Insights — HCM senior X

Insights são notificações enviadas automaticamente via senior X Platform ou por e-mail, com base em informações e configurações no sistema.

Os insights cruzam essas informações para ajudar a promover ações direcionadas ou tomar decisões baseadas em dados. São notificações inteligentes e contextualizadas, que ajudam colaboradores a tirarem o máximo de proveito do HCM da Senior.

Importante

As notificações por e-mail serão enviadas para o endereço eletrônico que constar no cadastro do usuário na senior X Platform, desde que habilitadas em: Gestão de Pessoas | HCM > Painel de Gestão > Configurações > Configurações gerais.

Para mais informações sobre como habilitar ou desabilitar Insights, acesse a página de Configurações gerais — Painel de Gestão. Consulte, também, a documentação de Notificações - pois para que tudo funcione corretamente, as Notificações precisam estar configuradas.

Insights existentes no HCM

Alteração cadastral

Periodicamente, colaboradores recebem uma notificação (via senior X Platform e por e-mail) solicitando a revisão das suas informações de endereço e telefone de contato. A revisão das informações é feita no Painel de Gestão - podendo ser atualizadas, caso necessário.

O envio ocorre automaticamente a cada 6 (seis) meses, considerando a data da última notificação que foi enviada ou a última atualização cadastral que o Colaborador fez.

Aniversário de empresa

Periodicamente, gestores recebem a lista de liderados diretos que vão fazer aniversário de tempo de empresa.

O envio ocorre toda última sexta-feira do mês, às 08:00, considerando colaboradores que completarem anos de empresa no mês seguinte, ou seja, o sistema considera o período do primeiro ao último dia do mês seguinte. Se não houver pessoas fazendo aniversário de empresa no período, o e-mail não é enviado.

São considerados somente colaboradores que estão ativos. Já em relação aos anos de empresa apresentados no e-mail, trata-se dos anos que o colaborador ainda vai completar, e não dos anos que ele já possui de empresa.

Aniversário de nascimento

Periodicamente, gestores recebem a lista de liderados diretos que vão fazer aniversário em breve.

O envio ocorre toda quinta-feira às 09:00, considerando os aniversariantes de domingo à sábado da semana seguinte. Se não houver colaboradores fazendo aniversário no período, o e-mail não é enviado.

São considerados somente colaboradores que estão ativos e que configuraram a data de nascimento como pública no perfil público.

Férias próximas

Periodicamente, gestores recebem uma notificação (via senior X Platform e por e-mail) de acompanhamento dos membros da equipe (liderados diretos) que estão saindo ou retornando de férias na semana seguinte.

O sistema irá rodar este Insight toda terça-feira, às 02:00. O Gestor não irá receber a notificação quando o Colaborador possui férias em sequência (dois dias ou menos entre uma e outra), ou seja, férias emendadas. Além disso, o Insight também não notifica Gestor desligado, nem inclui na notificação férias de Colaborador desligado.

Este Insight também envia notificação para o Gestor substituto, configurado no recurso de calendário.

Marcações ímpares de Ponto

Para que os colaboradores possam realizar ajustes nas marcações, é possível configurar o insight para enviar o e-mail de alerta de marcações ímpares. Para isso, a pesquisa de marcações inválidas inicia 2 (dois) dias antes do dia que está sendo processado e valida durante um período de uma semana (7 dias).

As marcações que são analisadas: 2 - Marcação de Ponto, 4 - Ponto + Refeitório, 10 - Estacionamento + Ponto e 18 - Pausa Abonada.

Importante: este Insight analisa algumas informações para ser executado:

  • Para habilitar o envio do e-mail, deve-se acessar o módulo Controle de Ponto e Refeitório no menu Empresas > Empresas > guia Gestão do Ponto e preencher o campo Enviar e-mail de Marcações Ímpares.
  • Apenas são verificadas marcações que não estejam excluídas do ponto;
  • A conta do usuário do Colaborador deve estar habilitada dentro do SGU;
  • Analisa o último histórico de apuração válido por marcação que tenha tipo de apuração diferente de 7 - Exceção;
  • Deve-se realizar o cálculo da apuração com frequência mínima diária (visto que o insight verifica os últimos dias);
  • O e-mail do Colaborador pode ser disponibilizado em dois locais: informações complementares e na ficha complementar (e-mail comercial). O e-mail da ficha complementar será o prioritário, senão, retornará da tabela de usuário (SGU).
  • Para os logs, serão disponibilizadas informações mais técnicas ou via Glassfish ou, ainda, em log via sistema pelo tipo de processamento exclusivo 222 - Envio de Email Marcações Ímpares.

Além disso, existem restrições para o uso:

  • O uso desse insight requer uso de servidor de e-mail e ajustes de ambiente, é possível que sejam necessárias algumas configurações realizadas por uma equipe especializada na parte técnica da empresa;
  • Deve-se observar se existe alguma limitação na quantidade de envio de e-mails disparados no servidor utilizado;
  • A conta que é configurada no SeniorConfigCenter como o remetente deve ser um remetente confiável para que evite que os e-mails sejam enviados diretamente para caixa de spam ou lixo eletrônico;
  • O protocolo de configuração de envio deve ser avaliado. Existem versões mais antigas que possuem o protocolo TLS configurado como 1.0 ou 1.1. Alguns provedores já exigem o protocolo mais novo no servidor de envio de e-mail (SMTP), como o 1.2. Se necessário, será preciso adicionar a seguinte chave no SeniorConfigCenter:

chave: mail.smtp.ssl.protocols

valor: TLSv1.2

Importante:

  • Caso o haja uma base de homologação, é muito importante avaliar se a estrutura de envio de e-mails não está configurada nesse tipo de ambiente. Pois se estiver, os Colaboradores poderão receber os e-mails duplicados, gerando uma quantidade excessiva de e-mails.
  • Esse insight está disponível apenas para o módulo Gestão do Ponto. As versões mínimas para o uso são 6.10.1.41 e 6.2.35.120.

