Dados pessoais

Os dados pessoais são as informações relacionadas ao Colaborador, portanto é importante mantê-los atualizados.

Pelo menu Painel de Gestão em Perfil > Meu perfil > Dados pessoais é possível gerenciar as informações, solicitar alterações ou inclusões, anexar documentos e encaminhar para o departamento de RH realizar a aprovação da solicitação de alteração.

A alteração desses dados segue o processo de atualização cadastral.

Notas

Adicionar/editar os dados

É possível adicionar ou editar as informações dos quadros Dados pessoais, Contatos, Endereço, Documentos e após clicar em Salvar e enviar, as informações são encaminhadas para o responsável pela manutenção dos registros dos colaboradores (Recursos Humanos).

Notas

Nas informações de Contato, é possível informar os Telefones dos tipos Pessoal, Profissional e Celular.

Nota

São exibidos somente os telefones profissionais vinculados a cadastros de colaboradores que estão atualmente ativos (não demitidos) no sistema.

Se o colaborador tem algum tipo de deficiência (PcD), pode declarar isso para a organização por meio do quadro Dados Pessoais em Deficiências.

É possível indicar a deficiência principal, caso possua mais de uma, e se é um profissional reabilitado ou readaptado.

Adicionar/editar os contatos de emergência

Espaço para gerenciar as seguintes informações:

Observação

Na implantação do módulo Painel de Gestão ou, então, ao executar o fluxo Contatos de emergência no Integrador HCM, os dependentes cadastrados no módulo Administração de Pessoal com o grau de parentesco 2- Cônjuge ou 3 – Pai/Mãe são integrados para o Painel de Gestão como um possível contato de emergência.

A manutenção dos contatos de emergência, por sua vez, deve ser feita no módulo Painel de Gestão pelo Colaborador. Ao alterar, incluir ou excluir um dependente no módulo Administração de Pessoal, a informação não será sincronizada automaticamente.

Integração com o Gestão de Pessoas | HCM (versão 6)

Nome do colaborador

O nome do colaborador no Painel de Gestão é uma das informações que são integradas com o Administração de Pessoal.

O Painel de Gestão considera o que estiver preenchido nos seguintes locais:

Local no Painel de Gestão Local no Administração de Pessoal
Campo: Nome completo

Tela: Painel de Gestão > Perfil > Meu perfil
Campo: Nome da pessoa
Tela: Pessoas > Cadastro de Pessoas (FR033PES)

Portanto, sempre que houver a alteração do nome de um colaborador ou colaboradora, isso deve ser feito sempre nos locais acima. Assim, os nomes serão exibidos corretamente em ambos os módulos.

Nota

O nome informado no Painel de Gestão não é usado para envio ao eSocial e nem para outros documentos legais. Essa gestão é feita pelo módulo Administração de Pessoal.

Contatos do colaborador

Os contatos também podem ser obtidos via integração, originados nos seguintes locais do módulo Administração de Pessoal:

Integração dos telefones de contato

Tipo de telefone no Painel de Gestão Tipo de telefone correspondente no Administração de Pessoal
Tela onde a informação é atualizada Campo
Pessoal Cadastro de Pessoas (FR033PES) Telefone
Ficha Complementar (FR034CPL)
Celular Cadastro de Pessoas (FR033PES) Celular
Profissional Cadastro de Pessoas (FR033PES) Telefone Comercial

Integração dos contatos de emergência

Quando um dependente é cadastrado no módulo Administração de Pessoal, essa informação é integrada para o Painel de Gestão como um possível contato de emergência.

Já os contatos de emergência alterados ou cadastrados no Painel de Gestão não são integrados de volta para o Administração de Pessoal, mesmo que tenham sido originados por esse sistema.

Observação

Essa integração ocorre somente para dependentes cujo tipo de grau de parentesco seja 2 - Cônjuge ou 3 - Pai/mãe.

Integração de raça e etnia

Quando uma raça ou etnia é cadastrada no módulo Administração de Pessoal, essa informação é integrada para o Painel de Gestão e fica disponível como opção nos dados pessoais do colaborador.

Se a informação do campo Raça/Etnia for removida no Painel de Gestão, essa informação será integrada apenas para o cadastro de colaborador no Administração de Pessoal. Porém, isso não será replicado para o cadastro de Pessoa.

Este artigo ajudou você?