Sara Backoffice - ERP XT
A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta essencial na gestão de negócios, apoiando líderes a tomarem decisões mais rápidas, embasadas e estratégicas. Para aproveitar ao máximo esse potencial, é fundamental saber como se comunicar com a IA. A qualidade das respostas depende diretamente da forma como os prompts (comandos ou perguntas) são formulados.
Este guia foi elaborado para apoiar você no uso da Sara Backoffice, mostrando como criar prompts eficazes e aplicá-los no dia a dia. Com as práticas deste guia, você poderá:
- acompanhar dados confiáveis sobre todas as jornadas do Backoffice;
- extrair informações estratégicas para decisões rápidas;
- flexibilizar a visão e análise dos dados;
- melhorar a performance organizacional.
O que é a Sara Backoffice?
A Sara Backoffice é uma IA generativa integrada ao ERP, focada no Backoffice. Cada agente é especialista em uma área e atua como assistente digital que, por meio de linguagem natural, ajuda no acompanhamento da operação e apoia decisões estratégicas.
Pré-requisitos e configurações
Antes de utilizar a Sara Backoffice, é necessário garantir que os pré-requisitos sejam atendidos:
- Possuir o módulo de Backoffice do ERP em conjunto com o módulo Sara ERP XT.
- Ter o processo agendado do Analytics ERP ativo.
- Habilitar o acesso ao chat da Sara em Gestão dos Papéis, conforme descrito na documentação de primeiros passos da Sara.
- Ainda na Gestão dos Papéis, ativar os recursos de permissão domínio/serviço custom/iassist específicos para cada jornada:
Nome do Recurso Descrição da permissão Caminho associado Agente financeiro (res://senior.com.br/custom/iassist/xtfin) Recurso de permissão para que o gestor tenha acesso ao agente financeiro Botão esquerdo inferior Sara > Sara Agentes ou no menu Tecnologia > Sara Agentes > Agentes Agente de compras (res://senior.com.br/custom/iassist/xtcom) Recurso de permissão para que o gestor tenha acesso ao agente de compras Botão esquerdo inferior Sara > Sara Agentes ou no menu Tecnologia > Sara Agentes > Agentes Agente contábil (res://senior.com.br/custom/iassist/xtcon) Recurso de permissão para que o gestor tenha acesso ao agente contábil Botão esquerdo inferior Sara > Sara Agentes ou no menu Tecnologia > Sara Agentes > Agentes Agente fiscal (res://senior.com.br/custom/iassist/xtfis) Recurso de permissão para que o gestor tenha acesso ao agente fiscal Botão esquerdo inferior Sara > Sara Agentes ou no menu Tecnologia > Sara Agentes > Agentes Agente de faturamento (res://senior.com.br/custom/iassist/xtfat) Recurso de permissão para que o gestor tenha acesso ao agente de faturamento Botão esquerdo inferior Sara > Sara Agentes ou no menu Tecnologia > Sara Agentes > Agentes Agente de vendas (res://senior.com.br/custom/iassist/xtven) Recurso de permissão para que o gestor tenha acesso ao agente de vendas Botão esquerdo inferior Sara > Sara Agentes ou no menu Tecnologia > Sara Agentes > Agentes Agente de Marketing Intelligence (res://senior.com.br/custom/iassist/mktint) Recurso de permissão para que o gestor tenha acesso ao agente de Marketing Intelligence Botão esquerdo inferior Sara > Sara Agentes ou no menu Tecnologia > Sara Agentes > Agentes
O que o agente pode responder?
Com base nos dados disponíveis, o agente pode responder perguntas relacionadas a cada tema específico do Backoffice, abrangendo as possibilidades abaixo:
- Consulta de dados pontuais
- Análise de variações e tendências
- Geração de gráficos
- Geração de tabelas
Quais informações o agente acessa para dar as respostas?
A Sara Backoffice usa datasets (conjuntos de dados) do Analytics ERP. Cada dataset contém uma lista de campos padrões e devidamente tratados que contribuem para a assertividade do agente em suas repostas.
Confira a lista de dados para cada jornada do módulo de Backoffice:
Como criar um bom prompt
A Sara Backoffice é uma aliada estratégica na gestão empresarial, mas a qualidade das respostas obtidas com o agente depende da forma como você estrutura seus prompts (comandos ou perguntas enviados para o agente).
Prompts bem estruturados garantem informações relevantes e contextualizadas, auxiliando líderes na gestão e análise de tendências e variações.
Um bom prompt deve conter:
- Objetivo claro: o que você deseja saber?
- Contexto relevante: quais dados ou situações considerar?
- Especificidade: qual nível de detalhe é esperado, como, por exemplo, período a ser avaliado?
Exemplos de prompts mal formulados:
- Quais os valores disponíveis?
- Quanto eu já faturei?
- Qual o total das minhas vendas?
- Qual meu volume de compras?
Exemplos de prompts melhorados:
- Quanto eu tenho disponível hoje por banco?
- Qual o valor faturado no último mês?
- Qual o valor das minhas vendas no último semestre? Traga o total por mês e o acumulado.
- Quais os principais estados em volume de compras no ano vigente?
Dicas para melhorar seus prompts
- Revise e atualize seus prompts regularmente.
- Experimente diferentes formatos de perguntas e refine conforme necessário.
Para saber mais sobre a Sara Agentes, entre em contato com seu Executivo de Contas.
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