Ponto e definir o fuso horário.
Acesse Filiais, para verificar a documentação atualizada!
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Empresas > Filiais > Cadastro
Analytics
Ajuste na tela de Analytics para atualizar os dados do Gestor corretamente
Problema: quando era efetuado um lançamento de banco de horas que compensava com lançamentos de competências retroativas, o sistema não recalculava o analytics do Gestor corretamente.
Correção efetuada: realizamos ajustes no sistema para atualizar o analytics do Gestor corretamente.
Local: Nova Interface > Analytics
Apuração do Ponto
Sistema ajustado para realizar o cálculo das situações de marcações corretamente
Problema: na apuração diária do ponto, eram apresentadas situações de marcações inválidas de forma indevida em datas que o horário fosse do tipo Móvel na Refeição, com um par de marcações em extra antes do expediente e a terceira marcação, de entrada do dia, fosse atrasada e dentro da mobilidade da refeição.
Correção efetuada: ajustamos o sistema realizar o cálculo das situações corretamente.
Local: Apuração > Gestão > Gestores
Acerto do Ponto
Ajuste na tela Acertos para carregar as informações dos colaboradores
Problema: ao acessar tela de Acertos no Gestão do Ponto, as informações dos acertos do colaborador não eram carregadas quando é utilizado o banco de dados Oracle.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que sejam carregadas as informações dos acertos do colaborador.
Local: Nova Interface > Acerto do Ponto
Históricos e Programações
Sistema apresentava erro na inserção coletiva de afastamento
Problema: ao efetuar a inserção coletiva de afastamento, era o sistema apresentava o erro There is no field configured in the UpdateManager.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que seja executado o processo corretamente e não apresente o erro.
Local: Nova Interface >Históricos > Afastamento
Contagem dos colaboradores no módulo Jurídico
Incluímos os registros de reclamatória trabalhista (leiautes eSocial S-2500 e S-2501), na contagem dos colaboradores da cópia para o módulo Jurídico, conforme documentação.
Por conta disso, criamos a validação do limite de cópia (definido na proprietária) para os leiautes S-2500 e S-2501, impedindo a geração caso o limite seja excedido.
Além disso, adicionamos validação na guia Indicação Módulo da tela de empregados (FR034FUN) para que não seja possível desmarcar o módulo Jurídico quando possuir algum registro na tela de processo trabalhista (R346CPT) ou na tela informações de tributos (R346TPT).
Também adicionamos um aviso Empregado 9999 - Nome do Colaborador assinalado para não fazer parte do Controle de Proprietária. Deseja incluir esse colaborador? ao selecionar um colaborador que ainda não está sendo contabilizado na contagem do Jurídico.
Locais:
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregado (FR034FUN)
- Diversos > Colaboradores Ativos (FRVALCOP)
- eSocial > Gerar envio S-2500 (FRGERTB)
- eSocial > Gerar envio S-2501 (FRGERTPT)
Atendimentos
Aumento de tamanho do campo Número Atestado
Realizamos ajustes no campo Número Atestado, para que ele aceite uma quantidade maior de caracteres. O aumento do campo deu-se devido ao cadastro do atestado: é sempre informado o atendente padrão e, portanto, esse campo acaba por ser o único campo chave efetivo na tabela de Atestado/ASO e, com isso, chega no limite do campo mais rápido.
Para mais detalhes dos ajustes realizados no sistema, confira, abaixo:
Tela
Na tela de Atestados Médicos/ASO, alteramos o tamanho do campo Número Atestado para comportar até 999999999 registros.
Tabelas
Além disso, o tamanho do campo também foi alterado nas tabelas para tratarem o campo com 9 dígitos:
- Atendimentos (R110MAT);
- Resultados Exames (R108RES);
- Agendamento - Marcações de Horas (R110AGD);
- S-2220 - eSocial - Monitoramento da Saúde do Trabalhador (R350ASO).
Web service
No web service com.senior.g5.rh.sm.asoexterno, a máscara do campo numate passa de 5 para 9.
