O que há de novo no Venda+

Legenda

Novidades e melhorias mais recentes:

Aviso

Novidade

Alteração de Compatibilidade do App Venda+ Senior

🚨 ATENÇÃO: Mudança Importante na Compatibilidade

A partir da próxima versão do Venda+ Senior, alguns dispositivos Android mais antigos não conseguirão mais executar o aplicativo. Esta mudança é necessária para garantir que nosso app continue funcionando nas versões mais recentes do Android.

  • Como saber se meu celular será afetado?

    • Se seu celular foi lançado antes de 2018

    • Se roda Android 7.0 ou inferior como versão máxima

    • Se tem menos de 3GB de RAM

  • Alguns exemplos de Smartphones que vão parar de funcionar e possuem o Venda+ instalado:

    • Samsung Galaxy J4+

    • Motorola moto g(7) play

    • Motorola Moto Z (2) Play

    • Samsung Galaxy A13

    • Samsung Galaxy J5 Prime

    • Nokia C20

  • Por que essa mudança é necessária?

    O Google passou a exigir que todos os apps sejam compatíveis com as tecnologias de segurança mais recentes. Apps que não se adequarem serão removidos da loja a partir de outubro de 2025 e esta é uma mudança obrigatória para TODOS os desenvolvedores de apps Android.

  • O que fazer se meu celular for afetado? Utilizar o aplicativo pelo navegador. Acesse o sistema através do navegador do seu celular pelo link: webvendamais.com.br

    Pelo navegador funciona em qualquer dispositivo, mas não funciona offline.

Configuração

Novidade

Pedidos em Moeda Estrangeira no Venda+

Agora você pode emitir pedidos diretamente em Dólar, Euro ou outras moedas no Venda+. O app utiliza as cotações do Mega ERP para validar e converter os valores automaticamente, deixando o processo muito mais ágil.

Basta que o administrador defina no Venda+ Web quais moedas estarão disponíveis.

No momento função está disponível apenas para o Mega ERP. 🚀

Confira tudo sobre essa atualizção aqui!

Local: ERP Mega > Venda+ > Configuração

Novidade

Planejamento de Visitas no Venda+

O Venda+ agora permite planejar e acompanhar visitas a clientes de forma simples e organizada.

O que mudou?

  • Criação e gerenciamento de roteiros de visitas no App e Web.
  • Registro de anotações e histórico das interações com clientes.
  • Conclusão e consulta de compromissos com filtros por cliente, representante e período.
  • Novo parâmetro que dá ao administrador flexibilidade para permitir ou não que representantes cadastrem seus próprios roteiros.

Local: Venda+ Web e App > Menu Roteiros

Histórico de novidades e melhorias:

2025
5.02.01.30 e 5.00.00.99 | 07/07/2025

Representantes

Ajuste Venda+ - SeniorXT - Atualização dos valores das tabelas de preço

Ao atualizar preços de produtos com derivação, os valores não estão sendo sincronizados com o Firebase.

Agora o processo de atualização, passou a verificar o Tipo de Preço do produto antes de sincronizar: Se existir um tipo de preço correspondente, o valor é atualizado e enviado ao Firebase.

Se não existir, o sistema mantém o comportamento anterior, incluindo o valor na lista de preços do produto sem impedir a sincronização.

Local: App Venda+ > Nova Venda > Incluir produto

Ajuste

Venda+ - Forma de Cobrança nas Parcelas

No Venda+, ao enviar o pedido de venda Web, a informação da forma de cobrança estava sendo enviada por parcela, mas sem a data de vencimento.

Foi criado um controle para identificar o valor da forma de cobrança na capa do pedido e nas parcelas. Agora o sistema usa essas para preencher corretamente as parcelas, mesmo quando a data de vencimento não for enviada.

Local: Web Venda+ > Nova Venda > Pedido de Venda

Novidade Novo parâmetro para integração de pedidos com o Senior XT

Anteriormente, quando um pedido era enviado ao Senior XT e retornava com alguma crítica por parte do ERP, ele não era importado, permanecendo no aplicativo com a mensagem de retorno.

Agora, foi adicionado um novo parâmetro na aba Parâmetros, dentro das configurações do administrador.

Com a nova opção marcada: O pedido será enviado ao ERP mesmo que contenha críticas, mas será mantido como bloqueado para análise.

Com a opção desmarcada: O comportamento será o mesmo de antes — o pedido com críticas não será enviado.

