Portal de Clientes - Usuário Administrador - Cadastros - Usuários Operacionais

Nesta tela, você pode gerenciar os usuários operacionais que acessam o Portal de Clientes com perfil Administrador, Operador ou Administrador/Operador, além de configurar permissões, empreendimentos vinculados e restrições financeiras.

Local:

Acesse o Portal de Clientes com perfil de Administrador e navegue até Cadastros > Usuários Operacionais.

Funcionalidades:

O que você pode fazer:

Ativar ou desativar usuários

Para ativar ou desativar usuários, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal de Clientes com perfil de Administrador e navegue até Cadastros > Usuários Operacionais;
  2. Marque o(s) usuário(s) desejado(s) na lista, utilizando a caixa de seleção à esquerda do nome;
  3. No menu suspenso Escolha sua opção, localizado na esquerda superior da tela, selecione a opção Ativar/Desativar Usuários;
  4. O sistema atualizará automaticamente o status do(s) usuário(s) selecionado(s) na coluna Ativo:
    • Se o usuário estiver ativo, a caixa estará marcada com um check;
    • Se o usuário estiver inativo, a caixa estará desmarcada.
Alterar data de expiração

Para alterar a data de expiração, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal de Clientes com perfil de Administrador e navegue até Cadastros > Usuários Operacionais;
  2. Marque o(s) usuário(s) desejado(s) na lista, utilizando a caixa de seleção à esquerda do nome;
  3. No menu suspenso Escolha sua opção, localizado na esquerda superior da tela, selecione a opção Alterar Data de Expiração;
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  1. Na guia exibida, digite a data no formato DD/MM/AAAA manualmente no campo Data de expiração ou utilize o menu suspenso para selecionar a data no calendário exibido;

Observações

  • Clique em Hoje para preencher automaticamente com a data atual.
  • Selecione Limpar para remover a data informada.
  • Utilize as setas de navegação para avançar ou retroceder entre meses e anos.
  1. Clique em Atualizar para salvar a alteração.
Liberar ou bloquear empreendimento

Para liberar ou bloquear empreendimentos, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal de Clientes com perfil de Administrador e navegue até Cadastros > Usuários Operacionais;
  2. Marque o(s) usuário(s) desejado(s) na lista, utilizando a caixa de seleção à esquerda do nome;
  3. No menu suspenso Escolha sua opção, localizado na esquerda superior da tela, selecione a opção Liberar/Bloquear Empreendimento;
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  1. Na guia exibida, marque o(s) empreendimento(s) desejado(s) na lista, utilizando a caixa de seleção à esquerda do código;
  2. Clique no botão Liberar Empreendimento para conceder acesso ao(s) empreendimento(s) selecionado(s) ou no botão Bloquear Empreendimento para restringir o acesso ao(s) empreendimento(s) selecionado(s).

Observações

  • Para filtrar os empreendimentos, selecione o tipo de visualização desejada: Visualizar Todos os Clientes, Visualizar Apenas Clientes Em Dia ou Visualizar Apenas Clientes Inadimplentes.
  • Utilize os botões de navegação para visualizar mais empreendimentos, se necessário.
Enviar e-mail com dados

Para enviar um e-mail com dados, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal de Clientes com perfil de Administrador e navegue até Cadastros > Usuários Operacionais;
  2. Marque o(s) usuário(s) desejado(s) na lista, utilizando a caixa de seleção à esquerda do nome;
  3. No menu suspenso Escolha sua opção, localizado na esquerda superior da tela, selecione a opção Enviar Email com Dados;
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  1. Será enviado um e-mail com os dados de acesso ao Portal (login e senha) para os usuários operacionais selecionados;
  2. Uma guia será exibida com o histórico do envio de e-mails de cada usuário selecionado.
Excluir usuários

Existem duas formas de excluir um usuário operacional do Portal de Clientes. Siga os passos abaixo:

Opção 1: Via menu suspenso “Escolha sua opção”

  1. Acesse o Portal de Clientes com perfil de Administrador e navegue até Cadastros > Usuários Operacionais;
  2. Marque o(s) usuário(s) desejado(s) na lista, utilizando a caixa de seleção à esquerda do nome;
  3. No menu suspenso Escolha sua opção, localizado na esquerda superior da tela, selecione a opção Excluir Usuários;
  4. Uma mensagem de confirmação de exclusão será exibida;
  5. Clique em OK para confirmar a exclusão;
  6. Os usuários selecionados serão excluídos definitivamente do Portal de Clientes.

