AGR0630 - Árvore de Projetos de Irrigação
O projeto de irrigação representa o conjunto de estruturas hidráulicas e equipamentos na infraestrutura de irrigação, captando água doce ou residuária de uma fonte e transpondo essa água para estruturas de reservação e campos agrícolas. O cadastro de projeto também é estruturado em árvore, no entanto, o cadastro é feito da fonte do projeto para os alvos montante à jusante, modelando o caminho da água da captação até as áreas irrigadas. A árvore de projetos sempre tem início na Unidade Produtora, sob a qual cadastramos os nós para representar cada projeto sob administração desta.
A estrututura básica de um projeto de irrigação pode ser observada na figura abaixo:

A árvore de projetos de irrigação é estruturada utilizando-se os seguintes tipos de nós:
- Projeto;
- Bombeamento;
- Conduto;
- Área de Comando;
- Quimigação;
- Setor;
- Recurso Hídrico;
- Geral;
Cada tipo de nó tem uma função específica, com exceção do nó Geral feito para acomodar estruturas que não se enquandram nos outros tipos. Os nós de árvore de projetos de irrigação não dependem do Projeto (estrutura de tempo do SimpleFarm), mas sua associação com as áreas agrícolas é em função dele.
Abaixo, uma infraestrutura hipotética de irrigação, seguida da sua representação em árvore, utilizando os principais tipos de nó presentes no cadastro de projetos de irrigação.
- A infraestrutura capta água de um recurso hídrico, no ponto C;
- Faz adução dessa água por um conduto até um tanque de aeração, ponto 1;
- Distribui essa água por gravidade utilizando uma malha de canais, abastecendo quatro pontos de bombeamento B;
- Cada ponto de bombeamento pressuriza os sistemas de irrigação contidos em uma área de comando AC, apenas uma está representada na figura, para facilitar a visualização;
- As áreas de comando são subdivididas em dois setores, utilizados para associar os talhões;
- A bifurcação boreal da rede de canais é utilizada para transpor água do recurso hídrico fonte ao recurso hídrico associado ao ponto 2;


O que você pode fazer?
- Acesse o menu Agrícola > Irrigação > Árvore de Projetos de Irrigação (AGR0630);
- No canto superior direito clique em Selecione o Projeto ;
- Preencha o campo Unidade Produtora ;
- Busque uma Unidade Produtora no campo e selecione um projeto como unidade de tempo;
- Clique em Selecione ;
- Após a seleção, aparecerá a Árvore de Projetos de Irrigação;
- Para adicionar um novo nó , clicamos no sinal de adição ao lado da Unidade Produtora.
- Para adição de níveis subsequentes, o procedimento se repete.
- Todos os nós possuem como informações básicas:
- Código ;
- Abreviação : é exibida na estrutura da árvore;
- Ordem : controlando a sua ordem de exibição no nível onde foi cadastrado;
- Descrição ;
- Centro de Custo : permitindo sua associação da infraestrutura a uma estrutura de custos;
- Tipificação : para seleção dos tipos supracitados;
- Marcador Aceita Ordem de Manutenção : para permitir a abertura de ordens de manutenção para a localização;
- Salvar ;
- No nó de projeto, além das informações básicas, compartilhadas por todos os nós da árvore de projeto, temos um campo para especificar o ano de implementação do projeto de irrigação;
- Por padrão a primeira adição de nó no campo tipificação ficará como Projeto (campo sem edição).
Na guia Fontes do Projeto associamos locais de recursos hídricos. Os recursos hídricos associados nessa guia fornecerão os itens necessários para execução das operações de irrigação e estarão disponíveis para associação nas ordens de serviço e informes de captação indicando a origem dos volumes utilizados.
- Para realizar a associação de recursos hídricos ao nó de projeto é preciso clicar em Adicionar ;
- Ao clicar no botão Adicionar , é apresentada uma lista com os recursos hídricos disponíveis para associação;
- Salvar ;
Nós com tipificação bombeamento permitem a associação de equipamentos da classe de irrigação conjuntos motobomba, permitindo a descrição da infraestrutura da localização.
- Na guia de informações básicas os nós de bombeamento podem ser marcados como Captação , permitindo o apontamento da operação de suas motobombas sem a abertura de uma ordem de serviço através do informe diário de captação.
- Motobombas associadas a mesma localização paralelas acumulam os volumes produzidos no nó. Volumes bombeados acumulados em nós consecutivos, associados em série, podem ser validados pela lei da conservação de massa e utilizados para estimar a eficiência de projeto.
- Na guia equipamento é realizado a associação de equipamentos a um nó de bombeamento;
- O botão Adicionar associa novos equipamentos ao nó.

