PORTAL DE EXIGÊNCIAS LEGAIS

Previdenciária - Portaria Conjunta MPS/INSS nº 59 e 60 /2025 - Benefício por doença concedido por análise documental é ampliado para 60 dias

Em caráter excepcional e transitório (vigência por 120 dias), foi ampliado de 30* para 60 dias o prazo máximo de duração do auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) concedido por meio de análise documental.

Assim, ainda que seja concedido de forma não consecutiva, a soma de duração dos respectivos benefícios durante o citado período de 120 dias não poderá ser superior a 60 dias.

*Lembra-se que o prazo de 30 dias foi fixado inicialmente pelo art. 66 da Medida Provisória nº 1.303/2025, entretanto, o mesmo art. 66 permitiu que este prazo pode ser excepcionalizado por ato do Poder Executivo federal, de forma justificada e por prazo determinado.

Os benefícios com duração superior a 60 dias (prazo ora ampliado provisoriamente) ficam sujeitos à realização de perícia:

Lembramos ainda que o exame médico-pericial para fins de concessão do auxílio por incapacidade temporária, a cargo da Previdência Social, poderá ser realizado:

  1. por meio da entrega de documentos (médicos ou odontológicos), entre outras formas, pelo meu INSS ou pela Central 135; ou
  2. com o uso da tecnologia de telemedicina; ou
  3. presencialmente.

Confira a normativa completa aqui.

Notícia relacionada:

Fonte: DOU
Publicado em 18/06/2025.

Marketing banner