Opção 2: Via coluna “Ações”

  1. Acesse o Portal de Clientes com perfil de Administrador e navegue até Cadastros > Usuários Operacionais;
  2. Localize o(s) usuário(s) que deseja excluir na lista;
  3. Na coluna Ações, clique em ➖ correspondente ao usuário;
  4. Uma mensagem de confirmação de exclusão será exibida;
  5. Clique em OK para confirmar a exclusão;
  6. Os usuários selecionados serão excluídos definitivamente do Portal de Clientes.
Habilitar restrições financeiras

Para habilitar restrições financeiras, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal de Clientes com perfil de Administrador e navegue até Cadastros > Usuários Operacionais;
  2. Marque o(s) usuário(s) desejado(s) na lista, utilizando a caixa de seleção à esquerda do nome;
  3. No menu suspenso Escolha sua opção, localizado na esquerda superior da tela, selecione a opção Habilitar Restrições Financeiras;
  4. Uma mensagem de confirmação da restrição será exibida;
  5. Clique em OK para aplicar o parâmetro de restrição.
Desabilitar restrições financeiras

Para desabilitar restrições financeiras, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal de Clientes com perfil de Administrador e navegue até Cadastros > Usuários Operacionais;
  2. Marque o(s) usuário(s) desejado(s) na lista, utilizando a caixa de seleção à esquerda do nome;
  3. No menu suspenso Escolha sua opção, localizado na esquerda superior da tela, selecione a opção Desabilitar Restrições Financeiras;
  4. Uma mensagem de confirmação da desabilitação da restrição será exibida;
  5. Clique em OK para confirmar a desabilitação.
Inserir novo usuário operacional

Quando o perfil selecionado for:

Administrador

Para inserir um novo usuário operacional, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal de Clientes com perfil de Administrador e navegue até Cadastros > Usuários Operacionais;
  2. Na coluna Ações, clique em ➕;

Será exibida a tela de cadastro com os seguintes campos:

  1. Nome: informe o nome completo do usuário;
  2. E-mail: informe o e-mail que será utilizado para envio de dados de acesso;
  3. Login: defina o login que o usuário utilizará para acessar o Portal de Clientes;
  4. Senha: defina a senha de acesso;
  5. Data Expiração: indique a data em que o acesso do usuário deve ser encerrado;
  6. Perfil: selecione o perfil do usuário: Administrador, Operador ou Administrador/Operador;
  7. Ativo?: marque se o usuário estará ativo no sistema;
  8. Clique em Salvar para concluir o cadastro.
Operador ou Administrador/Operador

Para inserir um novo usuário operacional, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal de Clientes com perfil de Administrador e navegue até Cadastros > Usuários Operacionais;
  2. Na coluna Ações, clique em ➕;

Será exibida a tela de cadastro com os seguintes campos:

  1. Nome: informe o nome completo do usuário;
  2. E-mail: informe o e-mail que será utilizado para envio de dados de acesso;
  3. Login: defina o login que o usuário utilizará para acessar o Portal de Clientes;
  4. Senha: defina a senha de acesso;
  5. Data Expiração: indique a data em que o acesso do usuário deve ser encerrado;
  6. Perfil: selecione o perfil do usuário: Administrador, Operador ou Administrador/Operador;
  7. Ativo?: marque se o usuário estará ativo no sistema;
  8. Visualizar Bens de Terceiro?: marque se desejar que o usuário visualize contratos de bens de terceiros;
  9. Permitir Emissão De Boletos:
    • Ativo: permite emissão de boletos válidos e liberados para envio ao cliente;
    • Em Homologação: permite emissão de boletos em ambiente de testes (não visível para o cliente);
  10. Habilitar Restrições Financeiras dos Clientes a este usuário?: aplica a mesma visão financeira do cliente ao usuário. Se o cliente estiver impedido de emitir boletos (por exemplo, por inadimplência), o usuário também não poderá emitir;
  11. Permitir alteração da taxa de desconto na antecipação?: marque esta opção para permitir que o usuário altere a taxa de desconto ao simular ou efetivar a antecipação. O valor máximo é definido nos Parâmetros Gerais.

Observação

Parâmetro disponível a partir da versão 5.02.01.36.

  1. Clique em Salvar para concluir o cadastro.
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Quando o perfil selecionado for Operador ou Administrador/Operador, serão exibidas guias adicionais:

Empreendimento

Para editar a guia Empreendimento, siga os passos abaixo:

  1. Na guia Empreendimento, selecione um ou mais empreendimentos na lista, utilizando a caixa de seleção à direita do nome;
  2. Escolha uma das ações disponíveis no menu suspenso Escolha sua opção:
    • Excluir Empreendimento(s): remove o(s) empreendimento(s) selecionado(s) do acesso do operador;
    • Alterar Visibilidade para Todos: permite que o operador visualize todos os contratos do(s) empreendimento(s) selecionado(s);
    • Alterar Visibilidade para Em dia: restringe a visualização apenas aos contratos com situação em dia;
    • Alterar Visibilidade para Inadimplentes: restringe a visualização apenas aos contratos inadimplentes;
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Observações

  • Para filtrar os empreendimentos, selecione o tipo de visualização desejada: Todos os Clientes, Clientes Em Dia ou Clientes Inadimplentes.
  • Utilize os botões de navegação para visualizar mais empreendimentos, se necessário.
  1. Clique em Salvar para aplicar as alterações.
Operador recebe email por processo?

