Gestão de Desempenho e Carreira
O módulo Gestão de Desempenho e Carreira da Senior contribui para mensurar o desempenho de colaboradores, identificar as necessidades de capacitação e de adequação funcional, estimular o diálogo e o reconhecimento através do processo de feedback e contribuir para o desenvolvimento de gestores em relação à evolução das equipes.
Integração com o PDI - Plano de Desenvolvimento Individual
O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) tem o propósito de desenvolver a carreira dos colaboradores, por meio de um plano que visa aprimorar as competências necessárias para que possam assumir determinadas funções e papéis dentro da organização.
É possível realizar a integração da Plataforma Konviva com o PDI da Senior, permitindo que o aluno adicione um curso como ação de aprendizagem dentro de seus objetivos. Esta integração faz com que o aluno seja matriculado automaticamente no curso escolhido, e envia as informações de conclusão do curso e status da aprovação para o Gestão de Desempenho.
Para fazer a integração, é necessário realizar algumas configurações, tanto na Konviva, quanto no Gestão de Desempenho. Em seguida, é necessário configurar a visualização dos cursos na Konviva e indicar quais cursos estarão disponíveis para a inclusão no PDI. Abaixo encontra-se a explicação detalhada de cada etapa.
Atenção!
A parametrização na plataforma Konviva é feita pelo time de suporte. Logo, o cliente que deseja realizar a integração deverá informar os dados necessários para a configuração com o Gestão de Desempenho através de um chamado. O time de suporte, após realizar as devidas configurações na plataforma, também repassará ao cliente os dados necessários para configuração no Gestão de Desempenho.
O primeiro passo para iniciar o processo de integração da Konviva ao módulo Gestão de Desempenho e Carreira é contatar o suporte da Konviva e fornecer os dados para que o suporte faça as parametrizações necessárias.
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Informações de chave de acesso e chave secreta: é necessário ter acesso e salvar as informações da chave de acesso e chave secreta. Isso pode ser feito em Plataforma Senior X > Tecnologia > Administração > Gerenciamento de aplicações > Nova aplicação. Preencha o nome, descrição, e selecione o tipo da geração de token. Para esta aplicação, recomendamos o tipo “Gerar um token diferente para cada sessão da aplicação”. Em seguida, clique em salvar. Você poderá copiar a chave de acesso e a chave secreta. A chave secreta deve ser copiada e mantida em um local seguro pois, após sair do formulário, não será possível recuperá-la;
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Criar e habilitar a associação de um papel de integração com a Konviva: após ter em mãos a chave de acesso e a chave secreta, é necessário criar um papel de integração com a Konviva em Plataforma Senior X > Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis > Novo Papel, e crie um papel de integração com a Konviva. Na aba de aplicações, basta habilitar a associação da aplicação que foi criada anteriormente;
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Tenant do cliente PDI: o tenant do cliente;
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URL tenant PDI: a URL base da XPlatform.
Tendo essas informações em mãos, basta abrir um chamado para o time de suporte solicitando o cadastro do curso na plataforma da Konviva. Em seguida, o time de suporte também disponibilizará os dados necessários para que você consiga realizar as configurações no Gestão de Desempenho e Carreira.
Para o suporte - Cadastro no configurador geral:
O cadastro das informações para a integração deve ser feito pelo menu Configurações > Configurador Geral > Integração com PDI.
É necessário ativar a flag Integrar com PDI - módulo GD/Senior. O usuário administrador deve fornecer as informações de cadastro provenientes do módulo Gestão de Desempenho. Em seguida, é preciso fornecer ao usuário o Token Konviva e a URL Konviva, para que o usuário consiga realizar as configurações no Gestão de Desempenho.
Após o cliente encaminhar o chamado ao suporte da Konviva, requisitando a integração dos cursos ao módulo Gestão de Desempenho e Carreira, o time de suporte utilizará as informações recebidas para realizar o cadastro do curso na plataforma:
- Informar a URL do Tenant Konviva: refere-se à URL disponibilizada pelo time de suporte da Konviva, no campo URL Konviva;
- Informar o token do tenant Konviva: refere-se ao token disponibilizado pelo time de suporte da Konviva, no campo Token Konviva;
- Informar se utiliza o nome padrão para o curso: por padrão, a aba de seleção de cursos no PDI será Cursos, exibindo as opções disponíveis na plataforma Konviva;
- Informar o nome customizado para a lista de cursos: caso o campo anterior seja desabilitado, o presente campo permitirá renomear a aba de cursos;
- Informar o dado de identificação do colaborador: para que a integração funcione, os usuários do Painel de Gestão devem estar previamente cadastrados na plataforma Konviva, utilizando alguma informação como identificador (como o CPF ou e-mail, por exemplo), que deve ser inserida aqui para permitir a matrícula automática do aluno ao curso, quando o respectivo funcionário incluí-lo em seu PDI. Em caso de dúvida, valide com o time do suporte qual é o seu tipo de identificador.
O processo de configuração de integração dos cursos ao módulo Gestão de Desempenho e Carreira deve ser feito seguindo as informações descritas na documentação oficial do módulo Gestão de Desempenho e Carreira.
