Trilha de Onboarding
A trilha do tipo onboarding é voltada para cenários que exigem acompanhamento detalhado do progresso do aluno em cada etapa. Ela é comumente usada no treinamento de novos colaboradores, pois permite que os administradores definam prazos esperados para conclusão de cada etapa. Logo, é possível acompanhar o desempenho do aluno durante o treinamento, identificando se ele concluiu as etapas dentro ou fora do prazo previsto, a quantidade de dias fora do prazo, entre outros.
Uma característica única da trilha de onboarding é a possibilidade de alterar o critério de data inicial do aluno. Por padrão, todas as trilhas têm, como data de início, a data de associação do aluno à trilha. Porém, exclusivamente na trilha de onboarding, é possível alterar a configuração, para que a data de início seja a data de admissão do colaborador.
Para usar esse modelo, o ambiente deve ter:
- Layout Tema 3.0 ativo;
- Trilha do Tema 3.0 habilitada;
- Novo layout de trilha habilitado.
Atenção!
Antes de usar a trilha de onboarding, habilite-a no Configurador Geral e selecione a data de início:
- Data de admissão do colaborador; ou
- Data de associação à trilha.
O critério selecionado valerá para todas as trilhas desse tipo, e não é possível usar ambos os critérios simultaneamente. Caso seja necessário utilizar ambos os critérios, sugerimos parametrizar as trilhas do tipo onboarding com a data de admissão do colaborador, e utilizar as trilhas do tipo desenvolvimento para os casos de datas a partir da associação do aluno.
Configurações iniciais
Para usar a trilha de onboarding:
- Acesse Configurações > Configurador Geral > Trilhas;
- Ative Habilitar Onboarding.
Ao ativá-la, duas opções de data de início serão exibidas, e você deve escolher uma. Ao selecionar uma configuração, a outra é imediatamente desmarcada. As duas possibilidades são:
- Trilha inicia na data de admissão: A data de início da trilha é a data que consta no campo Data de admissão do cadastro de usuários.
- Inicia na data de associação do usuário à trilha: A data de início da trilha é a data em que o usuário foi associado à trilha, seja inscrevendo-se por conta própria, ou através da inclusão via público-alvo ou associação pelo administrador.
Um novo colaborador possui a data de admissão cadastrada como 10/02, mas seu cadastro dentro da plataforma já foi criado, e ele foi associado à trilha no dia 03/02.
Caso a opção “trilha inicia na data de admissão” esteja ativa, a data prevista para o início da trilha é 10/02. Entretanto, se a opção “inicia na data de associação do usuário à trilha” estiver ativa, a data de início é 03/02.
Atenção!
A data de início da trilha é muito importante, pois é a partir dela que todos os cálculos de prazos das etapas são realizados. Se o parâmetro Trilha inicia na data de admissão for usado, mas o usuário não tiver data de admissão cadastrada, os prazos não serão calculados (as datas ficarão em branco).
Escolhido o parâmetro de início da trilha, basta salvar as alterações, que a trilha do tipo onboarding já estará disponível para uso.
Cadastrando uma nova trilha tipo onboarding
Para cadastrar uma nova trilha:
- Acesse Aprendizagem > Trilhas;
- Clique em Adicionar trilha.
Nesta etapa, o administrador deve fazer as configurações iniciais da trilha. Campos marcados com * (asterisco) são de preenchimento obrigatório.
- *Nome da trilha: É o nome usado para identificar a trilha. Este nome também será exibido para o aluno.
- *Código: Utilizado para identificação da trilha, deve ser inserido um código alfanumérico.
- Tipo de trilha: É possível selecionar se deseja que a trilha seja tipo desenvolvimento, jornada (só é exibida se estiver previamente configurada) e onboarding. Selecione onboarding como tipo de trilha. Uma vez selecionado o tipo de trilha e salvo, não será possível alterar seu tipo.
- Palavra-chave: São as palavras-chave que identificam os elementos presentes na trilha, ou áreas de interesse. O preenchimento depende das configurações de tags:
- Área “aberta”: Digite as palavras-chave livremente.
- Área “seleção”: Escolha tags pré-cadastradas (apenas as habilitadas para trilhas serão exibidas).
- Descrição: Você pode adicionar uma descrição sobre a trilha, que será exibida ao aluno.
- Imagem da trilha: A imagem inserida será exibida no catálogo e na página inicial da plataforma. Essa imagem precisa ter pelo menos 410px por 230px e ser no formato JPG ou PNG. Caso nenhuma imagem seja adicionada, será utilizada uma imagem padrão. A imagem padrão pode ser alterada na guia de Trilhas do Configurador Geral, ativando a opção Modificar imagem padrão da Trilha.
