Recebemos seus dados. Em breve um especialista da Senior entrará em contato com você.
Este documento contempla atualizações e esclarecimentos acerca do layout da Nota Fiscal de Serviço eletrônica – NFS-e padrão nacional, publicado no último dia 07/02/2026.
Junto a esta nota técnica, foram também publicadas, na seção de documentação técnica do portal da NFS-e, atualizações dos dois anexos listados abaixo:
AnexoVI-LeiautesRN_RTC_IBSCBS-V1.03.00 – NT007.xlsx: Este anexo possui o layout da NFS-e com os novos grupos referentes ao IBS e à CBS (“Leiaute DPS_NFS-e - RT”) e regras de negócio da NFS-e;
AnexoVII-IndOp_IBSCBS_V1.01.00.xlsx: Composto por uma tabela com os códigos indicadores da operação que são referenciados no campo “cIndOp” da DPS. A tabela foi baseada no art. 11 da Lei Complementar – LC Nº 214, de 16 de janeiro de 2025.
Principais alterações:
Alterações Estruturais e de Campos
Regras de Cálculo e Arredondamento
Tratamento de Retenções (PIS, COFINS e CSLL)
Novos Fatos Geradores (IBS e CBS)
Conforme a NT nº 05/2025, foram criados códigos específicos (cTribNac) para operações que passam a ser formalizadas via NFS-e sob a égide do IBS e da CBS, incluindo:
Em razão dos ajustes necessários para a formalização dessas operações, o layout da NFS-e e os Emissores Públicos Nacionais estão sendo adaptados para refletirem essas evoluções das NT 5 e 7.
Essas evoluções ainda não estão disponíveis e o cronograma dessas implantações será publicado no portal da NFS-e.
Fonte: Portal NFS-e
Publicado em 07/02/2026