5.00.00.66 - 15/08/2023
Aqui você confere todas as Mudanças de Comportamento (manutenções que mudaram a forma de operar o Mega) da pack 5.00.00.66.
Todas as notas estão organizadas por segmento e módulos, basta clicar para expandir o segmento/módulo desejado. Ao clicar em ‘Saiba mais’, você será direcionado para o nosso manual do usuário para obter mais informações.
Novidades
Novo Relatório Comparativo de Produção (AgGp_ComparativoProducao.rpt) para registros da tela Outras Informações
Disponibilizamos um novo relatório no Mega Agro, o Relatório Comparativo de Produção (AgGp_ComparativoProducao.rpt). Ele foi desenvolvido para possibilitar uma análise comparativa das informações registradas a partir da tela de movimentação de Outras Informações, permitindo uma análise mais ágil destas informações. Saiba mais.
Novo Relatório do Custo de Insumo por Apontamento (AgGc_CustoInsumoPorApontamento.rpt)
Disponibilizamos um novo relatório no Mega Agro voltado a análise de custo dos insumos utilizados: o Relatório de Insumo por Apontamento (AgGc_CustoInsumoPorApontamento.rpt). Ele apresenta um resumo dos custos dos insumos utilizados nas atividades agrícolas e registrado nos apontamentos, de acordo com o serviço executado, o que possibilita uma análise mais ágil dessas informações. Saiba mais.
Melhorias
Nomes das telas no Mega Agro
Realizamos ajustes nos nomes de diversas telas dos módulos Agronômico, Mão de Obra, Balança, Fornecimento e Beneficiamento, facilitando a identificação da tela em uso pelo usuário.
Fechamento/Reabertura do Laboratório com a safra encerrada
Realizamos ajustes nos processos de Fechamento e Reabertura do módulo Laboratório, para considerar corretamente a safra que possui caracteres alfanumericos, evitando incidentes durante a sua execução.
Locais:
- Mega Agro > Laboratório > Movimentação > Fechamento
- Mega Agro > Laboratório > Movimentação > Reabertura
Movimentação de Outras Informações
Realizamos ajustes na movimentação de Outras Informações. Dessa forma, passam a ser considerados os campos de Talhão e Serviço na verificação da existência de registro iguais. E, visando possibilitar uma busca de registros mais eficientes, também incluimos o filtro de Responsável e Serviço na consulta a partir do botão Procurar.
Local: Mega Agro > Agronômico > Movimentações > Outras Informações.
Crítica na inclusão de nota fiscal na tela de Instrução de Embarque
Problema: Ao inserir o campo NF/Serie era apresentada a mensagem “Nota fiscal informada não existe no MEGA”.
Correção efetuada: Foi realizada uma correção na crítica da digitação do campo NF/serie na tela de Instrução de Embarque, inibindo a ocorrência da crítica quando a nota fiscal estiver devidamente registrada no Mega Agro.
Local: Mega Agro > Benefeciamento > Gestão > Instrução de Embarque.
Emissão do Relatório de Packing List (CbOa_PackingList.rpt)
Problema: Ao emitir o Relatório de Packing Lista (CbOa_PackingList.rpt), ele não apresenta as informações.
Correção efetuada: Realizada alteração que retira a obrigatoriedade da consideração das informações de talhão, inibindo a ocorrência do problema.
Campo Cana Estoque no relatório Boletim Diário de Análise da Cana (LaOa_BoletimDiarioAnaliseCanaATR.rpt)
Problema: Ao emitir o relatório Boletim Diário de Análise da Cana (LaOa_BoletimDiarioAnaliseCanaATR.rpt), o campo Cana Estque se apresentava zerado.
Correção efetuada: Realizados ajustes de nomenclaturas na procedure e atualizado o link com os nomes ajustados. Dessa forma, o campo Cana Estoque, ao emitir o relatório, é exibido corretamente.
Configuração do grid de consulta da movimentação de produtos
Problema: Ao acessar a consulta da movimentação de produtos, a configuração do grid não era exibida, impossibilitando criar uma nova forma de visualização.
Correção efetuada: Realizado ajuste no grid que possibilita sua configuração e permite a criação de novas formas de visualização.
Local: Mega Balança > Consultas > Movimentação de Produtos
Atenção
A configuração do grid deve ser feita na aba das entradas, pois ela será considerada para as duas abas.