Feitas as configurações de integração, tanto na plataforma Konviva quanto no Gestão de Desempenho Senior, você pode configurar a exibição dos cursos integrados ao PDI que o aluno está matriculado. A exibição pode ser feita por meio de um carrossel na página inicial do aluno, pela inclusão no menu ou, ainda, por ambas as opções.
Para incluir o carrossel na página inicial, é necessário fazer a solicitação ao time de suporte. Para incluir no menu, basta seguir as instruções abaixo.
Para incluir o carrossel de cursos em que o aluno está matriculado diretamente na página inicial do aluno, é preciso incluir o JSON em Configurações > Configurador Geral > Home
{
"title":{
"pt":"Meu PDI",
"en":"My IDP",
"es":"Mi PDI",
"es_CO":"Mi PDI",
"zh":"我的个人发展计划"
},
"subtitle":{
"pt":"Realiza os treinamentos e evolua no seu plano de desenvolvimento individual.",
"en":"Complete the trainings and advance in your Individual Development Plan.",
"es":"Realiza los entrenamientos y avanza en tu Plan de Desarrollo Individual.",
"es_CO":"Realiza los entrenamientos y avanza en tu Plan de Desarrollo Individual.",
"zh":"完成培训并在您的个人发展计划中取得进展。"
},
"btnTitle":{
"pt":"Ver todos",
"en":"See all",
"es":"Ver todo",
"es_CO":"Ver todo",
"zh":"查看全部"
},
"template":"portal/views/home/includes/cursos-pdi-include.tpl.html",
"mostrarCarrosselVazio":"true",
"corFundoCarrosel":"",
"quantidadeCardsSemPost":"10",
"quantidadeCardsComPost":"6",
"card":{
"btnTitle":{
"pt":"Continuar estudando",
"en":"Continue studying",
"es":"Sigue estudiando",
"es_CO":"Sigue estudiando",
"zh":"继续学习"
},
"required":"true",
"score":"true",
"title":"true",
"description":"true",
"date":"true",
"progress":"true",
"rating":"true",
"listInfo":"true",
"fileType":"true",
"flag":"true",
"andamento":"true"
}
}, Para adicionar um item ao menu que direcione para cursos integrados com o PDI em que o aluno está matriculado, acesse o menu Configurações > Layout > Interface Web.
Na guia Configurações de interface > aba Menu, clique sobre o componente “Meu PDI” e arraste-o para o local desejado no menu. Em seguida, clique em Salvar.
Para fazer com que um curso esteja disponível para a integração com o PDI, é necessário fazer a parametrização dentro do curso. Acesse Aprendizagem > Cursos > Administrar, busque o curso que deverá ser integrado ao PDI e em ações, selecione clique em editar.
Importante!
Apenas os cursos da modalidade a distância podem ser integrados ao PDI. Não será aplicada nenhuma restrição de matrícula relativa ao catálogo. Quando a requisição de matrícula vier do PDI, o aluno poderá se matricular, mesmo que o curso não esteja publicado para ele em nenhum catálogo e/ou trilha.
Habilite a opção Integrar curso com PDI - HCM, para indicar que o curso deverá ser apresentado para inclusão no PDI. Habilitando e salvando as configurações, será criada uma nova turma automaticamente, chamada “PDI - Nome do curso” e a opção para visualizá-lo no botão Ações na página de objetivos do PDI será habilitada. Os alunos que se inscreverem pelo PDI serão matriculados nesta turma.
Com todas as configurações feitas e os respectivos cursos marcados para a integração, o usuário pode selecionar um curso ao adicionar uma ação, na tela de objetivos de PDI. Ao fazer isso, ele é automaticamente matriculado no curso selecionado. Ao finalizar o curso, a plataforma envia para o Gestão de Desempenho a informação de que o aluno concluiu o curso, e se ele foi aprovado ou reprovado, alterando o status da ação dentro do PDI.
Importante!
Apenas os cursos da modalidade a distância podem ser integrados ao PDI. Não será aplicada nenhuma restrição de matrícula relativa ao catálogo. Quando a requisição de matrícula vier do PDI, o aluno poderá se matricular, mesmo que o curso não esteja publicado para ele em nenhum catálogo e/ou trilha.
Restrictions and additional information
The integration of the Konviva platform with the IDP has some particularities, functioning as follows:
Course types
- Only distance learning courses can be integrated with the IDP.
Changes made on the Konviva platform
- If the IDP integration flag is disabled for the course:
- The course stops appearing for addition in the IDP;
- The respective class linked to the IDP is deactivated, therefore, all enrollments made in this class are canceled;
- It is highly recommended to maintain the IDP integration class, exclusively for automatic IDP enrollments. We recommend creating another class to allow other enrollments.
- If the IDP integration flag is re-enabled for the course:
- The previously created IDP class is reactivated;
- Previously canceled enrollments remain canceled. To re-enroll, the student needs to add the course again to their IDP.
- If the employee cancels their enrollment on the Konviva platform:
- The enrollment status in the IDP is changed to canceled.
- If the student has already taken the training before:
- When adding the course to the IDP, the status will not be automatically updated;
- The student will need to retake the course to update the completion status.
Changes made in the IDP
- If the employee deletes the course from their IDP:
- Their enrollment on the platform remains active;
- The course is removed from the IDP course carousel, but is still available to the student within their ongoing courses.
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