- Após adicionar a imagem e salvar, o campo Texto alternativo será liberado. Neste espaço, é possível descrever a imagem, de modo que tecnologias assistivas consigam interpretar o texto, auxiliando pessoas com deficiências visuais. A descrição pode ser feita em português, inglês, espanhol, espanhol colombiano e mandarim.
- Imagem da trilha - banner: Esta configuração não estará visível em ambientes que possuem a trilha do tema 3.0 ativada. A imagem cadastrada será exibida quando a trilha for acessada pelo aluno, no topo da página. Ao utilizar essa opção a imagem da trilha é substituida pelo banner, alterando o layout. O banner deve ter 1920x360px de tamanho e pode ser nos formatos JPG ou PNG. Caso nenhuma imagem seja adicionada, será utilizada uma imagem padrão. A imagem padrão pode ser alterada na guia de Trilhas do Configurador Geral, ativando a opção Modificar imagem padrão da Trilha. Da mesma forma que acontece na imagem da trilha, é possível incluir Texto alternativo em diversos idiomas para descrever a imagem do banner.
- *Status: Aqui é necessário indicar se a trilha estará ativa (disponível ao aluno), ou inativa (indisponível ao aluno).
- Certificado: Caso pretenda habilitar a certificação na trilha (Etapa 4), o modelo do certificado deve ser adicionado neste campo. Para aparecer na listagem de modelos disponíveis, o certificado deve ser previamente cadastrado. Só aparecerão na listagem os certificados do tipo trilha, com status ativo.
- Aproveitamento requerido (%): Aqui deverá ser informado o percentual de aproveitamento mínimo que o aluno deve atingir, para que a trilha seja considerada concluída. O aproveitamento considera apenas recursos de aprendizagem aprovados.
- Sequenciamento/obrigatoriedade: Você pode definir qual o critério utilizado para permitir que o aluno avance para a próxima etapa da trilha. Selecionando Por Aprovação, o aluno só consegue avançar se for aprovado nos cursos contidos na trilha. Selecionando Por Realização (conclusão), o aluno avança para as próximas etapas apenas concluindo os cursos, independentemente de estar aprovado ou reprovado. Para trilhas de onboarding, se essa opção for selecionada, o aluno poderá avançar mesmo reprovado, mas a etapa não será marcada como concluída.
- Público-alvo: Selecionando um ou mais públicos-alvo, a trilha ficará disponível somente para usuários que fazem parte dos públicos configurados. Caso não seja selecionado nenhum público-alvo, a trilha poderá ser acessada por todos os alunos, desde que não existam outras configurações de restrição (como unidade, por exemplo).
- Definir Trilha como desejável: Esta opção só estará disponível em ambientes em que a opção Habilitar trilha desejável e opcional esteja ativa, na guia de Trilhas do Configurador Geral. Ao marcar uma trilha como desejável, o aluno visualizará uma etiqueta, no card da trilha, informando que ela é desejável. É possível manter a trilha como desejável para todos os alunos, ou adicionar públicos-alvo. Por padrão, mesmo adicionando o público-alvo, os alunos não são matriculados automaticamente na trilha. Para que os alunos de um público-alvo sejam matriculados automaticamente em trilhas desejáveis, a opção Desejável ter o mesmo comportamento que Obrigatória precisa estar ativa no Configurador Geral.
- Definir Trilha como opcional: Esta opção só estará disponível em ambientes em que a opção Habilitar trilha desejável e opcional esteja ativa, na guia de Trilhas do Configurador Geral. Ao marcar uma trilha como opcional, o aluno visualizará uma etiqueta, no card da trilha, informando que ela é opcional. É possível manter a trilha como opcional para todos os alunos, ou adicionar públicos-alvo. Trilhas opcionais não tem a função de matrícula automática do aluno.
- Unidade Autora: This option will only be available in environments that have the Author Unit feature activated. To request activation, it is necessary to contact the support team. This is where the system administrator or even the administrator of multiple units can identify which one is responsible for authoring the learning path, facilitating management in case of doubts or need for changes to the path. The author unit will be, by default, the unit of the user who created the path or the unit that the system administrator declares as the author. The viewing rules for learning paths with registered author units are:
- The user with general administrator profile can view and edit all paths.
- The unit administrator will be able to:
- View paths from their author unit or without a defined author unit;
- Edit only paths from their author unit.
- Deeplink: This option will only be available in environments where the option Enable Deeplink functionality in the system is active, in the Deeplink tab of the General Configurator. When generating a deeplink, it is possible to make it available to the student so that, after login, they are automatically directed to the learning path page.
- Units administration: Here, the general administrator can define which units the unit administrators will be able to offer this learning path to their users.
