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AGR0231 - Eventos

A tela de cadastro de Eventos - AGR0231 é fundamental para utilização dos módulos mão de obra, pagamentos (fechamento), serviços de terceiros, remuneração variável (RV) e cálculos programados (CPG).

A maior parte dos Eventos são cadastros padrões do sistema, porém pode ser possível e necessário cadastrar Eventos conforme cenário do cliente, bem como alterar descrições e códigos dos eventos padrões conforme necessidade ou até mesmo para atender legislações estaduais, tendo vista que alguns destes eventos posteriormente serão exibidos em notas Fiscais, relatórios de informes e produção, como é o caso de eventos de impostos.

Alguns eventos são considerados em rotinas de integração, portanto, devem refletir em eventos dos sistemas ERP’s. Neste cenário, alguns eventos devem possuir códigos idênticos entre o sistema SimpleFarm e o ERP, assim permitindo a rastreabilidade das informações entre esses.

Os Eventos são utilizados em rotinas e apontamentos destes módulos, podendo ser informativos, eventos considerados somente durante o processamento de rotinas, ou eventos “finais”, ou seja, eventos que gravarão valores que posteriormente serão enviados aos ERP’s ou utilizados em relatórios e informes entregues a funcionário, clientes e fornecedores.

Importante

Os cadastros de Eventos são utilizados em Rotinas dos módulos Mão de Obra, Pagamentos (Fechamento), Serviços de Terceiros, Remuneração Variável (RV) e Cálculos Programados (CPG), sendo essas executadas respectivamente através das telas:

Além disso, os resultados das execuções de rotinas são exibidos através dos seus respectivos Cálculos, Processamentos (lotes) e Eventos nas telas:

O que você pode fazer?

Cadastrar Eventos
  1. Acesse o menu Agrícola > Mão de Obra > Eventos (AGR0231);
Verificar guia Informações Básicas
  1. Clique em Adicionar ;
  2. Para realizar o cadastro é preciso preencher os campos:
    • Código: campo de preenchimento obrigatório, permite valores alfanuméricos. Em alguns casos, este campo deve ser preenchido com o mesmo código do evento que é relacionado no ERP;
    • Identificador :campo não obrigatório, deve ser preenchido em eventos utilizados nas Rotinas dos módulos descritos anteriormente. Para “Eventos de Sistema” este campo deve vir bloqueado para edição, tendo vista que sua informação é padrão dentro dos códigos das Rotinas;
    • Descrição : campo de preenchimento obrigatório, deve ser inserido a descrição do evento em questão. Este campo, independente do tipo de evento, poderá ser definido conforme necessidade;
    • Tipo de Evento : campo não obrigatório, deve ser utilizado em Eventos de valorização, sejam esses Eventos apontados ou verificados em rotinas, deve ser definido se o Evento será de Débito ou Crédito;
    • Ordem : cadastro organizacional, não obrigatório. Quando informado, em alguma telas do módulo de Pagamentos, o sistema irá respeitar a ordem definida nos devidos cadastros para a exibição dos eventos;
    • Grupo de Evento : campo não obrigatório, busca a informação do cadastro de PAG0210 - Grupo de Eventos. Além de ser um cadastro organizacional para a exibição dos itens na grade inicial da tela Eventos (AGR0231), a informação pode ser utilizada como filtro na mesma grade;
    • Relacionamentos :
      • Eventos : campo não obrigatório, pode ser utilizado para relacionar dois eventos entre si. Criado para atender cenários específicos de rotinas, atualmente, sem uso nas rotinas padrões;
      • Análises : campo não obrigatório, busca a informação da tela Análises (BAL0097). Pode ser utilizado para relacionar uma análise específica ao evento. Criado para atender cenários específicos de rotinas, atualmente, sem uso nas rotinas padrões;
    • Evento Auxiliar - Sem efeito para Movimentos : campo de seleção que por padrão vem inativo. Deve ser ativo em Eventos que não devem ser considerado em rotinas e cálculos seja esses como Débito ou Crédito, neste caso, Eventos apenas informativos;
    • Evento de Sistema : campo de seleção indisponível para alteração. O preenchimento deste campo é automático do sistema. Quando estiver ativo, indica que aquele evento é padrão do sistema e de rotinas, sendo assim, não poderá ser excluído e seu Identificador não poderá ser alterado, pois poderia impactar na execução de processos;
    • Exportar para folha de pagamentos : campo de seleção que por padrão vem inativo. Para eventos de produção do módulo Mão de Obra, que devem ser integrados ao ERP, este campo de seleção deve estar Ativo. Ao ativá-lo, o sistema apresenta a aba Operações Relacionadas , na qual devem ser informadas as operações posteriormente utilizadas no “de/para” da integração;
    • Não ratear por contrato : campo de seleção que por padrão vem inativo. Para alguns cenários de rateio de Notas Fiscais entre Contratos e Propriedades Rurais, alguns Eventos utilizados nas Rotinas de Nota Fiscal Mensal, de Ajuste (Parcial e Fechamento) e Bônus do módulo de Pagamentos (exemplo: Valor Unitário, Valor do ATR, ATR, Percentual Pago NF, Valor Unitário Líquido) não devem ser rateados, para isso, é necessário ativar o campo de seleção para que no momento da Execução das Rotinas, tais valores não sejam rateados, permitindo a geração correta das notas fiscais de acordo com o rateio definido;
  3. Clique em Salvar .
Verificar guia Operações Relacionadas
  1. Quando o campo de seleção Exportar para folha de pagamentos estiver ativo para o evento em questão, esta guia será disponibilizada para inserir as operações e unidades de medidas que serão relacionadas ao evento e utilizada posteriormente no “de/para” entre o SimpleFarm e o sistema ERP. Neste caso, dependendo da necessidade do cliente, os valores dos apontamentos de produção do módulo Mão de Obra, podem ser agrupados em diferentes eventos do SimpleFarm, podendo ter para cada um deles, diferentes operações e unidades de medidas, que irão refletir em determinados eventos dentro do sistema ERP do cliente, possibilitando identificar diferentes origens de valores de pagamentos da folha dos funcionários, de acordo com a parametrização realizada;
  2. Clique em Salvar .

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