- Para representar associações em série, motobombas devem ser associadas a nós de bombeamento consecutivos na árvore de projetos de irrigação. O diagrama abaixo mostra os dois tipos de associação:


Os nós de conduto são opcionais e podem ser utilizados para descrever trechos de conduto livre ou forçado, como canais e adutoras, conectando a infraestrutura de irrigação. Futuramente, podemos acrescentar parâmetros de geometria e rugosidade para descrever o escoamento nesses condutos. Essa localização pode ser criada em qualquer nível da estrutura do projeto, com exceção dos níveis internos da área de comando.
O nó de área de comando agrupa os locais agrícolas atendidos pela infraestrutura de um ramo da árvore de projetos de irrigação. Nessa localização, são associados os sistemas de irrigação que distribuirão o volume captado sobre a superfície dos locais agrícolas.
- Na guia de informações básicas o campo Tipificação será cadastrada como: Área de Comando
- No campo Tipo de Irrigação o preenchimento será conforme o tipo de irrigação da Área de Comando:
- Móvel:
- Aspersão Convencional : Móvel
- Aspersão Mecanizada: Canhão Autropelido
- Aspersão Mecanizada : Sistema Linear
- Fixo:
- Localizada: Gotejo
- Localizada: Microaspersão
- Aspersão Mecanizada: Pivô Central
- Aspersão Convencional: Malha Fixa
- Móvel:
Exemplo: Aspersão Mecanizada: Pivô Central que pode abrigar apenas equipamentos da classe de irrigação Sistemas de Irrigação - Aspersão Mecanizada e subclasse de irrigação Movimento Radial.

O nó de quimigação representará um ponto de injeção de insumos no sistema de irrigação, podendo ocorrer em vários níveis do projeto de irrigação. O nó de quimigação e o de setor são os únicos que podem ocorrer após o nó de área de comando. Pois os sistemas de injeção para quimigação nem sempre atendem a totalidade da área de comando, podendo injetar a calda em pontos específicos, direcionando-a apenas para uma fração dos setores.

