Política do Ciclo de Vida das Versões senior X Platform - PCVV senior X
Objetivos do documento
Este documento tem como objetivo apresentar o ciclo de vida de versão dos produtos senior X Platform e aplicativos móveis. Além do ciclo de vida, o documento apresenta as responsabilidades e deveres dos clientes, os serviços cloud disponíveis, políticas de atualização de versão e homologação.
A quem se destina
Clientes que possuem produtos senior X Platform da Senior ou aplicativos móveis, listados na Tabela 1:
Produto | Solução | Integração com solução legado |
---|---|---|
Gestão Empresarial | ERP | Sim | |
Painel de Gestão | Gestão de Pessoas | HCM | Sim |
Gestão de Desempenho | Gestão de Pessoas | HCM | Sim |
Gestão de Carreira e Sucessão | Gestão de Pessoas | HCM | Sim |
Ronda de Vigilantes | Gestão de Acesso e Segurança | Não |
Aplicativos móveis | Performance Corporativa | Sim |
Ronda senior X | Gestão de Acesso e Segurança | Não |
Tabela 1 – Produtos senior X Platform e móveis
Serviços de cloud
A Senior disponibiliza aos clientes os seguintes serviços em cloud:
- Produtos da Senior na nuvem pública: clientes beneficiam-se do uso compartilhado e em escala de recursos computacionais, alta disponibilidade, serviços de TI, com toda privacidade e segurança de um ambiente tradicional on premise.
- Produtos da Senior na nuvem privada: destina-se a clientes com muitas customizações ou particularidades. Nesta modalidade, os recursos computacionais são exclusivos ao cliente que contratou o serviço.
Liberação de versão
A Senior disponibiliza ao cliente, através de uma nova versão, novas funcionalidades, melhorias no produto e correção de erros. A atualização de versão é realizada da seguinte forma:
- Nuvem pública: erros, melhorias e novas funcionalidades são atualizadas automaticamente no ambiente cloud (sem qualquer ação do cliente). Em cada liberação, publicamos um release notes com as melhorias liberadas.
- Nuvem privada: liberação e atualização de versão semelhante ao da nuvem pública, exceto para versão de novas funcionalidades. Nestas, o cliente precisa solicitar à Senior a atualização de versão (geralmente após o cliente ter homologado as customizações/integrações). O cliente não pode permanecer sem atualizar a versão por um período maior do que um ano.
Integração com o legado
Recomenda-se que o legado esteja sempre atualizado no último release da versão de disponibilidade comercial. Dessa forma, os produtos senior X Platform ou mobilidade que possuam integração com o legado (Tabela 1) podem fazer uso das novas funcionalidades. Caso a versão legado do cliente não esteja atualizada, a Senior não garante a disponibilidade das novas funcionalidades.
Liberações de novas funcionalidades/correções
Em cada liberação de versão cloud, o cliente pode consultar no release notes quais recursos foram liberados e a categoria na qual o recurso se enquadra. Exemplo:
- Correção de erro ou inclusão de novos campos: estas melhorias são habilitadas automaticamente após a atualização de versão, disponível para todos os usuários.
- Nova função liberada: somente é habilitada aos usuários pelo administrador do sistema.
- Novo processo ou mudança no processo: necessita de Setup, sendo habilitada somente pelo administrador do sistema.
- Novo módulo: para habilitar este recurso, o administrador do sistema precisa entrar em contato com a área comercial da Senior/Canal.
A Tabela 2 exemplifica como são apresentadas as novas funcionalidades no release notes.
Conteúdo da liberação | Automática | Administrador | Setup | Senior |
---|---|---|---|---|
Inclusão de campo novo | X | |||
Nova função | X | |||
Novo processo | X | |||
Mudança em processo | X | |||
Novo módulo | X |
Tabela 2 - Exemplo de release notes
Importante
Algumas funcionalidades, principalmente as que envolvem alteração legal, terão um prazo para que o cliente habilite o recurso no sistema. Os prazos sempre são informados no release notes e é responsabilidade do cliente a ativação e uso do novo recurso.
Ambiente para homologação/Sandbox
A Senior possui recurso de Sandbox para que o cliente possa realizar homologação de versão, homologação de novos processos, novos recursos e treinamento de usuários. O Sandbox Senior disponibiliza uma réplica do ambiente atual do cliente para utilização, sem impactar no ambiente de produção. As regras de contratação/ativação do ambiente seguem o acordo definido na proposta comercial.
Direitos e deveres da Senior
A Senior se compromete a seguir as definições contidas nesta política, assim como comunicar aos clientes qualquer eventualidade que possa trazer impacto na sua operação.
Direitos e deveres do cliente
Os clientes devem respeitar as definições desta política e planejar a ativação dos novos recursos ou atualização de novas versões (nuvem privada) dentro dos prazos estabelecidos, tomando as devidas precauções em relação à análise de impacto de customizações, processos e capacitação de usuários.
Glossário
- senior X Platform: nova geração de produtos da Senior, que fazem uso da tecnologia da terceira plataforma e melhores práticas de mercado..
- Solução Cloud: nesta modalidade, a Senior é responsável pela manutenção da infraestrutura de TI (hardware e software).
- Disponibilidade comercial: é a versão mais recente do software onPremise e a única que se encontra em comercialização no mercado. Os detalhes podem ser obtidos na PCVV.
- Software onPremise: nesta modalidade, o cliente é o responsável pela instalação e manutenção da infraestrutura de hardware e software (sistema operacional, banco de dados, servidor de aplicação, entre outros).
- Setup: conjunto de parametrizações necessárias para habilitar um recurso ou nova funcionalidade.
- Sandbox: ferramenta que isola a execução dos aplicativos da Senior, tornando possível testar novas funcionalidades, customizações, realizar treinamentos em um ambiente seguro, controlado e com os dados do cliente.