Acessibilidade

Na Konviva, compreendemos acessibilidade como um processo contínuo de descoberta e aprimoramento, visando levar o aprendizado aos mais diversos públicos.

Considerando a complexidade do tema, a diversidade dos tipos de deficiência e os vários requisitos, estamos em constante evolução na implementação das diretrizes de acessibilidade.

Abaixo você encontra os recursos que já estão disponíveis na plataforma.

Recursos de acessibilidade para deficiência auditiva
VLibras

O VLibras é uma suíte de ferramentas do Governo Federal Brasileiro, destinada a tradução de conteúdos digitais em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Todas as informações referentes à funcionalidade da ferramenta podem ser encontradas diretamente na página específica do Governo Federal.

Dentro da Konviva, o administrador da plataforma pode escolher se deseja habilitar ou não o recurso. Uma vez habilitado, o próprio aluno pode decidir se deseja utilizá-lo.

Importante!
A ferramenta VLibras faz a tradução do HTML da página. Dessa forma, conteúdos como vídeos, SCORM, áudios, dentre outros, não são interpretados, sendo responsabilidade do administrador da plataforma a implementação de recursos acessíveis em seus materiais publicados.

Compatibilidade e Pré-Requisitos

O VLibras, dentro da plataforma Konviva, foi testado homologado nos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge e Mozila Firefox, funcionando tanto em computadores e notebooks, quanto em dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Atenção!
No caso de dispositivos móveis, o VLibras funciona para o acesso através de navegadores responsivos citados acima. A ferramenta não está incorporada no aplicativo Konviva.

Habilitação do VLibras pelo administrador

Para habilitar o recurso, primeiramente, você deve solicitar ao suporte através de um chamado para que seja habilitado o módulo “Acessibilidade”, após a confirmação do suporte, você poderá acessar, através do perfil de Administrador, o menu Configurações > Configurador Geral > Acessibilidade:

Na opção Habilitar a ferramenta VLibras no sistema, clique sobre o toggle (botão interruptor) para ativá-lo ou inativá-lo. Em seguida, clique em salvar. Para verificar se a ativação/inativação ocorreu com sucesso, é necessário atualizar a página web.

Ao habilitar o recurso e atualizar a página web, um ícone do VLibras será exibido na página. Ao clicar sobre ele, será possível fazer uso do recurso.

Ícone VLibras

Ao clicar pela primeira vez, a ferramenta oferece um tutorial de utilização.

Utilização do VLibras pelo aluno

Para que o Aluno utilize a ferramenta VLibras, ela deve estar habilitada nas configurações administrativas de seu ambiente de aprendizagem. Para saber se o recurso está habilitado, basta identificar se há o ícone do VLibras sendo exibido na página do ambiente.

Ícone VLibras

Ao clicar sobre o ícone, o aluno habilita o uso da ferramenta. Durante a primeira utilização, o VLibras oferece um tutorial de utilização de seus recursos. Destacamos aqui os principais:

  • Dicionário de Regionalismos
  • Configurações de opacidade e posição do widget em tela
  • Alteração do Avatar
  • Tradução de textos
  • Velocidade da interpretação
  • Habilitar legendas

Com o recurso habilitado, o aluno consegue selecionar a área do site que deseja traduzir. Sempre que o cursor do aluno estiver sobre uma área em que o VLibras consegue atuar, o ícone do cursor é alterado para o ícone do VLibras. Clicando na área, a ferramenta faz a interpretação, respeitando as configurações definidas pelo aluno.

Além disso, caso o item em tela exerça algum tipo de interação, como um link ou menu, por exemplo, um botão de interação é exibido, para que o aluno consiga executar tal ação.

Para desabilitar o uso da ferramenta, basta clicar no “x” do canto superior direito do widget do VLibras.

Recursos de acessibilidade para deficiência visual
NVDA

O NonVisual Desktop Access (NVDA) é um leitor de tela utilizado para auxiliar pessoas com deficiência visual a navegar e interagir com computadores com sistema operacional Windows. É um sistema gratuito e de código aberto, desenvolvido pela organização sem fins lucrativos NV Access. O NVDA utiliza síntese de voz e suporte a Braille para transformar elementos visuais da interface em informações audíveis ou táteis. Ele é amplamente utilizado por sua acessibilidade, versatilidade e custo zero, oferecendo suporte a diversos idiomas, aplicativos e funcionalidades como navegação na web, edição de documentos e uso de softwares profissionais. Você pode saber mais sobre o software em seu site oficial ou em sua página na Wikipédia.

