Dados pessoais
Os dados pessoais são as informações relacionadas ao Colaborador, portanto é importante mantê-los atualizados.
Pelo menu Painel de Gestão em Perfil > Meu perfil > Dados pessoais é possível gerenciar as informações, solicitar alterações ou inclusões, anexar documentos e encaminhar para o departamento de RH realizar a aprovação da solicitação de alteração.
Em uma mudança de estado civil de solteiro para casado pode-se alterar o campo Estado civil do quadro Dados pessoais e anexar a certidão digitalizada no quadro Comprovantes.
A alteração desses dados segue o processo de atualização cadastral.
Notas
- Parte das informações disponibilizadas podem estar como públicas ou privadas, dependendo das configurações feitas pela empresa e até que sejam alteradas pelo colaborador.
- As opções de Adicionar e Editar informações nos perfis podem estar ocultas para o colaborador. Essas ações dependem se a empresa permitiu que os dados sejam modificados.
Adicionar/editar os dados
É possível adicionar ou editar as informações dos quadros Dados pessoais, Contatos, Endereço, Documentos e após clicar em Salvar e enviar, as informações são encaminhadas para o responsável pela manutenção dos registros dos colaboradores (Recursos Humanos).
Notas
- As informações do quadro Dados bancários servem apenas para consulta, ou seja, não é possível editá-las.
- É possível anexar arquivos de qualquer extensão no quadro Comprovantes, com tamanho até 2 MB.
Nas informações de Contato, é possível informar os Telefones dos tipos Pessoal, Profissional e Celular.
Nota
São exibidos somente os telefones profissionais vinculados a cadastros de colaboradores que estão atualmente ativos (não demitidos) no sistema.
Se o colaborador tem algum tipo de deficiência (PcD), pode declarar isso para a organização por meio do quadro Dados Pessoais em Deficiências.
É possível indicar a deficiência principal, caso possua mais de uma, e se é um profissional reabilitado ou readaptado.
- Reabilitado: o colaborador incapacitado parcialmente ou totalmente para o trabalho, cumpriu Programa de Reabilitação Profissional no INSS, recebendo certificado, sendo proporcionado os meios indicados para participar do mercado de trabalho.
- Readaptado: o colaborador está investido em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.
Adicionar/editar os contatos de emergência
Espaço para gerenciar as seguintes informações:
- Quem são as pessoas que devem constar na lista de contatos de emergência do colaborador.
- Número de telefone dos contatos de emergência.
- A ordem de prioridade dos contatos, usando as setas ao lado do botão Editar.
Observação
Na implantação do módulo Painel de Gestão ou, então, ao executar o fluxo Contatos de emergência no Integrador HCM, os dependentes cadastrados no módulo Administração de Pessoal com o grau de parentesco 2- Cônjuge ou 3 – Pai/Mãe são integrados para o Painel de Gestão como um possível contato de emergência.
A manutenção dos contatos de emergência, por sua vez, deve ser feita no módulo Painel de Gestão pelo Colaborador. Ao alterar, incluir ou excluir um dependente no módulo Administração de Pessoal, a informação não será sincronizada automaticamente.
Integração com o Gestão de Pessoas | HCM (versão 6)
Nome do colaborador
O nome do colaborador no Painel de Gestão é uma das informações que são integradas com o Administração de Pessoal.
O Painel de Gestão considera o que estiver preenchido nos seguintes locais:
Local no Painel de Gestão | Local no Administração de Pessoal |
---|---|
Campo: Nome completo Tela: Painel de Gestão > Perfil > Meu perfil |
Campo: Nome da pessoa Tela: Pessoas > Cadastro de Pessoas (FR033PES) |
Portanto, sempre que houver a alteração do nome de um colaborador ou colaboradora, isso deve ser feito sempre nos locais acima. Assim, os nomes serão exibidos corretamente em ambos os módulos.
Nota
O nome informado no Painel de Gestão não é usado para envio ao eSocial e nem para outros documentos legais. Essa gestão é feita pelo módulo Administração de Pessoal.
Contatos do colaborador
Os contatos também podem ser obtidos via integração, originados nos seguintes locais do módulo Administração de Pessoal:
Integração dos telefones de contato
Tipo de telefone no Painel de Gestão | Tipo de telefone correspondente no Administração de Pessoal | |
---|---|---|
Tela onde a informação é atualizada | Campo | |
Pessoal | Cadastro de Pessoas (FR033PES) | Telefone |
Ficha Complementar (FR034CPL) | ||
Celular | Cadastro de Pessoas (FR033PES) | Celular |
Profissional | Cadastro de Pessoas (FR033PES) | Telefone Comercial |
Integração dos contatos de emergência
Quando um dependente é cadastrado no módulo Administração de Pessoal, essa informação é integrada para o Painel de Gestão como um possível contato de emergência.
Já os contatos de emergência alterados ou cadastrados no Painel de Gestão não são integrados de volta para o Administração de Pessoal, mesmo que tenham sido originados por esse sistema.
Observação
Essa integração ocorre somente para dependentes cujo tipo de grau de parentesco seja 2 - Cônjuge ou 3 - Pai/mãe.
Integração de raça e etnia
Quando uma raça ou etnia é cadastrada no módulo Administração de Pessoal, essa informação é integrada para o Painel de Gestão e fica disponível como opção nos dados pessoais do colaborador.
Se a informação do campo Raça/Etnia for removida no Painel de Gestão, essa informação será integrada apenas para o cadastro de colaborador no Administração de Pessoal. Porém, isso não será replicado para o cadastro de Pessoa.