Gestão de Pessoas - senior X - Manual do Usuário > Painel de Gestão > Telas de configurações do Painel de Gestão

Configurações — Painel de Gestão

As configurações descritas aqui estão disponíveis nas telas do menu Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento >.

O que você pode fazer com estas configurações:

Administração de papéisAtualizações cadastraisConfigurar hyperlinkIntegração com outros sistemasLogs de auditoriaOpções geraisPerfil públicoPainéis

Administração de papéis

Sobre a administração de papéis

Cadastrar papéis que serão usados pelo Painel de Gestão

Menu: Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Gerenciamento e auditoria > Administração de papéis

O Painel de Gestão e demais módulos possuem os seguintes tipos de papéis fixos:

Importante

Visando otimizar a gestão, um colaborador demitido continuará aparecendo na tela Administração de papéis. Esse colaborador, entretanto, não tem poder de ação sobre o sistema - constando apenas para que o gerenciador tenha ciência de quem possuía e quem receberá as permissões.

Após definir todos os papéis que irão acessar o módulo, é necessário que eles sejam associados aos respectivos colaboradores da organização. Para fazer isso, faça este procedimento:

  1. Entre em Adicionar.
  2. Informe o Nome definido para cada tipo de papel.
  3. Para papéis do tipo RH, insira os nomes das empresas das quais o papel poderá ver as informações, no campo Abrangência de empresas, Abrangência de filiais ou Abrangência de centro de custo (dependendo do tipo de abrangência escolhida nas configurações gerais).
    • Esta abrangência determina os resultados apresentados nos filtros padrão e nos Grupos de Pessoas.
  4. Selecione as funcionalidades permitidas conforme a responsabilidade do papel.

Depois que os papéis forem definidos, as permissões de acesso aos recursos devem ser configuradas na gestão de papéis da plataforma senior X, em Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos papéis.

Observação

Voltar ao topo


Atualizações cadastrais

Menu: Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Configurações gerais > Obrigatoriedade de comprovante

Pelo menu de Atualizações cadastrais, você pode configurar se é obrigatório anexar comprovantes dos dados atualizados nos perfis. Isso é feito na tela de Configuração da atualização cadastral, em Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Configurações gerais > Obrigatoriedade de comprovante.

Todas as funcionalidades são configuradas de acordo com as definições de cada empresa, para os dados abaixo:

Observação

Quando o usuário alterar o campo de Raça e cor, presente no item de Dados pessoais, o sistema não irá obrigar a informar o comprovante, independente de qualquer configuração.

Para os demais campos do item de Dados pessoais, a obrigação de comprovantes permanece a mesma. Caso o usuário altere qualquer outro campo (Estado civil, por exemplo) e, também, o campo de Raça e cor, o botão de Salvar e enviar apenas irá ficar habilitado quando for inserido um comprovante, já que para o campo Estado civil, o comprovante torna-se necessário.

Se quiser, a empresa pode configurar para que os colaboradores não possam fazer a edição dessas informações. Porém, o bloqueio é aplicado para a atualização cadastral de todos os dados acima.

Somente o campo Permitir manter e-mail profissional permite que o bloqueio seja configurado pelo Administrador, pela tela de configurações gerais.

Para os outros campos, caso queira bloquear a atualização cadastral apenas de dados específicos, a empresa precisa abrir um chamado fazendo a solicitação para a equipe de Suporte da Senior.

Voltar ao topo


Configurar hyperlink

Menu: Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Configurar hyperlinks

O recurso de Configurar hyperlink não está disponível para o Painel de Gestão do pacote Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.

Disponibilize um hyperlink que ficará visível no Painel inicial do papel indicado (Colaborador, Gestor, RH), facilitando o acesso para qualquer URL a partir do Painel de Gestão.

O hyperlink pode direcionar também para relatórios do HCM XT, desde que sejam compatíveis com a execução pela forma de acesso Web 5.0.

Importante

1) Telas da XPlatform

Esta documentação explica como cadastrar hyperlinks que direcionem para telas da XPlatform. Esse tipo de hyperlink tem configurações específicas que precisam ser feitas para que funcionem no acesso rápido da própria XPlatform e também do aplicativo Waapi.

A configuração de hyperlinks da XPlatform varia conforme o tipo de autenticação usada pelo cliente. Veja a seguir como configurar cada tipo de hyperlink em cada autenticação suportada.

Importante

Hyperlinks para fluxos de BPM

Demais hyperlinks

Para os demais hyperlinks da XPlatform, você deve fazer o seguinte:

  1. Acesse a tela da XPlatform que será incluída nos hyperlinks e copie a URL dessa tela.
  2. Decodifique a URL usando uma ferramenta de terceiros (exemplo: URL Decoder). Isso é necessário para formatar a URL e deixá-la compatível com o recurso de hyperlinks.
  3. Copie a URL decodificada e concatene ela com a URL base, conforme o tipo de autenticação utilizado:

2) Relatórios do HCM XT

Pré-requisito

O usuário do Painel de Gestão precisa ter permissão para executar os mesmos relatórios dos módulos do Gestão de Pessoas | HCM, pois o sistema executa o relatório utilizando o usuário (SGU) associado ao Colaborador do Painel de Gestão. Por isso, é necessário que ele tenha permissões para acessar o módulo (WEB) e executar o relatório.

