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Configurações — Painel de Gestão Lite

As configurações descritas aqui estão disponíveis nas telas do menu Painel de gestão > Configurações e gerenciamento.

O que você pode fazer com estas configurações:

Administração de papéisAtualizações cadastraisOpções geraisPerfil público

Administração de papéis

Sobre a administração de papéis

Cadastrar papéis que serão usados pelo Painel de Gestão

Menu: Painel de gestão > Configurações e gerenciamento > Gerenciamento e auditoria > Administração de papéis

O Painel de Gestão e demais módulos possuem os seguintes tipos de papéis fixos:

Importante

Visando otimizar a gestão, um colaborador demitido continuará aparecendo na tela Administração de papéis. Esse colaborador, entretanto, não tem poder de ação sobre o sistema - constando apenas para que o gerenciador tenha ciência de quem possuía e quem receberá as permissões.

Após definir todos os papéis que irão acessar o módulo, é necessário que eles sejam associados aos respectivos colaboradores da organização. Para fazer isso, faça este procedimento:

  1. Entre em Adicionar.
  2. Informe o Nome definido para cada tipo de papel.
  3. Para papéis do tipo RH, insira os nomes das empresas das quais o papel poderá ver as informações, no campo Abrangência de empresas, Abrangência de filiais ou Abrangência de centro de custo (dependendo do tipo de abrangência escolhida nas configurações gerais).
    • Esta abrangência determina os resultados apresentados nos filtros padrão e nos Grupos de Pessoas.
  4. Selecione as funcionalidades permitidas conforme a responsabilidade do papel.

Depois que os papéis forem definidos, as permissões de acesso aos recursos devem ser configuradas na gestão de papéis da plataforma senior X, em Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos papéis.

Observação

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Atualizações cadastrais

Menu: Painel de gestão > Configurações e gerenciamento > Configurações gerais > Obrigatoriedade de comprovante

Pelo menu de Atualizações cadastrais, você pode configurar se é obrigatório anexar comprovantes dos dados atualizados nos perfis. Isso é feito na tela de Configuração da atualização cadastral, em Painel de gestão > Configurações e gerenciamento > Configurações gerais > Obrigatoriedade de comprovante.

Todas as funcionalidades são configuradas de acordo com as definições de cada empresa, para os dados abaixo:

Observação

Quando o usuário alterar o campo de Raça e cor, presente no item de Dados pessoais, o sistema não irá obrigar a informar o comprovante, independente de qualquer configuração.

Para os demais campos do item de Dados pessoais, a obrigação de comprovantes permanece a mesma. Caso o usuário altere qualquer outro campo (Estado civil, por exemplo) e, também, o campo de Raça e cor, o botão de Salvar e enviar apenas irá ficar habilitado quando for inserido um comprovante, já que para o campo Estado civil, o comprovante torna-se necessário.

Se quiser, a empresa pode configurar para que os colaboradores não possam fazer a edição dessas informações. Porém, o bloqueio é aplicado para a atualização cadastral de todos os dados acima.

Somente o campo Permitir manter e-mail profissional permite que o bloqueio seja configurado pelo Administrador, pela tela de configurações gerais.

Para os outros campos, caso queira bloquear a atualização cadastral apenas de dados específicos, a empresa precisa abrir um chamado fazendo a solicitação para a equipe de Suporte da Senior.

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Opções gerais

Menu: Painel de gestão > Meu painel > Configurações de privacidade

Permite que o usuário escolha como quer usar os seguintes recursos:

Divulgar meu aniversário de nascimento — divulgar ou não a data do aniversário no seu perfil para os outros colaboradores da empresa.

Receber notificação por e-mail — receber, ou não, as notificações dos módulos:

Observação

O sistema possibilita tornar padrão o envio de notificações por e-mail aos usuários da empresa, através do fluxo Configurações (enviar notificações por e-mail). Para mais informações sobre essa funcionalidade, acesse a documentação de Tornar padrão o envio de notificações por e-mail, presente na página do Integrador HCM.

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Perfil público

Menu: Painel de gestão > Configurações e gerenciamento > Configurações gerais > Permissões do perfil público

A tela de configurações do Perfil Público permitem fazer as seguintes definições para o perfis públicos dos colaboradores:

Nota

Ao criar um novo tenant, todas as opções de privacidade estarão como privadas por padrão.

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Painéis

Menu: Painel de gestão > Configurações e gerenciamento > Gerenciamento e auditoria > Painéis do analytics

Na tela de configurações de Painéis é possível controlar a visibilidade de algumas informações nos cards do Analytics do HCM.

O administrador do sistema pode fazer estas configurações para os papéis RH e Colaborador.

Requisitos para habilitar e usar a configuração de Painéis

Nota

A configuração dos Painéis não é obrigatória para usar o Analytics do HCM. Se esta tela não for habilitada, as definições de dashboards que você já tem no seu sistema permanecerão as mesmas.

Se você optar por usar a tela de configuração de Painéis, o administrador do tenant — ou um usuário com papel similar — precisa:

Configurações disponíveis para cada papel

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