AGR0780 - Validação de Área
A tela de validação de área tem como principal objetivo a contabilização das áreas operadas, sendo o processamento da rotina de saldo de áreas uma funcionalidade secundária. Essa contabilização é essencial para garantir a consistência dos dados, especialmente em casos de alterações, como mudanças na área de um talhão de determinado projeto ou cultura. A funcionalidade permite processar períodos anteriores à instalação da rotina ou após modificações relevantes. O processamento é realizado sempre para o projeto completo, pois, tratando-se de saldo, qualquer alteração em um mês pode impactar os meses subsequentes. Para utilizá-la, é obrigatória a seleção de uma unidade produtora, projeto e período.
Importante
- Para executar operações nesta tela , é necessário que os parâmetros de validação estejam previamente configurados na tela Parâmetros de Validação AGR0779.
- Para a rotina de validação do saldo de área da O.S será preciso habilitar o Parâmetro - ADM0088 - Informa operação na abertura da ordem de serviço..
- Para o conjunto de informações que a área não pode se repetir, chamaremos de CHAVE = unidade produtora | projeto | período | processo | subprocesso | grupo | operação | cultura | DIV1 | DIV2 | DIV3 |DIV4.Nessa chave entende-se os DIV1 | DIV2 | DIV3 |DIV4 como os níveis da árvore de local do cliente. Esses níveis podem ser menos de 4 ou mais de 4, a chave sempre irá considerar o último nível para a validação.
O que você pode fazer?
Acesse o menu Agrícola > Ordem de Serviço > Validação de Área (AGR0780);
- Para realizar o processamento manual e visualização do GRID do histórico dos processamentos. Será preciso preencher os seguintes campos:
- Unidade Produtora;
- Projeto ;
- Período ;
- Clique em Processar : essa ação irá apagar os dados existentes e reprocessar as informações da Unidade Produtora, Projeto e Período completo, gerando um novo histórico de informações da OS.
Uma vez que temos a necessidade de validar a área que está sendo apontada nas operações, é necessário que façamos a validação das mesmas. Dessa forma, temos a necessidade da contabilização e gravação dessas informações processadas em tabelas para serem recuperadas para relatórios e futuras validações.
- Saldo Anterior: refere-se ao saldo, se houver, do mês anterior dessa mesma chave.
- Saldo Final: o saldo anterior menos a área calculada.
As alterações realizadas na movimentação devem ser refletidas automaticamente, conforme as seguintes regras:
- Exclusão de Apontamentos:
- Se um apontamento for excluído , a área contabilizada também deverá ser removida.
- Inclusão de Apontamentos:
- Ao inserir um novo apontamento, os valores de área apontada devem ser atualizados.
- Encerramento de Ordem de Serviço:
- Quando uma O.S. for encerrada, a coluna Status da O.S. deve ser atualizada para refletir essa mudança e dependendo do parâmetro que estiver ativo a área calculada será recalculada.
- Edição da Área da O.S.:
- Se a área da O.S. for alterada, a coluna Área da O.S. deve ser atualizada.
- O recálculo dos saldos também deve ser realizado com base na nova área.
- Alteração da Área do Talhão:
- Caso a área de um talhão seja modificada no cadastro, a coluna Área do Talhão deve ser atualizada.
Ao clicar nesse botão, é exibida uma visão detalhada por OS, permitindo ao usuário consultar informações específicas relacionadas a cada abertura de OS do mês.
Ao clicar nesse botão , permite visualizar os detalhes dos apontamentos das ordens de serviço.
-
Filtro: no canto direito superior da tela será apresentado um filtro, que poderá ser feito de forma rápida ou avançada;
-
Visão Padrão : botão que permite ou não a visualização de Saldos e Áreas;
-
Painel de Agrupamento : para realizar os agrupamentos das informações temos alguns cenários possíveis, principalmente teremos os agrupamentos da árvore de locais e da árvore de processo. Dessa forma haverá cenários pré-definidos com esses agrupamentos. Quando um usuário selecionar um agrupamento, na próxima vez que a tela for acessada por esse mesmo usuário, terá que ser aplicado o mesmo agrupamento, até o cliente alterar. Temos o seguintes agrupamentos:
- Subprocesso/Fazenda (nível 2 do local);
- Grupo de Operação/SETOR (Nível 3 do locaL);
- Padrão;
Na tela Árvore de Processos (ADM0043) na guia de informações básicas o marcador operação principal é utilizado para identificar quais operações devem ser consideradas na contabilização das áreas nos níveis superiores da árvore de processos (grupo, subprocesso e processo). Ele não afeta a validação de saldo na abertura da OS, apenas a exibição de informações.
Em todas as guias desta tela, haverá um botão de exportação localizado no canto inferior direito. Ele permite exportar as informações exibidas no GRID para o Excel. Caso existam filtros aplicados, agrupamentos realizados ou configurações personalizadas nas colunas de valores, todos esses ajustes serão considerados. A exportação sempre refletirá exatamente as linhas e colunas visíveis na grade no momento da ação.
English
Español

English
Español

