
Para mais detalhes, consulte o Calendário de Exigências Legais do seu produto.
Clientes eDocs: Confira aqui mais informações sobre as liberações relacionadas à Reforma Tributária.
Utilize o mouse para dar zoom e navegar pelo fluxograma.
Os novos impostos do CBS e IBS trazem para o ERP XT um grande impacto em todo o sistema, a qual além do produto padrão, também serão impactadas customizações e personalizações nos ambientes dos clientes.
Como forma dos clientes e canais já começarem a ter uma ideia deste impacto compartilhamos as principais alterações que estão sendo aplicadas ao ERP XT de forma que possibilite o início dos trabalhos para levantamento das adequações em relatórios customizados, regras personalizadas, integrações proprietárias e rotinas customizadas.
Diante de todos estes impostos o ERP XT criou estruturas filhas de cada item dos documentos operacionais existentes no ERP:
Onde cada estrutura indicada acima possuirá além da chave de ligação com respectivo item do documento, a indicação de quais impostos que estão sendo calculados (83 – CBS, 84 – IBS Estadual e 85 – IBS Municipal) além das informações:
Neste momento, não há impactos nos identificadores de regras atuais pois toda a parametrização, cálculo e estruturas do CBS e IBS são totalmente separadas das atuais parametrizações dos impostos PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS.
Os seguintes WS sofrerão impactos para aceitar as novas estruturas detalhadas acima:
O tratamento no ERP XT depende de uma regulamentação por parte do fisco. A expectativa é de que, em 2026, o sistema de pagamento segregado já esteja operando em ambiente de testes da Receita Federal, conforme o cronograma de implementação da reforma. Confira mais
O tratamento para o Imposto Seletivo será disponibilizado ao longo do exercício de 2026, uma vez que sua vigência está prevista para iniciar em 2027.
O tratamento para o Regime Monofásico será disponibilizado ao longo do exercício de 2026, uma vez que sua vigência está prevista para iniciar a partir de 2027. Atualmente é gerado apenas a CST e o cClassTrib no XML para este grupo.
O tratamento específico será disponibilizado ao longo do exercício de 2026. Ressaltamos que, em 2026, o CBS e o IBS não serão aplicáveis às empresas do Simples Nacional.
Sim. Em outubro de 2025, foi disponibilizada uma nova versão com as parametrizações necessárias para a geração dos documentos eletrônicos. Vale ressaltar que a versão mínima é 5.10.4.82.
Observação: para clientes que usam o e-Docs para mensageria de documentos fiscais, será necessária a atualização do produto para a versão 5.8.16. Para mais informações clique aqui.
A Reforma Tributária será liberada na versão 5.10.4. Confira o calendário de liberação de exigência legais.
Observação: para clientes que usam o e-Docs para mensageria de documentos fiscais, será necessária a atualização do produto para a versão 5.8.16. Para mais informações clique aqui.
Toda rotina de configuração, cálculos nos processos de compra e venda e a geração dos arquivos eletrônicos previstos no escopo de cada ERP não terão cobrança adicional para os clientes. Esta atualização já está coberta pela mensalidade que é paga pelos clientes. Teremos toda a documentação necessária para orientação a parametrização dos ERPs, de forma a aplicar o cálculo do CBS e IBS.
Se o cliente desejar o apoio de um consultor na configuração e também na análise e nas alterações dos impactos em customizações e integrações realizadas pelo próprio cliente, neste caso haverá sim o custo de contratação do consultor.
Importante: A utilização do Simulador da Reforma Tributária está condicionada à solicitação de proposta por parte do cliente, consulte seu executivo de contas ou acesse a Senior Store.
Sobre as alterações implementadas para a Reforma Tributária, haverá documentação completa de toda a parametrização e aplicação do produto, treinamento técnico de repasse e também treinamento na UCS, além de capacitações para o time de consultores.
Os consultores da Senior serão capacitados para parametrizar e realizar os cálculos do CBS e IBS nos produtos Senior. No entanto, o cliente poderá contratar horas de consultoria para apoio na aplicação dessas configurações em seu ambiente.
O Robô de Diagnóstico tem como objetivo fornecer suporte as informações sobre como estão as parametrizações necessárias para a utilização da reforma tributária. Vale ressaltar que ele é uma ferramenta gratuita e exclusiva para clientes ERP Senior XT.
O Simulador da Reforma Tributária é uma solução inteligente e agnóstica, que permite às empresas simular o impacto dos novos tributos previstos na Reforma Tributária (CBS, IBS e posteriormente IS). Com base em dados de movimentações passadas, o simulador projeta cenários futuros, auxiliando no planejamento tributário e na tomada de decisões estratégicas. A utilização do Simulador da Reforma Tributária está condicionada à solicitação de proposta por parte do cliente, consulte seu executivo de contas ou acesse a Senior Store.
Sim, todos os webservices de integração com o ERP já estão aptos para receber as informações de CBS e IBS. A partir da versão de outubro/2025 o ERP também irá gerar os XMLs dos documentos fiscais com as informações de CBS e IBS conforme orientações das notas técnicas.
A mudança no Go-Up será voltada para a contabilização do CBS e IBS a partir de 2027. Já as parametrizações e configurações para calcular CBS e IBS no processo de compra e venda ele terá as mesmas funcionalidades do ERP XT full.
Para produto e serviço a aplicação já está liberada nas telas de manutenções agrupadas. Já para cliente e fornecedor teremos uma nova rotina para alteração agrupada da aplicação do CBS e IBS. A previsão de liberação está prevista para 31/10/2025.
Não. O cClassTrib será uma ligação com a operação do cliente, a qual permite vincular a 1 ou mais NCMs ou até mesmo utilizar a aplicação de CBS e IBS para restringir o uso de um cClassTrib para um grupo de produtos.
Não. Toda a configuração para CBS e IBS se dará pela tela F027LSF.