Gestão de Desempenho e Carreira

O módulo Gestão de Desempenho e Carreira da Senior contribui para mensurar o desempenho de colaboradores, identificar as necessidades de capacitação e de adequação funcional, estimular o diálogo e o reconhecimento através do processo de feedback e contribuir para o desenvolvimento de gestores em relação à evolução das equipes.

Integração com o PDI - Plano de Desenvolvimento Individual

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) tem o propósito de desenvolver a carreira dos colaboradores, por meio de um plano que visa aprimorar as competências necessárias para que possam assumir determinadas funções e papéis dentro da organização.

É possível realizar a integração da Plataforma Konviva com o PDI da Senior, permitindo que o aluno adicione um curso como ação de aprendizagem dentro de seus objetivos. Esta integração faz com que o aluno seja matriculado automaticamente no curso escolhido, e envia as informações de conclusão do curso e status da aprovação para o Gestão de Desempenho.

Para fazer a integração, é necessário realizar algumas configurações, tanto na Konviva, quanto no Gestão de Desempenho. Em seguida, é necessário configurar a visualização dos cursos na Konviva e indicar quais cursos estarão disponíveis para a inclusão no PDI. Abaixo encontra-se a explicação detalhada de cada etapa.

Atenção!

A parametrização na plataforma Konviva é feita pelo time de suporte. Logo, o cliente que deseja realizar a integração deverá informar os dados necessários para a configuração com o Gestão de Desempenho através de um chamado. O time de suporte, após realizar as devidas configurações na plataforma, também repassará ao cliente os dados necessários para configuração no Gestão de Desempenho.

1º passo: Abertura de chamado para o suporte

O primeiro passo para iniciar o processo de integração da Konviva ao módulo Gestão de Desempenho e Carreira é contatar o suporte da Konviva e fornecer os dados para que o suporte faça as parametrizações necessárias.

  • Informações de chave de acesso e chave secreta: é necessário ter acesso e salvar as informações da chave de acesso e chave secreta. Isso pode ser feito em Plataforma Senior X > Tecnologia > Administração > Gerenciamento de aplicações > Nova aplicação. Preencha o nome, descrição, e selecione o tipo da geração de token. Para esta aplicação, recomendamos o tipo “Gerar um token diferente para cada sessão da aplicação”. Em seguida, clique em salvar. Você poderá copiar a chave de acesso e a chave secreta. A chave secreta deve ser copiada e mantida em um local seguro pois, após sair do formulário, não será possível recuperá-la;

  • Criar e habilitar a associação de um papel de integração com a Konviva: após ter em mãos a chave de acesso e a chave secreta, é necessário criar um papel de integração com a Konviva em Plataforma Senior X > Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis > Novo Papel, e crie um papel de integração com a Konviva. Na aba de aplicações, basta habilitar a associação da aplicação que foi criada anteriormente;

  • Tenant do cliente PDI: o tenant do cliente;

  • URL tenant PDI: a URL base da XPlatform.

Tendo essas informações em mãos, basta abrir um chamado para o time de suporte solicitando o cadastro do curso na plataforma da Konviva. Em seguida, o time de suporte também disponibilizará os dados necessários para que você consiga realizar as configurações no Gestão de Desempenho e Carreira.

Para o suporte - Cadastro no configurador geral:

O cadastro das informações para a integração deve ser feito pelo menu Configurações > Configurador Geral > Integração com PDI.

É necessário ativar a flag Integrar com PDI - módulo GD/Senior. O usuário administrador deve fornecer as informações de cadastro provenientes do módulo Gestão de Desempenho. Em seguida, é preciso fornecer ao usuário o Token Konviva e a URL Konviva, para que o usuário consiga realizar as configurações no Gestão de Desempenho.

Após o cliente encaminhar o chamado ao suporte da Konviva, requisitando a integração dos cursos ao módulo Gestão de Desempenho e Carreira, o time de suporte utilizará as informações recebidas para realizar o cadastro do curso na plataforma:

  • Informar a URL do Tenant Konviva: refere-se à URL disponibilizada pelo time de suporte da Konviva, no campo URL Konviva;
  • Informar o token do tenant Konviva: refere-se ao token disponibilizado pelo time de suporte da Konviva, no campo Token Konviva;
  • Informar se utiliza o nome padrão para o curso: por padrão, a aba de seleção de cursos no PDI será Cursos, exibindo as opções disponíveis na plataforma Konviva;
  • Informar o nome customizado para a lista de cursos: caso o campo anterior seja desabilitado, o presente campo permitirá renomear a aba de cursos;
  • Informar o dado de identificação do colaborador: para que a integração funcione, os usuários do Painel de Gestão devem estar previamente cadastrados na plataforma Konviva, utilizando alguma informação como identificador (como o CPF ou e-mail, por exemplo), que deve ser inserida aqui para permitir a matrícula automática do aluno ao curso, quando o respectivo funcionário incluí-lo em seu PDI. Em caso de dúvida, valide com o time do suporte qual é o seu tipo de identificador.
2º passo: Configurações no Painel de Gestão Senior

O processo de configuração de integração dos cursos ao módulo Gestão de Desempenho e Carreira deve ser feito seguindo as informações descritas na documentação oficial do módulo Gestão de Desempenho e Carreira.

