Cards do Ponto - Analytics da equipe
Importante
- Todos os cards do Analytics estarão disponíveis conforme as configurações de permissão dos usuários e as configurações dos cards em Painéis. As informações apresentadas consideram a aplicação do filtro, múltiplos contratos e, caso possua, abrangência.
- Para o módulo Gestão de Remuneração, é obrigatório o cadastro de política salarial para a empresa e filial do gestor que está consultando o analytics.
Estes cards são acessados em: Analytics > Analytics da Equipe > Guia Ponto.
Acerto
Pendências de acerto
Apresenta o total de pendências de acerto de ponto, somando as pendentes com Gestor e Colaborador e o total de finalizadas, no período da competência. Quando houver acertos pendentes, ao clicar no gráfico, é direcionado para a tela que permite realizar o acerto do ponto.
Status atual dos acertos
Apresenta o total de pendências de acerto de ponto por situação, com o total de finalizadas, pendentes com o Gestor e pendentes com o Colaborador, no período da competência.
Importante
O cálculo para o total das pendências de acerto e a situação dos acertos pode mudar conforme a Gestão dos incidentes do ponto.
Horas
Total de horas
Apresenta um resumo de horas no período da competência com as seguintes situações: horas trabalhadas, horas não trabalhadas e horas extras.
Tipos de horas consideradas
- Horas Trabalhadas
- Horas Faltas
- Afastamentos
- Horas Extras
As horas são consideradas conforme a definição das situações da tela Situações da apuração (FR060DSI) em: Cálculos > Controle de Ponto e Refeitório > Apuração > Definições > Situações:
- Faltas : todas as situações da guia Ausências, inclusive com a complementar.
- Extras: todas as situações da guia Extras, inclusive com a complementar. Considera também as situações de Separação com a complementar.
- Trabalho: a Situação de Trabalho da guia Gerais com a complementar.
- Afastamentos: a Situação Licença Remunerada Férias da guia Gerais.
Totalização das horas
- Horas trabalhadas: "01 - Trabalhando" ou "13 - Aviso Prévio Trabalhado";
- Faltas: "15 - Faltas";
- Afastamentos:
- "2 - Férias";
- "3 - Auxílio doença";
- "4 - Acidente Trabalho";
- "5 - Serviço Militar";
- "6 - Licença Maternidade";
- "7 - Demitido";
- "8 - Lic. s/ remuneração";
- "9 - Lic. Rem. p/ Empresa";
- "10 - Lic. Rem p/ Funcion.";
- "11 - Licença Paternidade";
- "12 - Férias Coletivas";
- "14 - Atestado";
- "19 - Auxílio Maternidade INSS";
- "21 - Férias Gozadas já Adiantadas";
- "23 - Acidente Trabalho 15 Dias";
- "24 - Maternidade Empresa Cidadã".
- Extras: situações com o tipo "16 - Horas Extras";
As situações com o tipo "Outros" não são consideradas no gráfico.
Colaboradores considerados
O gráfico e a visualização analítica das horas consideram colaboradores ativos e, também, colaboradores que estão demitidos.
Atenção
Os cards Total de Horas e Média de Horas consideram os colaboradores demitidos, enquanto o card Horas extras no período de apuração não considera colaboradores demitidos.
Para evitar informações divergentes, é possível desabilitá-los separadamente. Esta configuração é feita em Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis:
- Para desabilitar o card Horas extras no período da apuração, basta remover o recurso res://senior.com.br/analytics/hcm/time/overtimeCalculationPeriod;
- Já para desabilitar o card Total de horas, remova o recurso res://senior.com.br/rh/ponto/analytics/manager/time/total.
Para mais informações, acesse Papéis e permissões - Gestão do Ponto ou a documentação Papéis e permissões - Painel de Gestão.
Média de horas
Apresenta a média de horas dos últimos doze meses, conforme:
- Horas trabalhadas: situações com o tipo: Trabalho;
- Horas não trabalhadas: situações com os tipos: Afastamentos e Faltas;
- Extras : situações com o tipo Extras.
As situações com o tipo "Outros" não são consideradas no gráfico.
Horas extras no período de apuração
Apresenta o custo de horas extras da equipe no período de apuração corrente. O cálculo considera o valor do salário hora do colaborador e a quantidade de horas extras efetuadas por ele, mas não aplica nenhuma projeção de % adicional para essas horas extras, o que pode resultar em valores diferentes dos esperados conforme o adicional aplicável.
