
Para mais detalhes, consulte o Calendário de Exigências Legais do seu produto.
Rotinas Impactadas
Abaixo uma visão macro de quais rotinas do eDocs serão afetadas com a Reforma Tributária:
- Atualização da estrutura do XML dos documentos fiscais (novos pacotes XSD liberados pelo governo, contemplando novas tags no XML);
- Criação de novos eventos para NF-e e novos tipos de notas (débito/crédito);
- Importante: Esses novos recursos estão disponíveis somente na licença e-Docs Múltiplos Documentos – Emissão & Recebimento. Maiores informações sobre as licenças vigentes do e-Docs, consulte aqui.
- Alteração no layout de impressão (DANFE, DACTE, etc);
- Rehomologação de prefeituras para emissão de NFS-e com os novos campos da Reforma (conforme aviso, cada prefeitura poderá definir se migrará para o Emissor Nacional ou seguirá com Emissor Próprio).
- Criação do novo layout de NFS-e Senior 2.0 para integração entre os sistemas Senior e o e-Docs
- O novo layout é composto pelo Layout DPS da NFS-e Nacional + tags adicionais (InfSenior), que possibilitará a integração tanto com o Emissor da NFS-e Nacional como com as prefeituras que seguirem usando Emissor Próprio;
- o A documentação está disponível aqui, porém nesse momento o uso do novo layout está disponível apenas para clientes pilotos.
O que devo fazer?
Para garantir que o e-Docs esteja regularizado para a Reforma:
- Atualize o e-Docs para a versão 5.8.16.1 ou superior;
- Caso você tenha a necessidade de emitir os novos eventos da Reforma ou novos tipos de nota (débito/crédito), certifique-se que você está licenciado para o módulo e-Docs Múltiplos Documentos Emissão & Recebimento. Esses recursos não estão disponíveis em licenças antigas do produto. Para maiores informações, clique aqui.
- Para clientes emissores de NFS-e:
- Verifique com seu município se ele já definiu se seguirá para o Emissor Nacional ou se seguirá com Emissor Próprio e abra um chamado com a Senior para rehomologação do município conforme informativo.
- Além disso, revise as configurações no seu ERP/TMS, conforme as orientações da sua respectiva linha de produto. Consulte aqui.
Detalhamento Cronograma 2025
| Documentos Fiscais | Entrega | Previsão |
| NF-e (Emissão/Recebimento) | - Atualização dos pacotes de schema XSD para inclusão dos novos campos criados pela RT.
- Novos tipos de nota (débito/crédito)*
- Novos eventos*
- Emitente:
- Informação de efetivo pagamento integral para liberar crédito presumido do adquirente;
- Importação em ALC/ZFM não convertida em isenção;
- Perecimento, perda, roubo ou furto durante o transporte contratado pelo fornecedor;
- Fornecimento não realizado com pagamento antecipado.
- Destinatário/Sucessora
- Solicitação de Apropriação de crédito presumido Destinatário;
- Destinação de item para consumo pessoal (esse evento pode ser gerado tanto para NF-e emitida quanto recebida);
- Perecimento, perda, roubo ou furto durante o transporte contratado pelo adquirente;
- Aceite de débito na apuração por emissão de nota de crédito;
- Imobilização de Item;
- Solicitação de Apropriação de Crédito de Combustível;
- Solicitação de Apropriação de Crédito para bens e serviços que dependem de atividade do adquirente;
- Manifestação sobre Pedido de Transferência de Crédito de IBS em Operações de Sucessão;
- Manifestação sobre Pedido de Transferência de Crédito de CBS em Operações de Sucessão.
*disponíveis somente na licença e-Docs Múltiplos Documentos – Emissão & Recebimento. | Liberado na versão 5.8.16.1 |
| CT-e (Emissão/Recebimento) | Atualização dos pacotes de schema XSD para inclusão dos novos campos criados pela RT | Liberado na versão 5.8.16.1 |
| NFCom (Emissão/Recebimento) | Atualização dos pacotes de schema XSD para inclusão dos novos campos criados pela RT | Liberado na versão 5.8.16.1 |
| NF3-e (Recebimento) | Atualização dos pacotes de schema XSD para inclusão dos novos campos criados pela RT | Liberado na versão 5.8.16.1 |
| NFS-e (Emissão)
| As adequações serão realizadas de forma gradativa, à medida que os municípios publicarem seus layouts e tivermos ambientes/dados para testes. O controle dos municípios homologados/não homologados se dará pela lista oficial de prefeituras atendidas pelo produto (Saiba mais). Importante: para emissão de NFS-e para a Reforma será necessário o uso do Layout 2.00 de integração entre o sistema de gestão (ERP/TMS) e o e-Docs. Atualmente esse layout está disponível apenas para clientes pilotos, mas em breve haverá a disponibilização oficial. | out~dez/25 |
Importante: As datas listadas referem-se às liberações do produto e-Docs. O cronograma dos produtos responsáveis pela integração dos documentos (ERP, TMS, etc.) podem ser diferentes. Consulte a página centralizadora de cada produto para saber mais.
Perguntas e Respostas
Qual a versão mínima do e-Docs para a Reforma Tributária?
A versão mínima é a 5.8.16.1, liberada em Outubro/2025.
Quais os impactos para o DANFE?
O modelo padrão do DANFE passará por alterações para abranger a exibição dos novos tributos, porém até o momento não há orientações oficiais da SEFAZ sobre de que forma esses novos dados devem ser exibidos.
Assim que houver a divulgação das orientações, a Senior irá prever em seu cronograma a adequação do modelo padrão do e-Docs seguindo as diretrizes da SEFAZ.
Possuo DANFE customizado no e-Docs, como devo proceder para adequá-lo ao novo padrão da Reforma Tributária?
A adequação do modelo customizado de DANFE será tratado via proposta comercial mediante estimativa de horas que será realizada pela área de serviços do seu canal de atendimento Senior. No entanto, é importante salientar que ainda não há orientações oficiais da SEFAZ sobre quais modificações serão necessárias no DANFE para exibição dos novos impostos.
A partir de 2026 a emissão de NFS-e ocorrerá via NFS-e Nacional?
Para explicar melhor a questão da NFS-e, a Senior criou um aviso específico sobre o assunto.
Mas de forma resumida, cada prefeitura poderá optar se migrará para o Emissor da NFS-e Nacional ou seguirá usando um Emissor Próprio. As prefeituras que optarem por seguir usando um Emissor Próprio, terão que sincronizar todas as NFS-es emitidas com o Ambiente Nacional.
Qual o prazo para que as prefeituras estejam adequadas no e-Docs para emissão de NFS-e para a Reforma Tributária?
- Caso a prefeitura opte por usar o Emissor da NFS-e Nacional, o e-Docs estará adaptado a partir da liberação prevista para outubro/2025.
- Caso a prefeitura opte por usar o Emissor Próprio, será necessário homologar cada prefeitura de forma individual, visto há uma dependência de cada município informar como deseja receber as novas informações da Reforma Tributária e a partir de quando o sistema delas estará atualizado.
Confira maiores orientações aqui.