3º passo: Configurações de layout de exibição na plataforma Konviva

Feitas as configurações de integração, tanto na plataforma Konviva quanto no Gestão de Desempenho Senior, você pode configurar a exibição dos cursos integrados ao PDI que o aluno está matriculado. A exibição pode ser feita por meio de um carrossel na página inicial do aluno, pela inclusão no menu ou, ainda, por ambas as opções.

Para incluir o carrossel na página inicial, é necessário fazer a solicitação ao time de suporte. Para incluir no menu, basta seguir as instruções abaixo.

Incluindo carrossel de cursos de PDI na página inicial do aluno - Disponível apenas para o suporte

Para incluir o carrossel de cursos em que o aluno está matriculado diretamente na página inicial do aluno, é preciso incluir o JSON em Configurações > Configurador Geral > Home

Código JSON para Cursos de PDI
{
"title":{
    "pt":"Meu PDI",
    "en":"My IDP",
    "es":"Mi PDI",
    "es_CO":"Mi PDI",
    "zh":"我的个人发展计划"
},
"subtitle":{
    "pt":"Realiza os treinamentos e evolua no seu plano de desenvolvimento individual.",
    "en":"Complete the trainings and advance in your Individual Development Plan.",
    "es":"Realiza los entrenamientos y avanza en tu Plan de Desarrollo Individual.",
    "es_CO":"Realiza los entrenamientos y avanza en tu Plan de Desarrollo Individual.",
    "zh":"完成培训并在您的个人发展计划中取得进展。"
},
"btnTitle":{
    "pt":"Ver todos",
    "en":"See all",
    "es":"Ver todo",
    "es_CO":"Ver todo",
    "zh":"查看全部"
},
"template":"portal/views/home/includes/cursos-pdi-include.tpl.html",
"mostrarCarrosselVazio":"true",
"corFundoCarrosel":"",
"quantidadeCardsSemPost":"10",
"quantidadeCardsComPost":"6",
"card":{
    "btnTitle":{
        "pt":"Continuar estudando",
        "en":"Continue studying",
        "es":"Sigue estudiando",
        "es_CO":"Sigue estudiando",
        "zh":"继续学习"
    },
    "required":"true",
    "score":"true",
    "title":"true",
    "description":"true",
    "date":"true",
    "progress":"true",
    "rating":"true",
    "listInfo":"true",
    "fileType":"true",
    "flag":"true",
    "andamento":"true"
}
},
Incluindo visualização de cursos no menu

Para adicionar um item ao menu que direcione para cursos integrados com o PDI em que o aluno está matriculado, acesse o menu Configurações > Layout > Interface Web.

Na guia Configurações de interface > aba Menu, clique sobre o componente “Meu PDI” e arraste-o para o local desejado no menu. Em seguida, clique em Salvar.

4º passo: Disponibilizando um curso para integração com PDI

Para fazer com que um curso esteja disponível para a integração com o PDI, é necessário fazer a parametrização dentro do curso. Acesse Aprendizagem > Cursos > Administrar, busque o curso que deverá ser integrado ao PDI e em ações, selecione clique em editar.

Importante!

Apenas os cursos da modalidade a distância podem ser integrados ao PDI. Não será aplicada nenhuma restrição de matrícula relativa ao catálogo. Quando a requisição de matrícula vier do PDI, o aluno poderá se matricular, mesmo que o curso não esteja publicado para ele em nenhum catálogo e/ou trilha.

Habilite a opção Integrar curso com PDI - HCM, para indicar que o curso deverá ser apresentado para inclusão no PDI. Habilitando e salvando as configurações, será criada uma nova turma automaticamente, chamada “PDI - Nome do curso” e a opção para visualizá-lo no botão Ações na página de objetivos do PDI será habilitada. Os alunos que se inscreverem pelo PDI serão matriculados nesta turma.

Com todas as configurações feitas e os respectivos cursos marcados para a integração, o usuário pode selecionar um curso ao adicionar uma ação, na tela de objetivos de PDI. Ao fazer isso, ele é automaticamente matriculado no curso selecionado. Ao finalizar o curso, a plataforma envia para o Gestão de Desempenho a informação de que o aluno concluiu o curso, e se ele foi aprovado ou reprovado, alterando o status da ação dentro do PDI.

Importante!

Apenas os cursos da modalidade a distância podem ser integrados ao PDI. Não será aplicada nenhuma restrição de matrícula relativa ao catálogo. Quando a requisição de matrícula vier do PDI, o aluno poderá se matricular, mesmo que o curso não esteja publicado para ele em nenhum catálogo e/ou trilha.

Restrictions and additional information

The integration of the Konviva platform with the IDP has some particularities, functioning as follows:

Course types

Changes made on the Konviva platform

Changes made in the IDP

Este artigo ajudou você?