After filling in the fields, click on Save and then on Next to go to Step 2.
Here, you must register the stages of the learning path. Only after registering them will it be possible to add learning resources.
To register a stage:
- Click on Register;
- Fill in the Name (required);
- Add a description (optional).
For onboarding paths, the field *Days to completion will be displayed. Filling it is mandatory, and the dates are calculated from the student’s start date, pre-configured earlier in the initial settings.
Enter the expected number of days for completion of each stage. The rule for how the calculation of stage completion deadlines works can be found in the specific section on the subject, still in this documentation.
The action options for the learning path stages are:
Associate resources: Allows associating learning resources to the learning path stage. We will detail this process in Step 3.
Prerequisites: It is possible to make a stage serve as a prerequisite for another stage. Thus, the student will only be able to access the next stage if they are approved in all mandatory courses of the prerequisite stage. If there are no prerequisites between stages, the student will be able to navigate freely between them, respecting only the prerequisites between courses, configured within each stage of the path. When clicking on the icon, a modal will open, listing the stages available as prerequisites on the right side. Simply select the desired stage, click on the arrow to the left, moving the stage to the associated stages quadrant. To save, click on Associate.
Edit: Change the name and description of the stage.
Delete: Removes the stage and its resources (after confirmation).
Move: Reorder stages (up/down arrow icons).
After registering all stages, click on Save and go to Step 3 - Associate learning resources to stages.
The association of resources allows linking learning objects to the stages of the path. Select the stage to add resources. By default, the first stage is selected, but you can change this in the Another stage:field.
When clicking on Associate Resource, you will see the resources from the content repository that can be linked to the path. You can add one or more contents by selecting them and clicking on the Associatebutton. Or click on Register Resource to add a new one.
When adding resources to the path stage, you can view the resource type, resource code, name, and status (active or inactive resource). Some parameterizations can be made at this stage. They are:
- Mandatory by completion: If activated, the student only advances to the next stage after completing the mandatory resource.
- Sequence by completion: The value entered in the sequence indicates the order of completion of resources within the path stage. Resources with the same sequence (e.g., all marked as 1) can be completed in any order. When marking one or more items as 2, they can only be executed by the student after they complete all items marked as 1, and so on.
- Weight: The weight of a resource in the path influences the calculation of path performance. Resources with zero weight are disregarded in the performance calculation.
- Grace period: It is a period in which the learning resource will not be counted in the path performance calculation. Used in path updates to prevent certified students from losing their certification during the grace period.
- Actions: You can move a learning resource to another stage of the path or delete it.
- Display order: By clicking on the arrows, you define the order in which resources will be displayed in the path.
After configuring all fields, click on Save and then on Next to go to the certification stage.
In this step, you configure the participation and certification rules for the path:
- Allow participation:
When enabled, displays the Participate in path button for the student. This allows them to voluntarily enroll (if not already associated with the path).
Typical use: Paths freely offered in the catalog. - Path has certification:
- Enables the display of the path in the Path Certification Report.
- Automatically activates the “Allow participation” option.
- Possible flows:
- Student in target audience: Automatic participation (receives “New Path” message).
- Student outside target audience: Can request participation manually (if the path is in the catalog).
- Optional: Enable “Path update” message to notify changes in the path.
- Novelty Test: (Conditional)
Allows linking a Test (special course) to the path. The student can:- Take the test to renew certification OR
- Redo all path resources.
Option available only if the Use Novelty Test function is activated in Settings > General Configurator > Paths.
Deadline and status calculation
The deadline calculation for the onboarding path can be based on the admission date or the association date of the student to the path, as defined in the general environment settings. With the initial date defined, the deadline calculation is done based on the suggested number of days for completion for each stage.
Important!
The suggested days are a guideline to help the student plan their studies. The deadlines configured here do not function as a blocking mechanism for the stages. This means that even if the deadline has expired, the student will still be able to finish the stage.
If the criterion is the admission date and the student does not have this date registered, the deadlines will not be calculated or displayed.
Example:
- Criterion: Admission date
- Stages: 3 (10 days, 20 days, and 7 days, respectively) .
An employee who had the admission date on 03/01 has until 03/10 to complete the first stage. The start date of the second stage, in this case, will be 03/11, that is, it starts on the day following the end of the first stage. Thus, the third stage starts on 03/31, with expected completion on 04/06.
In addition to deadlines, students can view the engagement status:
Engagement | Status |
|---|---|
Not Started | 0% progress in the content. |
In Progress | Content in progress (within deadline). |
Delayed | The deadline has expired and not approved. |
Completed | Completed all requirements within the deadline. |
Completed with delay | Completed after the deadline. |
English
Español

English
Español