06/05/2025

Novidade Venda+ - Informar a data de entrega no pedido de venda

Com o objetivo de trazer mais agilidade e controle para o preenchimento de pedidos no app Venda+, agora é possível informar a data de entrega padrão diretamente no cabeçalho do pedido.

Essa funcionalidade segue algumas regras importantes que garantem consistência nas informações.

🔗 Para saber mais acesse o artigo: Informar a data de entrega no pedido de venda

24/04/2025

Novidade Venda+ - Configuração da Exibição da Descrição do Produto no Venda+ integrados

Agora, no Venda+, administradores podem escolher qual descrição do produto será exibida no card de produtos. As opções disponíveis são:

  • Descrição – Padrão do Mega ERP
  • Descrição Abreviada – Versão resumida
  • Descrição NF-e – Utilizada na Nota Fiscal Eletrônica

🚀 O que há de novo?

✅ O Código Alternativo agora aparece no card do produto.

❌ O preço do produto não será mais exibido.

📌 Caso a descrição escolhida não esteja disponível, o sistema usará a descrição padrão automaticamente.

🔗 Confira os detalhes na documentação completa acessando o artigo: Configuração da exibição da descrição do produto no Venda+

Ajuste Venda+ - Não é possível inserir novos itens em pedidos ainda não integrados

Foi inserida uma validação de grupos de estoque vinculados à operação comercial. A validação está funcionando para novos documentos, porém para documentos salvos ou duplicados, não estamos populando a lista de grupos de estoque disponíveis na operação comercial e, por isso, não está sendo possível inserir novos itens em documentos salvos ou duplicados.

Passamos a preencher a lista de grupos de estoque disponíveis na operação comercial para os documentos já salvos e para os documentos duplicados.

2024

Importante

As labels (etiquetas) estão disponíveis somente nas matérias publicadas a partir de 21/11/2024. Logo, as matérias anteriores a essa data encontram-se no padrão antigo.

22/10/2024

Melhorias

Flutter - Ajustar a chamada do getUserIdToken

Problema: Ao realizar a primeira sincronização, caso durante a sincronização a autenticação do firebase renovasse o token (que dura uma hora) estava retornando 401(Unauthorized) pois chamava nossas APIs com o token expirado.

Ajuste: Alterar o momento em que é consultado o token, fazendo esse processo antes de cada requisição é garantido que sempre terá o token.

Mega ERP - Campos customizáveis não estão sendo inseridos na tabela

Problema: Ao importar um documento de venda que possui campo customizável do Venda+ para o Mega, o campo customizável não estava sendo criado/preenchido na VEN_PEDIDOCAMPOESPECIFICO.

Ajuste: Foi inserido o campo VDV_BL_DOCUMENTOJSON na tables def da tabela VDM_VINCULODOCUMENTO da tokyo.

27/08/2024

Novidade

Cockpit do administrador

O Cockpit é um painel centralizado que permite ao administrador monitorar e gerenciar todos os pedidos realizados pelos vendedores, oferecendo uma visão clara e em tempo real tanto dos pedidos sincronizados quanto dos não sincronizados.

Explore todos os recursos e otimize sua experiência, acesse a documentação completa aqui e descubra como aproveitar ao máximo o Cockpit.

13/08/2024

Melhoria

Functions - Senior X - Sincronizar os endereços de entrega ao fazer alterações na pessoa ou nas definições de cliente

Problema: No SeniorX ao atualizar o cadastro de person, ou criar/atualizar o cadastro de customer. Caso o cliente possuísse endereços de entrega já importados para o Venda+, o campo endereço de entrega era sobrescrito por uma array vazia.

Ajuste: Nos Webhooks personUpdate, customerCreated e customerUpdated foi incluída consulta aos endereços de entrega da pessoa.

30/07/2024

Novidade

Endereço de entrega no Venda+

O APP Venda+ é uma ferramenta essencial para vendedores que precisam emitir pedidos de venda de forma rápida e eficiente. Uma das funcionalidades chave é a capacidade de informar o endereço de entrega diretamente no pedido de venda, utilizando os endereços já cadastrados no sistema. Isso garante que a informação chegue completa ao ERP (Sistema de Gestão Empresarial), facilitando o processo de faturamento.

Acesse a documentação do Endereço de entrega no Venda+

Melhorias

Functions - Não exibindo na listagem, usuário master criado Venda+ Admin

Problema: No portal admin, ao concluir a criação de um usuário master, não fechava o popup do cadastro e não exibia o novo usuário na listagem de usuários. Nos logs do firebase era apresentada a mensagem:

userController create: Value for argument “data” is not a valid Firestore document. Cannot use “undefined” as a Firestore value (found in field “token”). If you want to ignore undefined values, enable ignoreUndefinedProperties.

