Recebemos seus dados. Em breve um especialista da Senior entrará em contato com você.
A Nota Técnica nº SE/CGNFS-e nº 007, versão 1.0 publicada em 07/02/2026 e disponibilizada em produção no dia 09/02/2026 trouxe ajustes importantes no leiaute da NFS-e Nacional para alinhamento à Reforma Tributária e às novas regras de IBS e CBS.
Entre as principais novidades estão:
Também trouxe os seguintes esclarecimentos:
A Nota Técnica nº 007 introduz campos específicos e exclusivos para registrar os valores de PIS e Cofins devidos na operação, incluindo CST, base de cálculo, alíquotas e os valores finais apurados.
Essas informações passam a ser consideradas pela plataforma nacional para compor a base de cálculo do CBS/IBS, tornando o processo mais preciso e padronizado.
Durante a validação, o sistema do governo utilizará o método de arredondamento bancário (half-even), com tolerância de até R$ 0,01 em eventuais diferenças.
A Nota Técnica nº 007 também padroniza o comportamento das contribuições sociais retidas.
Agora, nas operações com retenção, todos os valores de PIS, Cofins e CSLL devem ser informados de forma agrupada no campo vRetCSLL, seguindo o tipo de retenção definido em tpRetPisCofins.
Esse valor total de retenções influencia diretamente o valor líquido da NFS-e, calculado a partir de: Valor do serviço - descontos - retenções = valor líquido da nota.
Os códigos indicadores de operação foram atualizados conforme a LC 214/2025, tornando-se essenciais para identificar operações que envolvem IBS e CBS.
A correta utilização desses códigos garante precisão fiscal e conformidade com as novas regras.
Foi adicionada a possibilidade de identificar operações com CBS zerada por meio de um novo campo opcional no leiaute da NFS-e.
Essa informação permite maior detalhamento das operações e evita divergências futuras.
A NT também traz orientações sobre:
Além da NT, os ambientes de produção restrita e produção receberam correções alinhadas à NT 004, incluindo:
Para municípios com emissores próprios ou soluções de terceiros, a integração ao novo padrão nacional pode exigir alterações de leiaute para adequação à NT 007. Nesses casos, a atualização dos sistemas da Senior depende da disponibilização do novo leiaute e das especificações técnicas pelo próprio município ou pelo fornecedor do sistema de NFS-e.
Nosso time segue acompanhando as atualizações relacionadas à Reforma Tributária e à integração dos municípios ao sistema nacional, mantendo nossos clientes informados e apoiados nesse processo. Acompanhe o Calendário de Liberação de Exigências Legais.
Em caso de dúvidas, nossa equipe está à disposição pelos canais oficiais de atendimento.
Publicada em 13/02/2026