Para verificar a documentação, acesse Web service com.senior.g5.rh.sm.asoexterno.
Relatório
Ajustamos o tamanho do campo também no relatório 002 - Atestado Médico (SMAT002.GER).
Locais:
- Medicina > Atendimentos > Atestado Externo > Atestado Médicos Externo (FR110MAM)
- Medicina > Atendimentos > ASO Externo > Atestado de Saúde Ocupacional Externo (FR110MAM)
- Medicina > Atendimentos > Listar > 002 - Atestado Médico (SMAT002.GER)
Alteração de ASO - Atestado de Saúde Ocupacional
Problema: o sistema não permitia realizar alteração de ASO (Atestado de Saúde Ocupacional).
Correção efetuada: ajustamos o sistema para permitir a alteração do ASO.
Local: Medicina > Atendimentos > Atendimento (FR110MAT)
PCMSO
Novas frequências no Cadastro de Exame Audiométrico
Incluímos no sistema novas frequências de medição nos exames do tipo Audiométrico:
- 0.125 kHz;
- 0.75 kHz; e
- 1.5 kHz.
As frequências estão de acordo com o Guia de Orientação na Avaliação Audiológica do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, publicado em março de 2020.
Além disso, adaptamos o relatório 002 - Ficha Registro Exame Audiométrico (SMAU002.GER) para contemplar as novas frequências.
Locais:
- Medicina > Audiometria > Audiômetros (FR110AUD)
- Medicina > Audiometria > Listar > 002 - Ficha Registro Exame Audiométrico (SMAU002.GER)
- Medicina > Audiometria > Resultados (FR108RES)
- Medicina > PCMSO > Exames (FR108EXA)
Relatórios
Inconsistência na validação da data informada no relatório de quadro
Problema: ao listar o relatório 019 - Quadro Comp. p/C.Custo-Cargo (Comp/Diário) (QLQC019.QUA) era apresentada a mensagem Erro na Execução do Evento: “Seleção” do Controle: “Modelo Gerador”. Erro Reportado. Data inválida.Data limite (04/06/2080) ultrapassada., mesmo informando uma competência de 2023.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para listar o relatório normalmente, considerando corretamente a data da competência.
Local: Lotação x C.Custo > Listar > 019 - Quadro Comp. p/C.Custo-Cargo (Comp/Diário) (QLQC019.QUA)
Inventário de Riscos
Medição quantitativa no Inventário de Riscos
Adequamos o sistema para atender a NR 01- Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, incluímos o novo campo Intensidade/Concentração que leva em consideração as informações de quantificação do Laudo vigente de cada GHE. Além disso, adaptamos o relatório 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER) para contemplar essa informação.
Locais:
- Segurança > Inventário de Riscos > Geração (FRGERINV)
- Segurança > Inventário de Riscos > Listar > 002 – Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER)
- Segurança > Inventário de Riscos > Manutenção (FR584MIR)
EPI
Retiramos bloqueio ao informar início/término fornecimento menor que certificação
Retiramos o bloqueio realizado ao informar uma data nas colunas Início Fornecimento ou Término Fornecimento menor que a data informada na coluna Certificação, na guia Fornecedores. Essa necessidade surgiu, pois, o certificado do EPI pode ter uma recertificação e, com isso, é necessário alterar a data da coluna Certificação e a coluna de início ou término do fornecimento continua com a mesma data que a empresa informou anteriormente.
Local: Segurança > EPI > Cadastro (FR096EPI)
Relatórios
Atualização do relatório de Cronograma do Processo Eleitoral da CIPA
Realizamos adequações nos textos do relatório 011 - Cronograma do Processo Eleitoral da CIPA (SMCI011.GER), com as atualizações da versão da NR 05 do dia 07/10/2021.
Local: Segurança > CIPA > Listar > 011 - Cronograma do Processo Eleitoral da CIPA (SMCI011.GER)
Atualização no relatório de Edital de Convocação da CIPA
Realizamos atualizações no relatório 009 - Edital de Convocação de Eleição (SMCI009.GER), para que os textos do cabeçalho e do item 5 correspondam com a última versão da NR-05 de 10/07/2021.
