Papéis e permissões - Analytics - HCM senior X
Sobre papéis e permissões
Papéis servem para associar usuários a posições dentro da organização ou atividades que serão desempenhadas. Os usuários associados a um mesmo papel compartilham das mesmas permissões de acesso ao HCM. Por isso, é importante que os papéis sejam criados de forma que seja possível aplicá-los a vários usuários.
A configuração dos papéis é feita pelo recurso de Gestão de Papéis da plataforma senior X e pode ser acessada em: Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis.
Tipos de acesso controlados pelos recursos de permissão
- Telas que o usuário vinculado a esse papel pode acessar
- Informações que o usuário pode obter via requisições de APIs de integração
- Ações que o usuário pode efetuar dentro de um processo
- Filtros de abrangência que restringem tipos de informações aos quais o usuário tem acesso
Nota
Novos filtros de abrangência que são associados aos papéis possuem um tempo mínimo para que tenham efeito para os usuários associados. Para saber mais, veja a documentação no Manual da plataforma senior X.
Permissões gerais do Analytics que devem ser configuradas
Domínio/Serviço: hcm / analytics
As permissões acima devem ser atribuídas para cada um dos papéis padrão:
- Papel HCM - Colaborador - Padrão:
- Carreira e Sucessão
- Colaborador - Meu Analytics
- Gestão de Desempenho
- Notificações integradas dos módulos do Gestão de Pessoas
- Painel de Gestão
- Papel HCM - Gestor - Padrão:
- Gestor - Analytics da Equipe
- Papel HCM – RH - Padrão
- RH - Analytics de Carreira e Sucessão
- RH - Analytics de Desempenho
- RH - Analytics de Recrutamento e Seleção
Permissões necessárias para cada módulo que for utilizado
- Admissão Digital
- Gestão de Carreira e Sucessão
- Gestão de Desempenho
- ATS Gestão de Recrutamento e Seleção
- Gestão de Remuneração
- Gestão do Ponto
- Moods - Pesquisa contínua de clima
- Painel de Gestão
Observação
Ao vincular usuários a papéis de RH, recomendamos que cada usuário tenha somente um papel deste tipo. Ou seja, deve-se evitar vincular um mesmo usuário a mais de um papel de RH.
Esta recomendação se deve ao fato de que, se um usuário estiver associado a múltiplos papéis de RH e houver alguma permissão conflitante entre esses papéis, o sistema irá considerar apenas a configuração de permissões de um deles, podendo causar comportamentos imprevisíveis nas permissões.
Se um usuário estiver associado aos papéis RH 1 e RH 2 e somente o papel RH 1 tem permissão para visualizar um determinado card do Analytics, é possível que esse usuário não consiga ver os dados do card, pois o papel RH 2 não tem essa permissão.