Para adequar a plataforma a quem utiliza o software, implementamos internamente recursos que auxiliam na navegação utilizando o NVDA. Dentro da plataforma, a pessoa com deficiência consegue navegar entre os conteúdos utilizando a tecla Tab, as setas e outros atalhos comuns. Além disso, a plataforma conta com a possibilidade de indicar rótulos em imagens, fornecer descrições padrão para as imagens e aplicar semântica dentro do HTML do sistema.

Pré-requisitos para uma melhor experiência de uso:

  • Tema 3.0 habilitado
  • Portal externo: Login Clássico 2.0
  • Página do curso: Nova landing page (modelo 3.0)
  • Sala de aula: Sem ferramentas de colaboração, apenas com uso dos objetos de aprendizagem
  • Trilha 3.0 no modelo padrão (não contempla trilha do tipo jornada)

Estas adequações na plataforma estão sendo desenvolvidas e aplicadas em diversas áreas do sistema. Hoje, as áreas que já estão adequadas para navegação são:

  • Portal Externo: Login Clássico 2.0
  • Sala de aula
  • Eventos em sala de aula
  • Avaliações

Na Konviva, compreendemos acessibilidade como um processo contínuo de descoberta e aprimoramento, visando levar o aprendizado aos mais diversos públicos.

Considerando a complexidade do tema, a diversidade dos tipos de deficiência e os vários requisitos, estamos em constante evolução na implementação das diretrizes de acessibilidade.

Nossos esforços estão voltados para o desenvolvimento de telas e funcionalidades que sejam compatíveis com tecnologias assistivas, tornando a usabilidade da plataforma mais acessível para usuários surdos/deficients auditivos e cegos/portadores de baixa visão.

Aqui, consideramos uma tela/rotina acessível quando ela está estruturada de forma a permitir a correta navegação através do teclado (utilizando as setas direcionais, tab e enter) e possui rótulos e atributos ARIA capazes de fornecer informações contextualizadas para a interpretação de tecnologias assistivas. Além destes, a página acessível conta com a estruturação da hierarquia das informações e melhorias em breadcrumbs, oferecendo uma navegação mais clara e acessível, bem como melhorias de contraste, seguindo as diretrizes da WCAG, garantindo melhor legibilidade.

Importante!
Os recursos de acessibilidade estão disponíveis apenas para o layout 3.0. Sendo assim, para utlizá-los é necessário que o ambiente esteja configurado no tema 3.0.

Para identificar quais áreas da plataforma já contam com desenvolvimento de recursos acessíveis, você pode consultar a listagem abaixo.

Listagem de recursos
Acesso do Aluno

Aqui você consegue consultar quais áreas da plataforma estão ou não compatíveis com tecnologias assistidas, na visão do aluno.

Login e Acesso
Página Inicial
Repositório
Conteúdos

SCORM

Tipo

Detalhamento

Acessível

Conteúdo

O aluno consegue acessar e visualizar o conteúdo.

Sim

Comentários

O aluno consegue fazer um comentário no conteúdo.

Sim

HTML

Tipo

Detalhamento

Acessível

Conteúdo

O aluno consegue acessar e visualizar o conteúdo.

Sim

Comentários

O aluno consegue fazer um comentário no conteúdo.

Sim

Vídeo-Upload

Tipo

Detalhamento

Acessível

Conteúdo

O aluno consegue acessar e visualizar o conteúdo.

Sim

Comentários

O aluno consegue fazer um comentário no conteúdo.

Sim

Tipo

Detalhamento

Acessível

Conteúdo

O aluno consegue acessar e visualizar o conteúdo.

Sim

Comentários

O aluno consegue fazer um comentário no conteúdo.

Sim

Avaliações

Avaliação de aprendizagem

Tipo

Detalhamento

Acessível

Objetiva

O aluno consegue acessar, visualizar, responder e finalizar a avaliação.

Sim

Múltipla escolha

O aluno consegue acessar, visualizar, responder e finalizar a avaliação.

Sim

Verdadeiro/Falso

O aluno consegue acessar, visualizar, responder e finalizar a avaliação.

Sim

Discursiva

O aluno consegue acessar, visualizar, responder e finalizar a avaliação.

Sim

Escalonal

O aluno consegue acessar, visualizar, responder e finalizar a avaliação.

Sim

Lacuna

O aluno consegue acessar, visualizar, responder e finalizar a avaliação.

