Irrigação
A irrigação é definida como a aplicação artificial de água no solo, em intervalos definidos e em quantidade suficiente para fornecer às espécies vegetais água para o seu desenvolvimento.
Essa prática é de extrema importância para a agricultura, pois apenas 20% da área agricultável é irrigada, mas é responsável por 40% da produção agrícola. A agricultura irrigada é responsável por 70% da captação global de água doce, no entanto, esse uso é consuntivo, ou seja, a água não retorna à bacia onde foi captada.
Essas características conferem à irrigação o potencial de aumentar a produção agrícola de maneira sustentável, sem expandir a área cultivada, e de gerar conflitos regionais pelo uso da água. Portanto, o manejo da irrigação e a gestão adequada dos recursos hídricos são fundamentais para o sucesso da prática.
Motivação
A motivação para criar um sistema de controle das operações de irrigação é desenvolver estruturas que permitam a implementação de novas funcionalidades para controlar todos os aspectos da irrigação. A solução já contempla algumas funcionalidades previstas.

Dentre as funcionalidades previstas, a solução já contempla as realçadas em roxo na figura.
Objetivo
Os objetivos do sistema de controle de irrigação incluem:
- Descrever as entidades relevantes para a irrigação e criar estruturas para relacioná-las, como recursos hídricos, projetos de irrigação e equipamentos.
- Formalizar o comando verbal através das ordens de serviço de irrigação.
- Criar interfaces para informar a operação, incluindo horas e parâmetros de operação dos equipamentos e áreas irrigadas.
- Consistir as movimentações no sistema, garantindo a confiabilidade das informações.
- Quantificar os recursos utilizados e distribuir seu consumo entre os locais, como horas de operação dos equipamentos, volumes de água doce e residuária, e lâminas de irrigação.
- Determinar a eficiência de utilização desses recursos em diferentes níveis, como projetos de irrigação, locais e equipamentos.
English
Español

English
Español

