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Aquisição de sistema de mensageria para eSocial

Texto revisado e alterado em 08/10/2025.

O eSocial, sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, é um projeto do Governo Federal que vai unificar a prestação de informações pelo empregador em relação aos seus trabalhadores (como cadastramento, vínculos, contribuições previdenciárias e folha de pagamento, entre outros), gerido pela CAIXA, INSS, Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego e Receita Federal do Brasil.

Com o objetivo de unificar a captação das informações da Folha de Pagamento, combatendo fraudes, ampliar a base de arrecadação dos tributos e melhorar a distribuição de carga tributária sobre os contribuintes.

O empregador gera um arquivo eletrônico contendo as informações previstas nos leiautes, assina-o digitalmente, transformando-o em um documento eletrônico nos termos da legislação brasileira vigente de maneira a garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor. Este arquivo eletrônico é transmitido pela Internet para o ambiente nacional do eSocial através de um sistema de mensageria, que, após verificar a integridade formal, emitirá o protocolo de recebimento e o enviará ao empregador.

Como um sistema de mensageria funciona?

Um sistema de mensageria utiliza o mesmo modo de funcionamento de um e-mail, em que é incluído um destinatário para receber a mensagem. O receptor da mensagem sabe quem enviou a mensagem pelo que consta no campo de “remetente”. No corpo da mensagem ficam as informações trocadas com o destinatário.

A mensageria necessária para transmissão do eSocial realiza a entrega das informações desejadas (conforme leiaute de cada evento) para o governo federal. Assim, o serviço de mensageria realiza a transmissão dos eventos, após a consistência, e recebe o retorno do governo se foi recebido ou não, atualizando o número do recibo deste evento.

É obrigatório possuir um sistema de mensageria?

Sim. Sem o uso de um sistema de mensageria é impossível administrar todas as amarras que o eSocial exige, uma vez que é praticamente impossível lembrar de todas as relações de dependência existentes entre o eSocial e as obrigações legais (trabalhistas, previdenciárias e fiscais).

É possível utilizar um sistema de mensageria de terceiros, ou o oferecido pela Senior.

Qual sistema a Senior oferece?

O sistema de mensageria da Senior é o eDocs, que pode ser adquirido ao entrar em contato com seu executivo de conta.

Caso sua empresa já possua uma licença do eDocs e só precise ativá-la, contrate o serviço de implantação (consultoria) completo, que pode ser adquirido pela Senior Store.

Recomendamos que todos os clientes realizem o treinamento disponível dessa solução, focado especificamente no seu funcionamento em relação ao eSocial.

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