Não

Associativa

O aluno consegue acessar, visualizar, responder e finalizar a avaliação.

Não

Acesso do Administrador

Atenção!
Inicialmente, as implementações de acessibilidade estão sendo desenvolvidas para o acesso do aluno. Atualmente a visão do administrador ainda não conta com estas implementações.

Tecnologias Assistivas

Abaixo você encontra as tecnologias assitivas que já estão homologadas para uso na Konviva.

Recursos de acessibilidade para deficiência auditiva
VLibras

O VLibras é uma suíte de ferramentas do Governo Federal Brasileiro, destinada a tradução de conteúdos digitais em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Todas as informações referentes à funcionalidade da ferramenta podem ser encontradas diretamente na página específica do Governo Federal.

Dentro da Konviva, o administrador da plataforma pode escolher se deseja habilitar ou não o recurso. Uma vez habilitado, o próprio aluno pode decidir se deseja utilizá-lo.

Important!
The VLibras tool translates the page’s HTML. Therefore, content such as videos, SCORM, audios, among others, are not interpreted, and it is the platform administrator’s responsibility to implement accessible resources in their published materials.

Compatibility and Prerequisites

VLibras, within the Konviva platform, has been tested and approved on Google Chrome, Microsoft Edge, and Mozilla Firefox browsers, working on both computers and notebooks, as well as mobile devices such as tablets and smartphones.

Attention!
In the case of mobile devices, VLibras works for access through the responsive browsers mentioned above. The tool is not incorporated into the Konviva app.

Enabling VLibras by the administrator

To enable the feature, first, you must request support through a ticket to enable the “Accessibility” module. After confirmation from support, you will be able to access, through the Administrator profile, the menu Settings > General Configurator > Accessibility:

In the option Enable the VLibras tool in the system, click on the toggle (switch button) to activate or deactivate it. Then, click save. To verify if the activation/deactivation was successful, it is necessary to refresh the web page.

When enabling the feature and refreshing the web page, a VLibras icon will be displayed on the page. By clicking on it, it will be possible to use the feature.

Ícone VLibras

When clicking for the first time, the tool offers a usage tutorial.

Using VLibras by the student

For the Student to use the VLibras tool, it must be enabled in the administrative settings of their learning environment. To know if the feature is enabled, simply identify if there is a VLibras icon being displayed on the environment page.

Ícone VLibras

By clicking on the icon, the student enables the use of the tool. During the first use, VLibras offers a tutorial on how to use its features. We highlight here the main ones:

  • Dictionary of Regionalisms
  • Opacity and position settings of the widget on screen
  • Avatar change
  • Text translation
  • Interpretation speed
  • Enable captions

With the feature enabled, the student can select the area of the site they want to translate. Whenever the student’s cursor is over an area where VLibras can act, the cursor icon is changed to the VLibras icon. Clicking on the area, the tool interprets, respecting the settings defined by the student.

Moreover, if the item on screen performs some type of interaction, such as a link or menu, for example, an interaction button is displayed, so that the student can execute such action.

To disable the use of the tool, simply click on the “x” in the upper right corner of the VLibras widget.

Accessibility features for visual impairment
NVDA

NonVisual Desktop Access (NVDA) is a screen reader used to assist visually impaired people in navigating and interacting with computers running Windows operating system. It is a free and open-source system developed by the non-profit organization NV Access. NVDA uses speech synthesis and Braille support to transform visual interface elements into audible or tactile information. It is widely used for its accessibility, versatility, and zero cost, offering support for various languages, applications, and functionalities such as web browsing, document editing, and use of professional software. You can learn more about the software on its official website or on its Wikipedia page.

To adapt the platform for those who use the software, we have internally implemented features that assist in navigation using NVDA. Within the platform, the person with disabilities can navigate between contents using the Tab key, arrows, and other common shortcuts. Additionally, the platform has the possibility to indicate labels on images, provide standard descriptions for images, and apply semantics within the system’s HTML.

Prerequisites for a better user experience:

  • Theme 3.0 enabled
  • External portal: Classic Login 2.0
  • Course page: New landing page (3.0 model)
  • Classroom: Without collaboration tools, only with the use of learning objects
  • Trail 3.0 in the standard model (does not include journey-type trail)

These adaptations on the platform are being developed and applied in various areas of the system. Today, the areas that are already suitable for navigation are:

  • External Portal: Classic Login 2.0
  • Classroom
  • Events in the classroom
  • Assessments

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