Checklist de implantação - Foundation X

Esta documentação auxilia na implantação do Foundation X na plataforma senior X.

Pré-requisitos de sistema

Requisito Detalhes
XPlatform

Garantir que a plataforma senior X esteja implantada e configurada.

Checklist de implantação do Foundation X

Etapa 1 -  - Solicitação do tenant e configurações por tenant

Esta etapa inclui o processo de solicitação do tenant e as configurações iniciais deste tenant.

  Responsável Requisito Detalhes
1 Consultor / Administrador de sistema Solicitar o nome e o domínio do tenant, e a inclusão do módulo no cadastro de inquilinos

Solicite o nome e o domínio do tenant na G7 (plataforma senior X).

Esta solicitação deve ser feita pela SARA. Você precisará fazer o login com um usuário de solicitante no Zendesk e preencher algumas informações, as quais são necessárias para verificar a disponibilidade do tenant e incluir o módulo no cadastro de inquilinos. Nesta etapa você também define o usuário que será o administrador do tenant.

2 Consultor / Administrador de sistema Criar os usuários de acesso à plataforma senior X

Crie os usuários que terão acesso à plataforma senior X. Estes usuários serão associados a papéis e permissões no próximo passo.

No Foundation X, estes usuários ficarão disponíveis para serem associados a colaboradores durante a admissão.

3 Consultor / Administrador de sistema Configurar os papéis na plataforma senior X conforme as necessidades da empresa
  • Crie os papéis que serão associados aos usuários que vão acessar as telas do Foundation X.
  • Configure as permissões de acesso que serão concedidas aos papéis.

Se quiser saber mais sobre gestão de papéis e permissões, consulte a seguinte documentação:

Nota

Quando a solicitação do tenant for concluída no passo 1, o acesso às configurações dos papéis estará disponível para o tenant. Caso esta liberação não tenha sido feita, os recursos do Foundation X ficarão com o símbolo de bloqueado na tela de Gestão de Papéis.

4 Consultor / Administrador de sistema Configurar limite de ocupantes das posições

Com um usuário que seja administrador do tenant, acesse a tela de Configurações por Tenant na XPlatform. Procure pelo Tenant que quer configurar e defina o parâmetro Permite múltiplos colaboradores na mesma posição como falso.

Esta configuração determina que uma posição de gestão não pode ter mais de um ocupante simultâneo. Isto é necessário para garantir a compatibilidade com outras soluções da Senior.

5 Consultor / Administrador de sistema Configuração do tenant para cadastro da empresa Para aparecer o Histórico de estrutura da empresa é preciso cadastrar o tenant na feature. Para isso, acesse Tecnologia > Administração > Feature toggle e altere a feature Habilita as funcionalidades do hcm foundation para INCLUSIVO.

Etapa 2 -  Cadastros iniciais

Esta etapa inclui os cadastros básicos para viabilizar os processos do HCM senior X. Depois de finalizar estes cadastros, será possível fazer admissões e configurar uma hierarquia para a organização.

  Responsável Requisito Menu do cadastro e documentação adicional Documentação do cadastro
1 Consultor / Administrador de sistema Cadastrar centros de custo

Cadastre os plano de contas e centros de custo que serão usados na admissão e nos históricos:

  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X> Empresas > Centros de custo > Modelo de planos > Plano de contas
Centros de custo
2 Consultor / Administrador de sistema Cadastrar bancos

Cadastre os bancos e agências bancárias que serão usados nas informações financeiras dos colaboradores:

  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Bancos > Bancos
  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Bancos > Agências
Contas bancárias
3 Consultor / Administrador de sistema Cadastrar cargos

Cadastre as estruturas de cargos e os cargos que serão usados na admissão e nos históricos:

  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Cargos > Estruturas
  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Cargos > Cargos 
Cargos
4 Consultor / Administrador de sistema Conselhos profissionais

Cadastre as estruturas de conselhos profissionais e os conselhos profissionais que serão usados na admissão dos colaboradores:

  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X> Cadastros > Conselhos profissionais > Estruturas de conselho profissional
  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Conselhos profissionais > Conselhos profissionais
Conselhos profissionais
5 Consultor / Administrador de sistema Cadastrar horários

Cadastre os horários que irão compor as escalas dos colaboradores:

  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Horários > Horários
Horários
6 Consultor / Administrador de sistema Cadastrar feriados

Cadastre os feriados que utilizadas na apuração das horas de repouso e extras, bem como nos cálculos de impostos em atraso.

  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Feriados > Feriados
Feriados
7 Consultor / Administrador de sistema Cadastrar escalas

Cadastre as estruturas de escalas e escalas que serão usadas na admissão e nos históricos:

  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Escalas > Estruturas de escala
  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Escalas > Escalas
Estruturas e escalas
8 Consultor / Administrador de sistema Cadastrar locais

Cadastre as estruturas de locais e os locais onde os colaboradores serão alocados durante a admissão:

  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Locais > Estruturas de locais
  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Locais > Locais
Locais
9 Consultor / Administrador de sistema Cadastrar sindicatos

Cadastre as estruturas de sindicatos e os sindicatos que serão associados aos colaboradores durante a admissão:

  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Sindicatos > Estruturas de sindicatos
  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Sindicatos > Sindicatos
Sindicatos
10 Consultor / Administrador de sistema Cadastrar situações

Cadastre as estruturas de situações e as situações que serão associados aos colaboradores durante a admissão e nos históricos:

  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Sindicatos > Estruturas de situações
  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Sindicatos > Situações
Situações
11 Consultor / Administrador de sistema Cadastrar anotações

Cadastre as estruturas de anotações e as anotações que serão associados aos colaboradores durante a admissão e nos históricos:

  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Tipos de anotação > Estruturas de tipos de anotação
  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Tipos de anotação > Tipos de anotação
Anotações
12 Consultor / Administrador de sistema Cadastra tipos de documentos

Cadastre as estruturas de tipos de documentos e os tipos de documentos que irão permitir categorizar os tipos de documentos dos colaboradores:

  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Tipos de documento > Estruturas de tipos de documento
  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Tipos de documento> Tipos de documento
Tipos de documento
13 Consultor / Administrador de sistema Cadastrar vínculos empregatícios

Cadastre as estruturas de vínculos e os vínculos que serão usados na admissão e nos históricos:

  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Vínculos > Estruturas
  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Vínculos > Cadastro
Vínculos empregatícios
14 Consultor / Administrador de sistema Cadastrar posições

Cadastre as estruturas de posições, tipos de hierarquia, as posições e os tipos de atuação onde os colaboradores serão alocados durante a admissão:

  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Posição > Estruturas de posições
  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Posição > Tipo de atuação
  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Posição > Tipos de hierarquia
  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Posição > Posições
Posições
15 Consultor / Administrador de sistema Cadastrar empresas e filiais

Cadastre as empresas e filiais onde os colaboradores serão alocados durante a admissão:

  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Empresas > Cadastro
  • Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Empresas > Filiais

Durante o cadastro da empresa, certifique-se de fazer estas configurações no painel de Detalhes da empresa:

  • Selecione um modelo de plano de centro de custos (guia Rateio):

    Tela de cadastro da empresa - detalhes da empresa - guia Rateio
  • Inclua as estruturas criadas nos passos anteriores nos históricos das empresas (guia Históricos de estruturas):

    Tela de cadastro da empresa - detalhes da empresa - guia Históricos de estruturas

Empresas e filiais

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