Novidades
Vimob Web x Integração Portal de Repasse: Alteração automática do status da proposta após análise do agente financeiro
Visando permitir a automação da alteração do status da proposta após o retorno do Portal de Repasse com a aprovação ou reprovação do crédito, disponibilizamos novos parâmetros para configurar esta automação. Um parâmetro para as propostas aprovadas e outro para as propostas reprovadas. [Saiba mais.](https://documentacao.senior.com.br/vimob/manual-do-usuario/#vimob-web/administracao/vimob-web-usuario-administrador-administracao-parametros-analise-de-credito.htm#integracao-portal-de-repasses)
Local: Vimob Web com Perfil Administrador > Administração > Parâmetros > Análise de Crédito.
Melhoria
Gestão Comercial - Campo de Pesquisa CMR_DADOS_COMPRADORES
O campo de pesquisa CMR_DADOS_COMPRADORES utilizado para confecção da minuta no Vimob, passa a apresentar para Pessoa Jurídica também, o complemento do endereço e todos os telefones cadastrados. Confira a documentação completa dos campos de pesquisa.
Local: ERP Mega > Construção > Gestão Comercial > Propostas > Minutas > Campos de pesquisa.
Novidades
EFD Reinf - Atualização para o novo leiaute versão 2.1.2
Adequação da obrigação acessória Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf), conforme Ato Declaratório Executivo Cofis n° 23, de 10 de março de 2023, leiautes dos eventos versão 2.1.2 divulgada pelo Sistema Público de Escrituração Digital. Nota técnica n°01/2023, versão 2.1.2
Processo no ERP Mega: Fiscal > Configurações Globais > Tributos > Parâmetros
- Incluída nova versão do leiaute na tabela de controle de versão da EFD Reinf, para que a seja possível a configuração em parâmetros fiscais.
Observação
Normalmente, quando o cliente atualiza o sistema, a versão do formato usada para enviar informações fiscais (EFD Reinf) não muda automaticamente. Isso acontece porque a Receita Federal pode mudar a data em que a nova versão deve ser usada. Como é apenas um ajuste que determina qual versão usar ao enviar dados para o sistema público de impostos, um especialista fiscal pode mudá-lo quando for preciso.
Para facilitar a inserção dos Códigos da Natureza de Rendimento nos documentos, foi incluído um novo campo no cadastro de Código Serviço.
Inserindo valor nesse novo campo, os lançamentos de Notas Fiscais de Entrada que possuirem o código de serviço, irão enviar também o Código de Natureza de Rendimento para o Contas a Pagar no Financeiro.
Mega Fiscal > Tributos > Cadastros > Natureza de Rendimento

Mega Fiscal > Tributos > Cadastros > Código de Serviço

Mega Fiscal > recebimento > Entradas > Documento

Processo no ERP Mega
Fiscal > EFD Reinf > EFD Reinf – Registros
Registros alterados:
- Entidade vinculada a união (0 - não aplicável / 1 - Órgão da administração pública federal direta).
- Data da transformação de entidade beneficente de assistência social isenta de contribuições sociais em sociedade com fins lucrativos.
- Data do óbito do contribuinte.
- Agora, o nome do contato não pode ter símbolos especiais.
- É necessário preencher o campo que diz se a ação legal está sendo auditada somente se for um processo judicial.
- Agora, a informação sobre corrigir dados enviados ao sistema nacional do eSocial foi retirada.
- Não se pode usar símbolos especiais no nome da pessoa responsável.
- Remoção da informação que identifica se possui informações de pagamentos diversos no período de apuração.
- Remoção da informação que identifica a primeira competência a partir da qual não houve movimento, cuja situação perdura até a competência atual.
- Alterado o tamanho da informação que armazena o número do boletim relativo ao espetáculo desportivo.
- Renomeado para R-9011 - Bases e tributos - contribuição previdenciária.
Registros novos
- Inclusão de nova aba e tela de movimentação no processo da EFD Reinf para manutenção das informações referentes ao cadastro de entidades relacionadas a entidade que está sendo feito o envio.
-
Criamos uma nova seção e tela no EFD Reinf para manutenção das informações e retenções referentes aos pagamentos efetuados a beneficiários (fornecedores) pessoas físicas. Neste registro deve ser apresentado tanto para pessoa física residente no Brasil, como para não residentes. Este registro é o equivalente ao registro BPFDEC – Beneficiário pessoa física do declarante da DIRF.
-
Diferentemente da DIRF, no EFD Reinf não usamos o código de pagamento do Mafon. Em vez disso, usamos um código que mostra o tipo de pagamento, de acordo com a tabela 01 da EFD Reinf. Esse código mostra o que está sendo pago. No caso de pessoas físicas, consideramos apenas o pagamento de Imposto de Renda.
