Ordens do Serviço de Irrigação
As ordens do serviço de irrigação (OSI) podem ser de dois tipos:
-
Irrigação - não consome informações da Árvore de Projetos de Irrigação, a seleção de locais segue o fluxo padrão do Simple Farm, e os Informes Diários não enxergam a alocação de equipamento.
-
Irrigação com Projeto - consome informações da Árvore de Projetos de Irrigação (AP), enxergando a infraestrutura, recursos hídricos e áreas agrícolas associadas aos projetos de irrigação; a seleção de locais é feita através da AP, os Informes Diários observam a alocação de equipamentos e os volumes gerados na operação são acumulados nas localizações do projeto.
Para criar uma OSI, utiliza-se a tela (AGR0090 - Painel Grafico da Ordem de Serviço). As OSI’s são moduladas em função do tipo, e da infraestrutura (AP), possuindo três versões básicas:
- Irrigação sem projeto;
- Irrigação com projeto e área do comando da irrigação móvel;
- Irrigação com projeto e área do comando da irrigação fixa.
O que você pode fazer?
O processo de abertura das OSI’s sem projeto segue o padrão do SimpleFarm. A primeira diferença surge no preenchimento da aba “Irrigação”, que determina a fonte do recurso hídrico, o número de homens (tamanho da equipe), a operação de irrigação, o item de irrigação e as lâminas a serem aplicadas.
Após clicar no botão de preenchimento em massa, indicado no canto superior direito da tela pelo ícone ✨ , seleciona-se o campo a ser preenchido, define-se o valor, envia-se o valor para a lista de alterações e aplica-se as alterações da lista— após esse passo, todas as lâminas do grid assumirão o valor definido nesta tela.
O último passo para a edição da OSI é a adição de operações secundárias, como transporte de vinhaça e esticadas da mangueira do carretel autopropelido. A operação de irrigação, selecionada anteriormente, já vem marcada. Pode-se inserir quantas operações secundárias forem necessárias.
Para as ordens de serviço de irrigação com projeto, seleciona-se os setores a serem irrigados através da árvore de projetos de irrigação. A seleção dos setores a serem irrigados em OSIs com projeto, e as áreas agrícolas relacionadas são exibidas no grid à direita da árvore de projetos de irrigação.
Para a irrigação com projeto com sistemas móveis, informa-se a vazão, e o número de homens na aba de irrigação. A vazão alocada é utilizada na estimativa de horas produtivas para realizar a OSI. Os demais procedimentos para a OSI com projeto são idênticos aos da OSI sem projeto.
Importante:
Na guia de irrigação fixa, onde seleciona-se a fonte, dentre as cadastradas para o projeto, operação e item; a vazão é determinada pelo somatório das motobombas alocadas no nó que atende essa área de comando e o rendimento é determinado pela taxa de aplicação do sistema de irrigação alocado—utilizada também no cálculo da estimativa do tempo de operação. Demais campos são preenchidos como os da OSI sem projeto. Para a OSI de irrigação com projeto, em áreas de comando com irrigação fixa, as áreas de cada local não podem ser editadas para execução parcial. Quando a área de comando tem tipos de irrigação móveis, pode-se alterar as áreas para execução parcial, usando o mesmo procedimento padrão de alteração das áreas da OS.
No lançamento da ordem de serviço, informa-se a área realizada para OS de irrigação sem projeto, e com projeto para sistemas móveis. Essa área será utilizada para ratear os volumes gerados pelos informes de irrigação entre as áreas. Não é necessário fazer lançamentos na OSI com projeto para sistemas fixos, pois esta área já está implícita no informe. O início do lançamento e edição das áreas para a OSI sem projeto segue o padrão SimpleFarm.
Para as OS’s de irrigação móvel com projeto, inicia-se o processo de lançamento na aba de locais, informando as áreas realizadas. Caso a área realizada seja igual à área prevista na abertura da OSI, não é necessário editar essa aba.
Na aba de locais, no lançamento da OSI, a coluna saldo de área traz o somatório de áreas de lançamentos anteriores, e da área irrigada, que corresponde a área deste lançamento. Para editar a área de um talhão, clica-se no lápis no grid. Já na edição de área de um talhão, após informar a área realizada, deve-se confirmar a alteração. Caso um dos talhões não tenha sido irrigado, pode-se excluí-lo ao clicar no “x” presente no grid. Finalizando a edição de área, clica-se no botão salvar, concluindo o lançamento. Após o lançamento de área, pode-se visualizar os dados consolidados no nível da OSI na aba “Irrigação”.
English
Español

English
Español