Ícone do relatório

Escolha um ícone que represente visualmente o relatório.

Observação

Os ícones são fornecidos pelo Font Awesome, e o sistema suporta todos os ícones até a versão 4.7.0 deste toolkit.

Destino da URL

Determina o local onde o hyperlink será aberto:

Observação

A opção quadro específico deve ser usado somente para links do mesmo domínio da plataforma senior X. Links externos ou que exigem autenticação, poderão apresentar problemas ao abrir em alguns navegadores.

Parâmetros da tela de entrada

Parâmetros variáveis são textos entre chaves no qual o sistema, na hora de montar o hyperlink, substitui os valores.

Você pode informar os seguintes parâmetros variáveis:

Parâmetro Substituir por
{NumEmp} código da Empresa do colaborador
{TipCol} tipo do colaborador
{NumCad} código do colaborador
{IniMes} início do mês atual
{FimMes} fim do mês atual

Outros endereços

Você pode definir links para URLs externas, por exemplo: site institucional de sua empresa, ou para telas dos módulos web 5.0.

Neste caso, a URL precisa estar da seguinte forma:

https://hcm.senior.com.br/integration.html?url=https://www2.senior.com.br/rubisenior/fppficfn.htm

Também é possível definir a URL da imagem que será apresentada ou adicionar um arquivo de imagem nos formatos PNG e JPG. Após isso é possível testar as alterações através do link Testar link disponível ao lado esquerdo da tela.

Voltar ao topo


Integração com outros sistemas

Menu: Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Gerenciamento e auditoria > Integração com outros sistemas

Permite que os usuários do Painel de Gestão acessem outra aplicação sem a necessidade de efetuar um novo login.

A configuração abaixo é pré-requisito para a configuração do hyperlink de relatórios do Gestão de Pessoas | HCM (on-premise):

  1. Habilite o logon integrado com criptografia na Central de Configurações Senior, em: Opções de segurança > Logon integrado com criptografia.
  2. Preencha o endereço (URL) do conector na tela Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Gerenciamento e auditoria > Integração com outros sistemas.

    Importante

    O endereço do conector deve utilizar HTTPS (conexão segura). Ou seja, a forma de acesso Web 5.0 deve possuir um certificado digital válido.

  3. Defina se há fuso horário diferente do servidor do Middleware. Caso o fuso horário do Middleware do colaborador esteja diferente da Web 5.0, é necessário configurar em minutos o campo Fuso horário em minutos do servidor do Middleware em Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Gerenciamento e auditoria > Integração com outros sistemas.

Voltar ao topo


Logs de auditoria

Menu: Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Gerenciamento e auditoria > Logs de auditoria

Os logs de auditoria permitem monitorar todas as modificações feitas nos campos das tabelas da base de dados.

Este é um recurso importante para identificar a data e origem dessas modificações, através da auditoria de inclusões, alterações ou exclusões feitas nas tabelas da base, dentro de períodos específicos.

Pré-requisitos

Importante

Os logs de auditoria monitoram somente as alterações da base realizadas a partir da data de ativação do recurso. Além disso os logs de auditoria monitoram somente as operações realizadas por usuários do sistema e desconsideram as operações originadas por integrações.

Utilização

Depois de atendidos os requisitos acima, acesse o recurso pelo menu Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Gerenciamento e auditoria > Logs de auditoria.

Selecione o período que deseja consultar e, se desejar, informe uma tabela específica para monitorar e clique em Filtrar.

As mensagens apresentadas no log trazem as seguintes informações:

Voltar ao topo


Opções gerais

Menu: Painel de Gestão > Meu painel > Configurações de privacidade

Permite que o usuário escolha como quer usar os seguintes recursos:

Divulgar meu aniversário de nascimento — divulgar ou não a data do aniversário no seu perfil para os outros colaboradores da empresa.

Receber notificação por e-mail — receber, ou não, as notificações dos módulos:

Observação

O sistema possibilita tornar padrão o envio de notificações por e-mail aos usuários da empresa, através do fluxo Configurações (enviar notificações por e-mail). Para mais informações sobre essa funcionalidade, acesse a documentação de Tornar padrão o envio de notificações por e-mail, presente na página do Integrador HCM.

Voltar ao topo


Perfil público

Menu: Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Configurações gerais > Permissões do perfil público

A tela de configurações do Perfil Público permitem fazer as seguintes definições para o perfis públicos dos colaboradores:

Nota

Ao criar um novo tenant, todas as opções de privacidade estarão como privadas por padrão.

Voltar ao topo


Painéis

Menu: Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Gerenciamento e auditoria > Painéis do analytics

Na tela de configurações de Painéis é possível controlar a visibilidade de algumas informações nos cards do Analytics do HCM.

O administrador do sistema pode fazer estas configurações para os papéis RH, Gestor e Colaborador.

Requisitos para habilitar e usar a configuração de Painéis

Nota

A configuração dos Painéis não é obrigatória para usar o Analytics do HCM. Se esta tela não for habilitada, as definições de dashboards que você já tem no seu sistema permanecerão as mesmas.

Se você optar por usar a tela de configuração de Painéis, o administrador do tenant — ou um usuário com papel similar — precisa:

Configurações disponíveis para cada papel

Voltar ao topo

Este artigo ajudou você?