Para editar a guia Operador recebe email por processo?, siga os passos abaixo:

  1. Na guia Operador recebe email por processo?, para cada processo listado, marque ou desmarque a opção Receber E-mail? conforme desejado:
    • Alteração Cadastral: envia e-mail ao responsável quando houver alteração cadastral de um cliente;
    • Fale Conosco: envia e-mail ao usuário quando uma mensagem for enviada através do canal Fale Conosco;
  2. Clique em Salvar para registrar as alterações.
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Editar usuário operacional

Quando o perfil selecionado for:

Administrador

Para editar um usuário operacional, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal de Clientes com perfil de Administrador e navegue até Cadastros > Usuários Operacionais;
  2. Na coluna Ações, clique em ✏️;

Será exibida a mesma tela utilizada para inserção de usuários, com os campos já preenchidos com os dados atuais do usuário:

  1. Nome: altere o nome do usuário;
  2. E-mail: atualize o e-mail que será utilizado para envio de dados de acesso;
  3. Login: modifique o login de acesso ao Portal de Clientes;
  4. Senha: defina uma nova senha de acesso;
  5. Data Expiração: indique a data em que o acesso do usuário deve ser encerrado;
  6. Perfil: selecione o perfil do usuário: Administrador, Operador ou Administrador/Operador;
  7. Ativo?: marque ou desmarque para ativar ou desativar o usuário no sistema;
  8. Clique em Salvar para aplicar as mudanças.
Operador ou Administrador/Operador

Para editar um usuário operacional, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal de Clientes com perfil de Administrador e navegue até Cadastros > Usuários Operacionais;
  2. Na coluna Ações, clique em ✏️;

Será exibida a mesma tela utilizada para inserção de usuários, com os campos já preenchidos com os dados atuais do usuário:

  1. Nome: altere o nome do usuário;
  2. E-mail: atualize o e-mail que será utilizado para envio de dados de acesso;
  3. Login: modifique o login de acesso ao Portal de Clientes;
  4. Senha: defina uma nova senha de acesso;
  5. Data Expiração: indique a data em que o acesso do usuário deve ser encerrado;
  6. Perfil: selecione o perfil do usuário: Administrador, Operador ou Administrador/Operador;
  7. Ativo?: marque ou desmarque para ativar ou desativar o usuário no sistema;
  8. Visualizar Bens de Terceiro?: marque ou desmarque a visualização de contratos de bens de terceiros;
  9. Permitir Emissão De Boletos:
    • Ativo: permite emissão de boletos válidos e liberados para envio ao cliente;
    • Em Homologação: permite emissão de boletos em ambiente de testes (não visível para o cliente);
  10. Habilitar Restrições Financeiras dos Clientes a este usuário?: marque ou desmarque para remover a restrição que limita a visão financeira do usuário conforme a situação do cliente. Se o cliente estiver impedido de emitir boletos (por exemplo, por inadimplência), o usuário também não poderá emitir;
  11. Permitir alteração da taxa de desconto na antecipação?: marque esta opção para permitir que o usuário altere a taxa de desconto ao simular ou efetivar a antecipação. O valor máximo é definido nos Parâmetros Gerais.

Observação

Parâmetro disponível a partir da versão 5.02.01.36.

  1. Clique em Salvar para aplicar as mudanças.
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Quando o perfil selecionado for Operador ou Administrador/Operador, serão exibidas guias adicionais:

Empreendimento

Para editar a guia Empreendimento, siga os passos abaixo:

  1. Na guia Empreendimento, clique no menu suspenso Escolha sua opção para visualizar as ações disponíveis;
  2. Selecione um ou mais empreendimentos na lista, utilizando a caixa de seleção à direita do nome;
  3. Escolha uma das ações:
    • Excluir Empreendimento(s): remove o(s) empreendimento(s) selecionado(s) do acesso do operador;
    • Alterar Visibilidade para Todos: permite que o operador visualize todos os contratos do(s) empreendimento(s) selecionado(s);
    • Alterar Visibilidade para Em dia: restringe a visualização apenas aos contratos com situação em dia;
    • Alterar Visibilidade para Inadimplentes: restringe a visualização apenas aos contratos inadimplentes;
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Observações

  • Para filtrar os empreendimentos, selecione o tipo de visualização desejada: Todos os Clientes, Clientes Em Dia ou Clientes Inadimplentes.
  • Utilize os botões de navegação para visualizar mais empreendimentos, se necessário.
  1. Clique em Salvar para aplicar as alterações.
Operador recebe email por processo?

Para editar a guia Operador recebe email por processo?, siga os passos abaixo:

  1. Na guia Operador recebe email por processo?, para cada processo listado, marque ou desmarque a opção Receber E-mail? conforme desejado:
    • Alteração Cadastral: envia e-mail ao responsável quando houver alteração cadastral de um cliente;
    • Fale Conosco: envia e-mail ao usuário quando uma mensagem for enviada através do canal Fale Conosco;
  2. Clique em Salvar para registrar as alterações.
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