Ajuste: Na função create da userController ao inicializar o objeto do tipo ParametroEmpresa, foi incluído o atribuito token.

Functions - Sincronização de produto - Value for argument “data” is not a valid Firestore document

Problema: Na sincronização de produtos e tabelas de preço, após implementação anterior: Percentual máximo de desconto permitido a seguinte mensagem está sendo apresentada:

executeSincronizaProdutos: Produto Produto: 01.01.055 Value for argument “data” is not a valid Firestore document. Cannot use “undefined” as a Firestore value (found in field “tabelaPreco.1.percentualMaximoDesconto”)

Ajuste: Validar se o campo existe no retorno e caso não exista passar null.

Não permitindo digitar valor unitário do produto

Problema: Ao tentar digitar o valor unitário de um item no documento de venda a seguinte mensagem está sendo apresentada em debug:

Bad state: No element

O erro está sendo ocasionado devido o validator inserido no campo percentual de desconto. Esse validator utiliza o id da tabela de preço para identificar se existe um percentual máximo de desconto informado. Como ao digitar o valor unitário do item, a tabela de preço é removida e o método setState é acionado, no momento da validação o id da tabela de preço do item está vazio, ocasionando o erro Bad state: No element.

Ajuste: Verificar se o id da tabela do item não está vazio antes de fazer a validação do percentual máximo de desconto. Em caso de item sem tabela de preço, não validar o percentual máximo de desconto.

Filtro de vendas - Filtro obrigando a seleção de uma situação

Problema: No filtro da aba vendas, caso não seja selecionada uma situação a tela não está fazendo o filtro e a seguinte mensagem está aparecendo em Debug: “Unexpected null value.” Ao fechar o filtro, não estava guardando os valores das datas(inicio/fim).

Ajuste: Ao executar a função aplicarFiltro(), validar se o campo selectedSituacao está nulo. Alterada a verificação na atribuição de datas para os campos data inicio e data fim.

16/07/2024

Functions - Considerar a empresa ao sincronizar as tabelas de preço

Problema: No Senior X , ao sincronizar um produto em que possua o mesmo código em duas empresas o produto estava sendo sincronizado incluindo a tabela de preço da empresa errada. O erro ocorre pois não estávamos considerando o código da empresa retornado na tabela de preço.

Ajuste: Passou-se a comparar, além do código do produto, o código da empresa ao realizar a sincronização com o Firebase.

02/04/2024

Sincronização de vínculo entre cliente e forma de cobrança

Problema: Ao vincular uma forma de cobrança no cadastro de um cliente, caso o cliente seja de um padrão que não esteja sincronizado com o firebase a seguinte mensagem está sendo apresentada:

“ Erro na SyncService

Erro: FirebaseError: [code=permission-denied]: 7 PERMISSION_DENIED: Missing or insufficient permissions.”

Ajuste: Antes de realizar o merge passamos a validar se o padrão do cliente em questão está sincronizado com o firebase. Caso não esteja, não realizamos o merge.

29/02/2024

Vínculo Cliente x Tabela de Preço

Neste contexto, o Venda+ continuará mantendo o comportamento atual, onde, se houver um vínculo entre cliente e tabela de preços, apenas a opção de preço correspondente será exibida ao usuário no momento da venda.

Essa abordagem visa garantir a consistência e integração entre o ERP XT e o Venda+, assegurando que as informações de tabela de preços vinculadas aos clientes sejam refletidas adequadamente no sistema de vendas. Com essa implementação, busca-se aprimorar a experiência do usuário e fortalecer a coesão entre as plataformas, contribuindo para uma gestão mais eficiente das informações relacionadas às tabelas de preços.

21/11/2024

Ajuste Mega ERP - Campos customizáveis não estão sendo inseridos na tabela

Ao importar um documento de venda que possui campo customizável do Venda+ para o Mega, o campo customizável não era criado/preenchido na VEN_PEDIDOCAMPOESPECIFICO. Foi identificado que o erro ocorria porque os campos específicos deveriam ser inseridos no campo VDV_BL_DOCUMENTOJSON da tabela VDM_VINCULODOCUMENTO, mas esse campo não existe nas versões tokyo.

Sendo assim, inserimos o campo VDV_BL_DOCUMENTOJSON na tables def da tabela VDM_VINCULODOCUMENTO da tokyo.

Melhorias e ajustes mais antigos

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