Este manual encontra-se em construção. Desta forma, alguns links podem direcionar para páginas com conteúdo em desenvolvimento.

Irrigação

A irrigação é definida como a aplicação artificial de água no solo, em intervalos definidos e em quantidade suficiente para fornecer às espécies vegetais água para o seu desenvolvimento.

Essa prática é de extrema importância para a agricultura, pois apenas 20% da área agricultável é irrigada, mas é responsável por 40% da produção agrícola. A agricultura irrigada é responsável por 70% da captação global de água doce, no entanto, esse uso é consuntivo, ou seja, a água não retorna à bacia onde foi captada.

Essas características conferem à irrigação o potencial de aumentar a produção agrícola de maneira sustentável, sem expandir a área cultivada, e de gerar conflitos regionais pelo uso da água. Portanto, o manejo da irrigação e a gestão adequada dos recursos hídricos são fundamentais para o sucesso da prática.

Motivação

A motivação para criar um sistema de controle das operações de irrigação é desenvolver estruturas que permitam a implementação de novas funcionalidades para controlar todos os aspectos da irrigação. A solução já contempla algumas funcionalidades previstas.

Controle das operações de irrigação

Dentre as funcionalidades previstas, a solução já contempla as realçadas em roxo na figura.

Objetivo

Os objetivos do sistema de controle de irrigação incluem:

Este artigo ajudou você?