Este card considera as informações dos liderados que:
- estão abaixo do gestor na hierarquia no momento da abertura do gráfico;
- estão ativos (não demitidos) no momento da abertura do gráfico.
Caso algum filtro seja aplicado, ele vai considerar as características atuais do colaborador (cargo, posto de trabalho, etc.).
- Tabelas > Gerais > Situações (FR010SIT)
- Campo Tipo da situação = 16 - Horas extras
Banco de horas
Visualize as informações dos cards no formato de horas ou valores. Quando selecionada a forma de visualização em valores, estes representam uma previsão e podem variar de acordo de acordo com algumas parametrizações e uso do sistema. Neste cálculo são considerados somente colaboradores mensalistas e horistas.
Saldo
Apresenta a quantidade de horas totalizadas no último dia de apuração da competência. Ao clicar no card é exibido o extrato dos lançamentos do colaborador de acordo com a opção selecionada (positivo ou negativo).
- Positivo: quantidade de horas positivas de saldo do banco de horas.
- Negativo: quantidade de horas negativas de saldo do banco de horas.
Fechamento
Apresenta a quantidade total de horas a serem pagas ou descontadas no vencimento da competência.
- Pagamentos: horas totais de lançamentos e estouros positivos.
- Descontos: horas totais de lançamentos e estouros negativos.
Nota
Este gráfico exibe as horas com base no período mensal, que vai do primeiro ao último dia do mês, com base no campo PerRef - Competência de Vencimento do Lançamento da tabela R011LAN, e não do período de apuração do ponto.
Total de pagamentos
Apresenta a soma de horas a pagar no mês, seguindo a parametrização do cadastro do banco de horas.
Total de descontos
Apresenta a soma de horas a descontar no mês, seguindo a parametrização do cadastro do banco de horas.
Projeção de pagamentos
Apresenta a projeção com total de horas a pagar nos próximos seis meses, seguindo a parametrização do cadastro do banco de horas.
Projeção de descontos
Apresenta a projeção com total de horas a descontar nos próximos seis meses, seguindo a parametrização do cadastro do banco de horas.
Projeção de horas
Apresenta a projeção com total de horas a pagar e a descontar nos próximos seis meses, seguindo a parametrização do cadastro do banco de horas.
Afastamentos
Absenteísmo
Apresenta a quantidade de horas faltas no ponto dos últimos quatro meses. Ao clicar no gráfico de barras, são apresentados os detalhes das situações consideradas como Absenteísmo agrupadas por liderado.
Este card considera as informações dos liderados que:
- estão abaixo do gestor na hierarquia no momento da abertura do gráfico;
- estão ativos (não demitidos) no momento da abertura do gráfico.
Caso algum filtro seja aplicado, ele vai considerar as características atuais do colaborador (cargo, posto de trabalho, etc.).
Nota
O gráfico exibe as horas com base no período mensal (do primeiro ao último dia do mês) e não no período da apuração do ponto.
- Tabelas > Gerais > Situações (FR010SIT)
- Campo Absenteísmo = 3 - Considera - Faltas não justificadas, 4 - Considera - Faltas justificadas (exceto atestado médico), 5 - Considera - Faltas justificadas (atestado médico).
- Campo Absenteísmo = Considera todos que possuírem informação diferente de 1 - Não considera para o absenteísmo.
A descrição das situações serão de acordo com o tipo de situação informado no cadastro da mesma.
Incidentes
Justificativas
Apresenta a quantidade de incidentes gerados conforme seu status: "Não justificadas", "Pendentes com gestor", "Recusadas" e "Aceitas".
Total de incidentes
Exibe o total de incidentes dos últimos três meses conforme a competência selecionada. Ao clicar no gráfico de barras, são apresentados os detalhes dos incidentes, permitindo filtrar por código e nome do colaborador. No detalhamento, através do botão Acertar, é possível realizar o acerto de ponto nos dias em que existem incidentes.
Mais ocorrências
Exibe a lista de ocorrências de incidentes, exibindo as cinco mais recorrentes conforme período selecionado. Ao clicar no gráfico é possível ver a lista com todas as ocorrências, podendo ordenar por colaborador, total de itens ou incidente. No detalhamento, através do botão Acertar, é possível realizar o acerto de ponto nos dias em que existe o incidente selecionado através do gráfico. Além disso, ainda no gráfico, ao clicar nas entradas da legenda, é possível marcar ou desmarcar incidentes a serem exibidos.