Nesse nó poderão ser associados apenas os equipamentos da classe “sistemas de quimigação.” A associação de equipamentos segue o mesmo processo já exemplificado para os nós de bombeamento e área de comando.
O nó de setor, é uma subdivisão da área de comando, serve para associar os locais agrícolas alvos das operações de irrigação à estrutura do projeto. Apenas os nós de área de comando e quimigação poderão originar um nó de setor, não é permitida a criação de novas localizações a partir desta.
-
Na guia de informações básicas o campo Tipificação será cadastrada como: Setor;
-
Após salvar, será exibida a guia de locais, os campos da grade mostram a área total do local, percentual irrigado e área irrigada. As regras para a associação dos locais ao nó de setor dependem do tipo de irrigação selecionado na área de comando.
-
Móveis: quando o tipo de irrigação representa um sistema de irrigação móvel, a associação dos locais aos setores é flexível e o sistema não valida o somatório da área irrigada para um dado local (DIV4) na árvore de projetos de irrigação, permitindo que este ultrapasse a área cadastrada na Estrutura de Locais (AGR0023), com setores distintos com setores distintos atendendo até a totalidade da área de um local, essa regra reflete a flexibilidade da operação desses sistemas no campo, onde um mesmo local pode irrigado a partir de pontos de bombeamento distintos, dependendo da montagem da rede.
-
Fixos: quando o tipo de irrigação representa um sistema de irrigação fixo, a associação dos locais aos setores é consistida pelo sistema e o somatório da área irrigada para um dado local (DIV4) na árvore de projetos de irrigação deve ser menor ou igual à área cadastrada na Estrutura de Locais (AGR0023), apenas o saldo de área do local (Área Total - Somatório da Área Irrigada) estará disponível para o cadastro em um setor.
Exemplo: associação do local “Talhão A”, com 20 ha, aos setores de um projeto de irrigação.
- Área de Comando 1, Localizada: Gotejo (Fixo),
- Setor 1, 20 ha disponíveis para o cadastro, você cadastrou 10 ha,
- Setor 2, 10 ha disponíveis para o cadastro, você cadastrou o saldo, mais 10 ha;
- Área de Comando 2, Aspersão Mecanizada: Pivô Central (Fixo),
- Setor 1, não há saldo para a associação do “Talhão A”, que ficará oculto na estrutura de locais;
- Área de Comando 3, Aspersão Mecanizada: Canhão Autropelido (Móvel),
- Setor 1, 20 ha disponíveis para o cadastro, você cadastrou 20 ha,
- Setor 2, 20 ha disponíveis para o cadastro, você cadastrou 20 ha.
-
-
Para adicionar um novo nó será preciso clicar em Adicionar ;
-
Uma janela será apresentada para escolha dos locais agrícolas para associação ao setor, será permitido múltiplas áreas para adição;
-
Há possibilidade de realizar a edição (através do lápis da grade) da área ou percentual desse local atendido pelo setor;
-
Salvar ;
Este nó descreve recursos hídricos entremeados na estrutura do projeto, por exemplo: poços de captação, tanques de aeração, piscinões.
- Na guia de informações básicas o campo Tipificação será cadastrada como: Recurso hídrico;
- Para realizar a associção de recursos hídricos será preciso clicar em Adicionar ;
- Na tela Adicionar Recurso Hídrico será realizada a associação ao nó;
- Clique em Salvar ;
Para associar novos equipamentos aos nós da árvore de projetos de irrigação é necessário:
- Clicar no botão Adicionar na guia Equipamento. A guia Equipamentos só fica disponível para os tipos de nós que permitem essa associação (Bombeamento, área de comando e quimigação).
- Ao clicar nos três pontos à direita do campo Equipamento é aberta a busca de equipamentos restrita aos equipamentos de irrigação pertencentes às classes e subclasses compatíveis com o tipo de localização cadastrado;
- Para definir a vigência da associação, a data final não é obrigatória e é atribuída automaticamente quando o equipamento é associado ao outro local data. A data final assume o valor da data inicial da associação subsequente desse equipamento;
- Para transferir um equipamento para uma nova localização, basta associá-lo ao nó de destino, não é preciso encerrar a vigência na localização de origem;
- Será necessário informar o código de equipamento, a data de início da associação, a data final não é obrigatória;
- Clique em Salvar ;
- Se o equipamento tem associação vigente em outra localização, o usuário receberá uma mensagem com o ramo da associação atual, pedindo confirmação. Caso confirmada, a associação anterior é finalizada;
A infraestrutura de irrigação independe do Projeto (PET, estrutura de tempo do Simple Farm) no entanto, a área dos locais agrícolas pode variar entre PETs e, até mesmo, dentro de um PET. Por isso, foram criadas regras para proteger essa associação e uma ferramenta para fazer a manutenção das associações de áreas à infraestrutura, transferindo-as entre PETs.
- Áreas de comando com tipos de irrigação fixos: as áreas irrigadas pelos setores persistem quando há alterações no cadastro de local (AGR0023) e a área de um talhão não pode assumir valores inferiores ao somatório de suas áreas irrigadas;
- Áreas de comando com tipos de irrigação móveis: os percentuais irrigados pelos setores persistem e são utilizados para ajustar a área irrigada de acordo com as mudanças no cadastro de local (AGR0023), alterações nas áreas do talhão não são consistidas;
A ferramenta de tombo de safra é acessada pela árvore de projetos de irrigação. Nela será preciso informar o PET de origem e o PET de destino. Os talhões associados à árvore de projetos de irrigação no PET de origem, que tenham áreas cadastradas na AGR0023 para PET de destino, terão as associações transferidas de acordo com as regras descritas acima.
English
Español

English
Español