Local: Segurança > CIPA > Listar > 009 - Edital de Convocação de Eleição (SMCI009.GER)
Gestão de GHE
Sistema permitia navegar em outras guias da tela de Manutenção do Inventário de Riscos sem ter um GHE informado
Problema: na tela de Manutenção de Inventário de Riscos, na guia GHEs, havia um comportamento que permitia navegar entre as outras guias da tela sem ter um GHE informado.
Correção efetuada: incluímos uma validação na saída da grid de GHEs, para que não seja permitida a navegação em outras guias da tela sem que o GHE esteja informado.
Local: Segurança > Inventário de Riscos > Manutenção > Manutenção do Inventário de Riscos (FR584MIR)
Aumento na capacidade do campo Número FISPQ para 20 caracteres
Aumentamos a capacidade do campo Número FISPQ da tela de cadastro de produtos químicos para suportar até 20 caracteres.
Com essa alteração, o modelo de importação 46 - Produtos Químicos com.senior.g5.rh.sm.produtosquimicos também foram alterados para suportar 20 caracteres.
Local: Segurança > Gestão de GHE > Produtos Químicos (FR082PRO)
PPRA por Local
Sistema passa a permitir informar mais de um responsável pelo LTCAT em períodos concomitantes
Na guia LTCAT da tela de Filiais e na guia Responsáveis LTCAT da tela de Cadastro PPRA, realizamos ajustes para que seja possível informar mais de um responsável em período concomitante, iniciando no mesmo dia. Para isso, a validação de data de início foi removida.
Acesse a documentação Cadastro de PPRA para mais informações das telas.
Locais:
- Empresas > Filiais > Filiais (R030FIL)
- Segurança > Gestão de GHE > Cadastro de PPRA > Cadastro PPRA (R583CAD)
Acidente de Trabalho
Ajustes relacionados ao cadastro de acidentes de trabalho
Esta matéria apresenta implementações que foram realizadas em mais de um módulo. Os módulos são: Administração de Pessoal (AP) e Segurança e Medicina (SM).
Realizamos os seguintes ajustes no sistema em relação ao Cadastro de Acidentes de Trabalho (CAT):
- Corrigimos o cadastro de uma nova CAT dentro do mesmo acidente. Agora, quando o sistema perguntar se usuário deseja utilizar as informações da CAT anterior e a resposta for Sim, o sistema irá preencher todos os campos, exceto os do agrupamento de Afastamento;
- Ajustamos para que o campo Observações da CAT, das telas de cadastro de acidentes de trabalho, para que seja permitido inserir textos de até 999 caracteres. Com isso, adicionamos tratamento nos relatórios, modelos de importação/exportação e web services que utilizam o campo Observações da CAT.
Notas
Os web services que receberam tratamento foram:
- com.senior.g5.rh.sm.CATESOCIAL, porta CATESOCIAL; e
- com.senior.g5.rh.sm.CAT, porta CAT_4.
Locais:
- Administração de Pessoal > Impostos > Previdência > Histórico > Acidente Trabalho > Cadastro (CATWEB) (FR086ACT)
- Administração de Pessoal > Impostos > Previdência > Histórico > Acidente Trabalho > Cadastro (eSocial) (FR086ACT)
- Recursos > Web services
- Segurança e Medicina > Segurança > Acidentes > Cadastro de Acidentes (CATWEB) (FR086ACT)
- Segurança e Medicina > Segurança > Acidentes > Cadastro de Acidentes (eSocial) (FR086ACT)
- Segurança e Medicina > Segurança > Acidentes > Listar > 001 - Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) (SMAC001.GER)
- Segurança e Medicina > Segurança > Acidentes > Listar > 011 - CAT - PORTARIA SEPRT/ME Nº 4.334 (SMAC011.GER)
SESMT
Ajuste no relatório Registro de SESMT para adequá-lo à NR04 - Portaria/MTP 2.318/2022
Realizamos ajustes no relatório Registro de SESMT para que ele ficasse em acordo com a NR04 - Portaria/MTP 2.318/2022. Confira, abaixo, as alterações realizadas:
Adicionamos a coluna CPF que tem a finalidade de listar o CPF (cadastro de pessoa física) do colaborador. A informação de CPF do colaborador será considerada da ficha básica da tela de Empregados (FR034FUN).