-
Se a pessoa que recebe o pagamento não mora no Brasil, será preciso colocar o código do país dela, usando a tabela 07 do EFD Reinf. Além disso, é necessário indicar como esses rendimentos são taxados, usando a tabela 02.
-
Cada pessoa física beneficiária que recebeu o pagamento, deve ser gerado um arquivo R-4010. Esse arquivo precisa ser entregue mensalmente, com a apresentação dos valores pagos por data do fato gerador ou pagamento a pessoa.
-
Este registro possui processo de importação localizado na opção “Outros”. As regras de negócio utilizadas para buscar as informações são as mesmas do processo de geração da DIRF. A única coisa que muda é como organizamos as informações: na EFD Reinf, as agrupamos de acordo com a “natureza do rendimento”.
-
Inclusão de nova aba e tela de movimentação no processo da EFD Reinf para manutenção das informações referentes as retenções e pagamentos efetuados a beneficiários (fornecedores) pessoas jurídicas. Neste registro deve ser apresentado tanto para pessoa jurídica residente no Brasil, como para não residentes. Este registro é o equivalente ao registro BPJDEC – Beneficiário pessoa jurídica do declarante da DIRF.
-
Diferente da DIRF, no EFD Reinf não usamos o código de pagamento do Mafon. Em vez disso, usamos um código que mostra o tipo de pagamento, de acordo com a tabela 01 da EFD Reinf. Esse código indica o que está sendo pago. No caso de empresas, consideramos o pagamento de Imposto de Renda, CSLL, PIS e Cofins.
-
Quando o beneficiário não residir no Brasil deve ser informado o código do país conforme a tabela 07 prevista no EFD Reinf, além da forma de tributação destes rendimentos conforme a tabela 02. Além disso, precisa ser declarado qual a relação comercial do contribuinte com o beneficiário no exterior conforme a tabela 03.
-
Para cada pessoa jurídica beneficiária que recebeu o pagamento, deve ser gerado um arquivo R-4020, devendo ser entregue mensalmente, com a apresentação dos valores pagos por data do fato gerador ou pagamento a pessoa.
-
Este registro possui processo de importação localizado na opção “Outros”. As regras que usamos para buscar as informações são as mesmas usadas para criar a DIRF. A única coisa que muda é como organizamos as informações: na EFD Reinf, organizamos de acordo com a “natureza do rendimento”.
- Inclusão de nova aba e tela de movimentação no processo da EFD Reinf para manutenção das informações referentes as ocorrências de pagamentos que possuir retenção de IR e não for especificado a quem foi pago, esta informação deve ser apresentada neste registro R-4040. Observação para este caso que a base de cálculo do IR refere-se a 65% do valor líquido do pagamento.
- Inclusão de nova aba e tela de movimentação no processo da EFD Reinf para manutenção das informações de uso exclusivo ao recebimento de comissões por empresas de negociação de título de renda fixa. Operações realizadas em bolsas de valores, corretoras imobiliárias, corretoras de câmbio, agências de viagens, administradoras de cartões de crédito, distribuidoras de refeições, administradoras de convênio.
- Inclusão de nova aba e tela de movimentação no processo da EFD Reinf para manutenção das informações referentes ao fechamento e reabertura dos eventos da série R-4000. É destinado exclusivamente para os registros das retenções do IR e contribuições sociais não realizando o fechamento/reabertura das movimentações da contribuição previdenciária (R-2099). Ao gerar este evento, somente as informações referentes ao IR e contribuições sociais ficarão bloqueadas para manutenção, não impactando na contribuição previdenciária.
- Inclusão da nova e tela de consulta no processo da EFD Reinf das informações referentes as bases e tributos. A cada vez que são enviadas informações dos registros R-4010, R-4020, R-4040 e R-4080, será recebido um registro R-9005.
Nesse registro, haverá um resumo dos impostos enviados ao governo, organizados pela frequência em que esses impostos são pagos (mensal (vem dos registros R4010, R4020 e R4080), quinzenal (vem do registro R4020), decrescente (vem dos registros R4010 e R4020), semanal (vem do registro R4020) ou diário (vem dos registros R4010, R4020 e R4040)). Também mostramos o código de receita associado a esse imposto, como definido no Mafon.
- Inclusão da nova e tela de consulta no processo da EFD Reinf das informações referentes a consolidação dos valores das retenções na fonte. Cada vez que você enviar eventos dos registros R-4010, R-4020, R-4040 e R-4080, e depois que o período do grupo 4000 estiver encerrado, você poderá ver a soma de todos os valores de Imposto de Renda (IR) e contribuição social na base de dados da Receita Federal.