Marcações fora da cerca virtual

Para que os gestores possam avaliar as marcações realizadas fora do parâmetro de geolocalização (cerca virtual), é possível configurar o insight para enviar o e-mail de alerta de Marcações Fora da Cerca.

Após configurar o Insight, será enviado aos gestores diariamente as informações sobre os colaboradores que realizaram marcação de ponto fora do perímetro definido em uma de suas cercas.

Importante: este Insight analisa algumas informações para ser executado:

  • É necessário que o parâmetro esteja habilitado em Gestão de Pessoas > Marcação de ponto 2.0 > Configurações;
  • É necessário que o e-mail do gestor esteja informado no seu usuário da plataforma em Tecnologia > Administração > Gestão dos usuários, se houver integração com XT (G5) você deve atualizar no SGU);
  • Nos módulos da versão XT (Controle de Ponto e Refeitório e Gestão do Ponto) os campos referente hierarquia na guia Mobilidade devem estar preenchidos, acesse a guia pelo caminho: Empresas > Empresas > Guia Mobilidade;
  • Os liderados e gestores devem ter seus postos devidamente posicionados na hierarquia de postos.

PDIs vencidos da equipe

Periodicamente, gestores recebem uma notificação (via senior X Platform e por e-mail) alertando sobre os Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs) de membros da equipe (liderados diretos) que estão vencidos ou próximos do prazo de vencimento.

O envio da notificação ocorre automaticamente a cada 30 dias, considerando o 15º dia de cada mês. O sistema irá verificar o prazo dos objetivos do Colaborador, bem como das ações, e caso seja identificado que há colaboradores com PDIs que estão vencidos ou próximos do prazo de vencimento, o Gestor será notificado.

Este Insight também considera os seguintes cenários:

  • quando o Colaborador possui objetivos concluídos ou cancelados, e mesmo que haja ações vencidas ou vencendo (independente da situação das ações), não irá contabilizar no Insight do Gestor;
  • quando o Colaborador possui objetivos em qualquer situação (exceto concluído ou cancelado), se ele possuir objetivos vencidos ou vencendo, irá contabilizar no Insight do Gestor;
  • quando o Colaborador possui objetivos em qualquer situação (exceto concluído ou cancelado), se ele possuir ações vencidas ou vencendo (em qualquer situação, exceto concluído ou cancelado), irá contabilizar no Insight do Gestor.

PDIs vencidos do colaborador

Periodicamente, colaboradores recebem uma notificação (via senior X Platform e por e-mail) alertando sobre seus Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs) que estão vencidos.

O envio da notificação ocorre automaticamente a cada 30 dias, considerando o primeiro dia de cada mês. O sistema irá verificar o prazo dos objetivos do Colaborador, bem como das ações, e caso seja identificado que há colaboradores com PDIs que estão vencidos, o Colaborador será notificado.

Vencimento contratual

Periodicamente, gestores recebem uma notificação (via senior X Platform e por e-mail) alertando sobre os contratos de membros da equipe (liderados diretos) que estão próximos do vencimento.

O sistema irá rodar este Insight diariamente, às 04:00 e, caso seja identificado que há colaboradores cujo contrato irá vencer em 30 dias, o Gestor será notificado. Ou seja, o sistema dispara a notificação nos 30 dias que antecedem a data final do contrato.

Importante: este Insight não considera o cálculo de extensão do período de experiência em casos de afastamento. Ele apresenta a quantidade de contratos com prazo determinado da equipe a vencer no período de 90 dias.

Vagas internas

Semanalmente, colaboradores recebem uma notificação (via senior X Platform e por e-mail) com uma lista de vagas divulgadas internamente que possuem aderência com o seu perfil, com base nos resultados do mindmatch - fomentando, assim, o uso do recrutamento interno. Uma mesma vaga será notificada a um mesmo colaborador uma única vez, e o envio ocorre a cada segunda-feira de manhã com o título Vagas recomendadas da semana.

O match (combinação, em inglês) ocorre de acordo com a combinação do arquétipo do mindmatch definido no cadastro da vaga e os testes respondidos pelo candidato interno para o mesmo arquétipo. O nível de correlação desejado pode ser configurado de acordo com o elucidado em Configurações por Tenant - Gestão de Recrutamento e Seleção. Caso o insight esteja habilitado e a correlação mínima não seja informada, serão considerados para notificação candidatos internos que possuam, no mínimo, 50% de aderência com o arquétipo da vaga.

Importante: Para o correto funcionamento deste insight, é necessário que o colaborador/candidato interno possua a permissão Sugestão de vagas por Match (Mindsight) liberada no seu papel, conforme a página Papéis e permissões do módulo Gestão de Recrutamento e Seleção. Além disso, também é imprescindível que a integração com o parceiro Mindsight esteja habilitada, de acordo com o descrito na documentação Integração com empresas fornecedoras de testes seletivos.

Mensagens dos Insights

Quando um Insight é disparado por e-mail ou via senior X Platform, o sistema envia um tipo de mensagem para cada situação. Veja maiores detalhes sobre os Insights e suas mensagens:

Temos mais insights vindo por aí!

Estamos trabalhando em mais notificações de insights, que prometem trazer dados cada vez mais relevantes para a gestão e o uso do HCM no dia a dia.

Aguarde as novidades!

Este artigo ajudou você?