Adicionamos, também, a coluna Responsável PCMSO que deve ser assinalada com um X caso o colaborador listado seja o responsável em vigor pelo PCMSO.
Local: Segurança > SESMT > Listar > 001 - Registro de SESMT (SMSE001.GER)
Rotinas de Banco de Dados
Alteração de programação de eventos
Problema: quando um palestrante aparece em as duas programações, uma com o horário antigo e outra com o atualizado, ao tentar excluir o registro com o antigo horário marcado, ocorria o erro Não foi possível salvar as alterações. Motivo: Erro de acesso ao banco de dados: Não foi possível excluir esse registro pois ele está sendo referenciado por outro registro no banco de dados.
Correção efetuada: alteramos a passagem de um parâmetro de objeto para uma constante.
Ajustamos a busca de registros em tela
Problema: quando buscava registros existentes, ele realizava a inserção de um registro na tabela ao abrir pesquisa da tela.
Correção efetuada: ajustamos a tela de busca que inseria registros.
Componentes Visuais
Funcionamento da aplicação ao efetuar capturas de imagem da webcam
Problema: em alguns momentos, o sistema congelava a aplicação ao realizar capturas de imagem através da webcam.
Correção efetuada: ajustamos a concorrência dos fluxos de controle da aplicação para essa rotina.
Instalador e Atualizador
Ajustes na rotina de replicação das alterações do Mobilidade e de consistência do CBDS
Problema: ao utilizar a integração com o Mobilidade ou a G6, o sistema apresentava erro DeadLocks constantes.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de replicação das alterações do Mobilidade para validar se não existe nenhuma transação em aberto. Anteriormente o sistema realizava as replicações quando já existiam transações abertas, ocasionando DeadLock.
Alteramos, na rotina de consistência do CBDS, para que caso a tabela REPL_G6_SEQTRAN exista e a constraint CP_REPL_G6_SEQTRAN não exista, ela seja criada e incluído o index REPL_G6_SEQTRAN_IDX_001 na tabela.
Também, na rotina de consistência do CBDS, ajustamos para que caso a tabela REPL_MOB_SEQTRAN exista e a constraint CP_REPL_MOB_SEQTRAN não exista, ela seja criada e incluído o index REPL_MOB_SEQTRAN_IDX_001 na tabela.
Central de Configurações
Chave interna com.senior.g7.identityServerURL.version
Removemos o uso interno da chave com.senior.g7.identityServerURL.version. Para mais informações sobre a chave, verifique a documentação no manual da Tecnologia.
Envio de caracteres acentuados em e-mail com OAuth2 configurado e texto formatado em UTF-8
Problema: ao enviar um e-mail via regra LSP com palavras acentuadas no assunto/corpo em codificação UTF-8 (utilizando a função ConverteCodificacaoString), apresentava problemas no caractere especial quando parametrizada a autenticação OAuth2 na Central de Configurações Senior.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de envio de e-mails para enviar corretamente os textos, sem problemas de caracteres.
Gerenciamento de Usuários
Realização de inclusão e exclusão de registros alterados na rotina de alteração dos usuários do SGU
Problema: ao realizar alterações nos usuários do SGU, o sistema realizava a exclusão e inclusão de todos os registros relacionados a um grupo. Isso ocasionava a geração indevida de pendências na tabela RTC_PENDENCIES, causando um volume desnecessário na integração com a G7.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de alteração dos usuários do SGU para realizar a inclusão e exclusão dos registros realmente alterados. Assim, reduzirá consideravelmente o número de alterações, gerando um volume menor na integração com a G7.
Local: SGU