Esses valores são mostrados conforme a frequência em que esses impostos são pagos (mensal, quinzenal, decrescente, semanal ou diário). Também informamos o código de receita associado a esse imposto, como definido no Mafon.
- A regra de negócio para o processamento do lote na versão 2.01 da EFD Reinf foi alterada pela Receita Federal para assíncrono. Na transmissão no modelo assíncrono, os lotes são recepcionados e os eventos são processados em um segundo momento. O resultado do processamento dos eventos é realizado através de um serviço de consulta de resultado do processamento dos lotes.
- O processo de transmissão do lote no Senior Mega Fiscal não teve alteração quanto à operação executada pelo usuário. Já na resposta, o envio do lote retornará um protocolo de recebimento do lote, em caso de sucesso ao consumir o serviço.
- Para atender a resposta assíncrona, foi criado uma nova opção no menu de ações do evento chamada de “Consultar o Lote”. O processo de consulta do lote no Senior Mega Fiscal estará disponível quando a situação (status) do lote for igual a Processando.
- Esta ação deverá ser utilizada para consultar o resultado do processamento do lote através do número do protocolo.
- Neste processo de consulta, o retorno poderá obter uma resposta positiva, ou a Receita Federal retornará um XML contendo os erros de validação e/ou recibos de entrega dos eventos contidos no lote enviado.
- A nova situação do evento nomeada de Processando, indica que o lote ainda está em processamento nos serviços da EFD Reinf na Receita Federal.
- Esta nova situação do evento também foi incluída na opção de filtro localizada na aba de transmissão, coluna Status.
- Através desta opção é possível filtrar todos os eventos que estão na situação ‘Processando’, marcar todos estes eventos e executar o processo de “Consultar o lote” de uma só vez.
- O usuário deve estar atento ao número de consultas que irá realizar, porque o excesso de tentativas de consultas em sequência, poderá ser considerado uso abusivo do sistema pela Receita Federal e o serviço de consulta responderá com mensagem específica para estes casos:
- Excesso de conexões em sequência. Aguarde alguns minutos e tente novamente.
-
Para atender o novo leiaute da EFD Reinf, foram realizadas implementações na biblioteca de vínculo dinâmico (“EFDReinf.dll”), responsável pelo processo de mensageria do Senior Mega Fiscal com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
-
O principal impacto nesta implementação está relacionado com os novos webservices para envio e consulta das informações. Ficando a cargo do responsável pela infraestrutura, adicioná-los na política de segurança do servidor de aplicação que executa o comunicador SEFAZ.
-
Os endereços podem ser localizados no site oficial do Sistema Público de Escrituração Fiscal (fttp://sped.rfb.gov.br/), módulo “EFD-Reinf.
- Servers de agenda no mateirias para isolar processamento
Neste artigo, abordaremos a distinção entre os servidores - SrvMegaAdmEstAgenda e SrvMegaAdmMatAgenda - desenvolvidos para gerenciar agendas em ambientes específicos. Saiba mais.
Novidade
Consolidação de Balanços - Recalcular Saldos
Agora, na tela de resultado da Consolidação, adicionamos uma funcionalidade importante para resolver divergências de saldos entre os relatórios da Contabilidade e os valores apresentados no módulo Consolidação de Balanços. Para facilitar esse processo, incluímos a opção de Recalcular Saldo no botão Outros.
Veja como ficou:
-
Seleção do Período: Quando selecionar a opção Refazer Saldos, a rotina irá apagar e gerar novamente os saldos com base no período e organização informados.
-
Período de Movimento: Se escolher um período de movimento, por exemplo, Anual, a rotina será executada com base no último mês desse período. Por exemplo, se você selecionar o período anual de Janeiro a Dezembro, os saldos serão recalculados para o mês de Dezembro. Isso é importante porque a consolidação calcula os saldos com base nesse último mês para períodos de movimento.
-
Período Encerrado: Se o último mês do período estiver encerrado, apresentará uma mensagem informativa: Consolidação encerrada para o período Dezembro 2022. Não será possível refazer saldos. Isso significa que, se a consolidação já estiver concluída para esse período, não será possível realizar a operação de refazer saldos, pois os dados já estão consolidados.
Essa nova funcionalidade foi adicionada para simplificar o processo de correção de divergências nos saldos, garantindo que os números estejam sempre precisos e alinhados com os relatórios contábeis.
