Recebemos seus dados. Em breve um especialista da Senior entrará em contato com você.
Os contribuintes que realizam vendas dentro do estado do Rio de Janeiro para consumidor final já podem solicitar o credenciamento no Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária (ROT-ST) junto à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ). Mais de 85% do grupo vai utilizar o regime, uma vez que para Microempreendedores Individuais (MEIs) e optantes do Simples Nacional a adesão será automática, simplificando, assim, o recolhimento da Substituição Tributária (ST) do ICMS e reduzindo a abertura de processos.
A solicitação é gratuita e deve ser feita via Sistema Eletrônico de Informações (SEI-RJ). Para isso, os contribuintes precisam abrir um processo, procurar pela opção “ICMS: Credenciamento de Regime Optativo de Tributação de Substituição Tributária (ROT-ST)” e selecionar a referente à Auditoria Fiscal Regional na qual o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do estabelecimento principal está vinculado. Depois, basta fazer um breve resumo do pedido em “Especificação”, informar o CNPJ, preencher e assinar o pedido de credenciamento, e anexar o Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral (CISC), o Contrato Social e o documento de identificação do requerente.
A Auditoria vinculada ao estabelecimento pode ser consultada no CISC, disponível no Portal de Cadastro da Sefaz-RJ. Conforme definido pela Resolução, caso possua filiais, será necessário encaminhar uma planilha com dados de todas as dependentes e a adesão deve ser informada na Escrituração Fiscal Digital ICMS/IPI através do Registro E115. O credenciamento é válido a partir do mês do pedido.
Fonte: Fazenda RJ
Publicada em 04/10/2024