Política do Ciclo de Vida das Versões senior X Platform - PCVV senior X

Objetivos do documento

Este documento tem como objetivo apresentar o ciclo de vida de versão dos produtos senior X Platform e aplicativos móveis. Além do ciclo de vida, o documento apresenta as responsabilidades e deveres dos clientes, os serviços cloud disponíveis, políticas de atualização de versão e homologação.

A quem se destina

Clientes que possuem produtos senior X Platform da Senior ou aplicativos móveis, listados na Tabela 1:

Produto Solução Integração com solução legado
Gestão Empresarial | ERP Sim
Painel de Gestão Gestão de Pessoas | HCM Sim
Gestão de Desempenho Gestão de Pessoas | HCM Sim
Gestão de Carreira e Sucessão Gestão de Pessoas | HCM Sim
Ronda de Vigilantes Gestão de Acesso e Segurança Não
Aplicativos móveis Performance Corporativa Sim
Ronda senior X Gestão de Acesso e Segurança Não

Tabela 1 – Produtos senior X Platform e móveis

Serviços de cloud

A Senior disponibiliza aos clientes os seguintes serviços em cloud:

  1. Produtos da Senior na nuvem pública: clientes beneficiam-se do uso compartilhado e em escala de recursos computacionais, alta disponibilidade, serviços de TI, com toda privacidade e segurança de um ambiente tradicional on premise.
  2. Produtos da Senior na nuvem privada: destina-se a clientes com muitas customizações ou particularidades. Nesta modalidade, os recursos computacionais são exclusivos ao cliente que contratou o serviço.

Liberação de versão

A Senior disponibiliza ao cliente, através de uma nova versão, novas funcionalidades, melhorias no produto e correção de erros. A atualização de versão é realizada da seguinte forma:

Integração com o legado

Recomenda-se que o legado esteja sempre atualizado no último release da versão de disponibilidade comercial. Dessa forma, os produtos senior X Platform ou mobilidade que possuam integração com o legado (Tabela 1) podem fazer uso das novas funcionalidades. Caso a versão legado do cliente não esteja atualizada, a Senior não garante a disponibilidade das novas funcionalidades.

Liberações de novas funcionalidades/correções

Em cada liberação de versão cloud, o cliente pode consultar no release notes quais recursos foram liberados e a categoria na qual o recurso se enquadra. Exemplo:

A Tabela 2 exemplifica como são apresentadas as novas funcionalidades no release notes.

Conteúdo da liberação Automática Administrador Setup Senior
Inclusão de campo novo X      
Nova função   X    
Novo processo     X  
Mudança em processo     X  
Novo módulo       X

Tabela 2 - Exemplo de release notes

Importante
Algumas funcionalidades, principalmente as que envolvem alteração legal, terão um prazo para que o cliente habilite o recurso no sistema. Os prazos sempre são informados no release notes e é responsabilidade do cliente a ativação e uso do novo recurso.

Ambiente para homologação/Sandbox

A Senior possui recurso de Sandbox para que o cliente possa realizar homologação de versão, homologação de novos processos, novos recursos e treinamento de usuários. O Sandbox Senior disponibiliza uma réplica do ambiente atual do cliente para utilização, sem impactar no ambiente de produção. As regras de contratação/ativação do ambiente seguem o acordo definido na proposta comercial.

Direitos e deveres da Senior

A Senior se compromete a seguir as definições contidas nesta política, assim como comunicar aos clientes qualquer eventualidade que possa trazer impacto na sua operação.

Direitos e deveres do cliente

Os clientes devem respeitar as definições desta política e planejar a ativação dos novos recursos ou atualização de novas versões (nuvem privada) dentro dos prazos estabelecidos, tomando as devidas precauções em relação à análise de impacto de customizações, processos e capacitação de usuários.

Glossário

Este artigo ajudou você?